• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Primeira guerra mundial (1WW)

adrieldantas

Relax and have some winey
132311.jpg

Alguém se interessa pelo assunto? Eu sou fascinado pela primeira guerra, os diários, música, impacto, pós-impacto... Seria interessante discutir isso por aqui. Assim como compartilhar dicas de documentários, filmes, livros, etc...
 

Anexos

  • 132311.jpg
    132311.jpg
    23,4 KB · Visualizações: 1
Pra mim tem um momento que acontece durante a primeira guerra mundial e que é muito pouco comentado pela grande mídia em geral que foi o genocídio armênio que bem antes de acontecer com os judeus, foi um grande extermínio em massa que segundo as estimativas do governo armênio superou mais de 1 milhão de mortes, mas que infelizmente muitos turcos de forma muito mais radical que os alemães negam a existência desse holocausto e nesse ano 2015 completa-se exatamente 100 anos desse triste ocorrido. Aliás, antes desse incidente boa parte do território que a Turquia possui hoje pertenceu a Armênia.
 
Pra mim tem um momento que acontece durante a primeira guerra mundial e que é muito pouco comentado pela grande mídia em geral que foi o genocídio armênio que bem antes de acontecer com os judeus, foi um grande extermínio em massa que segundo as estimativas do governo armênio superou mais de 1 milhão de mortes, mas que infelizmente muitos turcos de forma muito mais radical que os alemães negam a existência desse holocausto e nesse ano 2015 completa-se exatamente 100 anos desse triste ocorrido. Aliás, antes desse incidente boa parte do território que a Turquia possui hoje pertenceu a Armênia.

Eu não sabia deste genocídio. Vou dá uma olhadinha e conferir.
 
Eu não sabia deste genocídio. Vou dá uma olhadinha e conferir.

Então, durante o ensino fundamental e médio nas aulas de história nunca ouvi uma menção sequer. Só fui aprender sobre isso a pouco tempo ao prestar serviço pra um edifício da comunidade armênia de Sampa (que por sinal não é pequena, tanto que eles foram os primeiros a ganharem uma estação de Metrô em homenagem)

Daí em diante fiz amizade com alguns deles e coincidentemente praticamente ao mesmo tempo minha mulher que é professora de teatro foi convidada para ser figurinista na peça "1915" cujo tema é justamente retratar esse tema. Quando vi a peça o meu interesse pelo assunto que já tinha sido despertado não parou mais desde então. Vale a pena ler e se informar.
 
Então, durante o ensino fundamental e médio nas aulas de história nunca ouvi uma menção sequer. Só fui aprender sobre isso a pouco tempo ao prestar serviço pra um edifício da comunidade armênia de Sampa (que por sinal não é pequena, tanto que eles foram os primeiros a ganharem uma estação de Metrô em homenagem)

Daí em diante fiz amizade com alguns deles e coincidentemente praticamente ao mesmo tempo minha mulher que é professora de teatro foi convidada para ser figurinista na peça "1915" cujo tema é justamente retratar esse tema. Quando vi a peça o meu interesse pelo assunto que já tinha sido despertado não parou mais desde então. Vale a pena ler e se informar.

Olha, eu estava dando uma pesquisada e talvez eu tenha achado o motivo do porque o genocídio não foi muito discutido.
Sei que não é uma fonte muito segura, mas vou utilizar como fonte a Wikipédia.

Nos dados ela diz que o genocídio terminou em 1923, ou seja, bem depois da primeira guerra em si.
Aí ele diz:

Embora as reformas de 8 de fevereiro de 1914 não satisfizessem as exigências do povo armênio, pelo menos abriam o caminho para realizar o ideal pelo que havia lutado durante gerações, com sacrifício de inúmeros mártires. "Uma Armênia autônoma dentro das fronteiras do Império Otomano", era o anseio do povo armênio. Um mês mais tarde, em 28 de julho, começava a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito resultou trágico, pois deu oportunidade ao movimento político dos Jovens Turcos de realizar seu premeditado projeto de aniquilação do povo armênio.

No que eu entendi eles já estavam planejando o genocídio bem antes da primeira guerra. Apenas quando a guerra começou que eles pensaram "agora é perfeito, vai funcionar". Então acho que esse é o motivo dele não ser tão discutido no meio da primeira guerra. Ele começou antes e terminou depois. Diferentemente do genocídio da segunda guerra, que estava o tempo inteiro ligado com a guerra e Hitler.
 
Sim, bem apontado, Fúria. Até hoje a Turquia nunca reconheceu o genocídio armênio. Hitler teria se referido a esse genocídio quando alguém falou pra ele que a Solução Final poderia não ser bem recebida.
 
No que eu entendi eles já estavam planejando o genocídio bem antes da primeira guerra. Apenas quando a guerra começou que eles pensaram "agora é perfeito, vai funcionar". Então acho que esse é o motivo dele não ser tão discutido no meio da primeira guerra. Ele começou antes e terminou depois. Diferentemente do genocídio da segunda guerra, que estava o tempo inteiro ligado com a guerra e Hitler.

Sim os turcos planejaram um pouco antes da guerra, mas foi durante ela que a Armênia esteve muito mais vulnerável e totalmente fragilizada. Eles consideram o ano de 1915 já com a guerra mundial em pleno andamento como o ano do inicio da fase mais massacrante de sua história quando o genocídio chegou com força total e assim como o caso dos judeus houve também uma grande diáspora de armênios pelo mundo e o Brasil aparece entre os países que mais acolheram eles.
 
Sem duvidas minha guerra favorita! Tenho MUITA bibliográfia, porém a maioria é histórica e sociológica, e usam e abusam de termos técnicos e tal, então talvez seja um pouco chato pra quem não é da área :confused:

To com uns projetos ai e quem sabe eu possa mandar um conteúdo original sobre esse período em breve!

Vale ressaltar que, para manjar MESMO sobre a primeira (e a segunda) grande guerra é preciso voltar um pouco na história e analisar os processos de unificação alemã e italiana! Portanto, se houver interesse e tempo, busque ler sobre esses dois episódios!
** Posts duplicados combinados **
Pra mim tem um momento que acontece durante a primeira guerra mundial e que é muito pouco comentado pela grande mídia em geral que foi o genocídio armênio que bem antes de acontecer com os judeus, foi um grande extermínio em massa que segundo as estimativas do governo armênio superou mais de 1 milhão de mortes, mas que infelizmente muitos turcos de forma muito mais radical que os alemães negam a existência desse holocausto e nesse ano 2015 completa-se exatamente 100 anos desse triste ocorrido. Aliás, antes desse incidente boa parte do território que a Turquia possui hoje pertenceu a Armênia.
Na verdade toda (ou quase toda) a Armênia já estava sob domínio otomano à alguns séculos. A Armênia conseguiu sua independência (e posterior associação à URSS) exatamente na guerra de independência Turca
** Posts duplicados combinados **
E Furia e Adriel, vcs estão cometendo um pequeno engano: os Jovens Turcos e o Império Otomano são grupos e instituições diferentes.

Apesar de que a etnia dominante (em números e em poder) no Império Otomano sempre ter sido turca, o Império contava com outras minorias fortes e autônomas, como gregos, armênios, sírios, curdos, egípcios, palestinos, judeus e muito outros. boa parte de todo o Oriente Médio (tirando Arábia Saudita e vizinhos e Irã) ficavam dentro das fronteiras do Império. Os Jovens Turcos, porém, eram um movimento ultra-nacionalista turco, que buscava maior soberania do povo turco sobre seus súditos (os povos já citados) e principalmente dentro do território que eles consideravam como "Turquia", que abrange a Anatólia, Trácia e Armênia.

Quando o Império é desmanchado, as nações vitoriosas dividem seu território entre si e dão a administração de certas áreas para os povos que foram invadidos e usurpados de suas terras nas invasões turcas (que começaram no século XIII e acabaram apenas no século XVI). A Grécia ocupa a região noroeste da Anatólia, a Armênia a Nordeste e Centro, Constantinopla fica sob ocupação Inglesa e as outras regiões do Império se tornam zonas administrativas (Egito e Palestina para a Inglaterra, Líbano, Síria, Jordânia e Iraque (acho) para a França e etc.)

Ao ver seu império e o próprio país sendo dividido, os ultra nacionalistas que compunham os "Jovens Turcos" iniciam uma guerra para retomar a região que eles consideravam a coluna vertebral de sua nação: em alguns anos, derrotam o exército grego, expulsam os ingleses de Constantinopla, iniciam uma migração em massa das comunidades gregas na Anatólia e Trácia para o novo estado grego (para se ter ideia, Atenas nessa época tinha 20 mil gregos e Constantinopla 1 milhão) e iniciam o massacre dos Armênios, pois esse povo resistiu ao avanço do exercito de independência turco e se negou a abandonar a terra e migrar para outras regiões. Isso acabou levando à um massacre em massa dos armênios pelos turcos, que na impossibilidade de expulsa-los de sua terra, optaram por mata-los nela.

PS: Acabei de conferir aqui que os Jovens Turcos já haviam tomado o poder no Império 4 anos antes da guerra. Porém o movimento de Independência Turca e a formação da nacionalidade turca está intimamente ligado com esse grupo, que mesmo sendo derrotado durante a Primeira Guerra tiveram sua agenda política adotada por Kemal Ataturk na formação da República da Turquia).
 
Última edição:
Bom, eu joguei Red Baron 3D por 11 anos, então o meu foco principal de pesquisa foi a aviação de caça no front ocidental. Mesmo assim, não me aprofundei, porque meu interesse maior era aquilo que estava no jogo e o que me fazia melhorar nele eram informações de táticas muito mais atuais do que hoje em dia.

O engraçado, para mim, era o anacronismo inicial da guerra. As batalhas aéreas, quando foram inventadas, eram inicialmente parecidas com justas medievais: caças lutavam 1 x 1 pela supremacia do local, mas muitas vezes o vencedor deixava o perdedor voltar à base com vida. A maior parte dos pilotos durante a guerra veio da cavalaria, que não tinha mais espaço nas trincheiras e, dependendo do avião, a maior parte dos pilotos morria durante o treinamento, e não em combate — o pior caso foi o Sopwith Camel, com 2/3 das mortes em treinamento.
 
Bom, eu joguei Red Baron 3D por 11 anos, então o meu foco principal de pesquisa foi a aviação de caça no front ocidental. Mesmo assim, não me aprofundei, porque meu interesse maior era aquilo que estava no jogo e o que me fazia melhorar nele eram informações de táticas muito mais atuais do que hoje em dia.

O engraçado, para mim, era o anacronismo inicial da guerra. As batalhas aéreas, quando foram inventadas, eram inicialmente parecidas com justas medievais: caças lutavam 1 x 1 pela supremacia do local, mas muitas vezes o vencedor deixava o perdedor voltar à base com vida. A maior parte dos pilotos durante a guerra veio da cavalaria, que não tinha mais espaço nas trincheiras e, dependendo do avião, a maior parte dos pilotos morria durante o treinamento, e não em combate — o pior caso foi o Sopwith Camel, com 2/3 das mortes em treinamento.
Apesar disso, houveram combates com cavalaria na primeira guerra. Aquele filme chatinho do Spielberg, Cavalo de Guerra, mostra como o uso de cavalos, seja para a cavalaria ou para tração de maquinas era essencial para o deslocamento na guerra.

A principal semelhança entre a cavalaria e a recém nascida aviação é que ambas eram preenchidas pela alta aristocracia regional: lords e seus descendentes pelo lado inglês e os junkers alemães, como o famoso Barão Von Richthoffen, tataravô da Suzanne Von Richthoffen (é sério)
 
Barão Von Richthoffen, tataravô da Suzanne Von Richthoffen (é sério)
O Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho, não o pai da Suzanne) morreu sem filhos, portanto não poderia ser tataravô. Ele poderia ser tio-bisavô, se o pai dela é descendente de um dos três irmãos.
 
O Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho, não o pai da Suzanne) morreu sem filhos, portanto não poderia ser tataravô. Ele poderia ser tio-bisavô, se o pai dela é descendente de um dos três irmãos.
Exatamente isso. Ele 'e tio bisavô dela, nao tataravô!
 
Também amo histórias relacionadas a 1WW (embora ainda prefire Hitler X Churchil).

E na primeira vez que li sobre a Trégua de Natal, achei um dos fatos mais incríveis de todas as guerras.
 
Vale ressaltar que, para manjar MESMO sobre a primeira (e a segunda) grande guerra é preciso voltar um pouco na história e analisar os processos de unificação alemã e italiana! Portanto, se houver interesse e tempo, busque ler sobre esses dois episódios!.

Período pré-guerra e em especial tudo o que aconteceu na Itália no finalzinho do século XIX pra mim então nem se fala, pois quando paro para analisar meus antepassados, outro assunto legal que você começou a comentar aqui, só da parte apenas dos meus 4 bisavôs e 4 bisavós, 6 deles nasceram todos lá em diferentes partes daquele país e migraram pra cá com poucos anos e meses de diferença entre eles. Entender o que aconteceu lá naquele período ganha uma importância ainda mais especial.
 
É interessante dizer que existem inúmeros sites e agências que prestam esse tipo de serviço para reconhecer seus antepassados. Eles montam a árvore da família e tudo. Muito interessante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo