• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quem eram os Maiar?

Preciso ler o Silmarillion de novo, não devo ter levado a sério! Em O Senhor dos Anéis tem diversas canções que falam sobre tempos antigos!
 
Provavelmente, o máximo que se é possível de obter "oficialmente" sobre os Ainur de classe maia se encontra no Silmarillion. E que apesar de haver os volumes do HoME eles não oferecem a resposta final (do contrário ela estaria no Silmarillion).

O Silma, por sua vez, é um relato visto pela perspectiva dos elfos que apesar de serem muito sábios e de conviverem com os maiar dentro da terra deles matinha muitas lacunas e buracos na história.

Estes buracos existiam em parte de forma proposital por parte dos Poderes, por outro lado os Ainur também não conseguiam prestar atenção em tudo e que sua história não era preservada porque eles também tinham limites na preservação da lembrança apesar de seus limites serem incomensuravelmente maiores que os dos espíritos élficos e dos homens.

Sabe-se que foram criados antes do mundo por Ilúvatar e que sua origem não está limitada a cronologia do tempo contado em Ea. Que eram espíritos estranhos e livres, com vontade própria, como os filhos de Eru mas que contavam com potência e majestade muito maiores que os filhos do único.

Eles eram tão livres que não dependiam de formas corporais definidas e apenas assumiam um corpo para alcançar objetivos específicos seja funções de trabalho seja funções de prazer.

E sua história era tão antiga e tão cheia de segredos que até mesmo os próprios maiar, com a passagem do tempo, já começavam a não se recordar da vida que tiveram antes da criação do mundo. Porque eles mesmos já não se lembravam de seus primeiros momentos de existência que se preservava de forma pura apenas na memória de Eru.

Dado que Tolkien possui influência cristã tanto no público quanto na obra os Ainur ou sagrados equivalem as diferentes ordens e classes angelicais de seres que serviam como mensageiros de Eru:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjo

Falar em Ainur é conceber uma sociedade que começou a partir dos palácios de Eru os quais continuavam existindo do lado de fora do mundo e cujos processos e planos não estavam vulneráveis a passagem nem a mudança do tempo.
 
Maiar eram tipos " deuses menores" mas não eram tão fortes como os Valar. Gandalf era um Maiar, assim como Saruman e Sauron.
 
Só pra deixar claro: Maiar é plural. O singular é Maia. Gandalf era um Maia, não um Maiar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo