• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Autor francês Patrick Modiano é laureado com o prêmio Nobel de Literatura de 2014

Bartleby

fossore
Biografia do autor, do site do prêmio Nobel:
Patrick Modiano was born on July 30, 1945, in Boulogne-Billancourt, a suburb of Paris. His father was a businessman and his mother an actress. Having left school, he studied at Lycée Henri-IV in Paris, where his teacher in geometry was Raymond Queneau, a writer who was to play a decisive role for his development. Already in 1968, Modiano made his debut as a writer with La place de l’étoile, a novel that attracted much attention.
Modiano’s works centre on topics such as memory, oblivion, identity and guilt. The city of Paris is often present in the text and can almost be considered a creative participant in the works. Rather often his tales are built on an autobiographical foundation, or on events that took place during the German occupation. He sometimes draws material for his works from interviews, newspaper articles or own notes which he has accumulated over the years. His novels show an affinity with one another, and it happens that earlier episodes are extended or that persons recur in different tales. The author’s home town and its history often serve to link the tales together. A work of documentary character, with World War II as background, is Dora Bruder (1997; Dora Bruder, 1999) which builds on the true tale of a fifteen-year old girl in Paris who becomes one of the victims of the Holocaust. Among the works which most clearly reveal an autobiographical character one notes Un pedigree from 2005.
Some of Modiano’s works have been translated into English, among them Les boulevards de ceinture (1972; Ring Roads : A Novel, 1974), Villa Triste (1975; Villa Triste, 1977), Quartier perdu (1984; A Trace of Malice, 1988) and Voyage de noces (1990; Honeymoon, 1992). His latest work is the novel Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier (2014). Modiano has also written children’s books and film scripts. Together with the film director Louis Malle he made the feature movie Lacombe Lucien (1974), enacted during the German occupation of France.

A explicação por ele ter recebido o prêmio:
The Nobel Prize in Literature 2014 was awarded to Patrick Modiano "for the art of memory with which he has evoked the most ungraspable human destinies and uncovered the life-world of the occupation".

______
ainda bem que ele é francês, assim as editoras não têm desculpa para não traduzi-lo. Até hoje não saiu algum romance do Mo Yan :(
 
Última edição:
parece que ele estava no top5, colado com o adonis. aliás, como ninguém notou que o cara saltou de 1/100 em 2013 para 10/1 eu não sei :lol:
 
ih, na verdade, olhando no skoob, tem um tantos livros dele editados por aqui, a maioria em edições antigas, provavelmente esgotadas, da rocco, e um, Filomena Firmeza ( algo assim) recentemente editado pela Cosac... Tomara que eles peguem as traduções da rocco que nem fizeram com o Tabucchi. Magina só, nobel+cosac= :amor:
 
ah, o mudança não conta :p é meio sobre a história do pais, meio autobiográfico (embora eu queira ler)... Queria um romance mesmo, tipo o The Garlic Ballads, que dizem ser tipo um as vinhas da ira, ou Big brests and wide hips - tenho muita vontade de ler esse... Se demorar muito vou ler no kindle em inglês mesmo :)
** Posts duplicados combinados **
procurei na cultura e tem esse da rocco (esgotado) e esse da cosac, que é infantil
deve ter na estante virtual... Se ninguém anunciar a publicação das obras dele logo, vou aproveitar para comprar uns enquanto eles não aumentam o preço por causa do Nobel, mesmo que as ed. sejam antigas =p

edit: Um monte baratinhos => http://www.estantevirtual.com.br/qau/Patrick-modiano
** Posts duplicados combinados **
eita povo fominha - quando postei esse link da estante tinha uns tantos exemplares de Uma rua de Roma lá. Agora só porque o secretário do Nobel o indicou como um bom livro pra se começar a ler Modiano, não tem mais nenhum Uma rua... lá :/ e antes mesmo de ter visto isso que o Peter Englund falou, esse foi o livro que mais me atraiu numa resenha do goodreads... Tem gente aí brasil afora mais ouriçado que eu :dente:
** Posts duplicados combinados **
Publicando outro por ser em português dessa vez e pela foto divertida do povo disputando um livro do novo nobel numa livraria de estocolmo, hehe

Escritor francês Patrick Modiano vence Nobel de Literatura 2014

Anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (9) em Estocolmo, na Suécia. Segundo a academia, ele 'evoca os destinos humanos mais inapreensíveis'.



000_dv1886213.jpg

O escritor francês Patrick Modiano em foto de 2003
(Foto: AFP PHOTO/MARTIN BUREAU)


O escritor francês Patrick Modiano, de 69 anos, foi anunciado na manhã desta quinta-feira (9) vencedor do Nobel de Literatura 2014. A escolha foi divulgada em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia. Além do título, o escritor ganha 8 milhões de coroas suecas (R$ 2,66 milhões).

Segundo o comitê da premiação, Mondiano foi escolhido por conta "da arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inapreensíveis e jogou luz sobre a vida durante a ocupação".

A Academia Sueca, que atribui o Nobel, se referia à ocupação alemã na França durante a Segunda Guerra Mundial. As obras de Modiano são centradas em temas como a memória, o esquecimento, a identidade e o sentimento de culpa. Sobre os contos do autor, o perfil destaca que "são construídos sobre uma base autobiográfica" e que jornais e entrevistas servem como ponto de partida. A cidade de Paris é cenário recorrente em seus romances, quase um personagem.

Mondiano é o 11º autor nascido na França a ser premiado. O mais recente foi Jean-Marie Gustave Le Clézio, em 2008. Antes do anúncio, eram apontados como favoritos nomes como o queniano Ngugi wa Thiong'o, o japonês Haruki Murakami e a bielorrussa Svetlana Aleksijevitj.

Peter Englund, secretário permanente da Academia sueca, afirmou que Modiano é um nome bem conhecido na França, mas não em todos os lugares. Disse que seu livro mais famoso é "Uma rua de Roma", que conta a história de um detetive que perde a memória. "Você pode ler facilmente um de seus livros à tarde, ir jantar, e ler outro livro à noite".

A Academia ainda não conseguiu entrar em contato com o autor.

Em 2013, a vencedora do Nobel de Literatura foi a canadense Alice Munro. Ela foi a 13ª mulher a ganhar o prêmio e também foi a primeira vez, em 112 anos, que a Academia premiou um autor que escreve apenas contos.


Biografia

Jean Patrick Modiano nasceu em 30 de julho de 1945 na comuna Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris. É filho de um homem de negócios judeu de Alexandria e da atriz belga Louisa Colpeyn.

Seu primeiro romance, "La place de l’étoile", foi publicado em 1968. Ao longo de sua carreira, também escreveu roteiros para o cinema. Foi um dos autores do filme "Lacombe Lucien" (1974), dirigido por Louis Malle. O longa ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1975. Em 2000, Modiano integrou o júri do Festival de Cannes.

Antes do Nobel, Modiano já havia recebido os principais prêmios da literatura francesa, como o Grand prix du Roman de l’Académie française em 1972, por "Les boulevards de ceinture", e o Goncourt em 1978, por "Uma rua de Roma". Pelo conjunto da obra, recebeu o Grande Prêmio Nacional das Letras, em 1996, e o Prêmio Marguerite Duras em 2011, na França.

Lançamento no Brasil
Modiano teve sete livros publicados no Brasil. Editados pela Rocco, seis deles estão esgotados. São eles "Ronda da noite" (1985), "Uma rua de Roma" (1986), "Vila triste" (1998), "Dora Bruder" (1998), "Do mais longe ao esquecimento" (2000), e "Meninos valentes" (2003). "Filomena firmeza", com ilustrações de Sempé, saiu pela Cosac Naify neste ano.



2014-10-09t115751z_2051640327_gm1eaa91j8601_rtrmadp_3_nobel-prize-literature.jpg

Livros do escritor francês Patrick Modiano são disputados em uma livraria em Estocolmo, na Suécia, minutos após anúncio do Nobel de Literatura (Foto: REUTERS/Henrik Montgomery/TT News Agency)


2014-10-09t115622z_651920934_lr1eaa90x5nbk_rtrmadp_3_nobel-prize-literature.jpg

Público da feira de Frankfurt, na Alemanha, já garante livros do francês Patrick Modiano, vencedor do Nobel 2014 (Foto: REUTERS/Ralph Orlowski)


000_hkg10104626.jpg

Funcionário de livraria em Tóquio, no Japão, destaca livros do vencedor do Nobel de Literatura, Patrick Modiano, nas prateleiras (Foto: AFP PHOTO/Yoshikazu TSUNO )
** Posts duplicados combinados **
eita povo fominha - quando postei esse link da estante tinha uns tantos exemplares de Uma rua de Roma lá. Agora só porque o secretário do Nobel o indicou como um bom livro pra se começar a ler Modiano, não tem mais nenhum Uma rua... lá :/ e antes mesmo de ter visto isso que o Peter erg-sei-lá-o-quê falou, esse foi o livro que mais me atraiu numa resenha do goodreads... Tem gente aí brasil afora mais ouriçado que eu :dente:

hahahaahah quando postei isso tinham 127 livros dele na estante, agora tem 100 - prevejo o estoque acabado até o fim do dia, garantam os seus :lol:

e eu agora sem querem achei outro uma rua de roma, mas quando pus no carrinho, disse que tinha sido vendido - o povo é rápido no gatilho :dente:
 
Última edição:
hahahaahah quando postei isso tinham 127 livros dele na estante, agora tem 100 - prevejo o estoque acabado até o fim do dia, garantam os seus :lol:

dito e feito: só tem 4 lá, um em francês, e os outros três, exemplares do mesmo titulo, edição de 1997, estão com o preço de um recém lançado :lol:
 
Última edição:
calma, calma, não priemos cânico!

Editora Record compra direitos de três livros do novo Nobel de Literatura
ROBERTA CAMPASSI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE FRANKFURT

10/10/2014 16h48
A editora Record comprou nesta sexta (10), na Feira do Livro de Frankfurt, obras de dois ganhadores do Prêmio Nobel anunciados nesta semana: três livros de Patrick Modiano, vencedor do Nobel de literatura, e a versão infantojuvenil da biografia de Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz ao lado do indiano Kailash Satyarthi.

Os títulos de Modiano são "Remise de Peine" (1988), "Fleurs de Ruine" (1991) e "Chien de Printemps" (1993). O romancista francês de 69 anos foi anunciado na quinta-feira (9) como o vencedor do Nobel de literatura de 2014.

A maior parte da obra de Modiano é publicada pela editora francesa Gallimard, mas os três livros comprados pela Record foram negociados com a também francesa Seuil.

A editora brasileira não revelou o valor pago pelos direitos dos títulos nem tem previsão de quando serão publicados no Brasil.

444654-400x600-1.jpeg

Ao todo, Modiano escreveu 28 romances. No Brasil, seis deles foram publicados pela Rocco entre 1985 e 2003, mas estão fora de catálogo.

A única obra disponível no país é o infantojuvenil "Filomena Firmeza" (Cosac Naify), ilustrada por Sempé.

Isto significa que as editoras brasileiras ainda poderão disputar várias obras de Modiano, incluindo seu mais recente romance, "Pour que Tu Ne te Perdes Pas dans le Quartier", publicado há uma semana na França pela Gallimard.

"Eu sou Malala" na versão infantojuvenil foi negociado pela Record com a Simon & Schuster do Reino Unido.

"Conseguir comprar dois vencedores do Nobel aqui, durante a Feira de Frankfurt, foi incrível, a feira já valeu a pena", afirmou à Folha Sonia Machado Jardim, vice-presidente da Record.

http://www1.folha.uol.com.br/ilustr...de-3-livros-do-novo-nobel-de-literatura.shtml
 
No fb, a Rocco anunciou que irá relançar três obras do autor que estavam fora de catálogo: Uma rua de Roma (o tal que o secretário do Nobel indicou como primeira leitura); Ronda da Noite; e Dora Bruder. Acho que foi só no face mesmo, sem link, mas se houver eu edito e posto aqui.

Ah, todos os três saindo já em dezembro :iei:

Tem link sim => http://www.rocco.com.br/index.php/blog/rocco-relanca-obras-de-patrick-modiano/

E uma descrição bonitinha:
A Rocco vai relançar três dos mais emblemáticos livros do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2014, o francês Patrick Modiano. Ronda da noite, Uma rua de Roma, vencedor do prestigioso prêmio Goncourt em 1978, e Dora Bruder, que estavam esgotados, voltam ao catálogo da editora ainda este ano, com novo projeto gráfico. Responsável por trazer a obra de Modiano para o Brasil, na década de 1980, a editora se orgulha de novamente oferecer ao leitor brasileiro alguns de seus mais importantes romances.

Patrick Modiano nasceu em julho de 1945 e sempre teve a Segunda Guerra Mundial e a ocupação nazista na França como alguns de seus principais temas. Autor de mais de 20 livros e conhecido pelo trabalho de exploração da memória que realiza em suas obras, foi apontado por Horace Engdahl, da Academia Sueca, como “um Marcel Proust de nosso tempo”.

As novas edições de Ronda da noite, Uma rua de Roma e Dora Bruder chegam às livrarias brasileiras em dezembro.

Novo projeto gráfico. Espero que seja tão bonito quanto o da minha tia Lispector ^^
 
Última edição:
Eu vi... Achei bacana que o nome dele se completa quando os três livros são postos lado a lado... Mas queria ver ao vivo antes de achar bonito o projeto em geral, porque ficou tudo assim bege, tudo igual...
 
Eu vi... Achei bacana que o nome dele se completa quando os três livros são postos lado a lado... Mas queria ver ao vivo antes de achar bonito o projeto em geral, porque ficou tudo assim bege, tudo igual...

É tudo bege. Conferi ontem pessoalmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo