• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Rua Palestra Itália’: GPS pode levar torcedor à represa, não ao Allianz Parque

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
turiassu2_.jpg
Trecho da rua Turiassu diante do Allianz Parque (Fabio Menotti/Ag Palmeiras)

Observação: a lei número 16.167 também alterou o nome da primeira rua Palestra Itália, que agora se chama Terceiro Lago, mas o popular aplicativo Waze, por exemplo, ainda não atualizou seu banco de dados.

O trecho da rua Turiassu entre os números 1643 e 2237 foi renomeado para rua Palestra Itália, o que foi promulgado pela Câmara Municipal de São Paulo. A homenagem é válida e justa, mas ela pode ocasionar confusões para quem desejar chegar ao Allianz Parque com a ajuda de GPS.

Isso porque já há uma rua Palestra Itália na capital paulista, na região da represa de Guarapiranga, na zona sul. Quem não prestar atenção poderá ser “mandado” para perto do Solo Sagrado da Igreja Messiânica, um dos pontos mais remotos da cidade.

De acordo com os Correios, a primeira rua Turiassu fica no Parque do Terceiro Lago. O Google chama aquele bairro de “Jardim das Palmeiras”, o que aumenta a confusão para usuários de GPS desavisados ou desatentos.

Pelo menos a mudança de nome de parte da Turiassu minimiza algumas divergências “clássicas”. Há três grafias para a palavra: “Turiassu” (Correios), “Turiassú” (placas) e “Turiaçu” (como defendem alguns, já que não há dúvidas sobre Cabuçu, Embu-Guaçu, Paraguaçu etc).

O outro trecho da Turiassu, antes da praça Marrey Júnior, mantém-se com nome intacto. Palestra Itália era como chamava-se a Sociedade Esportiva Palmeiras até 1942.

O que diz o “Dicionário de Ruas” da prefeitura sobre “Turiassu”:

Uma das primeiras ruas a serem abertas no então “Campos das Perdizes”, ela recebeu inicialmente o o nome de “rua das Perdizes” e começava na atual rua Cardoso de Almeida (que era a antiga “rua Thabor”). Com este nome, rua das Perdizes, a atual Turiassu aparece representada em um mapa de 1896.
No ano seguinte, ela já era denominada como “rua Turyassu”, grafia que aparece no Mapa da Cidade de 1897. Naquela época, ela começava na “rua Thabor” e terminava poucos metros além da atual rua Minerva.

A denominação “Turiassu”, utilizada desde finais do século XIX, seguiu o tema topônimos indígenas, que foi aplicado em alguns logradouros do bairro como as ruas “Traipu” (cidade do Estado de Alagoas) e “Itapicuru” (rio da Bahia). Nesse sentido, Turiassu é uma homenagem à cidade de mesmo nome localizada no Estado do Maranhão.

Na língua Tupi, “Turiassu” significa “facho grande”, tocha, fogueira ou farol, numa alteração do original “tory-assu”. A respeito da grafia correta (Turiaçu ou Turiassu) existem divergências. O autor Luiz Caldas Tibiriçá na sua obra “Dicionário de Topônimos Brasileiros de Origem Tupi” aponta a grafia Turiaçu como a correta, mas diz que o termo do Tupi antigo, do século XVIII, era tory-assu.

Já o professor Francisco da Silveira Bueno, em seu livro “Vocabulário Tupi-Guarani Português”, adota a grafia Turiassu. Em São Paulo, desde a primeira legislação que oficializou essa rua (resolução número 257 de 1923), a grafia adotada foi Turiassu.


fonte
----------------------------------------------------------

Que rídiculo :rofl:

Como sempre esse fez jus, ao mito que a coisa mais brilhante que um vereador tradicionalmente sabe fazer de melhor é criar ou mudar nome de rua. Só que o "gênio" de tão inteligente aí se esqueceu que a rua já existia lá no extremo sul esquecido da cidade, quase em Parelheiros que é muito difícil de chegar.


E não é só GPS que vai induzir forasteio ao erro. Entregadores de carta, pizza e mercadoria tem tudo pra cometer o mesmo erro. Quem mais se lasca são os verdadeiros moradores da rua Palestra que poderão ver forasteio que nunca foi a Sampa procurando estádio, mas por um tempo sem receber suas coisas, fora o transtorno de ter que mudar o endereço em tudo quanto é cadastro, mas como o vereadorzinho de merda não mora lá, ele tá cagando e andando pra isso.


 
corinthianos e são paulinos que moral ali não devem ter gostado dessa mudança. Mas pra falar a vdd nem sei se tem prédio residencial naquele quarteirão.
 
Fui contra a mudança. Rua Turiassu sempre foi NOSSA RUA.

E mano, será que na Turiassu moram pessoas que não sejam Palmeirenses? Tem que ser masoquista. Aquele lugar em dia de jogo é um paraíso para porcos, e um inferno para o resto.
 
Infelizmente nunca fui no Palestra Itália que diziam ser bem legal... to querendo ir muito na estreia do Galo no Brasileiro 2015 que será nessa nova arena do Palmeiras.. aguardando o valor da facada pra ver se já conheço esse novo espaço!
 
O Antigo Palestra era uma delícia. Saudade eterna.

O novo está de Primeiro mundo. Vai que vai curtir. Mas visitante fica entre 150 e 200 reais.
 

Tópicos similares

L
Respostas
4
Visualizações
2K

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo