• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maze runner: Correr ou morrer, James Dashner

Renato Amorim

CRUEL é bom
Olá jovens e clareanos, tudo bem com vocês? To criando este tópico pra discutirmos um pouco sobre a coleção Maze runner, começando pelo livro Correr ou morrer de James Dashner. Podemos começar falando um pouco sobre do que se trata o livro:
"Thomas foi jogado em uma caixa escura, sem noção de tempo, sem noção de espaço e, principalmente, sem noção de seu passado. Tudo o que se lembra é do seu nome. Não sabe quem foram os seus pais, seus amigos... Não sabe como era a sua vida antes de ficar tudo escuro. Não se lembra de nada. Nenhum rosto, nenhuma informação. E permanece no escuro por meia hora, até o teto se abrir e encontrar vários garotos desconhecidos encarando-o. De volta à claridade, Thomas se vê cada vez mais confuso.
Thomas se encontra na Clareira, junto de mais ou menos outros 50 garotos. A Clareira é cercada por muros altos, formando um circulo ao redor de onde eles se encontram. Todos os outros garotos chegaram ali da mesma maneira que Thomas, e aprenderam a sobreviver, a montar uma sociedade ali dentro. Alguém colocou eles ali, alguém que os vigia 24 horas por dia, monitorando tudo o que estão passando e cedendo tudo o que precisarem, como suplementos, armas, móveis... Qualquer coisa, menos um contato com o mundo exterior.
Tudo muda após a chegada de Thomas. Os Clareanos estão acostumados a receber um novo participante por mês. Sempre no mesmo dia, sempre na mesma hora. Mas, um dia após a chegada de Thomas, eles têm o aviso de mais um integrante de lá: uma garota. A única garota que já apareceu por lá. E ela aparece trazendo uma mensagem que choca, e muda, a vida de todos que estão ali.
Os muros se abrem toda manhã, e se fecham toda noite. Isto acontece há dois anos e, todos os dias, enquanto os muros estão abertos, os Corredores entram para explorar cada pedacinho dele, do Labirinto. Procurando uma saída, uma escapatória. E ninguém sobreviveu lá dentro durante uma noite, quando os muros se fecham. Quando aparecem os Verdugos.
Correr ou Morrer é uma distopia complexa, como todas são. Cheia de detalhes, personagens fortes e marcantes, mistérios, ação. Com a narrativa em terceira pessoa, mas mostrando apenas a perspectiva de Thomas, o autor foi capaz de criar um mundo completamente diferente e nos jogar lá, como se estivéssemos na Clareira. Como se precisássemos sair de lá. E a cada capítulo sentimos esta angústia, esta curiosidade em relação ao livro.
Os personagens são rudes, bravos, mas não sem motivo. Cada situação, cada personalidade ali havia um motivo. O autor não enrolou, não colocou cenas desnecessárias, não chegou naquele ponto em que dá vontade de dormir de tanto tédio, por falta de ação. O livro inteiro flui maravilhosamente, cheio de ação, suspense, mistérios e uma pitada de romance.
Não consigo encontrar um ponto fraco na história. Os personagens são valorizados, cada um da devida maneira, nos fazendo odiar e amar alguns. O mistério que rodeia tudo parece ser, em um momento, banal. Uma coisa muito parecida com Jogos Vorazes, sem sentido. Mas não, quando realmente fiquei sabendo de tudo o que estava acontecendo - por mais que muitas perguntas ainda estão sem respostas - pensei "Este autor é genial". Simples assim.
Recomendo a todos que leiam a coleção, é realmente muito boa mesmo. Estou aberto a opiniões, discussões e etc.
 
então, eu só assisti o filme, mas fiquei a fim de ler o livro!
você chegou a assistir o filme? achou parecido? recomenda o livro pra quem gostou do filme?
ainda não tive tempo de dar a devida atenção a essa série, mas vou procurar pra ver se leio, embora ainda tenha outros livros na frente...
 
então, eu só assisti o filme, mas fiquei a fim de ler o livro!
você chegou a assistir o filme? achou parecido? recomenda o livro pra quem gostou do filme?
ainda não tive tempo de dar a devida atenção a essa série, mas vou procurar pra ver se leio, embora ainda tenha outros livros na frente...
Oi, tudo bom? Já assisti ao filme sim, foi a primeira coisa que fiz, pois eu não tinha conhecimento dos livros, após assistir gostei muito então resolvi pesquisar se havia o livro, acabei encontrando a coleção e comprei. O filme é parecido sim com o livro, mas não conta muitos detalhe como o livro. Recomendo que leiam sim os livros, pois a história é muito mais envolvente, ou seja, há uma riqueza de detalhes muito grande que não é contada no filme, desde acontecimentos a personalidade dos personagens. O filme é muito bom mesmo, mas não se compara ao livro.
 
livro > filme quase sempre, né?
teve umas poucas exceções que eu vi...
enfim, eu pretendo ler os livros sim, só não li ainda por pura falta de tempo e uma estante cheia de livros na fila pra serem lidos...
 
livro > filme quase sempre, né?
teve umas poucas exceções que eu vi...
enfim, eu pretendo ler os livros sim, só não li ainda por pura falta de tempo e uma estante cheia de livros na fila pra serem lidos...
kkk, entendo perfeitamente isso. Mas falando sério entre nós, tenta ler o primeiro livro de Maze runner e juro que vc não vai se arrepender, principalmente da metade do livro por diante a história vai te prender totalmente. Já estou lendo o segundo livro Prova de fogo, e posso confessar a história vai ficando cada vez melhor. Mas só estou te recomendando, priorize àqueles que vc prefere.
 
Gostei bastante do primeiro livro.
O segundo foi bom.
Já o último foi de cagar na cara de quem tava lendo.
 
Última edição:
Gostei bastante do primeiro livro.
O terceiro foi bom.
Já o último foi de cagar na cara de quem tava lendo.
kkkkk, realmente foi assim, se você quiser pode olhar o outro tópico que fiz falando do último livro. Em geral a saga é muito boa, são apenas alguns detalhes que fizeram o final não ficar tão legal, kkkk
 
Eu li os três primeiros. O primeiro é super! O segundo é mais ou menos e o terceiro é bem previsível. Aí eu fiquei aborrecida e não li o último, hahahahaha. =]
 
Eu li os três primeiros. O primeiro é super! O segundo é mais ou menos e o terceiro é bem previsível. Aí eu fiquei aborrecida e não li o último, hahahahaha. =]
kkk, sei comé, para mim o primeiro foi muito bom, mas o melhor de todos sem dúvida para mim foi o segundo livro, pois tem muita adrenalina, a pessoa fica super ansiosa para ler os próximos capítulos, kkk
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo