• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Site descobre quais serão seus próximos livros favoritos

Haleth

Sweet dreams
Saiu no Estadão uma matéria sobre o ReadGeek, um site que, baseado nas suas avaliações de livros lidos, sugere quais são os livros que você mais vai gostar de ler a seguir. Querem experimentar?

O Estadão me bloqueia a leitura, mas encontrei um outro artigo sobre o ReadGeek em outro site:

First there was Amazon. Now, there’s a flourishing community of new sites, apps, and organizations that want to provide suggestions for the next books that we’ll love (and help us avoid the ones we’ll hate).

Some offer bespoke suggestions from real people; others are driven by algorithms. This recent piece on Co.Exist looked at the advantages and disadvantages of the two approaches.

3039862-inline-i-1-a-site-that-knows-your-favorite-books-before-you-do.jpg
A new site, Readgeek, is entering the mix and has already gotten an enthusiastic response from Reddit last month. To use it, you rate as many books as you would like, and the service sends back a long list of suggestions, similarly to the Amazon-owned site Goodreads.

Launched by a developer in Germany, Readgeek’s aim is to provide unexpected suggestions and help people "avoid the filter bubble." Rather than suggesting books that are similar to books a user has rated highly, it offers up books liked by other users who have similar tastes. The main difference between Readgeek and Goodreads is that Readgeek offers a prediction for how much a user will like almost any book he or she looks up. It also offers much more nuanced ratings, via a 20-step rating on a scale from 1 to 10 (rather than only 5 stars). The last difference, as the developer Uwe Pilz put it: "Well, and it is not owned by Amazon :)"

Readgeek performed only so-so when I tried it out after rating the first 25 books I’ve read that the site happened to show me. It suggested a collection of the cartoons, The Far Side by Gary Larson, without even knowing I’m already huge fan. It suggested another book I love, Labyrinths, by the writer Jorge Luis Borges, but that wasn’t a huge stretch given that I had given already given a 10/10 rating to the book, 100 Years Of Solitude of Solitude, which is the most popular book by Gabriel Garcia Marquez, an author often mentioned in the same sentence as Borges.

It also suggested several books that I do like, and I definitely don’t hate—but all are the kind of books many people read in high school English class (or at least I did), such as A Tree Grows in Brooklyn, The Things They Carried, and Darkness at Noon. These are the kind of books that people probably have in common for this very reason.

All in all, it seems like a promising service that could use some improvement. But if you’re looking for more human personalized suggestions, you can try your local library.
 
testei sem logar, só dando notas, é um sistema interessante esse de indicação. depois vou fazer cadastro para ver colé da parte social da coisa e edito o post aqui comentando
 
Ah, que bacana! Sempre quis achar um site assim, mas os que o Google me direcionava não eram muito legais... Espero que esse seja :D
 
Todos os livros que você avaliou (mesmo antes de se cadastrar no site) vão para uma estante como Livros Lidos.
Avaliei o maior número de livros lidos possível (mais de duzentos).
Minhas avaliações não foram de acordo com a qualidade literária dos livros, mas do que gostaria de ler no momento: por exemplo, gostei bastante de Ensaio Sobre a Cegueira, mas não estou com vontade (não neste momento) de ler um livro nesse estilo, então eu o avaliei com nota baixa, e dei notas maiores pra os que quero ler: os de Tolkien, alguns do Stephen King, do Gaiman e do Terry Pratchet.
E dei nota zero pra os que não quero ler de jeito nenhum.

Daí cliquei no botão de indicar livros e apareceram esses aqui:

livros1.jpg
Sinceramente, não me interessei por nenhum deles.
Fora que eu já li a trilogia Fundação do Asimov, mas dei a nota pra cada um dos três livros em separado.
Mas não faço a mínima ideia de onde eles tiraram que eu gostaria de ler O Poderoso Chefão, Maus e As Bruxas de Salem (que eu sei que não é, de jeito nenhum, um livro de terror)! o_O

Esses são os primeiros dez livros, os "Top Ten" que eles acharam que eu iria gostar. =/
O resto, tem mais cem, são, em sua maioria, os de Tolkien, Stephen King, Terry Pratchet e Gaiman (toda a coleção Sandman) que eu não avaliei.
Achei meio frustrante porque o que queria, na verdade, era que me mostrassem autores que eu não conhecesse, livros a serem descobertos.
Não acho ruim me indicarem Os Três Mosqueteiros ou Terry Pratchett, mas foi muito previsível, sabe?
Parece que no final fizeram um "apanhadão" de todos os livros que avaliei (bem ou mal) e indicaram aleatoriamente, tipo: Os Três Mosqueteiros porque avaliei (médio) O Conde de Montecristo; A Arte da Guerra porque avaliei (com nota baixa, usando o critério que descrevi acima) O Príncipe de Maquiavel, e foi por aí.

E não tem como "zerar" as avaliações e começar tudo de novo.
Quer dizer, até dá pra fazer isso, livro por livro, depois que você se cadastra, mas eu não estava com paciência.
 
Tbm não gostei do site... Na verdade o que eu sempre quis encontrar mesmo e uma plataforma parecida com o skoob ou o goodreads (em que vc pudesse adicionar os livros que tem/quer ler) e ela conseguisse prever a partir do meu mood atual (dados esses que a cada visita eu mudaria correspondendo com o modo que estivesse me sentindo) qual seria a melhor leitura... Mas deve ser difícil, eu sei... Se bem que já vi um site mais ou menos assim em que vc definia umas três características que vc queria ler em um livro e o site te mostrava uma lista de livros, mas queria que fossem livros que já conhecesse/tivesse ao alcance... E também os resultados tendiam muito mais para bestsellers la de fora... Enfim, se eu fosse matemático eu fazia um troço assim, que nem o zukerberg no inicio de The social network :dente:
 
As bruxas de Salém :joinha:

Super recomendo

Recomento 'Maus' se gosta de quadrinhos, Clara. Não tem nada de infantil. :yep:

Maus pra mim é obra-prima, mas não sei se a @Clara deseja ler um livro desse tipo no momento.

É isso mesmo, Quickbeam.
Não achei as recomendações ruins, pelo contrário, a maioria parece muito boa.
E acredito nas boas indicações do @Calib e da @Seiko-chan .
Certeza que vou atrás e lerei esses livros assim que tiver oportunidade. :yep:

Mas queria que o site me indicasse algo na área de terror, fantasia e scifi.
E algo que eu não conhecesse, de bons autores não tão famosos, alguém fora do circuito "king-gaiman-asimov".

Por exemplo, ler um livro de determinado autor ou de uma série como a "Discworld", gostar e ir atrás de outros exemplares daqueles autor ou da mesma série, é meio óbvio, todo mundo faz assim, não precisa se cadastrar num site e avaliar vários livros pra isso.
Mais fácil perguntar aqui no fórum, tópicos como este aqui são bem mais úteis nesse sentido.

E veja, não estou criticando, o site é bacana, mas acho que fiquei na mesma expectativa do Gabriel. :think:
 
Tbm não gostei do site... Na verdade o que eu sempre quis encontrar mesmo e uma plataforma parecida com o skoob ou o goodreads (em que vc pudesse adicionar os livros que tem/quer ler) e ela conseguisse prever a partir do meu mood atual (dados esses que a cada visita eu mudaria correspondendo com o modo que estivesse me sentindo) qual seria a melhor leitura... Mas deve ser difícil, eu sei... Se bem que já vi um site mais ou menos assim em que vc definia umas três características que vc queria ler em um livro e o site te mostrava uma lista de livros, mas queria que fossem livros que já conhecesse/tivesse ao alcance... E também os resultados tendiam muito mais para bestsellers la de fora... Enfim, se eu fosse matemático eu fazia um troço assim, que nem o zukerberg no inicio de The social network :dente:

o musicovery segue mais ou menos esta ideia, dava para fazer algo desse estilo com livros XD

o que eu faço quando estou sem ideia do que ler é procurar por um livro que li e gostei muito na amazon, e aí ver aquela lista do "users who bought this item also bought". normalmente funciona. li stoner nesses esquemas.
 
Vou testar no final de semana. É claro que em qualquer sistema que utilize um sistema de algoritmo de processamento de dados, nem tudo é perfeito. Daí de minha parte não irei colocar nenhuma grande expectativa em cima disso.
 
gente, esse post do mundo de k tem mais sugestões de sites similares:

Considerando a interminável (felizmente) lista de romances a serem lidos, muitas vezes encontramos alguma dificuldade em escolher nossas próximas leituras entre tantas opções disponíveis no mercado editorial, seja no caso de novos lançamentos, novas traduções ou de clássicos já consagrados. Alguns sites podem ser úteis para os leitores compulsivos que se martirizam sem saber como definir seus futuros livros, ou simplesmente uma forma divertida de passar o tempo. O inconveniente é que os bancos de dados são constituídos, em sua maioria, por autores em língua inglesa.

What%2BShould%2Bi%2BRead.png
What Should I Read Next? - Basta inserir o nome do autor e/ou título em inglêspara receber sugestões sobre outros livros de estilo semelhante. Clicando no botão info/buy ao lado de cada recomendação o usuário será direcionado para o site da Amazon com sinopse, resenhas e preço.

Whichbook_165x71.jpg
Whichbook - À partir da escolha de quatro categorias entre doze disponíveis, o visitante define as suas preferências e o site recomenda opções de leitura com base na seleção. Como alternativa podem ser escolhidas também caracteristicas dos personagens.

Your%2BNext%2BRead.pngYourNextRead - Este site apresenta uma plataforma mais interativa porque oferece até oito livros similares ao romance escolhido e o usuário tem a opção de acrescentar um ou mais autores e/ou romances de sua preferência. Os livros também estão associados a links para a Amazon.

achei o whichbook legal, até por dar opções de que tipo de livro você quer, e não necessariamente buscar livros similares a outros que vc tenha gostado.
 
"Please be patient while we send our magic elves down to the library.
They are back with your suggestions any moment...
"

Hehehehehe....
 
achei o whichbook legal, até por dar opções de que tipo de livro você quer, e não necessariamente buscar livros similares a outros que vc tenha gostado.

Também gostei mais desse.
Achei bacana as indicações feitas através das categorias escolhidas. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo