• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aplicações financeiras

Eriadan

Well-Known Member
@Fëanor, @Grimnir e demais entendidos de economia e/ou investimentos, convoco-os a dar bons conselhos neste tópico!

Há quatro anos faço poupança, que é conjunta com a conta corrente, e finalmente já posso dispor de uma parte para mandar para um fundo de investimento mais rentável. Andei lendo sobre LCI, LCA e CDB, e ainda não resolvi. Qual é o momento do mercado? Estou pensando em um investimento de baixo risco.

Há até um mês atrás, o momento era ideal para comprar ações da Petrobras, mas enrolei tanto que acabei deixando passar. Estavam a preço baixíssimo, e todo mundo sabia que ia voltar a valorizar. :tsc:
 
Última edição:
@Fëanor, @Grimnir e demais entendidos de economia e/ou investimentos, convoco-os a dar bons conselhos neste tópico!

Há quatro anos faço poupança, que é conjunta com a conta corrente, e finalmente já posso dispor de uma parte para mandar para um fundo de investimento mais rentável. Andei lendo sobre LCI, LCO e CDB, e ainda não resolvi. Qual é o momento do mercado? Estou pensando em um investimento de baixo risco.

Há até um mês atrás, o momento era ideal para comprar ações da Petrobras, mas enrolei tanto que acabei deixando passar. Estavam a preço baixíssimo, e todo mundo sabia que ia voltar a valorizar. :tsc:
Lá no Banco onde trabalho, a onda do momento eh o LCI. Posso pesquisar com quem entende mais por lá e te falar aqui depois.
 
Eu também atualmente estou apostando e investindo em LCI
O bom é que tanto ela como a LCA estão isentas de IR.

Ainda tenho uma parcela aplicada na Poupança, mas ultimamente é fato que cada vez mais ela tem sido menos rentável e apanhando cada vez mais pra inflação.
 
Exatamente, eu tenho estudado mais a LCI. O problema é que, como a economia não vive um bom momento, parece que a disponibilidade está baixa, e o rendimento não está tão bom quanto pode ser. LCO está fora de cogitação porque o investimento mínimo está além das minhas possibilidades. Mas e o CDB? É diferente da LCI em quê, além da não isenção de IR?
 
Só um adendo, a impressão que tenho é que o Brasil vive um momento imobiliário extremamente delicado. Não acredito na possibilidade de crise, mas o cenário está agressivamente ruim - tanto para empreendedoras/construtoras quanto para compradores/investidores. Acho que os economistas do fórum podem falar com mais propriedade sobre o assunto.

Se essa hipótese for ignorada, o LCI descreve sim um excelente investimento a longo prazo. Tendo a certeza de que vc não vai precisar dessa grana (ou seja, a reserva do "deu merda" sempre disponível na poupança), é uma ótima alternativa baixo risco.

Eu só não entendi o que vc quis dizer com "quero baixo risco" e "ia comprar ações da Petrobrás" XD
 
Exatamente, eu tenho estudado mais a LCI. O problema é que, como a economia não vive um bom momento, parece que a disponibilidade está baixa, e o rendimento não está tão bom quanto pode ser. LCO está fora de cogitação porque o investimento mínimo está além das minhas possibilidades. Mas e o CDB? É diferente da LCI em quê, além da não isenção de IR?

LCI e CDB rendem um % do CDI, que é uma taxa que acompanha bem de perto a Selic. Como você falou, a principal vantagem da LCI é a isenção tributária.

Acho que um analista financeiro tem melhor condição de dizer qual é o melhor investimento, já que ele vai poder fazer umas simulações. As perguntas que ele vai te fazer são sempre as mesmas: Quanto você quer investir e por quanto tempo? É para algum propósito específico (comprar uma casa, por exemplo)? Ou é só para sair da poupança para algo melhor?

Outra alternativa boa que você pode considerar é a NTN-B, que é uma nota do Tesouro indexada ao IPCA.
 
Mas @Grimnir , a mágica do LCI é o mercado imobiliário. Isso é uma informação que interessa até mesmo em outras esferas além de investimentos.

Vc acha que uma crise imobiliária é iminente no Brasil? (Especialmente RJ e SP)

@Tek
 
Onde estudo esses tópicos de economia básica? Eriadan fala como um iniciante, mas lendo o post dele me sinto diante dos textos do Paganus: não consigo entender, apenas sentir.
 
Pra definir como investir você tem que ter bem claro:

- quanto você tem
- o quanto está disposto a ficar sem o dinheiro
- o quanto pode arriscar
- o quanto de tempo você pode investir nisso

Pra resumir, se tiver só algo entre 5 - 10k, melhor ficar com esses investimentos de banco ou bolsa de valores mesmo. Você não vai ganhar quase nada, mas é o que tem. Investimento pequeno não da muito lucro mesmo não, a menos que vc fique por conta. É muito difícil diluir as despesas fixas. Pelo lado positivo é bem baixo risco.
 
Pelo lado positivo é bem baixo risco.
bolsa de valores o risco é alto, o risco baixo é que você só irá perder no máximo 10k segundo seu raciocínio.
To pensando em investir em alguma coisa sem risco que não seja poupança, tipo CDB e afins, alguém tem algum investimento e recomenda?
 
Última edição por um moderador:
Bolsa de valores é o único tipo de investimento que nunca tive vontade de ousar e arriscar, muito devido a necessidade de ter que acompanhar sempre o vai e vem e as tendências de mercado, algo que não tenho muita paciência.
 
Eu tive um período bem empolgado com essa questão de investimento.

Já investi ou ainda tenho investimento em várias áreas, colocando em ordem de dificuldade (demanda mais tempo e atenção):

  1. Poupança (uma da empresa e a outra de banco mesmo) - Não rende nada, na verdade poupança quase perde dinheiro pra inflação. Porém a liquidez é imediata: você tem caixa pra fazer uma boa negociação, aproveitar uma boa oportunidade que passa eventualmente e passar por algum imprevisto sem maiores prejuízos.
  2. Previdência - ultra longo prazo, nem da pra avaliar ainda, mas não tem mistérios
  3. Fundos de investimento - é quase uma poupança, mas rende um pouquinho mais e tem uma liquidez bem menor. Eu acompanhava essas coisas de perto, tinha planilha, olhava rendimento, comparava resultados, etc. Hoje em dia nem sei mais como anda, foi por causa desse tópico que fui até dar uma olhada. Lucrei 15% nos últimos doze meses, o que é bastante bom! Mas é pura sorte, poderia ter dado prejuízo.
  4. Ações - é chato pa caralio. Eu acompanhava de perto, fiz uns cursos, lia muito... até que descobri das coisas: a) a maioria do que me foi ensinado é puro papo de vendedor ou jovem iludido com casos de sucesso por sorte confundidos com casos de sucesso por competência; b) se não tiver muito dinheiro, muito tempo e muita sorte, não vai ganhar dinheiro nisso aqui. Eu tinha os tradicionais Vale e Petr em longo prazo, mas jogava metade do investimento em curto prazo, vendendo e comprando as vezes até mesmo no mesmo dia. Já ganhei muito dinheiro com isso, lembro especialmente de uma empresa que chamava KLB (acho que era empresa de papel, Klabin?), mas no fim das contas perdi tudo na petrobras e nos custos fixos - corretagem, emolumentos (não lembro mais os nomes, esqueci tudo, realmente). Investi em ações internacionais também, com bons rendimentos, e perdi meu lucro todo porque o real desvalorizou hahaha.
  5. Imóveis (lote, apartamento e consórcio) - esse tem ido relativamente bem. O apartamento eu já queria ter revendido. Comprei na planta pra ter a valorização da região e da construção. O problema é que o mercado caiu muito, tem muita coisa a venda, mas mesmo assim não houve prejuízo. Já o lote valorizou muito. O consórcio não saiu, então estou no prejuízo, mas se sair antes da metade das prestações ainda me considerarei no lucro.
  6. Microempresa - dava muito trabalho, era quase um segundo emprego, então como não estava dando lucro eu decidi sair, mas de aprendizado foi legal.

De tudo isso, o que eu posso resumir é: se vc tem pouco dinheiro pra investir, fique nos fundos de investimentos, letras do tesouro, poupança, previdência, etc. Não da pra ganhar dinheiro investindo pouco, vc só vai ter trabalho e o retorno não compensa. Ações, pra mim, nunca mais. Já não tenho saco pra ficar a mercê da sorte, achando que é competência minha.

Se tiver algum pouco mais de grana e tempo, vai de investimento em imóveis. Mesmo que a grande valorização já passou, ainda é uma opção bem melhor do que as outras. O risco está maior ultimamente, antes as opções ruins lucravam pouco, as opções boas lucravam absurdos. Hoje em dia vc pode até acabar perder dinheiro, mas se vc fizer umas pesquisas sólidas, umas opções conscientes, ainda vai lucrar bastante e minimizar muito seus riscos.
 
Bacana sua lista @LuizWsp.
Eu confesso que a opção "microempresa" eu nunca em nenhum momento encarei isso pensando como um investimento financeiro e sim profissional e de vida porque sempre me dei melhor trabalhando por conta do que pros outros, mas de fato é interessante observar que a se mesma crescer, prosperar e sua marca valorizar é de fato um investimento que a longo prazo pode dar retorno. Bem lembrado.
 
Só pra avisar que, após algumas pesquisas, resolvi aplicar em CDB. LCI deixou de ser uma opção porque o investimento mínimo do Bradesco (minha conta corrente é de lá e gosto de fazer tudo numa coisa só) é de R$30.000,00, bolsa de valores descartei porque não confio na minha disciplina e habilidade para acompanhar o mercado financeiro e poupança é perda de dinheiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo