• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2015

Bruce Torres

Let's be alone together.
Ano acabando e... bom, é a vida, que tem dessas desditas. :lol:

Então, o que vocês esperam ler no próximo ano que não tem Copa nem nada pra distrair a atenção de todos? :lol:
 
Tenho até vergonha de procurar minhas resoluções pra 2014.
Porque sei que não cheguei nem perto de cumprir qualquer uma delas! :chibata:

Mas vou pensar nas de 2015 e depois posto aqui.
De qualquer jeito não vai ser difícil superar os mixos 30 livros que li esse ano. o_O
 
Bem... Minhas resoluções para 2014 foram um fiasco, mas eu sou BR não desisto nunca.
Apesar de que eu terei um TCC para fazer no primeiro semestre e talvez um concurso público dos bons mais adiante, vou manter como resolução principal a leitura de 12.000 páginas.
Também quero reduzir o custo com livros para no máximo R$ 500,00.

Como eu vou dispor essas doze mil páginas é uma incógnita. Tenho algumas preferências:

Épicos: Ilíada, Odisseia, Eneida, Orlando Furioso, Jerusalém Libertada, Paraíso Perdido, Paraíso Reconquistado, Divina Comédia, Os Lusíadas, Kalevala, Beowulf, Gilgamesh.

Teatro: Mais gregos, Sêneca, Shakespeare, Corneille, Racine, Fausto, Molière, Cyrano.

Poesia: Drummond, Pessoa, Ana Cristina Cesar, alguma coisa contemporânea.

Prosa: Geoffrey Chaucer, Miguel de Cervantes, Stendhal, Victor Hugo, Honoré de Balzac, Alexandre Dumas, José Saramago, Mia Couto, Ondjaki, Valter Hugo Mãe, Miguel Sousa Tavares, Jorge Luis Borges, Mario Vargas Llosa, José Donoso, James Joyce, Charles Dickens, Thomas Mann, J.R.R. Tolkien, H.P. Lovecraft, Stephen King, Haruki Murakami &c. &c. &c.

Não-ficção: The Smiths: a biografia, teatro, teoria literária, história, filosofia, mitologia &c.
 
Iniciei o tópico mas nem postei, rs. Bom, aqui vai conforme postado no Facebook:

Resolução em literatura para 2015:
- Terminar Ulysses e 1Q84. Ética a Nicômaco talvez...
- Todos Agamben.
- Todos da Alfaguara Brasil aqui em casa, rs.
- Os Robert Fisk que eu tenho.
- Eneida da 34 mais Odisseia da Cosac e da Companhia das Letras.
- The Stand, de Stephen King.
- Todos Bolaño.
- Restante do Walsh.
 
Gostaria de finalmente terminar de ler Decameron, que já tentei finalizar 2 vezes e sempre larguei no meio...

E ler pelo menos três livros por mês...
 
Ainda lerei esse do Lúcio Cardoso.

Tá naquela lista dos 100 livros da Bravo. Deve ser bom.

minha história com esse livro é do tempo da graduação, o que só aumenta a vergonha de ter colocado na estante sem ler.

senta que lá vem história.

senta-6.gif

meu professor de tópicos de pesquisa em literatura levou orientandos para comentarem conosco sobre o que estavam escrevendo para a monografia, e uma guria falou justamente do crônica. e eu fiquei:

tumblr_mekngluSIF1rurv44.gif

na época eu não tinha muito dinheiro (sabe, aquela vida contada para o xerocão da semana e o café na cantina, mal e mal sobrava uns trocos para o dylan dog mensal), então não comprei. "duh, biblioteca, anica". pois é, lembrando: tempo da faculdade. como graduanda eu podia emprestar sempre três livros, o que era um limite bem ridículo para graduando de letras, então eu meio que só usava com a leitura obrigatória. aí me formei e, confesso, esqueci completamente do livro.

passa um tempo, estou eu lá toda trabalhando, feliz e contente, já posso comprar livros, livros, LIIIIIIIIIIIIIIIIIVROS sem que isso signifique ter que voltar para casa a pé. e pans, descubro que é meio missão impossível comprar o crônica: nas lojas está esgotado, no estante virtual/sebos cobram um valor absurdo.

então dia desses voltou aquela curiosidade, po, aquele livro, parece ser tão bom (acho que li mais uma resenha falando dele) e tentei o twitter: olar, alguém sabe onde tem para vender? o tilion sugeriu o link da amazon, dizia que tinha acho que dois no estoque. logo lembrei da minha experiência com compras de livros esgotados e pensei:

tumblr_lyvpr7vqGU1qj9y1y.gif

mas tentei mesmo assim porque bem, o pior que poderia acontecer é eles terem que devolver o dinheiro (e partirem o meu coraçãooooo vendendo uma ilusããããão). no final não deu nem dois dias e o livro já estava aqui. joinha para a amazon, joinha para o tilion. mas fuéééém para mim, porque já tem uns três meses ou mais que o livro está aqui e eu não li ainda.

fim.

:D
 
A @Ana Lovejoy conta toda essa novela só pra dizer que tem o livro há míseros três meses? :lol:

Em todo caso, só três livros de empréstimo de cada vez? WTF? Na UFRGS eu pego quantos quiser. Já fiquei com mais de vinte em minha casa. rsrs Eu vou acabar recorrendo à UFRGS para lê-lo, porque 60 dilmas num novo ninguém merece.
 
A @Ana Lovejoy conta toda essa novela só pra dizer que tem o livro há míseros três meses? :lol:

De fato, do que que ela tá reclamando? :lol: Tô com 2666, Fundação, o primeiro volume de A Roda do Tempo, dois calhamaços da Trilogia do Século do Ken Follett, a biografia da Patricia Highsmith... Tá f***, viu? :tsc:
 
Não sei, vou queimar a língua e me forçar alguma meta (não é por ordem de importância):

- Ler Asimov, pelo menos um, qualquer um
- Ler mais alguma coisa do Lovecraft
- Ler mais, mesmo tendo lido 40 livros, que pra média global é muita coisa, mas sempre acho que leio pouco, queria poder ler 400 livros por ano ou todos os livros que eu quero ler não vão ser lidos, mas de qualquer jeito lá no Goodreads eu pus a meta de 50 livros
- Ler mais autores clássicos
- Ler biografias
- Ler algo em língua estrangeira
- Ganhar mais livros de presente, nisso eu não dependo de mim, então se esforcem, pois essa meta é mais importante e não vai se cumprir sozinha

Os sublinhados foram metas cumpridas, então mantenho as não cumpridas.
 
A @Ana Lovejoy conta toda essa novela só pra dizer que tem o livro há míseros três meses? :lol:

mas é que pela dificuldade em conseguir e pelo tempo que eu queria ler é meio que daqueles casos que me enchem de vergonha não ter lido imediatamente, sabe como? =S

Em todo caso, só três livros de empréstimo de cada vez? WTF? Na UFRGS eu pego quantos quiser. Já fiquei com mais de vinte em minha casa. rsrs Eu vou acabar recorrendo à UFRGS para lê-lo, porque 60 dilmas num novo ninguém merece.

depois que escrevi tentei lembrar se estava sendo injusta (porque a biblioteca pública tb tem limite de 3, poderia estar confundindo) mas não, era isso mesmo. 3 graduação, 5 mestrado e 7 doutorado (??!!). eu achava um absurdo, até porque eu gostava de inflar meus trabalhos com citações (heheheheh) e aí precisava sempre de bastante fonte.

De fato, do que que ela tá reclamando? :lol: Tô com 2666, Fundação, o primeiro volume de A Roda do Tempo, dois calhamaços da Trilogia do Século do Ken Follett, a biografia da Patricia Highsmith... Tá f***, viu? :tsc:

nossa, 2666 to travada na parte dos assassinatos desde.... em que ano o livro saiu mesmo? :rofl:

edit: travei tem tanto tempo que até esqueci que não é dos assassinatos, mas dos crimes.
 
Última edição:
depois que escrevi tentei lembrar se estava sendo injusta (porque a biblioteca pública tb tem limite de 3, poderia estar confundindo) mas não, era isso mesmo. 3 graduação, 5 mestrado e 7 doutorado (??!!). eu achava um absurdo, até porque eu gostava de inflar meus trabalhos com citações (heheheheh) e aí precisava sempre de bastante fonte.
Aqui na UFRN é assim também, 3 livros só, muito pouco. Não sei quem tem essas ideias, daí os livros ficam parados, acho desperdício o livro ficar parado na estante.
 
Nossa, na minha universidade o limite é de dois livros, não importa quem aluga. E se você atrasa um dia p/devolver fica DEZ sem poder pegar nenhum... pelo menos dá para pedir para adiar a entrega umas 2x, mas ainda assim é bem pouquinho.

A minha resolução literária para 2015 é a mesma de todos os anos - diminuir a pilha de TBR que já está em casa. Até que esse ano eu li bastante! ^_^ mas abandonei vários também... é tão chato ver alguns livros que eu queria tanto ler há poucos anos terem perdido o apelo! mas o skoob plus tá aí pra isso.
 
Vamos lá fazer aquelas coisas que só servem de enfeite mesmo:

  1. Reduzir ao máximo as compras. Na prática, juntar uns cobres só mesmo pra comprar 3 coisas: o Do mito das musas à razão das letras (Roberto Acízelo), o Teoria literária em suas fontes (Costa Lima) e o Crítica literária no Brasil (Wilson Martins). O que já dá uma grana considerável... (uns 400, sei lá);
  2. Explorar ao máximo a biblioteca da UFG;
  3. Reprisar a poesia brasileira e portuguesa, dos Cancioneiros aos modernistas de primeira geração. Daí pra frente fica mais difícil de achar em pdf ou na resolução 2, então vou ir com base no que 2 puder me dar... A diferença vai ser que quero transformar essas releituras em postagens pro bloguinho;
  4. Estudar a Norton anthology of criticism;
  5. Fazer a resolução 3 só que com poesia goiana: no caso, a totalidade dela. E ver se desempaco o ensaio sobre poesia goiana contemporânea...;
  6. Não vou prometer algo pra prosa pois, né. Prosa. Papel de bunda. Mas me esforçar em ler pelo menos um ensaio longo por semana (o site do LongReads ajudará nesse sentido);
  7. Se der tempo, fazer a resolução 3 só que pra língua inglesa e baseado na Norton Anthology of Poetry.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo