• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Qual a nota do filme?

  • 10

    Votos: 18 17,3%
  • 9

    Votos: 19 18,3%
  • 8

    Votos: 29 27,9%
  • 7

    Votos: 18 17,3%
  • 6

    Votos: 6 5,8%
  • 5

    Votos: 6 5,8%
  • 4

    Votos: 2 1,9%
  • 3

    Votos: 2 1,9%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 4 3,8%

  • Total de votantes
    104

Grimnir

Well-Known Member
E aí, o que acharam?
** Posts duplicados combinados **
Vou tentar resumir.

Pontos positivos:

1) O começo do filme e achei interessante a solução para a flecha negra. Só não entendi, no entanto, em que momento a balista foi destruída. Se o filme mostrou, ou eu não vi, ou não deram o devido foco.
2) Thórin vs. Azog.
3) Saruman e Elrond vs. os Nove.
4) Bilbo e Thórin: tanto na morte quanto na cena da Pedra Arken.
5) Dáin.

Pontos negativos:

1) Thranduil. Achei um desastre. Toda a ideia do plot envolvendo a mãe do Legolas foi algo fora do lugar e sem sentido. Toda vez que o assunto aparecia, estragava um pouco mais a participação dos elfos:

a) Thranduil chega com comida para o povo de Laketown, mas age feito um babaca quando Bard vai agradecer.
b) O Rei Élfico fica o filme inteiro na pilha de guerrear. O que houve com o "long i'll tarry ere I begin this war for gold"? É verdade, ele não ia guerrear por ouro, mas pelo colar...
c) Legolas, em Gundabad, fala que sua mãe morreu lá. E daí?
d) Thranduil protagonizou a cena mais whatever do filme: "Legolas, sua mãe te amava muito."

Em suma, Thranduil encerrou a trilogia como um personagem babaca, apenas um warmonger, longe do Rei Élfico dos livros.

2) Javali de Dáin. Sério, foi uma decepção.
3) Achei Dol Guldur muito corrido e não curti a Galadriel verde. A cena ficou confusa, cheia de cores e explosões, parecia carnaval. Sem contar que eu não consigo entender a lógica da Galadriel verde.
4) O exército inteiro de Gundabad foi derrotado pelas águias e por Beorn? Eita...
5) Faltou a coroação de Dáin e um enterro decente para Thórin, Fili e Kili. Espero por essas cenas na versão estendida. Aliás, ninguém deu bola para o corpo de Fili.
 
gostei bastante, adorei todos os pistas deixadas no caminho de como a história prosseguirá em O senhor dos anéis...

achei esse mais focado e com algumas partes a menos entediantes que o segundo...
e como fã desconhecedor da fonte do filme (ainda não li o livro) não fazia ideia de como e quando o dragão morreria, Hehe

aquela cena com a Galadriel (cate blanchet linda :amor: ) ficou super bacana no 3D :3

so achei que ia ser um pouquinho melhor - talvez por causa do exemplar final da trilogia do anel... E quando disseram numa notícia que teria 40 minutos de guerra non-stop, pensei que visual todo seria mais abrangente e unificado, no campo de batalha mesmo... Mas fora isso, realmente preferi que eles mostraram o que vários personagens isolados estavam fazendo durante o quebra pau...

enfim, foi uma experiência ótima em geral :D
 
Última edição:
De longe é o melhor dos três.

O medo que eu tinha da Batalha parecer maior que a de Minas Tirith não se concretizou. Parece menor mesmo, ainda bem.

Mas como sou corneteiro de nascença:

Pontos negativos:

-A Batalha do Lago foi besta. Tipo, não tinha UM arqueiro a não ser o Bard em toda a cidade? Como assim? E véi, o "arco" que Bard usou pra matar Smaug é muito bosta. Mas mesmo assim, Smaug ficou ótimo. Seus vôos, sua arrogância, tudo ficou bem bacana.

-Thranduil quase estragou o filme. Já o tinha achado um bostinha no Desolação, agora eu tive a certeza. Cenas lamentáveis no filme todo. Fora a incoerência em suas falas. Na verdade, ele apresenta um problema que vários outros personagens tiveram: Quase sempre que PJ teve de inventar diálogos e falas, falhou. Isso ficou muito evidente com o Réi Élfico. Ou melhor, fadinha da floresta.

-Thorin: De herói no final da Desolação para vilão imbecil no BdCE. E depois herói novamente após ter alucinações. Seilá, muito estranho. E a cena entre ele e Azog ficou muito lenta em alguns momentos, tirou um pouco da ação do resto do filme.

-Batalha em Dol Guldur: Besta. Assim como desnecessária para O Hobbit em si. A Galadriel/Samara ficou bizarra, e Sarumam e Elrond matando repetidas vezes os mesmos Nazgul ficou cansativo. Fora que se pensarmos que Aragorn, com UMA TOCHA mandou todos embora sem ter que matar novamente deixa tudo muito incoerente. Enfim, beeeem mais ou menos. Entendo que PJ queria criar arcos com o SdA, mas não precisava fazer uma batalha de 2 elfos e 1 mago contra nazguls.

-Amor elfa/anão. Desnecessário e morno do início ao fim.

-Batalha dos Cinco Exércitos: Sim, graçadeus foi menor que a de Minas Tirith. Mas bem sem graça. Esses espaços, essas lutas separadas deixou tudo muito morno. Fora os mil tipos de trolls. Catapultas, aríetes, sem braços...exagero desnecessário.

-Elfos da floresta vestidos como Eldar vindos de Valinor. Ok, isso é mais um detalhe, mas achei ruim também.

-Minhocões gigantes. Precisa explicar?

-Beorn. Apareceu por 4s.

-Não teve um funeral pro Thorin! COMO ASSIM? E A PEDRA ARKEN? E TODO O DESFECHO E DAIN COMO REI? Se PJ gastasse menos tempo com cenas bestas como trolls e morcegos, poderia inserir o que realmente importa.

Pontos positivos:

-Bilbo. O hobbit salvou O Hobbit. Foi perfeito em todas as vezes que apareceu. Fantástico! Emocionante desde o começo, quando conversa com Thorin sobre a semente que queria plantar. Todas as suas entradas foram ótimas. TUDO. :clap:

-Dain: Foda! Mesmo montando em um porco, e não em um javali, ele ficou foda. Seu exército e sua marreta animaram os fãs que sempre quiseram ver um exército de anões no cinema.

-As cabras. Ok, saíram DO NADA, mas bem sacado. :lol:

-A morte dos três anões. Foi emocionante. Pelo menos eu chorei. D=

-O fim. O sentimento que eu fiquei na última foi gostoso. Mesmo sabendo que poderia ser 1000x melhor, foi bacana. E "The Last Goodbye" matou a pau.

_______________

Sentirei falta da TM nos cinemas. Sei que não cabe mais histórias, mas...é a Terra Média. É o "nosso" universo favorito. É difícil explicar isso. :)
 
Hum, gente, sei que talvez seja uma pergunta besta, mas essa dúvida ta me matando... Então: tinha mesmo um necromante na história toda ou essa coisa de "necromante" era um disfarce do Sauron?
 
Não ter um funeral pro Thorin foi imperdoável. Espero que tenha na versão estendida. ELE PRECISA SER ENTERRADO COM A PEDRA ARKEN. Eu preciso ver isso.

No fim, nem o Radagast nem a Tauriel morreram, como tinham especulado. Ela ficou lá sobre o corpo do Kili E????????

Meu deus, os diálogos forçados do Thraundil foram terríveis. Inventaram até a mãe do Legolas, fala sério.

Despedida do Thorin com o Bilbo: Não gostei, preferia q fosse igual ao livro.

Humor com o Alfrid: RÍDICULO, pra que aquilo???

Ataque em Dol Guldur: Curto e desapontante. Mas eu até que gostei da Galadriel.

A ultima cena foi emocionante, mas eu esperava que o PJ fizesse igual ao retorno do rei: deixasse exatamente como no fim do livro. Mas nem rolou.

Enfim, o filme me decepcionou bastante. E me doí muito ter que admitir isso:(
 
Hum, gente, sei que talvez seja uma pergunta besta, mas essa dúvida ta me matando... Então: tinha mesmo um necromante na história toda ou essa coisa de "necromante" era um disfarce do Sauron?

No livro é dito que o Necromante de Dol Guldur era Sauron, só que ainda não revelado publicamente.

--

Essa trilogia é muito mais fraca que a trilogia original, mas eu acho que o problema dos dois primeiros filmes (e acredito que seja o caso do terceiro) seja principalmente de edição. Nos dois primeiros é possível cortar e adicionar cenas já existentes para melhorar. Ou seja, uma parte do problema foram decisões ruins do PJ sobre quais cenas deveriam ser usadas.

Sobre Dol Guldur, @Neithan, acho questionável o argumento de que Aragorn afastou os nazgûl com uma tocha. Quer dizer, essas coisas não são explicadas nos filmes, mas em tese ele precisou apenas de uma tocha pq os nazgûl sabiam quem se suas vestes fossem destruídas, ele não poderiam continuar lutando. O que não é verdade no caso da luta com eles na forma espiritual. Acredito que isso não seja canônico, mas parecem dois tipos diferentes de lutas, não? Galadriel/Samara foi ótimo! :lol: Não, foi péssimo. Sério, eu realmente não consigo entender a estética desse treco dela ficar verde. Aliás, ainda sobre Dol Guldur, a relação entre Sauron e Saruman ficou confusa.
 
O filme foi bom, deu pra emocionar e tal.
Mas fiquei triste de terem deixado tantas pontas soltas. eu achava essencial vê o Bard sendo coroado. o destino da Pedra do Rei e acho que o Pai do Legolas ficou completamente descaracterizado, ele agiu como um cara sem coração e nos livros fica bem claro que embora 'menos sábio' ele é sábio.
mas enfim:
Pontos positivos:
- O Bilbo deu um show. Principalmente na hora que ele leva a Pedra pro acampamento, aquela cena emocionou e foi engraçada, na medida certa.
-Gostei da batalha de Dol Guldur. Não sou a maior especialista em Tolkien da face da Terra mas acho que a Galadriel ficou verde porque estava colocando a forma mais terrível dela ali. A forma mais perigosa. (PS: o Elrond deu show)
- os bodes gigantes embora esquisitos foram legais e o Dain também.
- Gostei da versão Legolas 2.0 que colocaram, as cenas de ação dele foram breathtaking. Achei cool eles fazerem a menção ao Aragorn já que eles tem uma amizade antes de OSdA.
- As mortes dos três anões e o desenvolvimento da doença de Thorin foi dez.
Pontos negativos:
-As pontas soltas, como eu disse.
- Os diálogos Tauriel e Trhanduil ,WTF?
- os diferentes tipo de troll e as minhocas gigantes também foram estranhos DEMAIS.
-o Radagast e o Beorn, apareceram muito pouco.
- acho que invés de falarem da mãe do Legolas tinham que ter mostrado o Aragorn.
- Excesso de cenas desnecessárias do Bilbo Pensando e do reforço na doença Thoriana.
- Tentativa forçada de humor. Não é pra ser engraçadinho o tempo todo,PJ!

Gostei do filme em geral, mas acho que o primeiro ainda ganha... mas é claro foi como reencontro de velhos amigos, deu pra rir, chorar e prender o fôlego :D
 
Acabei de ler uma matéria do site Omelete que não tinha visto antes. Parece que a versão estendida deve cobrir os buracos que ficaram mesmo. Olhem só o que foi dito:

Segundo Peter Jackson, o material extra somaria cerca de 30 minutos, mas Armitage acha que poderemos ver ainda mais: "Há algumas cenas bem empolgantes que não chegaram ao corte final do longa. Mas você não nota, foi só quando vi o filme completo que percebi que algumas coisas estavam faltando, então. Tenho a impressão que a versão estendida terá quatro horas de duração. (...) Existem algumas cenas de ação, um pouco mais de lutas, mas também uma cena importante, da qual não posso falar pois estragará a história para quem não leu o livro, mas há uma cena importante no final da história de Thorin, que ficou faltando. Era muito bonita, era um cenário muito bonito e acho que será algo que valerá aguardar [pela versão estendida]".

Fonte: Site Omelete.
 
Última edição:
@Belle Vox, você jura que a história da mãe de Legolas era necessária? Você realmente não sentiu falta não apenas do "long will I tarry...", mas de ver Thranduil representando essa postura? Eu senti.
 
@Grimnir Tudo bem, eu não achei aquilo necessário, já disse isso antes, mas é a versão de PJ. Eu acho que a gente tem que olhar o filme com outros olhos. Sim, o Thranduil do livro era um cara bacana, este aqui não é. São duas coisas diferentes, mas no que tange a criar um personagem diferente, PJ se deu bem. E depois, eu acho que todo mundo fica preso a essa coisa do bom-mocismo, não, isso não é necessário. Quando ele diz claramente pro Bard que veio ali só porque tinha um problema de ordem pessoal a resolver, aquilo ficou soando como um Feanor, não como elfo bonzinho, e eu achei legal: Tá eu te ajudo, mas lembre-se de não se acostumar.
Não vamos ter opiniões semelhantes nunca, mas sim, eu poderia gostar do Thranduil do livro. Mas sinceramente, gostei mais do do filme, um cara reagindo sob sua propria história horrivel. Um cara com uma raiva surda, controlada, um cara com problemas.
 
A partir do momento que o filme é uma adaptação, o correto seria não criar "personagens diferentes", certo? Uma coisa é aumentar a participação de um personagem, como Legolas em SdA (no livro ele é o menos ativo da Sociedade, nos filmes participa muito mais). Ou Bard, que no livro não tem nem 50% da participação que tem no filme. Mas conseguiram manter o ar sombrio e sério do personagem, mesmo lhe dando filhos e etc... Outra é querer mudar tudo nele. De um Rei régio, a fada virou um babaca metido a diva florestal. E sem nenhum motivo aparente, já que O Hobbit não tinha nenhuma necessidade de um Thranduil babaca desse. Aliás, funcionaria muito mais se ele não fosse esse trouxa. Até porque nas Obras, ele, Bard (e seus descendentes) e Dain se tornam grandes aliados. No filme isso fica impossível de se enxergar.

Exemplo de Thranduil trouxa: Primeiro quer ir a guerra por uma jóia. Aí no meio da batalha, tem um ataque de pelanca sem sentido e decide se retirar da luta. Porque perdeu uns soldados. Coisa que ele sabia que aconteceria, ou não? Pensou em lutar uma batalha sem perder soldados? Fora os diálogos mais rasos que um pires com Tauriel e Legolas. Vergonha alheia aquele "dói pois foi real". ou "sua mãe te amava muito". :lol: Ficou completamente deslocado com o resto do filme.
 
Simplesmente não entra na minha cabeça todo o tempo gasto com aquele pergonagem idiota do Alfrid, pra depois não darem nem um funeral decente pro Thorin, e nem a coroação do Dain. Depois de 3 filmes esticados, parece que ele decidiu acelerar no final!

E o que foi aquele cena do Azog afundando com a pedra? Hhahahahahahaha. O cinema inteiro riu numa cena que acredito que não era pra ter sido engraçada... não voluntariamente.

Quanto aos lados positivos:

- A maioria já citou: Bilbo! Está perfeito.
- A cena da morte de Thorin, junto ao Bilbo... foi realmente bela.
- Gostei de toda a cena de Dol Goldur, inclusive (shame on me por isso) a Galadriel-exorcista-verde.
- Toda a parte do ataque de Smaug, e de sua morte. Até do arco improvisado.
- Achei o ataque conjunto dos anões e elfos muito foda.
- O Condado novamente, e todos aqueles hobbits isolados de toda essa doideira acontecendo no mundo hahahahaha.
- O leilão, Lobélia e as colheres hahahaha. Gostei.
- A última cena: "não queremos mais visitantes...", "e quanto a velhos amigos?". Não conseguiria imaginar melhor forma de terminar.
- E "The Last Goodbye", foi bem adequada.

Sintetizando o que não gostei no filme:

- Alfrid
- Pra que tanto tipo de troll? Aquele troll aríete, apesar de me fazer rir na hora, confesso, foi ridículo.
- A babaquice do Thranduil, não tem justificativa.
- Por que diabos o Dain tava montando aquele porco ridículo? Eu até que não era contra a ideia do javali... mas aquilo é um porco!
- "Por que dói tanto? Se isso é amor não quero ter... tire de mim" - diálogos pobres e desnecessários. Se queria retratar essa história de amor absurda, que fizesse bem feito.
- E o final, como já disse, me parece que foi acelerado. Que fim teve Tauriel? Cadê o enterro de Thorin e dos dois anões mais jovens? E a coroação de Dain?
 
Última edição:
Exemplo de Thranduil trouxa: Primeiro quer ir a guerra por uma jóia. Aí no meio da batalha, tem um ataque de pelanca sem sentido e decide se retirar da luta. Porque perdeu uns soldados. Coisa que ele sabia que aconteceria, ou não? Pensou em lutar uma batalha sem perder soldados? Fora os diálogos mais rasos que um pires com Tauriel e Legolas. Vergonha alheia aquele "dói pois foi real". ou "sua mãe te amava muito". :lol: Ficou completamente deslocado com o resto do filme.

Essa é o resumo de pq PJ fez um Thranduil fraco. O ator pode ser galã, o personagem pode ser cheio de pose, ele pode ser like a boss... Tanto faz. A questão ele tem atitudes sem sentido.

Achei péssimo o recuo dele em Dale. A hora de mandar o foda-se para os anões era nas portas de Erebor. Ficou maneiro. Depois disso, não deveria ter volta.
 
Putz, vc quer impor sua opinião á pulso mesmo, heim @Grimnir ? Vc fez uma pergunta eu respondi. Continuo mantendo minha opinião pessoal, e acho que todos tem direito de expressar a sua.
Cada um vê o filme como quer, critica como quer, diz o que quiser, só eu não posso?
Até os mais nerds do universo gostaram do filme, de Thranduil, de toda a porcariada da Tauriel, etc. Respeito todo mundo.
 
Putz, vc quer impor sua opinião á pulso mesmo, heim @Grimnir ? Vc fez uma pergunta eu respondi. Continuo mantendo minha opinião pessoal, e acho que todos tem direito de expressar a sua.
Cada um vê o filme como quer, critica como quer, diz o que quiser, só eu não posso?
Até os mais nerds do universo gostaram do filme, de Thranduil, de toda a porcariada da Tauriel, etc. Respeito todo mundo.

Eu estou desrespeitando alguém?
 
Falou tudo @The Joker , eu fiquei realmente com raiva quando vi que não teve nada disso. Mas aquelas cenas de humor toscas e o excesso de cenas de ação do Legolas, o PJ colocou né?

Agora vamos ter que esperar alguns meses pra versão estendida, pra ver se salva esse estrago.
 
Ao contrário de ADDS, essa última parte da trilogia não apresentou nenhuma cena que prejudicasse a experiência como um todo. Na verdade, ficou devendo algumas cenas as quais realmente espero ver na VE: enterro do Trórin, coroação do Dáin, mais Beorn, a carroça com os anões sendo perseguida etc. Destas citadas, acredito que ainda as veremos. O que eu queria muito ver e não houve - nem haverá - foi um discurso de incentivo no momento da guerra, haha. Enfim, gostei bastante dessa terceira parte, mais até que da primeira.
 
1) O começo do filme e achei interessante a solução para a flecha negra. Só não entendi, no entanto, em que momento a balista foi destruída. Se o filme mostrou, ou eu não vi, ou não deram o devido foco.
é contado no começo da desolação. o pai do bard snme era o responsavel pela balista, tirou uma escama do smaug, e a última flecha foi o que sobrou da antiga cidade. Bard guardou a flecha.

1) Thranduil. Achei um desastre. Toda a ideia do plot envolvendo a mãe do Legolas foi algo fora do lugar e sem sentido. Toda vez que o assunto aparecia, estragava um pouco mais a participação dos elfos
Dain resumiu os elfos: Fada da floresta.

2) Javali de Dáin. Sério, foi uma decepção.
porcão de criação. num aguentava 2s no trote. decepção total o javali.

no fim, curti a homenagem ao jackass do Bard. fazia tempo que não ria com a idéia de merda de alguém descer a ladeira montado num carrinho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo