• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rocha presa em fenda a 990 metros de altura faz sucesso na internet com fotos radicais

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Localizada na Noruega, a pedra de Kjeragbolten ganhou fama com um viral em 2006 e desde então, se transformou num badalado point de fotos dos aventureiros. A enorme rocha está presa 'naturalmente' numa fenda entre as montanhas Kjerag.

centro-81386.jpg
Localizada a 990 metros de altitude, a rocha está 'encaixada' entre dois paredões de arenito que a equilibram sem nenhuma ajuda extra - Foto: Martin Štěpán

Existem lugares que a natureza cria especialmente para os corajosos e a pedra de Kjeragbolten com certeza está nesta lista radical. A rocha está localizada numa fenda das montanhas gêmeas Kjerag que são as mais altas da região de Lysebotn, na Noruega. Com 5 m³ de volume, a pedra ficou presa após um desmoronamento na região há milhares de anos, porém nos últimos tempos ela ganhou um destaque extra. O lugar se transformou num disputado ponto para fotos incríveis entre os aventureiros que chegam ao topo da montanha.

Localizada a 990 metros de altitude, a rocha está 'encaixada' entre dois paredões de arenito que a equilibram sem nenhuma ajuda extra. A enorme pedra parece que irá se soltar e cair a qualquer momento, mas nem isso afasta os aventureiros que posam para as fotos sem nenhum tipo de proteção. O local que foi formado durante a última Era Glacial possui uma vista ímpar do fiorde de Lysefjord, que é considerado um dos principais pontos turísticos da Noruega. A região também é famosa por ser um tradicional ponto de encontro de 'Base Jumping', que é quando a pessoa pula de paraquedas a partir de uma base fixa.

O penedo que permanece estável há milhares de anos ganhou notoriedade apenas em 2006, quando um viral chamado "Onde está Matt?" se espalhou pela internet mostrando o viajante Matt Harding dançando freneticamente sobre a rocha. Desde então, milhares de turistas percorrem a longa e cansativa trilha até a Kjeragbolten em busca de uma foto para publicar em suas redes sociais. Em períodos de férias, a fila de espera por um clique na Kjeragbolten chega a durar mais de uma hora.

Fiorde de Lysefjord

Conhecido pelos mais 'íntimos' apenas como Lyse, o Fiorde norueguês é o cartão postal do país e é famoso por possuir as principais atrações turísticas da nação-nórdica. Com 42 quilômetros de comprimento e paredões de até 422 metros de altura, Lysefjord se formou há 10 mil anos com água de degelo originária da última Era Glacial.

Outro ponto turístico bastante conhecido que fica em Lyse é o mirante de Preikestolen. Localizado a 604 metros de altura e com 25 m² de área, o platô recebe em média 200 mil visitantes por ano. A trilha até o local é feita por um percurso de 3,8 quilômetros que dura duas horas.

Como chegar

Com passagens aéreas rumo a Oslo a partir de R$ 3420, os voos saem de São Paulo e são operados por companhias internacionais. O percurso com escalas dura aproximadamente 24 horas. O caminho entre a capital norueguesa e a cidade de Lysebotn, onde fica a rocha, pode ser feito pela principal rodovia do país, a Lysebotnvegen.
Após chegar a vila de Lysebotn deve-se pegar uma balsa que atravessa o fiorde até a região das montanhas Kjerag. A dica é aproveitar o percurso para apreciar as belezas idílicas que a localidade oferece. Após o desembarque chegou a hora de fazer a trilha, que dura em média 4h30, rumo à pedra de Kjeragbolten!
Mapa

.
Confira fotos da pedra de Kjeragbolten
centro-81385.jpg
Existem lugares que a natureza cria especialmente para os corajosos e a pedra de Kjeragbolten com certeza está nesta lista radical - Foto: Jean-Francois Gagne
centro-81387.jpg
A região também é famosa por ser um tradicional ponto de encontro de 'Base Jumping' - Foto: Klaus Brandstaetter
centro-81388.jpg
A enorme pedra parece que irá se soltar e cair a qualquer momento, mas nem isso afasta os aventureiros que posam para as fotos sem nenhum tipo de proteção - Foto: Martin Štěpán
centro-81389.jpg
Em períodos de férias, a fila de espera por um clique na Kjeragbolten chega a durar mais de uma hora - Foto: Jean-Francois Gagne
centro-81390.jpg
O penedo que permanece estável há milhares de anos ganhou notoriedade apenas em 2006, quando um viral chamado "Onde está Matt?" se espalhou pela internet - Foto: Jerdam
centro-81391.jpg
O local que foi formado durante a última Era Glacial possui uma vista ímpar do fiorde de Lysefjord, que é considerado um dos principais pontos turísticos da Noruega - Foto: Jerdam
centro-81392.jpg
A rocha se transformou num disputado ponto para fotos incríveis entre os aventureiros que chegam ao topo da montanha - Foto: Roger Nelson
centro-81393.jpg
A rocha está localizada numa fenda das montanhas gêmeas Kjerag que são as mais altas da região de Lysebotn, na Noruega - Foto: Gabriele Balletti
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Subir nessa pedra é algo que me lembra muito as cenas do Coiote do desenho do Papa Léguas que vivia indo parar em coisas assim e sempre se ferrando!
 
Não, ela não cai tão cedo. O granito tem uma densidade de 2,700 kg/m³, ou seja, aquela rocha tem 13 toneladas. Uma pessoa de 80 kg não faz diferença,seria como uma pessoa de 60 kg com o acréscimo de 300 g. Ela tá ali há 10.000 anos sofrendo erosão e a atuação da gravidade, não será uma pessoa que vai fazer ela escorregar. O risco que vejo é na hora de chegar o sair, como na foto onde mostra o cara saindo pra rocha lateral (quinta foto da galeria).
 
Né? Vai que a bendita cisma de cair justo na minha vez de tirar a foto :lol:

Acho mais fácil a pessoa cair por escorregamento nas bordas da pedra. Eu já teria medo de pisar nela com tempo bem seco num dia ensolarado como o das fotos, estando úmido então nem pensar! :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo