• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Batalha dos Cinco Exércitos

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Bom, resolvi abrir este tópico para discutirmos a respeito da Batalha dos Cinco Exércitos.

Quem leu as obras de Tolkien sabe que a Batalha dos Campos de Pelennor foi a maior que já teve na Terra Media na Terceira Era.

Com relação a Batalha em Erebor, mesmo não tendo uma gama grande de descrição no livro do Hobbit, vocês considerariam essta batalha como a segunda maior que ocorreu na Terra Media depois de Pelennor? Levando em consideração o posição geográfica da Montanha e os números de envolvidos nela?
 
Da parte dos anões na Batalha dos Cinco Exércitos , Roac fala para Thorin que Dain estava chegando com mais de 500 anões.
 
Acho difícil, mesmo porque acredito que a Batalha do Abismo tenha sido mais importante tanto pelo seu impacto na Guerra do Anel (que nada tem a ver com a dos Cinco Exércitos) quando pelo número de envolvidos
 
Se for falar do tamanho do impacto sobre a Guerra do Anel e o destino da Terra Média, com certeza a do Abismo de Helms teve uma maior importância, mas sobre a quantidade, é bom lembrar de alguns detalhes na batalha de Erebor.

"Cada contraforte podia ser atingido por trilhas que desciam da massa principal da Montanha, ao centro, e os defensores estavam em número pequeno demais para barrar o caminho por muito tempo."

Agora vamos fazer algumas especulações;

Anões: pelo menos 500
Elfos: 1000 lanceiros, acho que não é citado mais números sobre guerreiros elfos, então vamos supor que ao todo o exército élfico fosse 2000 soldados.
Homens: Não é citado nenhuma quantidade de homens, mas já que a Cidade do Lago foi atacada e morreram homens de guerra, vamos considerar um numero menor do que o exército élfico, uns 1000 homens.
Se juntarmos tudo isso vai ter pelo menos 3500 guerreiros "do bem".
No livro O Hobbit, são citados pelo menos 3 contrafortes da Montanha: Sul, Leste e Oeste.
Supondo que o exército do "bem" tenha ido para cada contraforte para defender a montanha, iriam por volta de 1000 à 1200 para cada lado.
E já que "Os defensores estavam em número pequeno demais para barrar o caminho por muito tempo.", vamos supor que os orcs fossem com um numero de 3000 para cada contraforte. O que dá ao todo 9000 guerreiros "do mau" (contando orcs e wargs).
Então a quantidade ficaria no minimo em torno de 12500 na batalha (sem contar as águias).

Não sei se estou sendo muito sem noção com os números, mas é como eu imagino! :hxhx:
 
Se for falar do tamanho do impacto sobre a Guerra do Anel e o destino da Terra Média, com certeza a do Abismo de Helms teve uma maior importância, mas sobre a quantidade, é bom lembrar de alguns detalhes na batalha de Erebor.

"Cada contraforte podia ser atingido por trilhas que desciam da massa principal da Montanha, ao centro, e os defensores estavam em número pequeno demais para barrar o caminho por muito tempo."

Agora vamos fazer algumas especulações;

Anões: pelo menos 500
Elfos: 1000 lanceiros, acho que não é citado mais números sobre guerreiros elfos, então vamos supor que ao todo o exército élfico fosse 2000 soldados.
Homens: Não é citado nenhuma quantidade de homens, mas já que a Cidade do Lago foi atacada e morreram homens de guerra, vamos considerar um numero menor do que o exército élfico, uns 1000 homens.
Se juntarmos tudo isso vai ter pelo menos 3500 guerreiros "do bem".
No livro O Hobbit, são citados pelo menos 3 contrafortes da Montanha: Sul, Leste e Oeste.
Supondo que o exército do "bem" tenha ido para cada contraforte para defender a montanha, iriam por volta de 1000 à 1200 para cada lado.
E já que "Os defensores estavam em número pequeno demais para barrar o caminho por muito tempo.", vamos supor que os orcs fossem com um numero de 3000 para cada contraforte. O que dá ao todo 9000 guerreiros "do mau" (contando orcs e wargs).
Então a quantidade ficaria no minimo em torno de 12500 na batalha (sem contar as águias).

Não sei se estou sendo muito sem noção com os números, mas é como eu imagino! :hxhx:


O que eu vi no Tolkien Gateway foi: 1000 elfos, 500 anões e 200 homens. Só que nos livros eu apenas encontrei referências sobre "1000 lanceiros" (mas o exército dos elfos poderia ter mais soldados, além de lanceiros) e sobre os 500 anões. Nada é dito sobre os orcs e wargs, exceto que eles eram em grande número. Na batalha dos campos de Pellenor é dito que os haradrim eram 3 vezes mais numerosos que os rohirin. Então vá lá, vamos assumir que os orcs e wargs também eram 3 vezes mais numerosos.

Fazendo então 2000 elfos + 500 anões + 500 homens (aumentando de propósito), temos 3000 soldados e possivelmente 9000 inimigos. 12 mil envolvidos acho uma estimativa razoável, embora com poucas bases e muita especulação.
 
Embora a Batalha de Helms fosse estrategicamente mais importante, sempre achei a Batalha dos Cinco Exércitos como uma das maiores que já existiu na Terra média pós Guerra da Última Aliança.

Embora tenha uma outra que eu achei surpreendente que foi a Batalha dos Campos de Celebrant, onde Eol se não me engano lutou com mais de 12 mil cavaleiros.
 
Embora a Batalha de Helms fosse estrategicamente mais importante, sempre achei a Batalha dos Cinco Exércitos como uma das maiores que já existiu na Terra média pós Guerra da Última Aliança.

Embora tenha uma outra que eu achei surpreendente que foi a Batalha dos Campos de Celebrant, onde Eol se não me engano lutou com mais de 12 mil cavaleiros.

A gente pode até tentar estimar os exércitos das outras batalhas (isso se essa conta já não foi feita... @Neithan?), mas duvido que a Batalha dos Cinco Exército seja top 3 em quantidade de envolvidos na Terceira Era.
 
A gente pode até tentar estimar os exércitos das outras batalhas (isso se essa conta já não foi feita... @Neithan?), mas duvido que a Batalha dos Cinco Exército seja top 3 em quantidade de envolvidos na Terceira Era.

O foda é que temos pouquíssimas informações sobre ela, uma vez que o capítulo Explode Tempestade é muito pequeno.
 
ESSA BATALHA FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES MAS NÃO ESTÁ ENTRE NEM ENTRE AS TRÊS PORQUE DURANTE A TERCEIRA ERA EXISTIU INÚMERAS BATALHAS
 
Vale lembrar também que em 2799 teve A Batalha de Nanduhirion e se não me falhe a memória é dita como a maior guerra travada por anões, estes levaram desde 2790 à 2793 só para formar um exército com anões de diversas casas, também A Batalha de Nanduhirion foi só o término que aconteceu no portão leste de Moria; Azog foi morto por Dáin II nesse contexto.
 
Nem a de Minas Tirith entraria num TOP 3 da Terceira Era. Durante o apogeu de Gondor, a vanguarda de seu exército já era de 8 mil homens. As batalhas contra os orientais, como os Carroceiros, foram mais numerosas.
 
Nem a de Minas Tirith entraria num TOP 3 da Terceira Era. Durante o apogeu de Gondor, a vanguarda de seu exército já era de 8 mil homens. As batalhas contra os orientais, como os Carroceiros, foram mais numerosas.

Só que essas batalhas entre Gondor e os orientais duraram anos e anos, né? Fica um pouco difícil de comparar assim.
 
Só que essas batalhas entre Gondor e os orientais duraram anos e anos, né? Fica um pouco difícil de comparar assim.

As batalhas não duraram anos, as guerras sim, foram acho que duas ou três guerras entre eles.
 
As batalhas não duraram anos, as guerras sim, foram acho que duas ou três guerras entre eles.

Sim, Neithan, isso eu sei. A questão é se somente quando somamos essas batalhas ao longo dos anos é que a guerra entre Gondor e os Orientais supera outras guerras da Terceira Era. Sei lá, ficou confuso? Tem o grande evento da Guerra do Anel que pode ser dividido em batalhas individuais (como a de Minas Tirith), mas essa dos carroceiros nós não sabemos dividir, né?
 
Sim, Neithan, isso eu sei. A questão é se somente quando somamos essas batalhas ao longo dos anos é que a guerra entre Gondor e os Orientais supera outras guerras da Terceira Era. Sei lá, ficou confuso? Tem o grande evento da Guerra do Anel que pode ser dividido em batalhas individuais (como a de Minas Tirith), mas essa dos carroceiros nós não sabemos dividir, né?

Ah sim, são poucas as batalhas descritas. Teve a revolta em Rhovanion, a batalha em Dagorlad e a batalha do Acampamento. Mas dá pra dividir sim, pelos Contos Inacabados. Lógico que não temos nem 1/5 de informações sobre efetivos militares exatos, mas em dados aproximados, dá pra ter uma noção, de que, por exemplo, a Vanguarda do exército de Gondor era composta de 7mil homens. Com isso dá pra considerar que o grosso do exército deveria passar facilmente dos 30, 40 mil homens. O que é mais que o dobro do que os homens em Minas Tirith na batalha dos Campos de Pelennor.

Enfim, fazendo uma suposição porca, eu chutaria que a batalha de Minas Tirith não ficaria nem num TOP3 da Terceira Era. A queda de Angmar teve uma frota gigantesca vindo de Gondor para auxílio de Arnor; a ja citada batalha em Dagorlad e a tomada de Umbar por Gondor (e depois de volta pelos Haradrin) aparentam ser maiores, pois ocorrem durante o apogeu Gondoriano, onde seus exércitos eram gigantescos.

Mas é aquela coisa, batalha mais decisiva não significa a maior em efetivo militar. :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo