• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

São Paulo é apenas a quinta cidade mais congestionada do Brasil

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Recife, Salvador, Rio e Fortaleza têm proporcionalmente mais trânsito na hora do pico, mas São Paulo é a que mais perde: R$ 31,3 bilhões por ano

congestionamento%20SP.jpg


A frota de carros não para de crescer porque o número de veículos vendidos no mercado interno (cerca de 3,5 milhões por ano) é muito maior do que os que saem de circulação.

Mas quem pensa em deixar a cidade de São Paulo para fugir dos congestionamentos tem que tomar cuidado para não optar por outra cidade com o trânsito tão– ou mais – congestionado. Segundo a empresa de tráfego Tom Tom São Paulo é apenas a quinta colocada no ranking das cidades mais congestionadas do Brasil no horário de pico. Quem mais sofre com os congestionamentos são os recifenses. A capital pernambucana é a cidade mais congestionada, segundo o estudo: chega a ter 60% das suas vias paradas nos horários de pico, enquanto São Paulo tem mais da metade das vias em boas condições de trânsito: apenas 45% ficam congestionadas nos horários de maior movimento pela manhã e no final da tarde.

Salvador aparece em segundo lugar no ranking das cidades brasileiras com mais congestionamento. A capital baiana tem 59% das vias com trânsito pesado (parado ou em ritmo lento) nos horários de pico. Em seguida vem Rio de Janeiro, com 55% de vias congestionadas e em quarto lugar aparece a cidade de Fortaleza com 48% (veja a lista).

Mesmo aparecendo apenas em quinto lugar, os congestionamentos em São Paulo geram gastos bilionários. Estudo feito pelo professor da Puc/SP, Antonio Carlos de Moraes, indica que os congestionamentos na maior metrópole do País resultam numa perda de R$ 31,3 bilhões, conforme dados de 2012. O dado anterior, de 2008, registrava um prejuízo de R$ 26 bilhões.

O cálculo é feito levando em conta vários aspectos, mas os três maiores prejuízos aos congestionamentos ocasionados aos usuários, conforme os estudos, são a perda de tempo, o consumo adicional de combustível e a poluição (sonora e atmosférica). O aumento de trânsito amplia também o número de atropelamentos, com prejuízo de horas de trabalho dos acidentados, gastos com hospitalização, indenização e seguros. E aumenta o nível de estresse nos motoristas e pedestres.

Cidades com os piores congestionamentos
(em relação ao número de vias)

1º Recife 60%
2º Salvador 59%
3º Rio de Janeiro 55%
4º Fortaleza 48%
5º São Paulo 46%
6º Belo Horizonte 42%
7º Porto Alegre 38%
8º Curitiba 34%
9º Brasília 27%
Fonte:

--------------

Apesar de achar os números surpreendentes, já tive a oportunidade de dirigir de carro em 7 das 9 capitais listadas e em matéria de agressividade acho o trânsito de Sampa ainda o mais difícil de ser enfrentado.
 
Última edição:
Se Poa já é um inferno às vezes, imagina essas outras aí...
 
Quero ver uma nova medição daqui algum tempo já que no caso específico de Sampa as ciclofaixas e as faixas exclusivas de ônibus estão em franco crescimento e devem influenciar bastante.
 
Em Recife é realmente um caos. Mesmo nas avenidas em que têm faixas prioritárias para ônibus.
Quando eu fazia faculdade eu tinha que sair de casa ás 6 da manhã para poder chegar lá as 8:30. Isso só na avenida Caxangá, que é apenas uma reta.
Mesmo assim, o povo fala tanto de SP que sempre pensei que lá era pior.
 
Isso deve tá errado, impossível alguma cidade ter transito pior que SP. Sério, ir par ao centro saindo da zona sul ou zona leste de manha e voltar depois a tarde leva, no mínimo, 2 horas.

E Fúria, eu acho que o transito do Rio é mais agressivo que o de SP, aqui em SP a maioria das pessoas ainda costumam dar seta antes de trocar de faixa.
 
E Fúria, eu acho que o transito do Rio é mais agressivo que o de SP, aqui em SP a maioria das pessoas ainda costumam dar seta antes de trocar de faixa.

Só que em Sampa ninguém se sente tão forte nas ruas e avenidas em querer passar por cima de tudo e de todos do que as motos. Se você não deixa o chamado "corredor" livre vem um bando e detona seu espelho, sem falar que agora elas estão invadindo as ciclofaixas criando uma nova richa. É principalmente dessa agressividade que me refiro.
 
Isso deve tá errado, impossível alguma cidade ter transito pior que SP. Sério, ir par ao centro saindo da zona sul ou zona leste de manha e voltar depois a tarde leva, no mínimo, 2 horas.
E vc acha que é fácil sair da Zona Oeste do Rio e vir pro Centro? Sendo que quase todas as vias expressas desembocam no mesmo lugar? 2h é pouco...
É o que o Fusa falou:
Problema do Rio é que muitas vias são o caminho único para ir de um lugar a outro.
São Paulo muitas vezes tem uma infinidade de possíveis caminhos a escolher.
 
Moro em SP desde 2008 e só dirigi uma vez no RJ em 2011 e posso estar falando bobagem, mas achei os motoristas do RJ bem piores, não dão seta, não deixam você entrar quando precisa, não esperam você balizar.
Aqui em SP também acontece isso mas em menor grau.

E quando dirigi em Salvador achei o trânsito pior que o de SP, o que acontece é que SP é bem maior que as demais cidades e por isso a fama de pior trânsito do Brasil é maior, mas acho que essa pesquisa tem seus méritos.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Essa estatística é daquelas exatas, realistas mas que são expressas de uma maneira que convém.

São Paulo, com 46% das vias congestionadas, tem muito mais ruas com trânsito pesado no cômputo total, do que os 60% de Recife, simplesmente pelo tamanho absurdo de São Paulo. Em 2004, segundo a Super Interessante, haviam 48 623 logradouros em São Paulo, o que quer dizer que temos mais de 22 mil ruas com trânsito congestionado.
 
Só que em Sampa ninguém se sente tão forte nas ruas e avenidas em querer passar por cima de tudo e de todos do que as motos. Se você não deixa o chamado "corredor" livre vem um bando e detona seu espelho, sem falar que agora elas estão invadindo as ciclofaixas criando uma nova richa. É principalmente dessa agressividade que me refiro.
Ah sim, sobre os motoboys eu concordo plenamente. Inclusive um primo da minha namorada veio l'a de BH e achou curioso como n'os aui em SP respeitamos as motos, coisa quem, segundo ele, nao ocorre em BH.

E vc acha que é fácil sair da Zona Oeste do Rio e vir pro Centro? Sendo que quase todas as vias expressas desembocam no mesmo lugar? 2h é pouco...
Pro Centro do Rio eu nao sei, mas para a zona sul eu nao achei taaao demorado. Sempre que vou pro Rio fico no apartamento de um amigo meu na Barra e mesmo que a gente pegue transito eu nao passo o perrengue que ja passei aqui em SP. Mas concordo que ai no Rio as vias pra fugir do transito sao mais restritas.
 
Moro em SP desde 2008 e só dirigi uma vez no RJ em 2011 e posso estar falando bobagem, mas achei os motoristas do RJ bem piores, não dão seta, não deixam você entrar quando precisa, não esperam você balizar.
Aqui em SP também acontece isso mas em menor grau.

E quando dirigi em Salvador achei o trânsito pior que o de SP, o que acontece é que SP é bem maior que as demais cidades e por isso a fama de pior trânsito do Brasil é maior, mas acho que essa pesquisa tem seus méritos.
Motoristas no Rio são IMENSAMENTE mais mal educados que em Sampa.
No Rio uma das primeiras coisas que se aprende é que você nunca pode dar seta. Se der seta, o carro do lado em vez de abrir espaço ele acelera pra impedir que tu entre na frente. E o carro atrás dele faz o mesmo, e o de trás, e o de trás. E aí tu perde a merda da entrada e tem que dar uma volta fela da putza.
No Rio é "abriu brecha do lado, mete o carro lá e aguenta o xingamento do cara", literalmente lei da selva.



Pro Centro do Rio eu nao sei, mas para a zona sul eu nao achei taaao demorado. Sempre que vou pro Rio fico no apartamento de um amigo meu na Barra e mesmo que a gente pegue transito eu nao passo o perrengue que ja passei aqui em SP. Mas concordo que ai no Rio as vias pra fugir do transito sao mais restritas.
Sério? Isso é em férias ou fim de semana, não?
Ou ele mora no iniciozinho da Barra e vocês vão só até o Leblon?
Eu morava no iniciozinho do Recreio (logo após a Barra) e ia só até a Gávea. Se eu dava bobeira e saia em horário de rush, eram 1h30min pra atravessar 20km (sem trânsito quando saía tipo 5h da manhã eu chegava em 25/30min). Pra ir até o centro, que as vezes precisava, eram mais uns 13km e em horário de rush mais pelo menos 1 hora.
Isso com carro. Com ônibus é 50% mais de tempo.
 
Quando eu morava em Niterói, às vezes levava 1h~1h30 pra chegar até a subida pra ponte (saindo às 17h do trabalho), e isso dá uns 5~6km dependendo do trajeto do ônibus...
 
Essa estatística é daquelas exatas, realistas mas que são expressas de uma maneira que convém.

São Paulo, com 46% das vias congestionadas, tem muito mais ruas com trânsito pesado no cômputo total, do que os 60% de Recife, simplesmente pelo tamanho absurdo de São Paulo. Em 2004, segundo a Super Interessante, haviam 48 623 logradouros em São Paulo, o que quer dizer que temos mais de 22 mil ruas com trânsito congestionado.

E desconsideram a importância relativa de cada rua -- 1 km de congestionamento em uma via rápida central que também atende a zilhões de ônibus não pode ser contrabalançado por 1 km de trânsito inexistente em um beco residencial num bairro tranquilo.
 
No caso de Sampa ainda tem que se considerar um asterisco que é o rodízio de veículos que está sujeito a sofrer uma ampliação a curto e médio prazo.
 
não sei não, morei no Rio, e já estive em São Paulo, e achei São Paulo muuuuuuuito pior, no Rio eu ia de São Cristóvão pra Botafogo de boa em horário de pico, nem achava tão demorado, em SP um trajeto parecido em horário de pico te deixa pelo menos 2 horas parado...
 
É como o FCM falou, a pesquisa trata as coisas de forma proporcional, quanto a nossa percepção não.
São Paulo é muito, muito, muito grande, então um congestionamento lá tem proporções maiores que aqui em BH por exemplo, mas isso não significa que o transito aqui esteja muito longe do de lá. Como proporcionalmente o numero de vias congestionadas em Recife ou no Rio são maiores, fica mais difícil você traçar rotas alternativas para tentar evitar o transito.

É como juros, 2% de 1 milhão é bem mais penoso que 20% de 1 mil, porém a taxa do segundo é bem maior.
 
Pro Centro do Rio eu nao sei, mas para a zona sul eu nao achei taaao demorado. Sempre que vou pro Rio fico no apartamento de um amigo meu na Barra e mesmo que a gente pegue transito eu nao passo o perrengue que ja passei aqui em SP. Mas concordo que ai no Rio as vias pra fugir do transito sao mais restritas.
Tu tá maluco, cara. A Barra tem um dos piores trânsitos que eu já vi no Brasil. Não vou nem falar que tu devia pegar trânsito de madrugada, pq até de madrugada tem trânsito nessa bagaça xD

A engenharia de tráfego do RJ (que ta mais pra engenharia de tráfico) é muito ruim. Inúmeros pontos de convergência, pistas únicas, e isso tudo somado as recentes reformas e demolições de perimetrais.

Recentemente uma medida que reajustou o tempo dos semáforos da Ayrton Senna (continuação da linha amarela) melhorou o trânsito dessa via absurdamente; ou seja, bastava um planejamento minimamente decente de sincronização entre semáforos. É comum atribuir a causa ao grande volume de carros, mas o fato desse tipo de medida funcionar demonstra que a essência do problema está no planejamento.

Fora que o centro da cidade mais parece um labirinto com as obras recentes, do que um lugar que teoricamente deveria disponibilizar acesso a todos. Imagino o desespero de quem é de fora hahaha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo