• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Amnésia (Memento, EUA, 2000)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    10

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
uNiY6imloMtmcF2UYejCoc85xF5.jpg

Sinopse: Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença (amnésia anterógrada) que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.

Direção: Christopher Nolan

Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantoliano


IMDb
 

Anexos

  • uNiY6imloMtmcF2UYejCoc85xF5.jpg
    uNiY6imloMtmcF2UYejCoc85xF5.jpg
    424,9 KB · Visualizações: 0
  • uNiY6imloMtmcF2UYejCoc85xF5.jpg
    uNiY6imloMtmcF2UYejCoc85xF5.jpg
    424,9 KB · Visualizações: 0
Última edição:
sério que não tinha tópico sobre esse filme? acho que deve ter se perdido em alguma migração, lembro de ter falado dele aqui. enfim, aproveitando para perguntar: alguém já viu a versão com a cronologia linear? acho que vinha como extra do dvd, não sei dizer ao certo.

ps:
que que vocês acham disso?

memento20.jpg
 
ps:
que que vocês acham disso?

Ver anexo 56155

Essa tatuagem só aparece uma vez, o que pode indicar que talvez ele se recorde de algo e tenha até fantasiado sobre a necessidade de se recordar disso. Contudo, ele teria de lidar com a culpa de ter matado a esposa, daí ele se permitir realizar constantemente esse "jogo".
 
Essa tatuagem só aparece uma vez, o que pode indicar que talvez ele se recorde de algo e tenha até fantasiado sobre a necessidade de se recordar disso. Contudo, ele teria de lidar com a culpa de ter matado a esposa, daí ele se permitir realizar constantemente esse "jogo".

mas a esposa está ali com ele, com o "I've done it" no peito. ou seja, não está morta.
 
De acordo com o Teddy, ela está morta.


sim, mas minha dúvida é sobre essa foto em si. até porque sobre o teddy temos:

memento-22.jpg

que sim, eu sei que o leonard escreveu para que ele não acreditasse quando o teddy novamente revelasse que ele já tinha se vingado dos estupradores da esposa. mas e se a "mentira" do teddy não foi só essa?

assim, minha opinião sobre esse flash de memória (a esposa deitada com ele, no peito dele o "I've done it" - lembrando, essa tatuagem ele dizia que faria quando matasse os assassinos da esposa), até pelo momento em que aparece*, pode ser só mais um ponto no argumento básico do filme, de que você não pode confiar na memória. aqui entraria com outra questão: leonard não podia confiar porque ele não conseguia guardar memórias recentes. mas ao mostrar uma memória falsa, o filme lembra que não é só quem tem o mesmo problema que leonard que não pode confiar na memória. algo que o próprio leonard diz em determinado momento: Memory can change the shape of a room; it can change the color of a car. And memories can be distorted. They're just an interpretation, they're not a record, and they're irrelevant if you have the facts.


______
* posso estar enganada, mas acho que é quando leonard diz: I have to believe in a world outside my own mind. I have to believe that my actions still have meaning, even if I can't remember them. I have to believe that when my eyes are closed, the world's still there. Do I believe the world's still there? Is it still out there?... Yeah. We all need mirrors to remind ourselves who we are. I'm no different.

btw, sobre isso, tem uma ted talk muito legal >> http://www.ted.com/talks/elizabeth_loftus_the_fiction_of_memory
 
lembro que há pouco tempo comecei a ver mas achei muito frio o tratamento dos personagens na trama, quer dizer, como eles eram apresentados e tal, não consegui simpatizar com eles, daí depois de meia hora deixei de ver e deletei o arquivo =p mas com esses spoilers aí fiquei com vontade de ver, thanks ;)
 
acho que esse tratamento vai do começo ao fim, gabriel. mas também acho que é um pouco consequência do modo como a narrativa é montada, picotada e fora de ordem. meio que para fazer com que quem está assistindo sinta a mesma coisa que o leonard sobre as pessoas, de não poder confiar e ninguém.
 
passando para deixar isso aqui

memento%20mapped%20portrait%20name.jpg

daqui
 
Bem legal esse diagrama! Lembro de já ter visto um que tentava mostrar o mesmo, mas não era tão bacanudo.
 

Tópicos similares

Diretor da Semana Werner Herzog
Respostas
6
Visualizações
1K
  • Enquete
Diretor da Semana Joel & Ethan Coen
Respostas
7
Visualizações
2K

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo