• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Brandon Sanderson

Erendis

Master Pretender
Brandon-Sanderson-author-photo-776x1024.jpeg

Brandon Sanderson nasceu em dezembro de 1975, em Lincoln, Nebraska e atualmente reside em American Fork, Utah. Quando criança Brandon gostava de ler, mas durante a adolescência perdeu o interesse por conta dos títulos que costumavam ser indicados, entretanto quando estava na oitava série, Sra. Reader, uma professora, deu a Brandon o livro Dragonsbane, de Barbara Hambly. Ele leu o livro, gostou muito e foi em busca de livros semelhantes, descobrindo então, autores como Robert Jordan, Melanie Rawn, David Eddings, Anne McCaffrey, e Orson Scott Card, o que fez com que passasse a ser um ávido leitor, ele gostava de fantasia épica, tanto que ele mesmo tentou escrever algo. Suas primeiras tentativas, segundo ele, eram terríveis.
Em 1994, Brandon se matriculou na Universidade Brigham Young, para cursar bioquímica, mas deu um tempo nos estudos entre 1995 e 1997, para servir como missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Seul, na Coréia. Brandon muitas vezes diz que, foi durante este tempo, que ele percebeu que não sentia falta de estudar química, mas sentia muita falta de escrever. Após o seu regresso a BYU, Brandon se tornou um estudante de Inglês, para o desespero de sua mãe, que sempre quis que ele se tornasse um doutor.
Brandon arrumou emprego como recepcionista em um hotel à noite, pois poderia escrever a sério, enquanto estava no trabalho. Durante esta época, ele foi para a escola em tempo integral durante o dia, trabalhava à noite para pagar seus estudos, e escreveu tanto quanto podia: terminou sete romances durante os anos de graduação. Brandon submeteu muitos manuscritos para publicação e acumulou uma grande pilha de cartas de rejeição, apesar disso, ele continuou a ser um escritor dedicado.
Voluntariou-se para a revista de ficção científica e fantasia de BYU, o que foi uma experiência maravilhosa para Brandon: ele leu muitos manuscritos, fez algumas amizades duradouras, e atuou como editor-chefe durante seu último ano.
Brandon aprendeu muito sobre o lado “business” de ser um escritor, tendo aula com David Farland, autor da popular série Runelords. Um conselho que Dave deu Brandon, foi para participar de convenções, como Worldcon e mundo de fantasia, a fim de se conectar com os profissionais do setor. Brandon e um pequeno grupo de amigos que também eram aspirantes a escritores começaram a fazê-lo e ele finalmente encontrou tanto a sua agente atual, bem como um de seus editores em convenções.
Foi em 2003, enquanto Brandon estava no meio de um programa de pós-graduação da BYU, ele recebeu um telefonema do editor Moshe Feder, da Tor Books, que queria comprar um dos livros de Brandon. Ele tinha apresentado o manuscrito um ano e meio antes, e tinha quase desistido de ouvir qualquer coisa, então ele ficou surpreso e encantado ao receber a oferta. Em maio de 2005, Brandon teve seu primeiro romance publicado: Elantris. Ao longo dos anos, a Tor Books também publicou a trilogia Mistborn; em seguida The Alloy of Law, Warbreaker, e The Way of Kings, o primeiro de uma série de dez volumes, chamada The Stormlight Archive. O segundo livro da série, Words of Radiance, foi lançado em 04 de março de 2014. Outros projetos continuam em andamento.
Em 2004, após graduar-se com o seu mestrado em escrita criativa na Universidade Brigham Young, Brandon foi convidado para dar a aula que ele tinha tomado como um estudante de graduação de Dave Farland. Apesar de sua agenda lotada, Brandon continua a ensinar esta seção de escrita criativa focada em ficção científica e fantasia, porque ele gosta de ajudar os aspirantes a escritores.
Brando é casado, desde 2006, com Emily Bushman, com quem tem dois filhos e sua esposa atua também empresária; ele ainda é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e desde 2008, participa semanalmente do podcast Writing Excuses, com os também autores Dan Wells, Mary Robinette Kowal e com o cartunista Howard Tayler e ainda, trabalhou também no roteiro de um jogo de RPG e aventura para videogames, inspirada em sua serie Mistborn, que está sendo desenvolvido pela empresa Little Orbit, para várias plataformas e se chamará Mistborn: Birthright.
Brandon alcançou primeiros lugares na lista dos livros de ficção mais vendidos do New York Times, com suas obras, além do seu trabalho ao substituir o também escritor americano Robert Jordan (1948-2007), na série de fantasia The Wheel of Time ("A Roda do Tempo"), finalizando-a após o falecimento deste último.
No Brasil, teve dois de seus livros publicados nacionalmente pela editora LeYa Brasil, Elantris (lançado em 2012) e o primeiro volume da série Mistborn, Mistborn: The Final Empire, traduzido para o país como "Mistborn - Nascidos da Bruma: O Império Final" (lançado em 2014).


Brandon_Sanderson_with_a_German_copy_of_Elantris.jpg


Histórias curtas
• Firstborn (2008)
• Defending Elysium (2008)
• Infinity Blade: Awakening (2011)
• Infinity Blade: Redemption (2013)
• Legion (2012)
• The Emperor's Soul (2012)
• Shadows for Silence in the Forests of Hell (2013)
Livros soltos
• Elantris (2005) – lançado no Brasil pela LeYa
• Warbreaker (2009)
Alcatraz
• Alcatraz Versus the Evil Librarians (2007) - lançado no Brasil, pela editora Benvirá com o título Alcatraz Versos os Bibliotecários do Mal.
• Alcatraz Versus the Scrivener's Bones (2008)
• Alcatraz Versus the Knights of Crystallia (2009)
• Alcatraz Versus the Shattered Lens (2010)
Mistborn
• Mistborn: The Final Empire (2006) - lançado no Brasil, pela LeYa sob o título Mistborn - Nascidos da Bruma: O Império Final
• Mistborn: The Well of Ascension (2007)
• Mistborn: The Hero of Ages (2008)
Wax and Wayne
• Mistborn: The Alloy of Law (2011)
• Mistborn: Shadows of Self (a ser lançado)
• Unnamed planned book (a ser lançado)
Reckoners
• Steelheart (2013)
• Mitosis (2013)
• Firefight (a ser lançado)
• Calamity (a ser lançado)
Rithmatist
• The Rithmatist (2013)
The Stormlight Archive
• The Way of Kings (2010)
• Words of Radiance (a ser lançado)
A Roda do Tempo (The Wheel of Time)
• The Gathering Storm (2009)
• Towers of Midnight (2010)
• A Memory of Light (2013)

Minha opinião: Por enquanto tem poucos livros dele lançado no Brasil e a melhor chance de ler ainda é pra quem já lê em inglês numa boa, visto que a maioria dos livros só não foi traduzida ainda.
Eu tive a oportunidade de ler Elantris e gostei bastante, posso afirmar que o livro que o Brandon prega aos quatro ventos que "é o mais fraquinho" dele, já é bom demais se comparado a outros autores do gênero. Agora estou me preparando para ler o primeiro de Mistborn, mas ainda queria aguardar um pouco mais pra ver se a LeYa vai continuar lançando a série, porque já tomei tanto balde de água fria com séries inacabadas que tenho até medo... enfim, fica a dica pra quem gostar de livros de fantasia que são bem estruturados, com uma mitologia fantástica e muita criatividade, uma vez que são bem diferentes de outros livros do gênero (sem desmerecer, até por que eu adoro livros que tenham, mas nada de anões, elfos, etc.), até porque às vezes cansa ficar lendo vários livros que são variáveis de um mesmo assunto.

livros.jpg
 
Comprei Elantris pra kindle já faz um tempo, numa promoção.
Agora fiquei curiosa e acho que vou passá-lo na frente dos outros que estão na fila.
 
Ele salvou o legado de Robert Jordan - já tem o meu respeito. :joinha:

bhKp2.gif
 

Anexos

  • bhKp2.gif
    bhKp2.gif
    1,7 MB · Visualizações: 0
  • bhKp2.gif
    bhKp2.gif
    1,7 MB · Visualizações: 0
olha @Clara V. eu li depois de muito ver comentar sobre ele em um grupo de livros de fantasia e aventura do qual eu participo, até então nunca tinha ouvido falar, nem do autor, nem do livro, apesar de ter visto a capa em alguns sites quando pesquiso pra comprar livro... e confesso que a capa me chamou a atenção, mas como eu andava meio com o pé atrás com capas bonitas e conteúdos ruins, não me interessei de ler até ver muito comentário positivo e valeu a pena!
eu realmente gosto MUITO de livros de fantasia, gosto de histórias que se passam em mundos diferentes do nosso, com pessoas e culturas diferente e pra mim, esse livro foi um prato cheio disso, no começo ele é meio confuso, até você começar a se adaptar o que esse mundo tem de diferente do nosso, mas confesso que achei a forma como o Brandon escreve genial e apesar de eu só ter lido esse livro dele (ainda, pretendo ler os outros, como já comentei), ele agora se encontra ao lado de outros escritores que eu considero dos melhores no gênero (como o Rothfuss ou o Martin, por exemplo), muito embora os livros dele não deixem margem pra comparação nem com um e nem com outro, talvez isso se deva ao fato de que, aparentemente, as influências dele foram outras que não Tolkien, Lewis & cia.

Ele salvou o legado de Robert Jordan - já tem o meu respeito. :joinha:
primeira vez que vejo o Bruce falando bem de algum dos escritores que eu indico/abro tópico/falo bem

tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
 

Anexos

  • tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    483,2 KB · Visualizações: 0
  • tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    483,2 KB · Visualizações: 0
Última edição por um moderador:
primeira vez que vejo o Bruce falando bem de algum dos escritores que eu indico/abro tópico/falo bem

tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif

É que fica difícil pra mim dizer algo bom sobre Rothfuss ou Bradley...

tumblr_lrbhuvvG0s1r3235lo1_500.gif

Tem alguns autores que você cita e tal, mas aí nunca li nada deles, logo, não vou dar pitaco. Eu mesmo espero poder ler algo do Sanderson, mas já prestigio o cara por ter aceito o desafio de dar continuidade à obra de um dos grandes autores fantásticos do século XX.

sagan-you-are-awesome-gif.gif
 

Anexos

  • tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    483,2 KB · Visualizações: 0
  • sagan-you-are-awesome-gif.gif
    sagan-you-are-awesome-gif.gif
    474,8 KB · Visualizações: 0
  • tumblr_lrbhuvvG0s1r3235lo1_500.gif
    tumblr_lrbhuvvG0s1r3235lo1_500.gif
    302,4 KB · Visualizações: 0
  • tumblr_lrbhuvvG0s1r3235lo1_500.gif
    tumblr_lrbhuvvG0s1r3235lo1_500.gif
    302,4 KB · Visualizações: 0
  • sagan-you-are-awesome-gif.gif
    sagan-you-are-awesome-gif.gif
    474,8 KB · Visualizações: 0
  • tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    tumblr_mb15hwJj7g1qktxjc.gif
    483,2 KB · Visualizações: 0
Já li Elantris e curti bastante. Não é tão original assim, tem referências pra tudo quanto é lado, mas é interessante e bem escrito.
 
Já li Elantris e curti bastante. Não é tão original assim, tem referências pra tudo quanto é lado, mas é interessante e bem escrito.
sim, o que me refiro é que, pra mim, as referências dele são diferenciadas, não bebe tanto da fonte de Tolkien e afins [emoji4]
 
Para os fãs do autor, está sendo lançado o box da Primeira Era de Mistborn que reúne os três livros dessa série, a saber: O Império Final (vol. 1), O Poço da Ascensão (vol. 2) e O Herói das Eras (vol. 3).

b2f387f5-a558-46d5-85cb-103dd605a174.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo