• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que fez com que você se identificasse com a Terra Média?

ettelëa

introvertida e esquisita
Procurei em todo o fórum e não achei nada parecido.
A pergunta é a seguinte: O que fez com que você se identificasse com a Terra Média e as obras de Tolkien?
Essa pergunta se refere às influências recebidas ANTES de vocês terem contato e conhecerem as obras...
Isso mesmo! Estou querendo saber da sua infância (lá na época da TV Colosso e dos Cavaleiros do Zodíaco).

Acredito que em alguma fase da nossa vida alguém ou alguma coisa despertou dentro de nós toda essa admiração por esse mundo de fantasia criado pelo nosso queridíssimo Tolkien.

Minha influência acredito que tenha vindo do Escoteiro.

Entrei no movimento escoteiro quando eu tinha apenas 6 aninhos e por lá fiquei até entrar para a faculdade.

Uma coisa que me recordo bem: todos, literalmente TODOS os participantes adoravam toda essa coisa de época medieval, cavaleiros da távola redonda, música celta, etc...

Acredito que seja por causa de uma das fases que nós passamos dentro do movimento escoteiro que visa toda essa cordialidade dos homens para com as mulheres. Os nossos conceitos de Valores eram lapidados e o dever para com o próximo se tornava uma naturalidade e, assim, nosso caráter era formado. Eram feitos encontros entre outros grupos com jantares medievais, esquetes temáticas, roupas da época (incluindo armas e armaduras), decoração rústica com crânios de búfalos de verdade,... :amor:

Quando entrei em contato com as obras de Tolkien pela primeira vez foi amor à primeira vista... nem preciso dizer mais nada... Ele descreveu pra mim todo aquele universo paralelo que eu um dia havia imaginado em minha mente... Apenas deu forma, cor e nome para aqueles meus devaneios de outrora...

E vocês? Quais influências receberam desde pequeninos? ;)
 
Bom tópico....no auge da Valinor existiam tópicos como este, se bem me lembro (2003/2004)




Bem, desde muito pequeno, eu gostava de aventuras, eu era meio que um Bilbo tupiniquim...=)


Meus primeiros contatos com fantasia foram com filmes, a destacar “Caravana da Coragem”, “O Mágico de Oz”, “Alice No País das Maravilhas”, “Krull”, “A História Sem Fim”, entre os mais célebres.



Na minha infância eu saia com amigos e ficava imaginando coisas malucas como “um clube secreto embaixo de um terreno baldio atrás da minha casa (era puro brejo, mas eu chegava a acreditar que existia mesmo um “clube secreto subterrâneo” (lol)), Tbm os amigos do meu irmão adoravam pegar trilhas e tal. Um belo dia, fui junto..adentrei a floresta Velh....errrr, a floresta da montanha na minha cidade Natal (Mogi das Cruzes....oi Lobelia!). Sempre senti uma atração fortíssima por coisas fantásticas. Meu falecido pai era fã de HQs tipo Lobo Solitário, Conan, o Cimério e tals...


Enfim. Eu, realmente, quando vi pela primeira vez A Sociedade do Anel em VHS fiquei embasbacado. Infelizmente não vi A Sociedade do Anel no cinema. Mas fui ver As Duas Torres 3 vezes e O Retorno do Rei 5 vezes....


Sim, tive o prazer de entrar no mundo de Tolkien através do sucesso cinematográfico, graças a um gordo apaixonado pelas obras como PJ. Assim como milhões de fãs ao redor do mundo, eu não teria devorado o Legendarium se não fosse pela faísca etérea de uma adaptação digna e devota aos cinemas
 
Só conheci Tolkien com os filmes, mas o que fez me apaixonar instantaneamente foi ter crecido lendo contos de fada, jogando Final Fantasy...e assistindo desenhos da década de 80/90. Explkico: eu amava Caverna do Dragão, Cavalo de Fogo.....Colecionava X-Men, Vingadores.....Minha mãe me influenciou com Star Wars/ Star Trek (ela conta que me treinou pra ficar quietinha na hora que passava o seriado)....
Filmes de sagas, estilo aquele Willow na Terra da Magia, A Lenda do Tom Cruise, História Sem Fim, e qualquer coisa que tivesse fada, dragão príncipes e princesas, sempre foam meus favoritos.

Resumão: eu cresci com histórias de fantasias...............e quase tudo derivado do tio Tolkien!!!
 
Última edição:
Bom tópico....no auge da Valinor existiam tópicos como este, se bem me lembro (2003/2004)

Bem, desde muito pequeno, eu gostava de aventuras, eu era meio que um Bilbo tupiniquim...=)

Meus primeiros contatos com fantasia foram com filmes, a destacar “Caravana da Coragem”, “O Mágico de Oz”, “Alice No País das Maravilhas”, “Krull”, “A História Sem Fim”, entre os mais célebres.

Na minha infância eu saia com amigos e ficava imaginando coisas malucas como “um clube secreto embaixo de um terreno baldio atrás da minha casa (era puro brejo, mas eu chegava a acreditar que existia mesmo um “clube secreto subterrâneo” (lol)), Tbm os amigos do meu irmão adoravam pegar trilhas e tal. Um belo dia, fui junto..adentrei a floresta Velh....errrr, a floresta da montanha na minha cidade Natal (Mogi das Cruzes....oi Lobelia!). Sempre senti uma atração fortíssima por coisas fantásticas. Meu falecido pai era fã de HQs tipo Lobo Solitário, Conan, o Cimério e tals...

Enfim. Eu, realmente, quando vi pela primeira vez A Sociedade do Anel em VHS fiquei embasbacado. Infelizmente não vi A Sociedade do Anel no cinema. Mas fui ver As Duas Torres 3 vezes e O Retorno do Rei 5 vezes....

Sim, tive o prazer de entrar no mundo de Tolkien através do sucesso cinematográfico, graças a um gordo apaixonado pelas obras como PJ. Assim como milhões de fãs ao redor do mundo, eu não teria devorado o Legendarium se não fosse pela faísca etérea de uma adaptação digna e devota aos cinemas

Só conheci Tolkien com os filmes, mas o que fez me apaixonar instantaneamente foi ter crecido lendo contos de fada, jogando Final Fantasy...e assistindo desenhos da década de 80/90. Explkico: eu amava Caverna do Dragão, Cavalo de Fogo.....Colecionava X-Men, Vingadores.....Minha mãe me influenciou com Star Wars/ Star Trek (ela conta que me treinou pra ficar quietinha na hora que passava o seriado)....
Filmes de sagas, estilo aquele Willow na Terra da Magia, A Lenda do Tom Cruise, História Sem Fim, e qualquer coisa que tivesse fada, dragão príncipes e princesas, sempre foam meus favoritos.

Resumão: eu cresci com histórias de fantasias...............e quase tudo derivado do tio Tolkien!!!

Ahh sim... me identificava bastante com esses desenhos e filmes. História sem fim, Alice no País das Maravilhas, Caverna do dragão (nosso queridinho D&D) e quadrinhos... Tenho o Cheshire Cat tatuado no ombro e jogo D&D desde a época do colégio :D
 
Conheci pelos filmes.

Acho que o que mais chamou a atenção foi a qualidade do filme e da história. Sempre via todos esses filmes estilo medieval e etc, mas sempre deixavam a impressão que alguma coisa estava faltando. Podia ser uma história mais bem contada, mais trabalhada, mais ampla, ou só a qualidade dos filmes mesmo (atuação, efeitos, etc). Com Peter Jackson foi diferente, não deixou nada faltando, aliás, foi mais do que eu esperava.

Pra mim o Senhor dos Aneis foi tipo o Chrono Trigger dos cinemas. Não importa que eram recheados de clichês típicos dessas obras: um herói carismático, a espada especial de um guerreiro especial, o bem contra o mal, princesas, castelos e um mago de chapéu pontudo. O que importa mesmo é que fizeram desses clichês excelentes histórias que viraram padrão para todas as outras que vieram depois delas.
 
Conheci pelos filmes.

Acho que o que mais chamou a atenção foi a qualidade do filme e da história. Sempre via todos esses filmes estilo medieval e etc, mas sempre deixavam a impressão que alguma coisa estava faltando. Podia ser uma história mais bem contada, mais trabalhada, mais ampla, ou só a qualidade dos filmes mesmo (atuação, efeitos, etc). Com Peter Jackson foi diferente, não deixou nada faltando, aliás, foi mais do que eu esperava.

Pra mim o Senhor dos Aneis foi tipo o Chrono Trigger dos cinemas. Não importa que eram recheados de clichês típicos dessas obras: um herói carismático, a espada especial de um guerreiro especial, o bem contra o mal, princesas, castelos e um mago de chapéu pontudo. O que importa mesmo é que fizeram desses clichês excelentes histórias que viraram padrão para todas as outras que vieram depois delas.

Mas você teve alguma influência na infância que possa ter despertado esse seu gosto literário? Como desenhos, amigos, parentes...
 
Mas você teve alguma influência na infância que possa ter despertado esse seu gosto literário? Como desenhos, amigos, parentes...

Não sei, foi sempre um gosto meu. Desde pequeno, gostava muito de Lego, por exemplo, e já escolhia os temáticos medievais em vez de escolher os de corrida ou de cidade.
 
Eu, como muitos da mesma geração que eu, peguei o gosto pela leitura através de Harry Potter. Os filmes foram lançados mais ou menos na mesma época, então foi muito natural migrar para O Senhor dos Anéis, que li entre o lançamento de As Duas Torres e O Retorno do Rei no cinema. Foi basicamente essa a influência, de resto não me lembro de nada que tenha me guiado para Tolkien, pelo contrário, ele que guiou para outras coisas a partir daí.
 
Tbm conheci Tolkien através dos filmes, assim como a @Atyarwen cresci assistindo contos de fadas, gostava muito da caverna do dragão e dos cavalheiros do zodíaco, não sei porque mas sempre gostei de filmes medievais, ja assistir tantos como; os 3 mosqueteiros, romeu e julieta, tristao e isolda; coração valente; o labirinto do fauno, e varios outros quem tem toda essa magia da terra media! :obiggraz:
 
Meu pai (que foi quem me deu os livos de Tolkien e C.S. Lewis) gostava muito de literatura, e era um homem com uma razoável erudição. Eu acho que foram clássicos, como a Ilíada e Odisséia que despertaram em mim o gosto pelas aventuras. Eu era bem pequena quando peguei a Odisséia na estante dele, e lembro que ele me olhou com cara de pena, porque achou que eu não ia entender, mas me ajudou com as partes difíceis. Foi pro causa dele, com certeza.
 
bomdesde criança sempre gostei de cinema espeçialmente filmes épicos medievais onde haviam cavaleiros herrantes dragoes reinos mitos nordicos, celtas e meu. Tollkien criou livros com historias fantasticas misturando tudo q sempre sonhei em ver num filme lendario .Cavaleiros anoes elfos magos trolls em fim isso e emossionante me prende na frente da tv
 
Eu sempre gostei de ler historias de aventura, eu ganhava livros toda semana, então eu ganhei O Senhor dos Anéis, foi ai que eu me identifiquei com as historias da terra-media e virei um grande fã.
 
Meu pai viciado assistir os filmes.
Eu me encantei com a magia tão presente que me envolveu desde o primeiro momento;
É realmente um sentimento indescrítivel
 
Quando era pequeno meu pai pegou na locadora o senhor dos aneis 1 e eu pirei,vi o gandalf fazendo os fogos e dpois a luta com saruman, quando vi os orcs amei o filme , dai vi o 2 e o 3 e anhei bonecos do filme posters e e semana passada vi o ultimo hobbit agora estou feliz
 
Quando eu tinha 6 anos eu estava vestida de princesa e meu pai me chamou de pequena elfa, depois disso perguntei p ele o que era, ele me mostrou os filmes do Senhor dos aneis, e como eu nao sabia ler bem ainda, ele leu p mim A Ultima Canção de Bilbo, dps toda semana eu pedia para ele me contar historias, umas das primeiras foi dos cavaleiros da Távola Redonda e Robin Hood :beam:
 
Após ler o Hobbit quase que por acaso me encantei com a historia e queria saber mais sobre esse mundo vasto e complexo criado pelo professor Tolkien
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo