• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Recomendações de Filmes (Leia o primeiro post)

Siker

Artista Comercial / Projetista Gráfico
Apesar de já existir um tópico para indicações de filmes, a proposta deste é diferente, em vez de cada um aleatoriamente vir indicar algum filme que considere bom, a ideia desse tópico é funcionar de forma semelhante ao Criadores de Banners e Avatares, onde cada um postará o seu pedido e os outros responderão com suas recomendações, por exemplo, se estiver procurando por bons filmes de terror que saíram no ano passado, ou que retratem a publicidade na década de 60, ou que apresente conteúdo histórico real, enfim, quando quiser recomendações de filmes para assistir, peça aqui.

-------------------

Caso queira recomendar filmes sem ninguém pedir, use o tópico 1001 Filmes Indicados pela Valinor, seguindo as regras que estão no primeiro post.
 
Já que estamos aí, quero solicitar uma indicação de filmes da 2nda guerra mundial em um contexto russo ou alemão, diferente daqueles que os americanos são heróis.. um do lado do eixo ou russo, mas não vale esses:

- Stalingrado
- Das Boot
 
Tem o recente A Queda (Der Untergang), de um dos mais famosos memes da atualidade.
Particularmente me surpreendeu demais um filme chamado The Desert Rats sobre o lendário alemão Rommel, personificado pelo grande James Mason. Na época causou até polêmica nos EUA por ser um filme hollywoodiano, relativamente recente a guerra (53) e que trata um dos alemães de forma cortês e honrada. Não é um grande filme, mas é interessante por esse lado.
Tem o filme Gen Pés Descalços, desenho japonês, que mostra os estragos de uma das bombas atômicas. Apesar de ser desenho, é bem gráfico e violento (não "dragon ball" tipo violento, mas violento de imagens perturbadoras).

Depois lembro mais.



EDIT


Se quiser assistir, os filmes da Leni Riefenstahl são maravilhas estéticas. Mesmo sendo propagandas nazistas.
Olympia, sempre digo que ainda é meu documentário favorito.
Triumph of Will é mais direto propagandão nazista, mas tecnicamente muito bem dirigido.
Mas ambos são documentários.



EDIT

Óbvio, idi i Smotri.
Clássico, fantástica perspectiva russa sobre a guerra.
Mas é um filme mais do estilo pacifista e mostrando os horrores de uma guerra.

Tem também, Voskhozhdenie. Muito bom sobre ocupação alemã na russia.


Enfim.
Depois penso mais.
 
Última edição:
Valeu Fusa..
Ótimas dicas, agora quero ver se é fácil localizar esses filmes.
Da Leni já vi o Triumph e achei muito propaganda mesmo. Se tiver mais dicas não esquece de editar!
 
Ok.
Com ajuda do IMDb lembrei de alguns outros.
Alguns óbvios clássicos que talvez já tenha visto que até tem os nazistas como vilões maniqueistas, mas numa perspectiva européia como Roma Città Aperta do grande Rossellini, Hiroshima Mon Amour do Resnais que não tem relação direta com a guerra exceto um caso amoroso entre 2 pessoas que pensam de forma diferente com relação a guerra, o divertido Underground do Kusturika que mostra quase uma fábula durante a guerra.

Tem um chamado Obchod na Korze que eu recomendei em outro tópico por aqui. Que conta mais como as pessoas ficaram paranóicas e moralmente perdidas durante o período pré-guerra. É mais um estudo de personagem do ator principal cujo personagem subitamente recebe a oferta das autoridades eslovacas de tomar pra si a loja de uma viúva judia. É quase uma comédia de situação se não fosse trágico.


Recentemente saiu o ultimo filme do Miyazaki, Kaze Tachinu. Conta a história do engenheiro responsável pelos aviões japoneses durante a guerra e que deram ao Japão uma supremacia aérea por um tempo no pacífico. É Ghibli, então sabe que dá pra confiar.


Por fim lembrei de uma série, não filme, chamado Heimat (Eine deutsche Chronik). Conta a história de uma família alemã em uma vila bem pequena na fronteira com a França. Na realidade a série acompanha cronologicamente a vida da matriarca Maria desde a sua infância até velhice. A série começa no fim da primeira guerra mundial (quando Maria conhece Simon), passa pela segunda guerra (e aqui a série mostra uma perspectiva interessante de como camponeses, quase isolados, simples, etc, se relacionavam com o que estava acontecendo no mundo) e chega até os anos 80.
Se não me engano há um Heimat 2 e outras continuações pra série acompanhando a vida de alguns filhos e netos de Maria, mas a qualidade cai um pouco. E já não tem mais nada a ver com a guerra.


Enfim.
É isso.
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Solicito indicações de filmes realistas a cerca da idade média. Qualquer tema é bem vindo, mas tenho preferência por aqueles que mostram o cotidiano e o modo de vida.
 
Solicito indicações de filmes realistas a cerca da idade média. Qualquer tema é bem vindo, mas tenho preferência por aqueles que mostram o cotidiano e o modo de vida.

A Fonte da Donzela, do Ingmar Bergman

Lancelot du Lac, de Robert Bresson

Marketa Lazarová, de Frantisek Vlácil

Andrei Rublev, de Andrei Tarkovski

A Paixão de Joana D'Arc, de Carl Theodor Dreyer

Cruzada, de Ridley Scott (favor baixar o Director's Cut)

Becket, de Peter Glenville

O Soberano Senhor da Guerra, de Franklin J. Schaffner

Os Conquistadores, de Richard Fleischer
 
Idade média européia?
Esse tema confesso que não assisti muitos, até fujo um pouco por normalmente não me agradar.

Não realistas tem os óbvios clássicos teatrais shakespeareanos do Olivier e de outros (recente Kenneth Brannagh), ou coisas como Robin Hood, etc. Desses eu acredito que curti mais as adaptações de Henry V tanto do Olivier quanto do Branagh.
Tem uma fantasia russa bem divertida chamada Viy sobre um padre confrontando uma suposta bruxa.
Tem clássico alemão sobre a lenda do Nibelungo.
Ou outra fábula do Bergman sobre esse período, "Sétimo Selo".

Realistas é mais complicado pra mim.
Tem um sobre "Vikings" com o Kirk Douglas, filme mais de ação, mas bem legalzin. Ele inclusive repete uma cena originalmente viking em que pula sobre os remos, sem ajuda de dublês.
Ou um filme que eu adorei com a Katherine Hepburn, O Toole e Hopkins adaptando uma peça da broadway "Lion in the Winter". Esse BEM teatral mesmo, mas mostrando conflitos de egos numa interação fantástica de um elenco bem talentoso. Tem também o ex-Bond Timothy Dalton.
Tem os clássicos do Eisenstein "Aleksandr Nevskiy" e "Ivan Groznyy", no estilo escola russa de filmagem, talvez desagrade alguns.
E ultimo que lembro é "A Man for All Seasons" sobre uma questão de conflito religioso durante o período. Achei um pouco moralista, mas enfim.
 
Google tá ficando tão específico que daqui a pouco a gente pergunta "filme com anões bezuntados em oléo esfaqueando mulher de cabelo verde atrás de uma discoteca hippie em uma cidade fictícia em Saturno" e ele vai achar alguém que já fez essa pergunta.

Uma lista da BFI, sempre respeito a BFI.
http://www.bfi.org.uk/news-opinion/news-bfi/lists/10-great-films-set-middle-ages

Lista sobre filmes historicamente corretos. A maior parte das nossas indicações está lá. Acho que fizemos bom trabalho. :-P
http://listverse.com/2008/04/14/9-great-historically-accurate-medieval-movies/

E um curioso.
http://www.medievalists.net/category/films/
 
O dos Vikings é Os Conquistadores que eu citei, Fusa. O A Man for All Seasons é meio moralista mesmo - Robert Bolt escreveu a peça em que ele é baseado e ele é conhecido por ser brechtiano.
 
Depois deem um feedback se as recomendações eram na direção certa.

E digam se eu não recomendei sem querer um filme tipo onde uma menina morre para uma mulher com uma filha no hospital e talz.
:-P
 
Estou procurando bons filmes nacionais que não tenham recebido tanto destaque na mídia, ou em outras palavras, que o público em geral praticamente nunca ouviu falar, ou nunca deu muita atenção, seja obras com baixo orçamento ou atores não conhecidos, qualquer coisa nessa área tá valendo.
 
Estou procurando bons filmes nacionais que não tenham recebido tanto destaque na mídia, ou em outras palavras, que o público em geral praticamente nunca ouviu falar, ou nunca deu muita atenção, seja obras com baixo orçamento ou atores não conhecidos, qualquer coisa nessa área tá valendo.

Até que a Sbornia nos separe.

Quero um filme como os do Nolan - bom em todos os aspectos técnicos, surpreendente na condução da plot. Só não vale Nolan mesmo porque já vi tudo dele...
 
Estou procurando bons filmes nacionais que não tenham recebido tanto destaque na mídia, ou em outras palavras, que o público em geral praticamente nunca ouviu falar, ou nunca deu muita atenção, seja obras com baixo orçamento ou atores não conhecidos, qualquer coisa nessa área tá valendo.

faz tempo que saiu então nem lembro se ganhou muito destaque ou não (desconfio que sim, porque o fábio viu também e ele não é muito de filme nacional). anyway, Estômago é ótimo. do mesmo ano tem um filme que eu amo muito muito muito que, embora tenha elenco conhecido, não lembro de ter visto muita gente falando sobre (fora a @Melian ), o Não Por Acaso.
 
Quero um filme como os do Nolan - bom em todos os aspectos técnicos, surpreendente na condução da plot. Só não vale Nolan mesmo porque já vi tudo dele...

The Recruit (O novato)

The Departed (Infiltrados)

Few Good Men (Questão de Honra)

---

Quero recomendações de filmes do estilo Bourne (sem ser 007 pf)

---
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo