• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nazgul e o topo do Vento

Eferos Masopias

Senhor dos Pastéis
Na incrível obra de Tolkien, acho pouco convincente o fato de que 5 Nazgul não tenham tomado o anel no topo do vento, com Frodo a um esticar de braços. Fugiram de um homem (mesmo que fosse o herdeiro de Isildur) com lenha em chamas e 4 Hobbits.
Com o Um Anel ali, tudo se tornava secundário. Os Nazgul devem ter contado uma boa mentira para Sauron para justificar tamanha incompetência.
 
Na incrível obra de Tolkien, acho pouco convincente o fato de que 5 Nazgul não tenham tomado o anel no topo do vento, com Frodo a um esticar de braços. Fugiram de um homem (mesmo que fosse o herdeiro de Isildur) com lenha em chamas e 4 Hobbits.
Com o Um Anel ali, tudo se tornava secundário. Os Nazgul devem ter contado uma boa mentira para Sauron para justificar tamanha incompetência.

Olha, eu não sei se isso fica muito claro nos filmes, ou até mesmo se essa interpretação está correta, mas eu não acredito que os nazgûl seja exatamente guerreiros de alto nível. Acredito que a principal função dos Nove Anéis era fragmentar os reinos dos Homens. Além disso, uma vez aprisionados na escuridão, parece que os nazgûl tinham o objetivo de instilar medo. Aragorn, por sua vez, é praticamente um Batman. Ele é invencível e sem medo. Acho que por esses motivos é que a batalha em Weathertop terminou daquerla forma.
 
Pois é, mas daí um dos 9 vem querer desafiar Gandalf mais adiante, se 5 deles correm de um homem. Pega o anel e corre do homem então, mas deixar o anel pra trás? Acho impensável dada a importância da busca. Depois perseguem freneticamente aquele outro elfo que esqueci o nome (que no filme foi a Arwen). Sauron passa o maior aperto procurando o UM anel, pela Terra Média toda e na hora de pôr a mão, os Nazgul simplesmente fogem de um homem? São uns trapalhões. Deixaram Frodo escapar do Condado quando estavam pelas redondezas.
 
Última edição:
Pois é, mas daí um dos 9 vem querer desafiar Gandalf mais adiante, se 5 deles correm de um homem. Pega o anel e corre do homem então, mas deixar o anel pra trás? Acho impensável dada a importância da busca. Depois perseguem freneticamente aquele outro elfo que esqueci o nome (que no filme foi a Arwen). Sauron passa o maior aperto procurando o UM anel, pela Terra Média toda e na hora de pôr a mão, os Nazgul simplesmente fogem de um homem?

Sei lá, não sabemos exatamente como seria esse confronto entre o nazgûl e Gandalf, né? Seria um duelo de luz e sombra? De medo contra esperança? Seria algo físico? Realmente ele encarou Gandalf, só que Mithrandir, naquele momento, representava mais a esperança para os soldados de Gondor - e é justamente essa esperança que o nazgûl, que inspirava medo em todos, precisava quebrar.

Eu concordo que é um pouco estranho e estou tentando racionalizar da melhor forma possível.
 
Eu também estranhava tal ocorrência. No caso do Topo do Vento, não fora a ação de Aragorn (como mostrada no filme), mas sim o ataque repentino de Frodo e uma "oração em prol de Elbereth/Varda" repudiante aos fantasmas de Sauron, e que deu uma força e coragem repentina (e inesperada) ao personagem:

Naquele instante, Frodo se jogou para frente em direção ao chão, e ouviu a própria voz gritando alto: Ó Elbereth! Gilthoniel! Ao mesmo tempo, golpeou os pés dos inimigo.

Tanto que o Rei Bruxo evitou (eu acho) tal assertiva nos Vaus:

Por Elbereth e Lúthien, a Bela - disse Frodo num último esforço, levantando a espada - Vocês não terão nem o Anel, nem a mim!

Então o líder (witch king), que já tinha atravessado o Vau até a metade, levantou-se nos estribos, ameaçador, e ergueu a mão. Frodo foi tomado por uma espécie de adormecimento. Sentia a língua aderindo à boca, e o coração batendo com dificuldade.

O que não fora o caso de Laracna ao enfrentar Samwise:

Então sua língua se soltou e sua voz gritou numa língua desconhecida:

A Elbereth Gilthoniel
o menel palan-diriel,
le nallon si di'ngurutho!
A tiro nin, Fanuilos!

Com isso levantou-se cambaleando e outra vez era Samwise, o hobbit, filho de Hamfast. (...) Como se o espírito indomável do Hobbit tivesse colocado sua força em ação, o cristal se acendeu de repente (...) Queimava como uma estrela que, saltando do firmamento, corta o ar escuro com uma luz intolerável

Cortesia de Varda:

Varda.jpg

Lembrando que a arma de Frodo fora um achado nas Colinas dos Túmulos. Colinas historicamente ligadas aos inimigos do Rei de Angmar e que forjaram armas fatais as "essências fantasmagóricas", conforme ocorrido com a espada de Merry:

Assim desapareceu a espada das Colinas dos Túmulos, trabalho do Ponente. Mas feliz teria ficado se soubesse o destino dela aquela a forjou lentamente, há muito tempo no Reino do Norte, quando os Dúnedains eram jovens, e o maior de seus inimigos era o terror do reino de Angmar e de seu rei feiticeiro. Nenhuma outra lâmina, nem que mãos mais poderosas a tivessem brandido, teria causado naquele inimigo um ferimento tão terrível, abrindo a carne morta-viva, quebrando o encanto que prendia seus tendões invisíveis à sua vontade

Sobre o confronto de Witch king vs Gandalf, o branco. Há um escrito de Tolkien que fala (na carta 210) dos "Demonics force" que anabolizaram o rei feiticeiro, a ponto de torná-lo uma arma ativa além do medo inato que gerava nos adversários, tanto quê ele conseguiu se aproximar de uma região "em chamas" (sendo o fogo uma arma contra os Nazgûl) no cerco a Minas Tirith, mas continuou assim mesmo:

O Rei-Bruxo, seu líder, é mais poderoso do que os outros de todas as maneiras; mas ele ainda não deve ser elevado à estatura do Vol. III. Lá, colocado no comando por Sauron, é conferida a ele uma força demoníaca adicional. Mas, mesmo na Batalha do Pelennor, a escuridão recém acabara de irromper. Vide III 1143.

Lembrar também que Sauron parece ter abrido mão de ter feito esse acréscimo ao Rei de Angmar quando os 9 Nazgûl irromperam em Eriador em busca do Portador do Anel. E isso é óbvio, pelo segredo da missão em confronto a "vigilância" dos Sábios, bem como o poder de Sauron (e na verdade de nenhum ser em Eä) não serem "Ex-nihilo" ou Mana/energia perpétua, como vemos por aí nas Hqs, filmes e afins. O poder Saurônico depende da captação do "Elemento Morgoth" que está espalhado na Terra-Média, e provavelmente no Universo, mas uma vez utilizado, aquela porção não teria (supostamente) retorno. Uma vez, e sem retorno.

Tanto que Morgoth não era nem uma sombra do que fora como Melkor.

E Sauron, astuto, fez o Um anel como instrumento para captar (ou acessar) o ingrediente/essência degradante, maligna (necromântica) e entrópica de seu antigo Mestre.
 
Última edição:
Um fato que acho inadmissível é no filme RdR o Rei-Bruxo quebrar o cajado do Gandalf.

Aquilo ali foi sandice pura do PJ, pura incoerência.

Se Aragorn pôde com cinco Nazgul e foi, de certo modo, subjugado por Gandalf em Fangorn, quando ele pensava ser Saruman, como poderia, portanto, o Rei-Bruxo subjugar Gandalf?
 
Colegas, quando citei essa situação, não levei o filme em consideração, porque gosto muito dele, mas não o levo à sério. Então, eu estranho os ocorridos mesmo conforme ocorrem no livro. Ragnaros., eu nunca tinha pensado nisso, que a espada de Frodo poderia ter sido forjada nos moldes da de Merry e, portanto, poderia atingir o Rei dos Bruxos. Sempre assumi que o grito agudo que cortou a noite fora de Frodo. Poderia ser do Nazgul? Ainda me convenço de que não, porque Passolargo encontra a capa preta do amigão com um rasgo, e sugere que aquele rasgo foi a única coisa atingida por Frodo. Ele ainda diz que espadas que perfuram esse inimigo são destruídas, ao passo que a de Frodo não está danificada. Parece que só a capa, e não o próprio líder dos Nazgul fora atingida pelo golpe, como fora mais tarde pelo golpe de Merry.
E mesmo depois de Frodo clamar "Ó Elbereth! Giltoniel!" o Nazgul ainda o atacou. Então nem a oração o parou, apesar de Aragorn mencionar que fora terrível para o inimigo a ouvir.
Tudo sugere que, como mostrado no filme e escrito no livro, foi Aragorn pulando do nada com lenha em chamas que os espantou.

Bem, Aragorn diz: "Acho que posso entender melhor as coisas agora. Parece que só havia cinco inimigos. Por que não estavam todos aqui, não sei; mas não acho que esperavam encontrar resistência. Retiraram-se por enquanto. Mas receio que não estejam longe. Voltarão quando chegar outra noite, se não conseguirmos escapar. Estão apenas esperando, porque acham que seu propósito está quase realizado, e que o Anel não pode ir muito mais longe."
Mesmo assim, considerando quem são os nazgul, e a necessidade do Anel (que torna secundária qualquer outra necessidade), ele hesitaram demais! Tudo poderia acabar ali. Agora, se correm de madeirinha em chamas e tem medinho só porque encontraram uma resistência e não estavam em nove, e em vez de investir contra o portador do Anel, esperam até que ele sucumba (ou seja, escolhem o caminho mais fácil) então eu nem os mandaria atrás do Anel.

Brunus, concordo com você. O Rei dos Bruxos acabar com o cajado do agora "Gandalf, o Branco", já é demais.
 
Última edição:
São uns trapalhões.
Sobre isso,eu chamei dois amigos meus para ver a trilogia e rimos muito principalmente no primeiro filmes com as cenas dos Nazgul...Desde ele olhando certinho a árvore e desistindo oq ouviu um barulho,eles na perseguição que param quando a elfa para e ela chamando eles que quando se deparam com o rio atacando eles em vez de correrem para as bordas (o que daria tempo) correm na direção do rio fugindo dele,a parte do travesseiro então nem se diz,eu imaginei na mente deles "Hehehe agora eu pego eles e o anel e Sauron vai ficar feliz"eles esfaqueiam os travesseiros "Caramba como assim eles não tão aqui,são travesseiros oh meu Deus eu fui enganado"...Isso me encomodou até que bastante...O cara mais poderoso de Sauron (dito no filme) perde o pseudo dagrao dele em 2 espadada e depois de errar vários golpes só focando na pessoa a frente não vê o Hobbit em seu lado...Imagina o pior guerreiro deles habdh (ri mto o jeito que o Nazgul pega fogo corre tbm)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo