• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Andrei Rublev (Андрей Рублёв, URSS, 1966)

Sua nota para o filme:

  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    5

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
rWb9cpX2Dqx43cS4bHCrmi0sZlT.jpg

Sinopse: A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.

Direção: Andrei Tarkovsky

Elenco: Ivan Lapikov, Anatoliy Solonitsyn, Nikolay Grinko


IMDb

Curiosidades:

- No inverno de 1966 o filme estava pronto e foi para exibições privadas para pessoas selecionadas. A primeira mostra oficial foi em fevereiro de 1969 em Moscou, seguido por uma exibição no Festival de Cannes em maio de 1969. A distribuição internacional só começou em 1973.

- Vasili Livanov diz ser o que sugeriu a ideia para o filme. Ele também queria interpretar o papel principal, mas Tarkovski queria um ator desconhecido.

- O ator Anatoliy Solonitsyn conseguiu o papel ao ir ele próprio até a Mosfilm se oferecer para interpretar o personagem principal.

- A referência a Epifânio é ao escritor Epifânio O Sábio, um notável escritor do final do século XIV, e início do XV.

- O personagem de Danil é baseado em Danil Chyorny (1360 - 1430), um pintor russo e da companhia de Andrei Rublov. Acredita-se que ele pintou a Catedral de Assunção em conjunto com Rublov.
 
Adoro a abertura desse filme, acho que, junto de O Espelho, é o único dele que possui como que um prólogo ilustrando simbolicamente o que se verá... E aquela cena final, seguida das pinturas em cor :amor:
 
3 e meia da Madrugada e na calada da noite eis que o Morf resgata lá das profundezas do mar de Azov uma pérola dessas!

É um filme que não consegui vê-lo inteiro há mais de 15 anos. Preciso dar uma procurada pra completar o que ficou perdido. Valeu pela dica!
 
Esse filme é sensacional, principalmente pra se entender mais sobre a alma russa, sua piedade ortodoxa e o sentido que os santos ícones ocupam nessa piedade. Filme com um significado teológico profundo.
 
Os segmentos da invasão tártara e da construção do sino, sozinhos, já justificariam chamar esse filme de obra-prima. O porém é que a carreira de Tarkovski está repleta de filmes igualmente excepcionais, então é difícil dizer qual seria sua obra-prima (eu tendo a favoritar Stalker).
 
Os segmentos da invasão tártara e da construção do sino, sozinhos, já justificariam chamar esse filme de obra-prima. O porém é que a carreira de Tarkovski está repleta de filmes igualmente excepcionais, então é difícil dizer qual seria sua obra-prima (eu tendo a favoritar Stalker).
Ah, Stalker :amor: Eu stalkeio ( :sacou: :dente: ) incessantemente possíveis páginas que indicam que o Stalker sairá em bluray - fiz um voto comigo mesmo de só rever quando lançado no formato... o último a ter saído foi, recentemente, o Nostalghia (e, fora os curtas, todos os outros dele também já possuem uma cópia em bluray) e a imagem é linda, linda, linda (aquelas cenas em sépia que "relembram" os parentes do protagonista, parados no cenário natal dele, parecem fotografias vivas, coisa absurda de linda, faz vc quase esquecer de prestar atenção no filme, chutar o balde e se maravilhar só pela imagem)...
 
G., quando Stalker sair em blu-ray, me avise por favor, que também estou esperando o filme nesse formato para revê-lo. :dente:

E como adoro fazer listas, aqui vai meu top Tarkovski:

01. Stalker
02. Andrei Rublev
03. Ivan's Childhood
04. The Sacrifice
05. Solaris
06. The Mirror
07. Voyage in Time
08. Nostalgia
09. The Steamroller and the Violin
10. The Killers

11. There Will Be No Leave Today
 
Do Tarkovski só assisti Solaris, e gostei muito.
Já estou anotando esses que vocês mencionaram na minha lista de filmes a assistir. :yep:
 
G., quando Stalker sair em blu-ray, me avise por favor, que também estou esperando o filme nesse formato para revê-lo. :dente:

Parece que ano que vem chega :iei: !!!

Artificial Eye to Release Andrei Tarkovsky Films on Blu-ray in 2015

British distributors Artificial Eye have informed us that they have re-licensed their Andrei Tarkovsky catalog and are planning to release a number of films on Blu-ray. Preliminary release dates are yet to be announced, but the first titles are expected to arrive on the market in Q2.

One of world's most visionary, celebrated and influential filmmakers, Andrei Tarkovsky made just seven features before his tragically early death at the age of 54. Characterised by metaphysical and spiritual explorations of the human condition, each film is an artistic masterpiece of extraordinary visual beauty and stands as an enduring classic of world cinema.

IVAN'S CHILDHOOD

Tarkovsky's extraordinarily accomplished debut feature is a powerful and moving tale of a 12
year-old boy who vows to avenge his family's death at the hands of the Nazis.
USSR 1962 | Black and white | Russian with English subtitles | 90 minutes approx.

ANDREI RUBLEV

Regarded by many as Tarkovsky's finest film, this epic tale of the great medieval icon painter
chronicles a turbulent period of Russian history and was long suppressed by the politically
sensitive Soviet authorities.
USSR 1966 | Black and white & part colour | Russian with English subtitles | 174 minutes approx.

SOLARIS

Based on Stanislaw Lem's novel, Solaris is a moving and unsettling vision of memory and humanity
which transcends the science fiction genre and has often been compared to
Kubrick's 2001: A Space Odyssey.
USSR 1972 | Colour & black and white | Russian with English subtitles | 159 minutes approx.

MIRROR

Reflecting upon his own childhood and the destiny of the Russian people, this beautiful and
densely layered film is Tarkovsky's most autobiographical work.
USSR 1974 | Colour & black and white | Russian with English subtitles | 101 minutes approx

STALKER

Set in a devastated future landscape, Tarkovsky's second foray into science fiction is a surreal
and disturbing exploration of man's quest to realise his dreams and desires.
USSR 1979 | Colour & black and white | Russian with English subtitles | 154 minutes approx.


NOSTALGIA

Filmed in Italy just prior to his defection to the west, Tarkovsky's unforgettably haunting film
explores the melancholy of exile from one's homeland.
Italy 1983 | Colour | Russian and Italian with English subtitles | 120 minutes approx.

THE SACRIFICE

In Tarkovsky's final masterpiece, completed as he was gravely ill, a man vows to God that he
will sacrifice all he holds dear if an imminent nuclear catastrophe can be averted.
Sweden / France 1986 | Colour | Swedish, French and English with English subtitles | 142 mins approx.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo