• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2015

Minha meta é apenas ler todos os livros que comprei em 2013/2014 e não li nenhum. Kkkkk
entre eles, Game of Thrones, Jogos Vorazes.
 
Essas foram minhas metas pra 2014 (não cumpridas, as duas últimas cumpridas parcialmente):

- Moby Dick - Melville
- Guerra e Paz - Tolstoi
- Ler alguma coisa de Bernard Cornwell, se possível mais de um livro, já que nunca li nada dele;
- Reler a trilogia Fundação de Asimov, pela edição da Aleph;
- Atualizar sempre o Censo Literário 2014, aqui do Valinor;
- Atualizar também o Censo de Livros Adquiridos, pra ver se consigo me controlar melhor, já que ano passado gastei os tubos em livros. =/

Mantenho todas pra 2015 e acrescento: ler/reler todos os livros de J.R.R. Tolkien que tenho.
 
Por enquanto...
- Ler 25 livros. Pouco, mas é mais do que eu li nos ultimos dois anos. Ano de vestibular, também... (desculpa para ler menos? haha)
- Ler os livros que eu comprei nos ultimos meses, principalmente o Proust e Fundação (Asimov).
- Tomar vergonha na cara e voltar a ler Poe. Comprei a edição linda do Narrativa de A. Gordon Pym da Cosac e tá jogado aqui.
- Reler meu livros do Tolkien, mas dessa vez seguindo essa ordem.
- Nao comprar livros fisicos (tá. Pode vir, Beowulf. On Writing também :|). Eu amo meu kobo e tá na hora de demonstrar meus sentimentos.
 
Ano que vem pretendo ler com raiva pra me vingar da frustração desse ano... Quero ler pelo menos 50 livros dentre esses aí (listinha a moda do @G). A ideia é limpar as bibliotecas a minha volta, mas não ligo de comprar não.

Prosa

Dom Quixote, Decamerão, 1001 noites (1, 2 e 3), Tolkien (O Senhor dos Anéis, O Hobbit), Tirant lo Blanc, Moby Dick, Russos (Tchekov, Turgueniev, Puchkin, Gontcharov, Gogol, Dostoiévski, Nabokov), Japoneses (principalmente o Kawabata), Sebald, Bolaño (2666, Os detetives selvagens etc), Brasileiros (Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Machado e contemporâneos (Daniel Galera, Bernardo Carvalho, etc)), Joyce, Saramago, Proust, Rabelais, Philip K. Dick, Ray Bradbury, Goethe (Wilhelm Meister, Afinidades eletivas), Sterne, Faulkner, Saul Bellow


Poesia
Gregos e romanos (Hinos homéricos, Safo, Trabalhos e os dias e Teogonia, Virgílio, Horácio, Ovídio etc) Ilíada e Odisseia, Divina Comédia, Petrarca, Orlando Furioso, Rimbaud, Valéry, Baudelaire, Verlaine, Robert Frost, Wallace Stevens, Auden, Cummings, Pound, Eliot, Rilke, Pessoa, Drummond, Cecília Meireles, Ana Cristina César, Maiakóvski, Anna Akhmatova, poesia chinesa e Basho, brasileiros e americanos contemporâneos


Teatro
Gregos, Shakespeare, Racine, Corneille, Molière, Beaumarchais, Qorpo Santo, Eugene O’Neill, Jean Anouilh


Filosofia
Bakhtin, Kant, Wittgenstein, Nietzsche, Schopenhauer, John Austin, John Searle, Vico, Foucault, Filosofia da História e História da Filosofia


Sociologia
Ulrich Beck, Anthony Giddens, Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky


Se o dólar e o euro deixarem
Don Delillo, Thomas Pynchon, Poesia francesa medieval e africana, poesia nórdica épica, Jane Austen, Stendhal, Victor Hugo, franceses contemporâneos, Alice Munro, Tristan Corbière, Camus

Vários livros de História e Arte e quadrinhos.
 
Última edição:
Minhas poucas resoluções pra 2015 são ler ao menos 24 livros (2 por mês), sem preguiça (ao menos 7500 páginas - 300 por livro) e que não sejam menos que 4 estrelas (vide GoodReads). Odeio perder meu tempo com livro ruim, normalmente gasto uma a duas horas pra selecionar o próximo livro.
 
Esse ano foi ruim pra dedéu... Quando não foi a preguiça interferindo, foram mil e uma tarefas diárias que interrompiam meu fluxo de leitura e me desanimava... Pro ano que vem quero só ler qualquer coisa que eu tiver aqui ainda não lida (e é muita a quantidade de livros na estante em standby) e ler bastante... De todo modo, não tenho con$eguido comprar nada ultimamente, assim não vejo como me preocupar com o aumento da pilha =p
 
Aaaah bom. Mas daí é uma loteria.

Há críticos de confiança, sites especializados que você aprende a confiar, lista de selecionados a prêmios que te dizem algo, indicação de amigos. Nem de longe precisa ser loteria
 
Minha lista para 2015:

Janeiro:
1- Ana Karenina - Leon Tolstoi
2- Angustia - Graciliano Ramos
3- O pequeno principe - exupery

Fevereiro:
4- O Bosque das Ilusões Perdidas - Alain-Fournier
5- Admiravel mundo novo - Huxley
6- 1984 - Orwell

Março:
7- O Apanhador no Campo de Centeio - Salinger
8- Os irmãos Karamazov - Dostoievski
9- O lobo da Estepe - Hesse

Abril:
10- Madame Bovary - Gustave Flaubert
11- O processo - Kafka
12- O estrangeiro - Camus

Maio:
13- O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
14- Hamlet - Shakspeare
15- Por quem os sinos dobram - Hemingway

Junho:
16- Coração das Trevas - Conrad
17- As viagens de Gulliver - Swift
18- Lollita - Nabokov

Julho:
19- Sagarana - Rosa
20- 125 contos de maupassant - maupassant
21- Robinson Crusoé - Defoe

Agosto:
22- Huckleberry Finn - Mark Twain
23- A nausea - Sartre
24 - As vinhas da Ira - Steinback

Setembro:
25 - Grandes esperanças - Dickens
26 - Retrato de uma Senhora - Henry James
27- A guerra dos mundos - Wells

Outubro:
28- O complexo de Portnoy - Roth
29 - Esperando Godot - Samuel Beckett
30 - Revolta na Lua - Heinlein

Novembro:
31- Contato - Sagan
32- Doutor Fausto - Mann
33- O Tambor - Grass

Dezembro:
34- Som e a furia - Faulkner
35 - Macunaima - Mario de Andrade
36- Tropico de cancer - Henry Miller
37- Fahrenheit 451- Bradbury

Fim! Espero conseguir tudo haha Foram todos escolhidos com muito cuidado.
 
Última edição:
2013:
Ler Ulysses
Ler O mestre e Margarida

2014:

Li O mestre e Margarida inteiro. Li o primeiro capítulo de Ulysses. :timido:

Pra 2015:
Ler os livros que comprei/ganhei e ainda não li. São mais de 30.

Ulysses
Livro das mil e uma noites, volume III: ramo egípcio
As Mil e Uma Noites, volume IV: ramo egípcio
Sense and Sensibility
Pride and Prejudice
Mansfield Park
Northanger Abbey
Persuasion
Os Pioneirismos de Pernambuco
Cartas do Papai Noel
The History of Middle Earth: Part One
The History of Middle Earth: Part Two
The History of Middle Earth: Part Three
No Country for Old Men
The Road
O Trono De Fogo (As Crônicas dos Kane #2)
Cyrano de Bergerac
Os Miseráveis
A Menina sem Qualidades
Viagens De Gulliver
Moby Dick
O Sinal e o Ruído: Por Que Tantas Previsões Falham e Outras Não
O Grande Gatsby
Alta Fidelidade
Tequila Vermelha (Tres Navarre #1)
[Manual prático de bons modos em livrarias]
O Livro dos Códigos: A Ciência do Sigilo - Do Antigo Egito à Criptografia Quântica
Ritos de Passagem
Anna Kariênina
O Último Reino (Crônicas Saxônicas, #1)
The World of Ice & Fire: The Untold History of Westeros and the Game of Thrones
A Sombra da Serpente (As Crônicas dos Kane #3)
A Marca de Atena (The Heroes of Olympus, #3)
A Casa de Hades (Heroes of Olympus, #4)
O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo, #5)
 
Última edição:
Única coisa mais maluca que eu vi foi o Contato do Sagan. Não que o livro não preste, pelo contrário, mas na sua seleção de clássico eu senti ele deslocado (ao contrário do Fahrenheit 451, que encaixa bem)

Alguma razão específica pra ele?

Perfeito! Muito bem observado! A razão pela qual este livro está na lista é, exclusivamente, por causa de hoje, para ser mais exato. Estou vendo, por estar de férias, o seriado arquivo x; e estou envolvido de certa forma com a cosmologia e ufologia, então hoje pela manhã acabei vendo uma entrevista, super interessante, em que estavam presentes: Stephen Hawking, Carl Sagan e Arthur C. Clarke. Fiquei na dúvida entre o Clarke e o Sagan para estarem presentes na lista, porém, já li o 2001 do Clarke e nada do Sagan. Então, resolvi ler um livro do Sagan para entender melhor o cara. Ae você me pergunta: Porra, viu a entrevista hoje e vai ler o livro só em Novembro? Quase 1 ano depois...Poise haha Até o dia de hoje, a lista já estava pronta, até Novembro hahaha A fila é grande, vai ter que esperar infelizmente. :)
 
Única coisa mais maluca que eu vi foi o Contato do Sagan. Não que o livro não preste, pelo contrário, mas na sua seleção de clássico eu senti ele deslocado (ao contrário do Fahrenheit 451, que encaixa bem)

Alguma razão específica pra ele?

"Contato" não é considerado um dos melhores livros de sci-fi?

EDIT: Não queria me meter em conversa alheia, mas é que esse livro é incrível! Incrível mesmo! Uau! :D
 
Perfeito! Muito bem observado! A razão pela qual este livro está na lista é, exclusivamente, por causa de hoje, para ser mais exato. Estou vendo, por estar de férias, o seriado arquivo x; e estou envolvido de certa forma com a cosmologia e ufologia, então hoje pela manhã acabei vendo uma entrevista, super interessante, em que estavam presentes: Stephen Hawking, Carl Sagan e Arthur C. Clarke. Fiquei na dúvida entre o Clarke e o Sagan para estarem presentes na lista, porém, já li o 2001 do Clarke e nada do Sagan. Então, resolvi ler um livro do Sagan para entender melhor o cara. Ae você me pergunta: Porra, viu a entrevista hoje e vai ler o livro só em Novembro? Quase 1 ano depois...Poise haha Até o dia de hoje, a lista já estava pronta, até Novembro hahaha A fila é grande, vai ter que esperar infelizmente. :)

"Contato" não é considerado um dos melhores livros de sci-fi?

EDIT: Não queria me meter em conversa alheia, mas é que esse livro é incrível! Incrível mesmo! Uau! :D

Ele é um grande livro de SciFi, um top100 com certeza (mesmo um top50), mas não um definidor de estilo nem um divisor de águas. Nessa lista de clássico um Fundação, Estranho numa Terra Estranha, O Fim da Infância seriam menos estranhos. Ou, caso queira um livro mais novo mas mais importante que Contato, podemos pegar Neuromancer, do mesmo ano

Enfim, me meio a tantos clássicos, Contato parece deslocado na lista. Eu recomendaria praticamente qualquer coisa do ABC da SciFi (Asimov-Bradbury-Clarke) no lugar. Que tal Crônicas Marcianas? =]
 
Mas se já tem o Bradbury e o Heinlein, que mal tem um Sagan aleatório? :hihihi:


(Opinião personalíssima: ainda dá tempo de trocar o Macunaíma por coisa melhor hahaha)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo