• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cidade argentina proíbe concursos de beleza

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
PUBLICADO EM 21/12/14 - 20h05
DA REDAÇÃO
Eventos com exibições dos atributos físicos femininos são sexistas, na avaliação da Assembleia municipal

Buenos Aires, Argentina. Com desfiles e exibições dos atributos físicos femininos, os concursos de beleza discriminam a mulher e são sexistas, considerou a Assembleia municipal de uma cidade dos Pampas argentinos, que decidiu proibir eventos desse tipo.
A medida foi adotada pelos vereadores de Chivilcoy, 160 km a oeste de Buenos Aires, uma cidade situada em meio a verdes campos cultivados de soja e que tem uma população de 60 mil habitantes.
"Estes concursos de beleza entre meninas, adolescentes e jovens reforçam a ideia de que as mulheres devem ser valorizadas e premiadas exclusivamente por sua aparência física”, diz o texto da lei, aprovada por ampla maioria.
Os concursos para eleger a mais bela se baseiam em “estereótipos, promovendo assim, em muitos casos, uma verdadeira obsessão pela beleza física, por um ideal de perfeição que nunca se alcança”, prossegue o texto da resolução.
Os parlamentares consideraram, inclusive, que os concursos "desatam doenças como bulimia, anorexia e outros transtornos alimentares".
No lugar do concurso, os legisladores aprovaram que a festa municipal de Chivilcoy seja substituída por "uma convocação que reconheça pessoas de 15 a 30 anos que tenham se destacado em atividades solidárias".

Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/mundo/cidade-argentina-proíbe-concursos-de-beleza-1.964556.
 
Entendo a idéia.
Mas pra mim é mais um exagero que essa dicotomia esquerda/direita cria pra ficar de picuinha uma com a outra.


Que acabemos então com competições esportivas porque valorizam e premiam apenas o físico também.
Que o halterofilista recite shakespeare quando for levantar os 200kg.
Afinal, há muito tempo se sabe também que esporte de alto rendimento está longe de ser sinônimo de saúde. Ao contrário, na aposentadoria todos esses esportistas estão todos estourados, com mais cirurgias que um velho de 90 anos.


Sei lá.
 
Não sei se tem como relacionar concurso de beleza com: "desatam doenças como bulimia, anorexia e outros transtornos alimentares" :think: como justificaram os parlamentares. Também não vejo como mais um embate esquerda x direita.
 
Pode ser, mas eu não vejo problema em fazer concurso de beleza. Não é também um atributo do ser humano que nós valorizamos?
 
O problema são os padrões. Se não fosse considerado ''bonito'' ser anoréxica e tal, pra mim tudo bem.
Isso é um padrão ditado pela indústria da moda e não é todo homem que acha bonito não. Pra falar a verdade esse modelo anoréxico de beleza feminina me parece extremamente doentio.

E já estamos vendendo várias iniciativas indo de encontro a esse tipo de padrão, inclusive em campanhas de marketing, mas não sei se proibir concursos de beleza vai ajudar. Eita mundo que tá ficando cada vez mais chato.
 
Isso é um padrão ditado pela indústria da moda e não é todo homem que acha bonito não. Pra falar a verdade esse modelo anoréxico de beleza feminina me parece extremamente doentio.

E já estamos vendendo várias iniciativas indo de encontro a esse tipo de padrão, inclusive em campanhas de marketing, mas não sei se proibir concursos de beleza vai ajudar. Eita mundo que tá ficando cada vez mais chato.
Sei que nem todos gostam disso, eu quis dizer que os jurados que julgam isso essencial. É só ver as vencedoras do concurso, super magras, parecem doentes.
Talvez proibir seja mesmo uma atitude radical demais. Pensando bem, eu concordo. Os padrões não podem ser mudados, porém acabar com os concursos é algo meio drástico.
** Posts duplicados combinados **
Ainda existem também os concursos que é avaliada a beleza mesmo, não a magreza :D
 
É belo e moral.

Mas seria mais belo e mais moral se a Argentina fosse um modelo de beleza e moralidade cristãs, segundo a tradição em que foi engendrada essa nação, e não me consta bem isso. Parece que a ideia em si, pura, só resvala no sentido mais profundo da modéstia, e caindo no moralismo.

Mas quem falou em politicagem entre esquerda e direita... bom, não é bem assim. Só em um nível bem limitado. A esquerda liberal nunca sentiu necessidade de provocar uma direita para demonstrar como está cagando para as velhas e essenciais lutas proletárias pra se afundar nessas insignificâncias culturais e linguísticas. São narrativas e lutas estritamente dependente de uma determinada tradição intelectual neo-marxista, muitíssimo influenciada pelo liberalismo e o aparente fracasso do comunismo após a Segunda Guerra.

E um complexo de inferioridade e falta de virilidade desses intelectuais de esquerda.

Mas enfim, isso é só um detalhe, esse tipo de discussão não tem nada de profundo quando emerge assim politicamente, normalmente é a mesma irresponsabilidade new-left e liberal-left ou neo-troska ou alguma outra babaquice do tipo.
 
O problema são os padrões. Se não fosse considerado ''bonito'' ser anoréxica e tal, pra mim tudo bem.

Exatamente. O que fode são os padrões... Não se trata tanto da ideia de não se valorizar o físico. É que se valorize um físico que não tem muito de natural e que se pauta numa perseguição doentia de algo que, afinal de contas, não pode ser alcançado.

E há também que observar que eles não proibiram tout court. Numa notícia de um site argentino (aqui), que esclarece bem mais, a ideia é a de acabar com os concursos de beleza com patrocínio oficial -- e de se comprometer em criar maneiras de desencorajar a criação de concursos de beleza. A iniciativa privada vai poder continuar fazendo os seus -- só que a cidade não vai endossar de forma expressa nem tácita.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo