• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os livros da magia x Harry potter. Plágio ou não?

Plagio?

  • sim

    Votos: 3 30,0%
  • não

    Votos: 7 70,0%

  • Total de votantes
    10

BethSparrow

Capitã Beth Sparrow
A autora de Harry potter
imagesCAQL39HW.jpg
nega ter plagiado Os livros da magia de Neil Gaiman.
imagesCAGJTNIU.jpgMas as semelhanças são incontestáveis:
Menino bruxo; coruja; óculos...Harry é uma cópia quase exata de
Timothy hunter...
imagesCA18XQ8H.jpg
Coincidencia?ACHO QUE NAO!
imagesCAVHTGS5.jpg
 
Não acho que seja plágio, isso acontece muito no meio editorial, você escreve algo e depois vem alguém mostrar algo parecido.
 
:lily:Realmente muito bom. Da pra dividir e esclarecer certos pontos, e instigar mais pesquisas. Mas tem inegaveis semelhanças...
 
Acho que a inspiração mais provável pra ambos foi The Once and Future King, do TH White e as obras da Diana Wynne Jones. Mas o link do Literatortura aponta que a ideia de um mago adolescente com tantas características similares é algo muito presente na literatura inglesa - deve ser algo de zeitgeist, como esse boom de heroínas em romances young adult/scifi/fantástico.
 
Acho que não. Rowling pega muitos elementos de várias obras já existentes, mas plágio acho que ela não fez não.

Eu já cheguei a escrever fics que fui ver depois, tinham ideias muito semelhantes a de fics já publicadas, mas eu nunca as havia lido. É meio de cair o queixo, mas acontece sim.
 
Eu já cheguei a escrever fics que fui ver depois, tinham ideias muito semelhantes a de fics já publicadas, mas eu nunca as havia lido. É meio de cair o queixo, mas acontece sim.

Aconteceu algo parecido comigo na semana passada. Eu estava conversando com um amigo e disse que tinha um livro de fantasia para ele ler, para ver opinião, críticas, etc... Aí ele me perguntou sobre o que era, eu peguei e contei a ele, quando eu terminei ele disse: Olha, tu lês livro de fantasia? Eu disse: Não muito, apenas aventuras clássicas como Verne, etc... Ele continuou: Porque eu vi elementos de vários livros e tem um filme da disney que está pra sair que é quase a mesma coisa. Eu fiquei pasmo, mas mesmo assim ele disse que ia ler para ver se era muito semelhante.
Nisso faz anos que eu não vejo um filme da disney ou leio algo de cunho fantástico , porque eu poderia ter visto/lido alguma coisa e achado inspiração nisso, mas não.

Essas coisas acontecem com tanta frequência que o povo nem imagina.
 
Última edição:
Mas Larry Potter e muggles no mesmo livro de 1984 eu já consideraria mais plágio do que influência, hein? :dente:
 
Li algo parecido no prólogo que Moacyr Scliar escreveu em 'Max e os Felinos' sobre as inegáveis semelhanças entre 'As Aventuras de Pi': o que ele teve a dizer entre a diferença entre propriedade intelectual sobre uma ideia e plágio propriamente dito me parece bastante pertinente à dúvida exposta pelo tópico. Ainda estou digerindo uma conclusão, mas o que ele colocou foi muito interessante:

"Uma idéia é uma propriedade intelectual. Isto não signifi ca que não possa ser partilhada. Pode, sim, e freqüentemente o é. Um editor propõe um mesmo tema para vários autores e faz uma antologia com os trabalhos: nada demais nisso. Um autor não está prejudicando o outro. É diferente da situa ção de um produto qualquer que é copiado, o que impli ca prejuízo para o produtor original – a pirataria. Usar a mesma idéia literária não chega a ser pirataria."

Para quem quiser ler o prólogo da íntegra, eis o trecho em pdf.

Para quem está com preguiça de ler: :dente:

 
Também falaram que era plágio da série The Worst Witch. =/

Lembro de, ainda na época do lançamento do 5º ou 6º livro da série Harry Potter, ter lido um conto chamado A Muralha ao Redor do Mundo (autor Theodore Cogswell) que era bem semelhante ao "Harry Potter", embora tenha me parecido mais uma história sobre liberdade de pensamento, intolerância e conservadorismo burro do que sobre bruxos e magia.
A história é sobre um garoto de 11 ou 12 anos que vive em um mundo mágico no qual as máquinas e a evolução tecnológica são proibidas e os que insistem nesse tipo de coisa são exilados para o mundo "normal" (o nosso, no caso) que é separado do mundo mágico por um muro altíssimo.
O garoto é órfão, meio rebelde, adora voar e tem uma enorme fascinação por máquinas e por saber o que existe por trás do muro que cerca seu mundo.
Ele vive com os tios e um primo meio pentelho, que lhe dizem que seu pais morreram em um acidente meio obscuro.

Esse conto foi escrito em 1962 (de acordo com a wikipedia) e podemos ver que essa ideia de "mundo mágico", "sociedades paralelas" não é de fato algo novo no mundo da literatura.
O próprio Gaiman afirmou isso, que ele não foi o primeiro escritor a criar um bruxo adolescente e que a Rowling não foi a primeira a enviá-lo pra escola (vide a série The Worst Witch que citei acima, que se passa exatamente em uma escola de bruxaria e magia) segue um episódio da versão para a TV da série de livros:

Cito aqui o texto do Gaiman (de 1998!) mas a história toda e detalhes sobre essa acusação podem ser lidos no Journal Neil Gaiman:

Thursday, March 19, 1998
Neil on Harry Potter and J.K. Rowling

Posted by puck at 3:00 AM PST | Comments (3)
There's a rumour going around that Neil is upset about the Harry Potter books being too similar to The Books of Magic. Neil asked me to post this to clear things up:

"I was surprised to discover from yesterday's [Daily] MIRROR that I'm meant to have accused J.K. Rowling of ripping off BOOKS OF MAGIC for HARRY POTTER.

Simply isn't true -- and now it's on the public record it'll follow me around forever.

Back in November I was tracked down by a Scotsman journalist who had noticed the similarities between my Tim Hunter character and Harry Potter, and wanted a story. And I think I rather disappointed him by explaining that, no, I certainly *didn't* believe that Rowling had ripped off Books of Magic, that I doubted she'd read it and that it wouldn't matter if she had: I wasn't the first writer to create a young magician with potential, nor was Rowling the first to send one to school. It's not the ideas, it's what you do with them that matters.

Genre fiction, as Terry Pratchett has pointed out, is a stew. You take stuff out of the pot, you put stuff back. The stew bubbles on.

(As I said to the Scotsman journalist, the only thing that was a mild bother was that in the BOOKS OF MAGIC movie Warners is planning, Tim Hunter can no longer be a bespectacled, 12 year old English kid. But given the movie world I'll just be pleased if he's not played by a middle-aged large-muscled Austrian.)

Not sure how this has transmuted into "Gaiman has accused Rowling of ripping him off." But I suppose it's a better story than the truth.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo