• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Miss Brasil sofre ofensas por ser cearense

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
OAB-CE quer responsabilizar internautas por comentários ‘racistas’

2014-755080170-2014092676731.jpg_20140926.jpg

Comentários preconceituosos no Twitter contra a recém-eleita Miss Brasil, a cearense Melissa Gurgel, levaram a Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) a pedir que os autores fossem responsabilizados. O presidente em exercício, Ricardo Bacelar, assinou nesta segunda-feira representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal contra os internautas, que, segundo a entidade, “teceram comentários de cunho racista ao povo cearense”.

Entre as postagens do Twitter, há críticas ao sotaque da população: “Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível” e “Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem”. Outra comparava o padrões de beleza com o de outros estados: “Miss Ceará ganhou o Miss Brasil, e eu aqui achando que no Ceará só tinha gente feia”. Ontem à tarde, apenas um dos comentários continuava publicado no Twitter. Dois perfis estavam bloqueados.

“Não podemos tolerar qualquer discriminação contra o povo do Ceará”, defendeu, por meio de nota da OAB-CE, Ricardo Bacelar. “São colocados comentários preconceituosos e depreciativos ao povo cearense. É racismo em razão da localidade do Ceará, e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense nos orgulha e faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, completou.

Segundo a OAB-CE, foi pedida a identificação dos autores e, caso seja constatado crime de injúria, o autor da mensagem pode ser condenado por período de um a três anos.

A cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita no sábado Miss Brasil 2014. Ela disputou com outras 26 garotas a coroa de mulher mais bonita do país, em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Durante esta segunda, Melissa concedeu entrevistas sobre o prêmio. Nas suas páginas em Twitter, Facebook e Instagram, ela apenas postou fotos e agradeceu àqueles que torceram por sua vitória e não chegou a comentar a polêmica. Tampouco se pronunciou a organização do Miss Brasil, embora procurada pela reportagem. Enquanto isso, os comentários repercutiram as redes sociais, e internautas criticaram as ofensas.


Fonte

Foi o que eu apontei na entrevista. Eu já ouvi coisa pior sobre os nordestinos dita diretamente a mim (não direcionada a mim).
 
Achei #too #much #mimimi. É a mesma coisa que eu falar que o sotaque, por exemplo, dos paulistano mano das treta do @Neithan é feio por ser paulistano.

E essa generalização da população dos estados sempre rolou na forma de brincadeira (tipo gaúcho gay, carioca preguiçoso, etc), não é agora, com essa mimimização das opiniões, que isso vai mudar. Pessoal tá ficando insuportável!
 
Que palhaçada, agora eu quero ver uma criatura dessa falar isso na cara de um Cearense. Coragem que é bom, nada.
Na cara eles não falam, né?
Esse é o problema dos comentários feitos quando se está em grupo ou na internet.
É um inferno, por isso que fico longe dessas coisas de facebook e twiter.
Se por alguma razão estranha, algum dia, eu quiser ficar emputecida e odiar a humanidade já sei que o caminho mais fácil pra isso é ler a seção de comentários de qualquer notícia na internet.
Todo mundo se acha "engraçado", "verdadeiro" e "polêmico" nesses lugares, aí você conhece pessoalmente o figura que faz isso vê que ele ou ela não passa de uma coisa patética e coió, como aquela moça que xingou o goleiro do Santos no estádio. =/
 
Aaaaah bão. Se a coisa ficou só no sotaquinho, tá sussa.
É claro que na onda teve gente aproveitando para dizer que no Ceará só tem gente feia, maaas a Miss em si, nesse comentário, foi elogiada por contraste. Eu quando tinha lido a manchete apenas achei que ela tinha ouvido "cabeça-chata" e coisas semelhantes.
O comentário “Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem” -- pode ser que estivesse fazendo referência não ao sotaque dela, mas à sua discutível "burrice". É que no final do concurso ela se embananou, e com razão, para responder à pergunta que lhe fizeram.
Enfim. Achei a manchete um tanto sensacionalista. Como aliás parece ser o padrão do nosso jornalismo, principalmente o eletrônico.


Agora, falando sobre o Miss Brasil: minha torcida era naturalmente pela gaúcha Marina Helms, que ó, é top e nos deixava em melhores condições de disputar o Miss Universo. Mas a minha 2ª opção era essa cearense aí. Não é tão linda de rosto e é baixinha (1,70 m é o mínimo dos mínimos). Mas em compensação tinha uma bunda show de bola e desfilava com desenvoltura (enquanto outras pareciam robôs de salto).


Ainda sobre o Miss Brasil: quem assistiu deve ter percebido que, ao anunciarem a vencedora, só umas quatro ou cinco misses foram abraçar a cearense, enquanto a maioria delas saiu do palco e foi fazer festinha em volta da gaúcha (que havia sido deixada de fora do top 5). Talvez ela não tenha sido muito simpática durante todo o preparativo do concurso, hein? Ficou mó climão na hora. XD
 
Última edição por um moderador:
Eu não vi como isso rolou e quem eram as candidatas.

Mas de certa forma foi muito bom que a cearense venceu até pra provar e derrubar a tese que pra vencer um Miss Brasil só se for ser nascida no Sul-Sudeste de onde historicamente venceram a grande maioria, em especial o RS que tem o maior número de vencedoras.
 
Não é racismo, mas se não me engano, na lei que fala sobre discriminação (aquela que a PL122 quer mudar pra incluir a orientação sexual) está prevista a questão da origem, sim. É como eu sempre digo, a denúncia nunca é injusta. Em alguns casos, a condenação ou absolvição podem ser injustas. Mas denunciar um caso como esse é importante pra desestimular aqueles que agem dessa forma (que não são tão poucos como gostaríamos de acreditar).
 
Galera do Nordeste ta de sacanagem. Sou Gaúcho, e To sempre Escutando PIADINHAS. nunca fui fazer mimimi e ficar chorando e reclamando em Rede Social em questão a isso .:batera:
 
Não é querendo colocar fogo na fogueira, mas tipo, quando um nordestino chega no exterior onde a maioria não é do nordeste, o povo fica enchendo o saco por conta do sotaque. Eu mesmo, chega desisti de ir em encontros de "Brasileiros", porque na maioria das vezes a piada é sempre a mesma.
Tenho família espalhada no Brasil inteiro, quando eu visitava eles em SP, ouvia uma enxurrada de piadinhas em relação ao sotaque. Não tenho vontade de processar ninguém por isso, até porque acho muito exagerado, mas venhamos e convenhamos... Enche o saco.
Não é por fazer uma piada aqui ou ali, mas de permanecer nela. Imagina, desde criança minhas primas zombavam de mim porque eu falava "oxe", nunca liguei, até porque isso para mim era tão insignificante; agora você pega alguém que tem uma personalidade agressiva e dá no que dá.
Também nunca fui de fazer mimimi como o stover disse, agora cada pessoa é um mundo e cada mundo é diferente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo