• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre os orcs

Ensabanur

Recém inciado na terra-média
Bom dia tolkianos, eu gostaria de tirar algumas dúvidas referentes aos orcs, tendo como base apenas os filmes e leituras de artigos, sendo um recém chegado nesse universo e no incessante aguardo dos meus livros de LoTr encomendados que ainda não chegaram, gostaria de tirar as seguintes dúvidas:

  1. Orcs podem marchar sobre a luz do dia ? Andei lendo alguns textos na internet que os morcegos cobriam a luz do sol antes dos orcs marcharem.
  2. Além Orcs (uruks) e Uruk-hai existe outras variações da raça ?
  3. Se orcs são elfos corrompidos, por que eles não possuem o mesmo conhecimento de misticismo como os elfos ao invés de serem tão rudimentares em todos os quesitos ?
 
Bom dia tolkianos, eu gostaria de tirar algumas dúvidas referentes aos orcs, tendo como base apenas os filmes e leituras de artigos, sendo um recém chegado nesse universo e no incessante aguardo dos meus livros de LoTr encomendados que ainda não chegaram, gostaria de tirar as seguintes dúvidas:

  1. Orcs podem marchar sobre a luz do dia ? Andei lendo alguns textos na internet que os morcegos cobriam a luz do sol antes dos orcs marcharem.
  2. Além Orcs (uruks) e Uruk-hai existe outras variações da raça ?
  3. Se orcs são elfos corrompidos, por que eles não possuem o mesmo conhecimento de misticismo como os elfos ao invés de serem tão rudimentares em todos os quesitos ?

Eu acho que os filmes tornaram muito literal essa história de que orcs não podem marchar sob a luz do dia. O que é dito nos livros, ou pelo menos o que é subentendido, é que os orcs detestam a luz do dia, mas não há evidência que a luz seja uma restrição.

Uma passagem bastante citada para evidenciar que os orcs podiam sim marchar sob a luz do dia é a seguinte:

The orc-band began to descend a narrow ravine leading down into the misty plain below. Merry and Pippin, separated by a dozen Orcs or more, climbed down with them. At the bottom they stepped on to grass, and the hearts of the hobbits rose. ‘Now straight on!’ shouted Uglúk. ‘West and a little north. Follow Lugdush.’

‘But what are we going to do at sunrise?’ said some of the Northerners.

‘Go on running,’ said Uglúk. ‘What do you think? Sit on the grass and wait for the Whiteskins to join the picnic?’

‘But we can’t run in the sunlight.’

‘You’ll run with me behind you,’ said Uglúk. ‘Run! Or you’ll never see your beloved holes again. By the White Hand! What’s the use of sending out mountain-maggots on a trip, only half trained. Run, curse you! Run while night lasts!’

Then the whole company began to run with the long loping strides of Orcs. They kept no order, thrusting, jostling, and cursing; yet their speed was very great. Each hobbit had a guard of three. Pippin was far back in the line. He wondered how long he would be able to go on at this pace: he had had no food since the morning. One of his guards had a whip. But at present the orc-liquor was still hot in him. His wits, too, were wide-awake.

Lembrando do filme, no entanto, tem aquela história que a fumaça da Montanha da Perdição avançava na direção de Mordor como um artifício de Sauron para facilitar a passagem de seus orcs. É uma possibilidade, embora eu não lembre dessa passagem tão explícita no livro. O que é dito sobre a fumaça de Oroduin, no entanto, é o seguinte:

O próprio ar parece estar espesso e escuro! É freqüente aqui essa escuridão, quando sopra o vento do leste?

— Não — respondeu Beregond —, isso não é natural. É algum artifício da malícia dele; algum tumulto de fumaça que ele envia da Montanha do Fogo para turvar nossos corações e nossas mentes.E realmente o efeito é esse. Gostaria que o Senhor Faramir retornasse. Ele não desanimaria. Mas, agora, quem pode saber se ele algum dia vai voltar do outro lado do Rio vindo da Escuridão?

Sobre a sua segunda pergunta, tem uma outra raça sim, mas eu não to lembrando o nome. O @Éomer uma vez falou sobre ela, talvez ele lembre.
 
Orcs podem marchar sobre a luz do dia ? Andei lendo alguns textos na internet que os morcegos cobriam a luz do sol antes dos orcs marcharem.
Orcs podem, mas sofrem. Se tu mora numa caverna tua vida inteira, sair no sol deve ser no mínimo atordoante.
Além Orcs (uruks) e Uruk-hai existe outras variações da raça ?
Não que saibamos.
Se orcs são elfos corrompidos, por que eles não possuem o mesmo conhecimento de misticismo como os elfos ao invés de serem tão rudimentares em todos os quesitos ?
Considerando as evidências, eu creio que os orcs eram humanos corrompidos, e não elfos. Eu expus minhas opiniões nesta coluna: http://www.valinor.com.br/8329
 
Obrigado a todos pelos esclarecimentos, de fato os tolkianos são bem receptivos aos novatos.
Agora vi que fiz alguns erros leigos interpretativos, irei conferir os artigos sugeridos de leitura agora mesmo.
 
Nos Home, agora não me lembro em qual, há uma nota onde é dito que Maiar menores poderiam encarnar em hröar (é esse o plural?) órquicos. Boldog, capitão de forças órquicas de Morgoth na primeira era, seria um desses Maiar encarnados.

Lembrei: Tem os Ogros, embora sejam citados apenas no HoME e num capítulo d'O Hobbit. É uma informação mais de curiosidade, já que oficialmente a resposta do Slicer é a certa.
Mas ogros seriam uma categoria de Orc a parte ou outro tipo de criatura?
 
Nos Home, agora não me lembro em qual, há uma nota onde é dito que Maiar menores poderiam encarnar em hröar (é esse o plural?) órquicos. Boldog, capitão de forças órquicas de Morgoth na primeira era, seria um desses Maiar encarnados.
Hroar está correto e a informação dos Maiar está correta, o que explicaria por que esses capitães viviam tanto. Mas é importante lembrar que criar um hroa drenava muito do poder de um ainu, ao ponto de que é possível que qualquer poder de bruxaria seja bem limitado.

Mas ogros seriam uma categoria de Orc a parte ou outro tipo de criatura?
Não me lembro onde ogros são mencionados, pra te ser sincero. Lembro só de uruk e olog, orcs e trolls, respectivamente.
 
Não me lembro onde ogros são mencionados, pra te ser sincero. Lembro só de uruk e olog, orcs e trolls, respectivamente.
No Hobbit, mas eu tive a impressão que era uma criatura mitológica na TM e não uma que existia efetivamente, como orcs ou trolls.

Eu acho que o PJ usou ogros no BoFA. Aqueles gordinhos barrigudos com feições um pouco menos toscas que os trolls que o pessoal ficou se perguntando o que seria.
 
No Hobbit, mas eu tive a impressão que era uma criatura mitológica na TM e não uma que existia efetivamente, como orcs ou trolls.

Eu acho que o PJ usou ogros no BoFA. Aqueles gordinhos barrigudos com feições um pouco menos toscas que os trolls que o pessoal ficou se perguntando o que seria.

Com certeza aqueles barrigudinhos não se parecem com os trolls da trilogia original:

Ogre_marches_towards_Bard%27s_kids.png


post-17208-0-59009000-1358204395.jpg

picture.php


Os barrigudinhos até se parecem os três trolls d'O Hobbit...

hobbit-trolls630-jpg_045907.jpg


Só que quando você compara na mesma escala os barrigudinhos com os trolls da Batalha dos Cinco Exércitos...

HobbitBFATrailerPhotoCrop4b.jpg


Ou seja, PJ tocou o foda-se, as usual.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo