• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Edukators (Die fetten Jahre sind vorbei, Alemanha/Áustria, 2004)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    4

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
die_fetten_jahre_sind_vorbei.jpg

Sinopse: Jan (Daniel Brühl) e Peter (Stipe Erceg) são dois jovens que acreditam que podem mudar o mundo. Eles se auto-denominam "Os Educadores", rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Jule (Julia Jentsch) é a namorada de Peter, que está passando por problemas financeiros e, por causa deles, está saindo de seu apartamento alugado. Tempos atrás Jule se envolveu em um acidente de carro, que destruiu o carro de um rico empresário. Condenada pela justiça, ela precisa pagar um novo carro no valor de 100 mil euros, o que praticamente faz com que trabalhe apenas para pagar a dívida que possui. Como Peter viaja para Barcelona, Jan vai ajudá-la na mudança. Eles se conhecem melhor e Jan termina por contar a ela a verdade sobre os Educadores. Empolgada com a notícia, Jule insiste que ela e Jan invadam a casa de Hardenberg (Burghart Klaußner), o empresário que a processou. Após uma certa resistência, Jan concorda. Na casa eles agem como os Educadores, mudando os móveis de lugar, mas cometem um grave erro: Jule esquece no local seu celular. No dia seguinte, com Peter já tendo retornado da viagem mas sem saber do ocorrido, Jan e Jule decidem invadir novamente a casa de Hardenberg, para recuperar o celular. Porém o que eles não esperavam era que o empresário os surpreendesse dentro da casa, o que os força a sequestrá-lo.

Direção: Hans Weingartner

Elenco: Daniel Brühl, Julia Jentsch, Stipe Erceg, Burghart Klaußner

Trailer

IMDb

Curiosidades:

- A canção "Where's The Real Sky" é creditada ao artista Jeff Cole na lista de músicas da trilha sonora e é mencionada no filme como a favorita dos personagens Jan e Jule. Jeff Cole é o pseudônimo do compositor Andreas Wodraschke.

- O título original do filme é Die fetten Jahre sind vorbei. Que significa "seus dias de fartura acabaram", em alemão. Este é um dos lemas dos trio de protagonistas.

- O diretor Hans Weingartner faz uma pequena ponta como um dos manifestantes no protesto que ocorre logo no início do filme.

- A trilha sonora conta com canções de artistas do cenário alternativo como Depeche Mode, Placebo, Franz Ferdinand, Phoenix e Nada Surf, além das bandas alemães The Notwist, Tocotronic e Slut. A clássica versão do cantor Jeff Buckley para a canção "Hallelujah", de Leonard Cohen, foi executada no filme, mas não consta no trilha sonora oficial.
 
Última edição:
Gostei muito da primeira metade, mas da segunda metade não gostei nenhum pouco. Achei que o filme foi uma boa ideia mas não foi bem executada.
 
Adorei o filme! A trama se desenrola de maneira surpreendente, e tem um história que fala um pouco sobre idéias pré concebidas de determinados nichos da sociedade...
Recomendo! ^^
 
Filminho bem meia boca. Cheio de ideias clichês sobre revolução para construir uma pseudo-crítica aos burgueses capitalistas tiranos opressores.
 
Filminho bem meia boca. Cheio de ideias clichês sobre revolução para construir uma pseudo-crítica aos burgueses capitalistas tiranos opressores.

Nem achei... Pois no final, o cara que era tomado como burguês capitalista na verdade era super de boa...
Acho que mostra que há pessoas reais por baixo dos esteriótipos... E que, assim como o Sr. burguês, amanhã pode ser você do lado de lá... XD
 
Nem achei... Pois no final, o cara que era tomado como burguês capitalista na verdade era super de boa...
Acho que mostra que há pessoas reais por baixo dos esteriótipos... E que, assim como o Sr. burguês, amanhã pode ser você do lado de lá... XD

De boa entre aspas né. Porque

no fim das contas ele ainda entrega os moleques pra polícia.
 
Pois é, o final é o contrário daquele clipe do O Rappa, talvez por isso eu não tenha gostado, mas não lembro ao certo, porque já faz muito tempo e tudo o que sobrou foram impressões.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo