• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Conmebol abre mão de vaga na Copa para reduzir castigo ao Boca

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Acho melhor abrir um sub-fórum só para notícias absurdas do futebol. São tantas ao longo do dia. Vai mais uma para a série.

___

Entidade sul-americana teria aceitado perder quinta vaga no Mundial de 2018
para amenizar punição ao clube argentino, de acordo com o "AS", da Espanha


A demora da Conmebol em anunciar a punição ao Boca Juniors no último sábado tem explicação. De acordo com o jornal espanhol “AS”, na longa reunião para decidir o castigo ao clube argentino a confederação sul-americana aceitou abrir mão da quinta vaga do continente na Copa do Mundo de 2018 para aplacar a Fifa, que exigia uma sanção pesada aos xeneizes.

Segundo o diário, o anúncio oficial será no dia 29 de maio, durante um congresso da Fifa. Caso a mudança seja confirmada, o quinto lugar das eliminatórias sul-americanas não disputará mais uma repescagem para garantir vaga na Copa, algo que já era especulado há alguns anos na entidade, por pressão da Uefa. A Concacaf ou a Ásia podem herdar a vaga.

A Conmebol teria agido desta maneira para evitar que o Boca fosse punido e ficasse anos sucessivos sem disputar competições continentais, o que acarretaria prejuízo econômico à entidade. A ideia da Fifa era eliminar os xeneizes dos próximos cinco torneios sul-americanos que o clube disputasse no futuro.

No fim das contas, o episódio em que jogadores do River foram atacados com gás de pimenta ao se dirigirem para o gramado custou ao Boca a eliminação na atual Libertadores e uma multa de 200 mil dólares (cerca de R$ 600 mil). Além disso, o time terá de jogar as quatro próximas partidas continentais com mando de campo em portões fechados, e outras quatro como visitante sem direito a ingressos.

Fonte
 
Quem diria que estou começando até sentir saudade de Nicolas Leoz como dirigente da Conmebol, o cara que mais pentelhou pra a América do Sul tivesse 5 vagas.
 
Última edição:
Nossa o Boca tem mais força nos bastidores que o Flu, hein?

De qualquer forma, se isso for verdade, é um absurdo que não dá nem pra comentar. As confederações sul-americanas não vão se pronunciar? Porque prejudica diretamente os países do continente inteiro. Tirando Argentina e (talvez) o Brasil, ninguém tem vaga fácil pra copa.
 
Sem contar que as seleções sul-americanas tem crescido nesses últimos anos e chegam com força para os mundiais.

É cada absurdo que estamos vendo no futebol daqui.
 
Agora será que finalmente vocês podem concordar comigo de que o melhor é criar uma nova federação unificada de toda a América, e chamar o Chicago Bulls e o Lakers pra disputar a Libertadores? Ou continuam achando "charmoso" pancadaria, jogar na altitude, selvageria das torcidas e sacanagens das mais variadas rolando soltas?
 
Sou contra norte-americano. Até por questão geográfica. Se México já é um lixo (e deveria ficar de fora também), EUA é pior. Imagina o Inter ir pra Seattle jogar numa quarta, pra pegar o Chapecoense domingo?

Tem que ser só sul-americana. Uma liga só nossa que não seja a CONMEBOL beleza. Mas misturar yankee, nope.
 
A unificação de federações não rola tão cedo porque o fator distância complica muito mesmo. Viajar de norte a sul no continente americano exige uma logística de deslocamentos complicada.
 
Agora será que finalmente vocês podem concordar comigo de que o melhor é criar uma nova federação unificada de toda a América, e chamar o Chicago Bulls e o Lakers pra disputar a Libertadores? Ou continuam achando "charmoso" pancadaria, jogar na altitude, selvageria das torcidas e sacanagens das mais variadas rolando soltas?

Thor, eu concordo com você, uma federação unificada parece ser realmente o caminho para o futebol crescer e bater de frente com a UEFA. Já expus isso aqui mais vezes. Mas quanto a jogo na altitude eu discordo. Acho que o Bolívar, o Jorge Wilstermann e todos os outros clubes têm direito sim de disputar a Libertadores, afinal, uma parte não desprezível da população sul-americana mora nesses lugares. Alienar esse povo?

Afora que isso dá margem para se criar milhares de "condições de contorno" climáticas para definir se um lugar é apropriado para o futebol. Além da pressão atmosférica, faixa de temperatura permitida, umidade, vento, etc.
 
Afora que isso dá margem para se criar milhares de "condições de contorno" climáticas para definir se um lugar é apropriado para o futebol. Além da pressão atmosférica, faixa de temperatura permitida, umidade, vento, etc.

Não temos jogos de inverno aqui no Brasil, e nunca me senti excluído quanto a isso. Para jogos de inverno, é preciso ter neve. Da mesma forma, para ter futebol, não dá pra ser além da atmosfera terrestre.

Nada contra essa gente que habita os Andes. Mas em esporte profissional não dá pra você oferecer doping biológico em favor de um time. Deixa um time em situação de vantagem objetiva sobre o outro.
 
Imagina pegar logo na primeira fase da Libertadores em Fevereiro (Inverno no Hemisfério Norte) o Edmonton City do Canadá fora de casa? Neve a vista, um novo fator adverso que os times sulamericanos não estão acostumados.

Mas concordo com o ET que do ponto de vista financeiro só os EUA daria condições de fazer com que a Libertadores pudesse ser mais atraente de interesse, mas antes disso eles precisam fortalecer a liga deles o que ainda é trabalho pra algumas décadas.
 
Não concordo com a unificação.
Não faz o menor sentido histórico futebolístico fazer isso.

Se é pela grana, que unifique então a conmebol com o Oriente Médio.
A distância pra ir lá é quase a mesma.
 
Conmebol: Política, e não Boca, tira 'meia' vaga da América do Sul na Copa
Publicado em 21/05/2015, 15:21 /Atualizado em 21/05/2015, 15:23
ESPN.com.br

DIVULGAÇÃO
622_7b34bab9-b2d6-3b44-a511-f6f86d374125.jpg
Presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, em entrevista na sede da entidade

Em entrevista nesta quinta-feira ao canal Fox Sports, o presidente da Conmebol, Juan Ángel Napout, admitiu a chance de a América do Sul perder sua meia vaga para a Copa do Mundo - disputada em playoffs contra uma seleção de outro continente.

O dirigente paraguaio, no entanto, negou que isso tenha a ver com o incidente da última quinta-feira durante Boca Juniors x River Plate em La Bombonera pelas oitavas de final da Libertadores.

O jornal espanhol AS publicou que a punição dada ao Boca - eliminação do torneio, mais quatro jogos como mandante sem torcida e multa -, considerada branda, foi condicionada à perda dessa meia vaga.

"Faz mais de 14 anos que nos querem tirar a meia vaga. Somos 10 países e nos olham, porque somos a terra do futebol", começou o dirigente.

"Existe a possibilidade de perder a meia vaga, mas não por causa do tema Boca-River; talvez nossa incapacidade política seja a culpada", afirmou Napout, que assumiu a presidência da Conmebol em 2014. "Só queremos os 180 minutos, a América do Sul só quer jogar, contra o rival que for", continuou. "Eu vou defender o direito que tem a América do Sul, por sua história de jogar 180 minutos."

O paraguaio negou que a Fifa tenha interferido nas discussões do Tribunal Disciplinar da entidade para definir a sanção ao time xeneize. "(Joseph) Blatter nunca chamou. Isso é irreal. Ele respeita a independência de cada uma de suas confederações. Tampouco existiu nenhuma ligação política, nunca", falou.

Fonte


Também acho que é irreal esse boato, não faz o menor sentido. A maioria dos jornais espanhóis não tem qualquer credibilidade, inventam manchete mesmo.
 
Pior, PIOR, é que faz um pouco de sentido. Apenas 10 países disputando 5 vagas, não é muito pouco?
 
É muito justo.

Se na Europa a antiga Iugoslávia e URSS fragmentou-se em vários países, fora aqueles nanicos como Andorra, Malta, Luxembugo e os europeus ficam reclamando de mais vagas porque as eliminatórias deles ficaram mais numerosas, o que nós temos com isso? O problema é deles!
 
Esses daí são filiados a Concacaf e mesmo nas eliminatórias de lá acabam morrendo logo na fase inicial. Se disputassem as da Conmebol levariam surra de todos.
 
Nunca vi Suriname e Guiana Francesa na Copa... :/

Suriname e Guiana Francesa, assim como a Guiana, são filiadas à CONCACAF. Além disso, como a segunda é departamento ultramarino (nome chique para colônia), não é filiada à FIFA e não disputa Eliminatórias.

Pra fazer uma afirmação dessas, parece que você nunca pegou a tabela das Eliminatórias da CONMEBOL pra Copa do Mundo pra dar uma olhada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo