• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Suspeitos (The Usual Suspects, EUA/Alemanha, 1995)

Sua nota para o filme:

  • 8

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    6

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
usualoct05.jpg

Sinopse: Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão deficiente físico, que saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, húngaro misterioso e impiedoso que foi o mentor de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. Mas quem é esse homem?

Direção: Bryan Singer

Elenco: Chazz Palminteri, Kevin Spacey, Gabriel Byrne

Trailer

IMDb

Curiosidades:

- A inspiração do roteirista Christopher McQuarrie para criar o personagem Keyser Soze veio do assassino John List, famoso por ter matado toda sua família em 1971.

- Dave Kujan poderia ter sido interpretado por Robert De Niro ou Christopher Walken ou Al Pacino, mas todos recusaram o convite.
 

Anexos

  • usualoct05.jpg
    usualoct05.jpg
    336,7 KB · Visualizações: 0
pode ser minha mentalidade de adolescente falando (vi o filme mais ou menos na época que saiu), mas sempre tive a impressão que fazia a história toda valer era o final. sabe, o filme todo é ok, não é que seja ruim. mas o que te faz pensar FODA, FODA!! quando vê o título é aquela fala sobre o maior truque do diabo.

trocando em miúdos: acho que preciso assistir de novo :think:
 
pode ser minha mentalidade de adolescente falando (vi o filme mais ou menos na época que saiu), mas sempre tive a impressão que fazia a história toda valer era o final. sabe, o filme todo é ok, não é que seja ruim. mas o que te faz pensar FODA, FODA!! quando vê o título é aquela fala sobre o maior truque do diabo.

trocando em miúdos: acho que preciso assistir de novo :think:

Mas é isso mesmo, Anica: o filme é aproveitável apenas por causa do final. Tipo, assim que surge o twist ending, todo o resto é facilmente descartado, principalmente quando consideramos a questão do narrador não-confiável. Talvez possamos aproveitar a ambiguidade dos sentimentos do último sobrevivente, mas a trama existe apenas pra esse reveal.
 
mas para haver aquele final foi necessário todo o contexto elaborado pelo filme. Acho que o filme é bom como um todo.

Mas isso é claro, Heberus. Ocorre o mesmo em Jogo de Espiões, Acima de Qualquer Dúvida, Está Faltando um de Nossos Dinossauros, O Sexto Sentido... A questão é que tudo funciona apenas com base no final. Terminado o filme, tudo que é aproveitável depende do que ele disse. Agora, uma coisa que eu não entendo: você é um policial, deixa o cara na sala vendo não sei quantos cartazes, e não nota algo de estranho na correlação das informações que ele te passa no depoimento? Porque, se esse era o "maravilhoso plano" do vilão, só posso sentir pena da polícia pelos criminosos deixarem claro que as autoridades são mesmo constituídas por "tapados". :P

Acho que o melhor filme sobre "depoimentos" ainda é "Até os Deuses Erram", de Sidney Lumet. Ali, sim, eu via um embate entre o depoente e o policial.
 
Última edição:
Pensando desta forma posso compreender.

A Origem se encaixa neste quadro também.

Se bem que aí é compreensível, como em "Amnésia": o suspense psicológico cria um jogo onde o espectador é sempre obrigado a questionar o mise en scéne. No caso de "Os Suspeitos", o mise en scéne ajuda a desenvolver a narrativa, mas a solução permanece nas mãos da protagonista - o público não é convidado a questionar o relato em momento algum, não há tomadas que ajudem o público a captar isso - diferente de "O Sexto Sentido" -, como se dissessem, "este deve ser o final e pronto". Acho que é por isso que alguns que ficaram decepcionados com o twist ending questionam se mesmo a identidade da antagonista é aquela mesma. :think:
 
Não entendi seu post. *Pressiono a tecla SAP*

"Amnésia" e "A Origem" são filmes onde se estabelece desde o início seu gênero: suspense psicológico. Daí que o espectador é "convidado" a questionar os elementos em cena (mise en scéne). No caso de "Os Suspeitos", um suspense per se, quem revela a trama é o protagonista policial, pois os elementos de cena nunca são deixados claros para o espectador - a não ser no final do filme, onde a câmera assume o ponto de vista do policial.
 
Em Os Suspeitos há pistas durante o filme que possibilitam a descoberta do twist final?

Que eu me lembre essas pistas só são indicadas no final, quando o Kujan nota os cartazes e o nome na xícara. Penso que o Kevin Spacey ganhou o Oscar porque 1) ele estava ótimo mesmo, e 2) ele interpretou bem a possível ambiguidade do relato que ele dá, como na relação entre ele e a personagem do Gabriel Byrne, por exemplo.

EDIT: @Heberus Stormblade , lembrei que tem um trecho no início em que ele fala algo como, "os policiais só ficam satisfeitos quando ouvem o que querem". O que não ajuda muito é esse policial, no meio de todos esses cartazes, com aquela xícara, não notar algo de estranho na correlação dos fatos. Se formos focar na briga que o Kujan tem com o Hunter (era esse o nome da personagem do Byrne?), quando o Verbal conta um detalhe que o Kujan desconsidera, podemos voltar ao ponto em que os criminosos não parecem precisar fazer muita força pra enganar as autoridades. :P

EDIT 2: Olha o que eu achei!
tumblr_lsxdrsp5Au1qgw1fbo1_500.png
 

Anexos

  • tumblr_lsxdrsp5Au1qgw1fbo1_500.png
    tumblr_lsxdrsp5Au1qgw1fbo1_500.png
    311,2 KB · Visualizações: 0
  • tumblr_lsxdrsp5Au1qgw1fbo1_500.png
    tumblr_lsxdrsp5Au1qgw1fbo1_500.png
    311,2 KB · Visualizações: 0
Última edição:

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo