• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sugestão: romance policial

  • Criador do tópico Calib
  • Data de Criação
C

Calib

Visitante
Eu tinha impressão de que havia um tópico para pedir sugestões, mas não encontrei (não me acerto com o sistema de busca do fórum...)
Mas enfim.

Emprestei para uma colega de trabalho a trilogia Millenium, do Stieg Larsson, e ela está curtindo pacas.
Daí o aniversário dela está para chegar, e ninguém sabe o que comprar.
Pensei em comprar algum outro romance policial mais ou menos no mesmo estilo.

Queria saber o que vocês recomendam.
Jo Nesbo é parecido? Qual? Presta?
Quem mais?


Só não me venham com Agatha Christie, por favor. :lol:
 
Eu gosto do Jo Nesbo. Acho que não é tão divertido quanto o Larsson, mas dos que eu conheço, seria o primeiro que eu indicaria. Dos livros dele publicados no Brasil:

Garganta vermelha (terceiro da série do Harry Hole)
A casa da dor (quarto da série do Harry Hole)
A estrela do diabo (quinto da série do Harry Hole)
O redentor (sexto da série do Harry Hole)

O melhor é o último, e é o que tem uma história menos dependente das anteriores. Mas o Garganta vermelha é bem decente, também. Só te indicaria não dar o 4º e o 5º, porque não fariam muito sentido sem a leitura dos anteriores.

Saiu esse ano também o "Headhunters", um standalone divertidinho, mas abaixo dos outros.

Tem o Arnaldur Indridason também, bem bom. Mas é mega parado. Li três livros dele e não teve uma perseguição sequer.

Minha mãe, que lê romances policiais enlouquecidamente, gosta muito da Tess Gerritsen. "O cirurgião" inicia a série mais famosa dela. "O jardim de ossos", que eu acho que é independente, é provavelmente o mais famosinho aqui no BR. Nunca me arrisquei a ler. Tem também o Harlan Coben, outro que não me arrisquei a ler, mas ela adora. Dele, acho que o mais famoso é o "Não conte a ninguém", que virou até filme francês cult.
 
Última edição:
Só eu que acho esse nome "Harry Hole" tão... WTF! ? :hihihi:

O "Headhunters" eu vi o filme e adorei.
Mas como já tem o filme mesmo, que ela pode ver se quiser, pensei em comprar outro título.


Estou cogitando também o Harlan Coben.
As críticas pela internet são muito boas.
Boas até demais, na real. Hehehe. Fico com um pé atrás.

- - - Updated - - -

Nunca li Millenium e sempre achei que fosse algo tipo Crepusculo... :oops:

Policial eu iria de Rubem Fonseca com o famoso Agosto, ou O caso Morel ou ainda Bufo & Spallanzani.


Neeeem. Millenium eu não li, mas vi os filmes suecos e recomendo.
São interessantes e sem as frescuradas de Hollywood.


Do Fonseca eu mesmo já li "Agosto" (bacana) e o "Bufo..." (adorei).
Mas algo me diz que não seria o estilo dela. Sei lá. Prefiro emprestá-los, porque tenho e não me custa, a dar de presente.
 
Última edição por um moderador:
tem o Dennis Lehane também, com Ilha do Medo e Estrada Escura (se bem que é melhor ler Gone, baby, gone primeiro se for ler A Estrada Escura).
 
como a anica mencionou, o lehane é fera em misturar policiais com questões filosóficas modernas (se bem q eu ache q os filmes ficaram melhores q os livros), além da patrícia cornwell q a editora tá relançando alguns títulos (mas é sequência, então é bom pesquisar qual é o 1º, acho q post mortem).

já os do rubem fonseca prefiro os com o mandrake (a gde arte e a bíblia e a bengala) q virou série da hbo com marcos palmeira. indo na mesma onda da tv brazuca, os do detetive bellini do tony bellotto costuma ser bem falado, apesar d'eu nunca ter lido os meus aqui da estante.

dos clássicões q lembro q curti tá as diabólicas, francês curtinho (os melhores) mas q vc só vai achar em sebo. virou várias adaptações, a mais famosa com sharon stone e isabelle adjani.
 
ah, tava esquecendo 1 q li ano passado e amei, nosso homem em havana, do graham greene, q é hilário em algumas partes e te deixa ansioso a cada página. mas ñ sei se se encaixaria em romance policial por ser d espionagem internacional.
 
Agradeço a todos pelas dicas.
Estou me inclinando a comprar o Harlan Coben mesmo.
Ele tem um livrinho chamado "Cilada" que me pareceu interessante e ainda custa baratinho.
Como não é assim um suuuuper aniversário, eu vou dar uma lembrancinha modesta mesmo. XD
 
Harlan Coben eu li Jogada Mortal e achei um policialzinho interessante mas sem profundidade...
 
Do Harlan Coben só li Não Conte a Ninguém - muito bom.
Bruce,foi dar uma volta no cemitério aproveitou e fez rituais para trazer defunto de volta a vida foi?:devil: ou só se atrasou um pouquinho? :coxinha:

quanto ao tópico,o "estudo em vermelho" é muito bom. (não gosta da Gata triste porque? li 3 livros dela e achei que foi uma leitura policial quase perfeita) não li millenium mas pelo filme ele tem a mesma "vibe" que o médico e o monstro (também recomendo).
 
Desenterrando o tópico pra pedir sugestões.
Já vi algumas do @Jacques Austerlitz e do @Meneldur em outros tópicos:
De leitura mais leve, tem os livros do Andrea Camilleri, sobre o comissário Montalbano. São basicamente comédias policiais em uma cidadezinha da Sicília, bem divertidos.

7. Assassinato na casa do pastor (Agatha Christie), 202 p.

É o terceiro livro da Agatha Christie que leio, e sempre acho que ela direciona a trama de forma artificial demais para construir uma revelação, mas ainda é razoavelmente divertido. Este último pelo menos tem a vantagem de não contar com nenhuma aparição do mala do Poirot.

tô gostando bastante das histórias do Strike que a assassina de travestis J.K. Rowling tá escrevendo. Eu recomendo ler na ordem, pra acompanhar a história dos protagonistas por trás.

Alguém tem mais sugestões? =]

=====================================

Recentemente li o primeiro livro de "O Clube do Crime das Quintas-feiras" de Richard Osman.
É sobre um grupo de idosos de origens diversas (uma enfermeira, um líder sindical, um médico psiquiatra e uma espiã) aposentados, que se reúnem no condomínio onde moram pra tentar resolver antigos crimes policiais sem solução.
Gostei bastante, principalmente pelos protagonistas inusitados e pela narrativa meio irônica, engraçada e ao mesmo tempo sensível, sobre os problemas da velhice (abandono, doenças, os amigos que vão aos poucos desaparecendo, o fim se aproximando) e claro, a solução do crime da vez.
 
Eu só li um do Simenon, com o comissionário Maigret, esqueci o título agora, mas eles são todos bem curtinhos, e a julgar pelo que li, tem uma trama instigante, personagens e motivações críveis, e uma atmosfera muito bem criada :joinha:
 
Um drink antes da guerra e Coronado, do Dennis Lehane
The big sleep, do Raymond Chandler
Seara vermelha e A chave de vidro, do Dashiel Hammett
Trilogia dos Robôs, do Isaac Asimov
Agosto, de Rubem Fonseca
 
Dá uma chance para aqueles cinco livros do Alberto Mussa. Não deixam de ser policiais, sob certa perspectiva... Tratam de crimes ocorridos no Rio de Janeiro, um romance para cada século. :think:
O @Eriadan já leu um e gamou.

Eu arriscaria também aquele novo do Marçal Aquino, mas confesso é um tiro no escuro pra mim. Assim como seria Os Anjos de Badaró (Mario Prata), mas esse é mais uma tirada de sarro, eu suponho. (Tem sempre o Ed Mort também, mas é galhofa pura haha).

Acho que o único "policial" que eu li, ou de "mistério", foi um desconhido O sumiço do mentiroso (Lourenço Cazarré), mas era juvenil, li quando jovem. :dente:


ENFIM: tudo isso pra dizer que eu não tenho nenhuma experiência concreta com o gênero, só propostas que eu mesmo tinha curiosidade de tentar.
 
Vale em inglês? A série Charlie Parker do John Connolly, acho que não tem em português. Excelente trama, excelentes personagens, uma prosa quase poética (algo incomum no gênero) e tem tipo um toque sobrenatural (ou horror às vezes). Li o Dark Hollow, que é o segundo livro da série e pretendo ler mais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo