• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eclipses e observações astronômicas em 2014

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Vista-Sudan-Goran-Tomasevic-REUTERS_NACIMA20131103_0039_6.jpg


Astrônomos da Sibéria revelaram que, em 2014, os habitantes da Terra poderão observar dois eclipses da Lua e dois do Sol. Além destes quatro, outros fenômenos poderão ser vistos no próximo ano, como, por exemplo, a passagem de um asteroide e de sete cometas bem perto do nosso planeta.

De acordo com os astrônomos russos, os eclipses da Lua poderão ser vistos nos dias 15 de abril e 8 de outubro. Já os do Sol poderão ser acompanhados nos dias 29 de abril e 2 de outubro. Regiões da Indonésia, Austrália e da Sibéria Oriental na Rússia são as que terão melhor capacidade de visualização dos fenômenos solares.

Além disso, alguns planetas estarão mais visíveis da Terra, caso de Marte, em 9 de abril. Ainda no primeiro semestre de 2014, Saturno, Vênus e Júpiter ficarão mais próximos da Terra e, no segundo semestre, será a vez de Netuno e Urano.

Fonte
 
Quanto a eclipses o meu predileto que é o solar total o jeito é juntar uma graninha pra tentar ver um no exterior, pois pra quem não sabe só será possível ver um desse tipo dentro de nosso país tão cedo só em 2046 com o cone de sombra cortando algumas poucas cidades do Nordeste, a mais privilegiadas delas Maceió. Tá muito longe!

Até lá vou me programar pra ver um em 02 de Julho de 2019 que passará ao sul de Buenos Aires.
 
Última edição:
Eclipse lunar da próxima semana será a primeira de quatro "luas de sangue"

Na madrugada da próxima terça-feira o continente americano poderá observar um eclipse lunar, o primeiro de uma tétrade de "luas de sangue" que ocorrerá aproximadamente a cada seis meses e que se repetirá apenas sete vezes neste século, informou nesta quarta-feira a Nasa.

Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes e o último ocorreu em 10 de dezembro de 2011.

A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais ocorreu entre 2003 e 2004.

O fenômeno esteve rodeado ao longo da história de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.

A agência aeroespacial americana explicou que o eclipse começará no dia 15 de abril às 8h (horário GMT, 5h de Brasília) quando a beira da Lua ingressar no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar.

É durante esse período que a Lua é vista da Terra com uma cor avermelhada causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre, algo similar à coloração que adquire a luz solar nos crepúsculos.

A totalidade do eclipse vai acontecer durante um período de 78 minutos que começará aproximadamente uma hora mais tarde e, se as condições meteorológicas permitirem, o fenômeno poderá ser observado em quase todo o continente americano.
 
para quando algum conhecido falar sobre retorno de jesus, fim do mundo, etc. por conta do eclipse da semana que vem >> http://t.co/M4h7A45L56

Nesta terça feira (8) tivemos uma efeméride interessante: a oposição de Marte. Quando isso acontece, e não é só com Marte, o planeta fica visível a noite toda e atinge seu brilho máximo. A cada 26 meses ocorre uma oposição dessas e antigamente era o melhor momento para se observar Marte, pois nessa ocasião os dois planetas atingem sua menor distância relativa. Hoje em dia uma oposição deixou de ser importante para observar Marte, mas determina a chamada “janela” de lançamento de satélites que vão justamente obter mais detalhes do planeta vermelho, minimizando o combustível a ser usado na viagem.

Na terça feira Marte atingiu 1,5 magnitudes de brilho e era um dos objetos mais brilhantes do céu, presa fácil ao entardecer com seu brilho vermelho-pálido. Ele ainda permanecerá brilhante assim durante algumas semanas. Para ser mais exato, Terra e Marte ainda estão se aproximando e na próxima segunda, dia 14, estarão na sua máxima aproximação, algo em torno de 92 milhões de km.

Mas esse fato, ao invés de encantar e motivar as pessoas a observar o céu, disparou uma série de matérias catastróficas que, somado à efeméride da semana que vem, um eclipse lunar, está inundando as redes sociais e portais de notícias com bobagens irritantes.

A oposição de Marte é tão somente uma configuração geométrica em que a Terra fica entre o Sol e Marte, num alinhamento no espaço. Alinhamento se simplificarmos uma situação tridimensional numa bidimensional e olharmos a configuração por cima do plano. Mas, mesmo assim, os 3 astros não se perfilam numa linha perfeita. Aliás, falar em alinhamento planetário é apertar o gatilho de teorias do fim do mundo, invocando Nostradamus, os maias e Nibiru. Aí na semana seguinte ocorre um eclipse total da Lua, que algumas pessoas chamam de Lua Sangrenta, invocam uma tétrade de eclipses e pronto. O caldeirão de bobagens até transborda!

Então vamos esclarecer as coisas.

A oposição de Marte é uma efeméride bacana em que o planeta se torna mais brilhante e fica visível a noite toda. Ainda deve ocorrer a máxima aproximação entre Terra e Marte, mas é só isso e acabou. Ponto parágrafo.

Na terça feira, dia 15, ocorrerá um eclipse total da Lua. Chama-se total porque a Lua atravessa também a parte mais escura da sombra que a Terra projeta no espaço, a umbra. Nessas ocasiões, por conta da refração da luz na atmosfera terrestre, a Lua fica com uma coloração avermelhada, mais ou menos acentuada dependendo das posições relativas entre o Sol, Terra e Lua (note que eu nem quis mais usar o termo alinhamento!), mas também depende da quantidade de particulado suspenso na alta atmosfera, como cinzas vulcânicas. Isso já é conhecido há milênios! Há séculos existe uma escala para classificar a cor que a Lua atinge nessas ocasiões, a escala de Danjon. Por conta dessa tonalidade avermelhada, a Lua acabou sendo chamada, por uns poucos, de Lua de sangue, mas alguém achou melhor chamar de Lua sangrenta. Melhor para assustar as pessoas, claro!

Seguindo.

O eclipse da semana que vem abre uma série de 4 eclipses totais, sem nenhum eclipse parcial entre eles, que deve ocorrer até 2015. Essa série de 4 eclipses seguidos é chamada de tétrade de eclipses, que é difícil de acontecer, mas é perfeitamente explicável através da configuração das órbitas da Terra e da Lua em relação ao Sol. O último deles aconteceu entre 2003 e 2004 e o próximo acontecerá entre 2032 e 2033. O curioso é que os eclipses que ocorrem em uma tétrade não são tão escuros quanto um outro eclipse total qualquer.

Os eclipses dessa tétrade que começa agora acontecerão nos dias 14 de abril e 08 de outubro de 2014 e no ano que vem, em 4 de abril e 28 de setembro. Desses, apenas o de 4 de abril do ano que vem não será visto no Brasil, ainda que o de outubro deste ano seja visto marginalmente.

Esses são os fatos e ponto!

Só que em 2008 dois pastores americanos publicaram um livro (papel aceita tudo) chamado “Quatro Luas Sangrentas: Alguma coisa está para mudar”, em que anunciam que o eclipse da semana que vem marca o início de uma mudança que se concretizará com o último dos eclipses em setembro do ano que vem com a segunda vinda de Jesus. Essa bobagem foi parar na internet (que aceita mais do que papel!) e ganhou tanta popularidade que o tal livro entrou para a lista dos mais vendidos nos EUA por várias semanas! Sem entrar muito em detalhes, o livro relata passagens bíblicas, eventos sagrados, todos conectados com tétrades que ocorreram no passado. Engraçado que um dos autores afirma que as mudanças que estariam por vir aconteceriam em escala global, enquanto o outro acredita que as mudanças ocorreriam apenas em Israel, que só verá (parcialmente) o último dos eclipses da tétrade atual.

Oposição de Marte, eclipse total da Lua e tétrade de eclipses. Eventos astronômicos sem ligação entre si, causados por fenômenos e combinação de fenômenos físicos naturais que não têm nada de extraordinários e que se repetem ao longo da história. Nada de prenúncio de fim do mundo, nada de retorno de ninguém!

OK?

Falando do que interessa, o eclipse da semana que vem transcorre durante a madrugada de segunda para terça. A Lua toca a penumbra terrestre às 01h53, mas nessa fase inicial seu brilho cai pouco e pode até nem ser percebido. A Lua deverá tocar a sobra da Terra às 02h58 da manhã e estará totalmente imersa nela, marcando o início da fase total, às 04h06. Durante a fase total é que a Lua deverá ficar com a cor avermelhada, que pode variar entre um alaranjado ao vermelho tijolo. A Lua começa a sair da sobra, marcando o fim da fase total, às 05h24, já perto do amanhecer. Não é preciso nenhum instrumento para ver o eclipse, mas um telescópio ou uma luneta mais simples pode deixar o espetáculo ainda mais interessante, pois irá mostrar a sombra da Terra “caminhando” sobre as crateras e montanhas lunares.

Marte estará no céu, em sua máxima aproximação da Terra. Para ele sim, é preciso um instrumento para se distinguir o seu disco e outras características além de sua cor.

Esta foto fantástica foi obtida pelo meu amigo Ednilson Oliveira, professor e astrônomo, da sacada do seu apartamento em São Paulo! É possível ver uma das calotas polares abaixo à direita, algumas nuvens azuladas e um padrão circular deslocado um pouco do centro do planeta. Trata-se do maior vulcão do Sistema Solar, apropriadamente chamado de Monte Olimpo, com 27 km de altura!

Então vamos fazer assim, na segunda feira começamos com Marte a 92 milhões de km e de madrugada vamos de eclipse total da Lua. E vamos esquecer essa bobagem toda de Lua sangrenta!
 
Olho pro céu antes de dormir, porque aí eu fico de prontidão. Mas se eu vejo que já tá nublado, eu durmo o sono dos justos. Não saio ás 3h da cama nem a decreto. :lol:
 
Não consegui ver o de Abril, mas consegui ver o de hoje :)

Como estou acostumado a acordar bem cedo, adorei ver a fase mais avermelhada da lua logo depois das 5 da manhã
 
Não consegui ver o de Abril, mas consegui ver o de hoje :)

Como estou acostumado a acordar bem cedo, adorei ver a fase mais avermelhada da lua logo depois das 5 da manhã

E eu esqueci, pqp! :wall:

Ficou vermelhona mesmo? Tinha lido em algum lugar que essa não seria tãão visível por aqui.
 
diz que esse era um selenelion.

Selenelion
A selenelion or selenehelion occurs when both the Sun and the eclipsed Moon can be observed at the same time. This can only happen just before sunset or just after sunrise, and both bodies will appear just above the horizon at nearly opposite points in the sky. This arrangement has led to the phenomenon being referred to as a horizontal eclipse. There are typically a number of high ridges undergoing sunrise or sunset that can see it. Although the Moon is in the Earth’s umbra, the Sun and the eclipsed Moon can both be seen at the same time because the refraction of light through the Earth’s atmosphere causes each of them to appear higher in the sky than their true geometric position.

tem eclipse solar no final do mês. também não vai rolar por aqui.
 
Aqui ela ficou na área visível próximo ao pôr da Lua, então acho que dificilmente eu conseguiria ver. A visão para o horizonte daqui onde moro é péssima. :|

Eu morei em BH entre 2000/2001 e se por um lado na região mais baixa é ruim, de outro nas partes mais altas é uma maravilha.

Em Abril de 2015 teremos o próximo em situação bem parecida e desta vez a região que ficará de fora avança já pegando parte da região Sudeste.

Em compensação em 28 de Setembro de 2015 teremos um com excelente campo de visão. Torcer pra que o tempo colabore.

Vale lembrar que esses dois completam uma rara sequência de quatro lunares totais consecutivos. Depois ficaremos alguns anos só vendo eclipse parcial ou penumbral.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo