• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Projeto Infográfico e Dúvidas

Leonardo Fuso

Usuário
Muito bom dia à todos! Sou novo no fórum - fiz meu cadastro hoje mesmo - mas acompanho as obras de Tolkien e sua mitologia há algum tempo já. Um grande amigo meu, que recomendou-me o fórum, sugeriu que deveríamos criar um Infográfico da obra Silmarillion. A ideia surgiu depois de muitas das discussões nossas sobre a mitologia de Tolkien acabarem com o simples dizer: Silmarillion poderia ser mais fácil de ler.
Eu sempre desejei que a obra fosse expandida, como em Os Filhos de Húrin e A Queda de Gondolin, infelizmente talvez uma realidade distante. Está além de meus poderes uma própria expansão nossa da obra Silmarillion, então, por que não um Infográfico de fácil entendimento? Eu penso em alguns resumos, com a linha cronológica das Eras e alguns trechos das cartas de Tolkien/Contos Inacabados. Com informações úteis e algumas curiosidades. Um pouco maior do que a recente postagem do blog Legião dos Heróis, sobre o mundo do Senhor dos Anéis.

Para quem não sabe o que é um Infográfico, vai alguns exemplos:

http://www.webcoregames.com.br/wp-c...s-jogos-e-advergames-no-brasil-e-no-mundo.jpg

e

http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/prevenir-a-seca-infografico-super-agosto.jpg

Vocês tem alguma sugestão para ajudar-nos nessa iniciativa? Estávamos pensando em começar pela descrição e explicação dos Balrogs, exatamente como se fosse no programa Fantástico: De onde vem, o que comem, onde vão? - brincadeiras a parte -

E também, junto a esse pedido, uma dúvida: Eu tenho a ideia de que os Dragões na Terceira Era eram raros, difíceis de se encontrar, até porque, durante a Guerra do Anel, seriam com certeza uma arma preciosa para Sauron controlar. Entretanto, há um dragão famoso escondido esse tempo todo na Montanha Solitária, Erebor, nosso amigo Smaug. Até aí, nada de estranho, não? Mas se dragões são tão raros de se encontrar - se eu não estiver errado - como os anões sabiam tanto sobre um dragão? Como tinham defesas prontas para um dragão? Era implícito que essas defesas culminam na lógica de que havia, em alguma época, frequentes ataques de dragões, mas por que ali e nenhum outro lugar mais?

A pergunta, resumidamente, é: Se existia tanta proteção contra dragões, como é dito ter, na Vila do Lago - se bem me recordo o nome - e em Erebor, por que os mesmos são tão raros? E se eles são tão raros, por que são tão conhecidos? Isso parece um tanto confuso para mim.

Logo mais, obrigado pela atenção e pela oportunidade de oferecer à proposta do Infográfico. E obrigado a todos os outros, que serviram de grande ajuda intelectual para minha leitura, através de suas incontáveis postagens nesse fórum.

E desculpem já adiantado por qualquer erro gramatical ou não nesse post ou nos próximos, vindos de mim. =)
 
Com relação a pergunta sobre a guerra de anões e dragões há algumas referências:

Cold-drakes were, to the best of our knowledge, lesser dragons; those of dragon-kind who did not have the ability to make fire.

They were used by Morgoth in the wars of the First Age, though no specific mention of them in this period remains in Tolkien's published work. After the War of Wrath, in which most would have perished, some few seem to have escaped into the northern regions of Middle-earth, beyond the Grey Mountains.

As the millennia passed, their numbers grew, until they became a serious threat in the later centuries of the Third Age to the Dwarvesthat inhabited the Grey Mountains, whom they eventually made war against. In the year 2589 of the Third Age, Dáin I, King of Durin's Folk, and his second son Frór were slain at the gates of their halls by a Cold-drake. The attacks of these fearsome creatures persuaded most of the Dwarves to migrate eastwards from the Grey Mountains, and it was soon afterwards that the Iron Hills and Erebor became the major dwellings of the Longbeards.

Of the history of the Cold-drakes after this period we are given no hint. Four hundred years later, at the time of Bilbo Baggins' journey to Erebor, they seem to have left the Grey Mountains (at least, Gandalf makes no mention of them when describing the dangers of that region). It is possible that the Orcs who colonized the mountains after the departure of the Dwarves drove them back into the cold wastes to the north, or that the Dwarves did after they retook them. However, we can do no more than speculate on their ultimate fate.

[edit] References
http://tolkiengateway.net/wiki/Cold-drakes

Quer dizer, havia dragões menores (não cuspidores de fogo que ainda atormentavam os anões no norte).
 
Muito obrigado, galera! Eu estou, junto com o meu amigo já citado, resolvendo como iremos fazer! Nós vamos atualizando esse tópico com novidades =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo