• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Levy Fidelix no The Noite

Eu achei que ia ser uma grande bosta a entrevista e acabei me surpreendendo pq foi uma imensa bosta. Principalmente pq nunca vi um candidato propagar tanta ignorância de uma vez só.

Sobre a farsa da pesquisa eleitoral, só pude rir. Recomendo o texto "a mágica das pesquisas eleitorais", que passa uma breve noção de amostragem estatística, sem entrar no mérito matemático. Acho legítimo desconfiar das pesquisas, mas uma pergunta que qualquer conspiracionista deveria se fazer é: "O quão distante ficou o resultado final das pesquisas eleitorais?". Surpreendente mesmo seria se as pesquisas tivessem o poder de direcionar o voto e quase que ditar o resultado final. Seria um novo poder da estatística.

Sobre a incredulidade do combate à inflação através do uso da taxa básica de juros. O primeiro comentário é o gráfico abaixo:

Juro+vs+infla%C3%A7%C3%A3o.png

O segundo comentário é uma recomendação que os interessados no gráfico acima leiam o artido "Derruba sim..." do Alexandre Schwartsman, em resposta ao artigo "Juro alto não derruba a inflação" do também economista Yoshiaki Nakano, da FGV-SP.

Enfim, obrigado Levy.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu ACHO que acaba influenciando sim, pq tem muita gente que pensa "não vou votar em x pq x não tem chance de ganhar" se baseando nos resultdos das pesquisas...

É uma hipótese, Bel, mas que merece ser testada. Talvez verificando se os menores candidatos tem um número de votos muito inferior ao sugerido pelas pesquisas.

De qualquer forma, isso justifica acabar com a pesquisa eleitoral ou estimula o amadurecimento de como votamos?
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Por mim, podiam acabar com as pesquisas. Só serve para encher linguiça nos telejornais. :lol:
Cada partido que faça a sua sondagem para saber o rumo que a campanha precisa tomar.

Mas aí as pesquisas não seriam isentas. Beleza, aí você pode argumentar: Mas hojes os partidos não contratam os institutos de pesquisa? Que garantias de isenção você tem, numa situação onde existe um claro conflito de interesses entre contratante e contratado?

E aí eu não vou ter resposta. :lol:
 
Eu estava sugerindo que os partidos fizessem sondagens para uso exclusivamente privado, para nortear sua campanha, nada de divulgar publicamente o resultado como é feito hoje. Daí pouco me importa se os institutos vão fazer assim ou assado, se vão mentir para agradar o cliente, whatever.
Não sei bem se eu entendi o que você queria dizer.
 
Eu estava sugerindo que os partidos fizessem sondagens para uso exclusivamente privado, para nortear sua campanha, nada de divulgar publicamente o resultado como é feito hoje. Daí pouco me importa se os institutos vão fazer assim ou assado, se vão mentir para agradar o cliente, whatever.
Não sei bem se eu entendi o que você queria dizer.

Se bem que as alianças geralmente tomam como base essas sondagens. De uma forma ou de outra as pessoas vão perceber quem "está por cima" com base nas coligações formadas - e isso retornará ao ponto sobre voltar naquele que "tem mais chances".
 
Última edição:
@Calib, o que você não entendeu exatamente? Eu não acho ruim que os resultados sejam divulgados para o público. Só não sei se tenho essa opinião pq gosto mt do assunto ou se pq realmente pode ser útil para as pessoas.
 
Eu não entendi se você estava criticando a minha sugestão. XD

Mas qual seria a utilidade das pesquisas? Em última análise, as pesquisas não acabariam apenas influenciando as pessoas a votarem de modo "estratégico" ao invés de "seguirem o seu coração" (haha a expressão é brega, mas dá pra entender o sentido)?
 
A princípio no que dependesse da minha vontade sou totalmente contra a maciça divulgação de pesquisas num esquema de mídia injusto e perverso onde todos os candidatos não tem o mesmo tempo na TV e os que tem mais levam mais atenção de cobertura da mesma.
 
Legal. Aí todos os candidatos tem o mesmo tempo na TV, mesmo o partido mais merda e sem representatividade legislativa. Aí eu crio um partideco e vendo uma aliança para algum partido grande e tudo volta ao status quo. Para a realidade ser mais "justa", as regras tem q ser pensadas c mais pé no chão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo