• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vale Cultura (para compra de livros)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Alguém recebe este benefício?

Com o intuito de beneficiar primeiramente os trabalhadores de baixa e média renda, as empresas têm de oferecer o Vale-Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos. O benefício também pode ser oferecido a todos os funcionários, porém, sempre respeitando a exigência de atender aos trabalhadores com menores salários. Para o trabalhador que recebe até cinco salários mínimos, o desconto em folha de pagamento é opcional pela empresa empregadora e de, no máximo, 10% do valor do benefício, ou seja, R$ 5,00, conforme artigo 15 do Decreto nº 8.084/2013 . Quem ganha até 1 salário paga R$1,00 (um real). Acima de 1 e até 2 salários, o desconto é de R$2,00 (dois reais). Acima de 2 até 3, R$3,00 (três reais). Acima de 3 até 4, R$4,00 (quatro reais). Acima de 4 até 5, R$5,00 (cinco reais). Para os trabalhadores que ganham acima dessa faixa, o desconto é obrigatório e varia de 20% a 90% do valor do benefício, ou seja, pode chegar a R$45 (quarenta e cinco reais). Cabe lembrar que fica a critério do trabalhador a participação no programa, desde que a empregador tenha feito a adesão.
Fonte

Eu recebo desde janeiro e quero utilizar pra comprar livros.
Ainda não utilizei e, como (ainda bem) ele é cumulativo, estou com um saldo de 300 dilmas. :joy:

Sei que a livraria Cultura aceita, mas só nas lojas físicas.
Submarino não aceita. =/
Por enquanto a única loja online que tenho certeza que aceita é o da Saraiva:
saraiva.jpg
Ainda não conferi se outras livrarias aceitam o Cartão Cultura, mas pelo que pude ver, essa forma de pagamento é aceita apenas nas lojas físicas.
 
Eu não recebo, para meu desespero :(

Que chato, porque não, @Liv ? :think:
Olha que é uma ajuda e tanto, viu?
Dependendo do livro, dá pra comprar um bom exemplar por mês ou ainda um livro e pegar um cineminha. :yep:
Fora as outras coisas que dá pra fazer com ele tipo teatro, ajudar na mensalidade de um curso e tal.
 
além do lance de ter que ser clt que o ecthelion falou, pode ter a ver com isso aqui tb:

Com o intuito de beneficiar primeiramente os trabalhadores de baixa e média renda, as empresas têm de oferecer o Vale-Cultura prioritariamente aos trabalhadores que recebem até 5 salários mínimos. O benefício também pode ser oferecido a todos os funcionários, porém, sempre respeitando a exigência de atender aos trabalhadores com menores salários. Para o trabalhador que recebe até cinco salários mínimos, o desconto em folha de pagamento é opcional pela empresa empregadora e de, no máximo, 10% do valor do benefício, ou seja, R$ 5,00, conforme artigo 15 do Decreto nº 8.084/2013 . Quem ganha até 1 salário paga R$1,00 (um real). Acima de 1 e até 2 salários, o desconto é de R$2,00 (dois reais). Acima de 2 até 3, R$3,00 (três reais). Acima de 3 até 4, R$4,00 (quatro reais). Acima de 4 até 5, R$5,00 (cinco reais). Para os trabalhadores que ganham acima dessa faixa, o desconto é obrigatório e varia de 20% a 90% do valor do benefício, ou seja, pode chegar a R$45 (quarenta e cinco reais). Cabe lembrar que fica a critério do trabalhador a participação no programa, desde que a empregador tenha feito a adesão.
 
O trabalho dela não é regido pela CLT?
Não sabia disso, ela é funcionária pública?
:think:

nooon, o que eu quis dizer é que se não for pelo lance do clt que o ecthelion comentou, pode ser por outras restrições que o projeto tem. a começar, a empresa tem que querer fazer parte do programa (para ter desconto nos impostos, pelo que eu entendi). então não é assim: clt, automaticamente tem o benefício. outra coisa é que e caso de empresas que não podem pagar o benefício para todos os funcionários, eles começam primeiro pelos que recebem menos para então distribuir entre os que ganham mais de 5 salários mínimos. um monte de "se", "se", "se" no meio, no final das contas.
 
nooon, o que eu quis dizer é que se não for pelo lance do clt que o ecthelion comentou, pode ser por outras restrições que o projeto tem. a começar, a empresa tem que querer fazer parte do programa (para ter desconto nos impostos, pelo que eu entendi). então não é assim: clt, automaticamente tem o benefício. outra coisa é que e caso de empresas que não podem pagar o benefício para todos os funcionários, eles começam primeiro pelos que recebem menos para então distribuir entre os que ganham mais de 5 salários mínimos. um monte de "se", "se", "se" no meio, no final das contas.

Ah, tá. Entendi. :think:
E é verdade o que você falou, sobre o monte de "se" que existe no caso.
Perguntei o porquê de ela não receber por que talvez seja o caso de ser uma empresa pequena por exemplo, talvez eles não achem vantajoso o desconto de IR que têm por oferecer o benefício.

No caso da empresa em que trabalho (grande) acho que foi mais vantajoso tanto pra ela como pros funcionários, porque um tempo atrás ela pagava anualmente um valor 250,00 como ajuda de custo pra algumas aquisições parecidas com as oferecidas pelo "Vale Cultura", agora, mesmo com o desconto em folha, nós, funcionários, ganhamos bem mais anualmente.
 
eu imprimi os papeus pro diretor da facul q dou aulas inscrever a instituição lá.
vamos ver se ele é inteligente suficiente pra entender.
mas acho q vou ter q desenhar.
 
Ainda não conferi se outras livrarias aceitam o Cartão Cultura, mas pelo que pude ver, essa forma de pagamento é aceita apenas nas lojas físicas.
a minha mãe é bancária e recebe este benefício, como ela é boazinha divide comigo :amor: a gente sempre compra na Livrarias Catarinense que tem no shópis em Blumenau porque lá os livros saem mais em conta e ela sempre deixa acumular por uns 3 meses pelo menos pra que a gente possa fazer a festa... já adquiri 2 livros por conta disso "O cavaleiro dos Sete Reinos" e o "Prince of Thorns"
semana passada eu descobri que tem uma livraria na minha cidade que está aceitando também, só que eles abusam um pouco no preço, então ainda é melhor esperar quando a gente vai dar uma passeada e dai já olha os livros por lá... uma pena que o Submarino não esteja aceitando, pois sempre tem promoções legais por lá, quem sabe mais pra frente, né?
eu, infelizmente, não tenho muita ilusão de vir a receber, pois primeiro que a empresa que trabalho é muito pequena (somos em 7 funcionários, incluindo os patrões) e também como estou trabalhando na modalidade de estágio, creio que mesmo se a empresa fosse cadastrada eu não receberia, né?
 
Eu recebo, mas não consegui comprar em nenhuma loja online. Ando gastando no cinema por enquanto. kkkk
 
Eu sou estatutário e, bem, ganho mais que 5 salários... =/
Vou comprando livros à moda antiga.
 
Última edição por um moderador:
E como sou um eterno "ratinho de biblioteca" e pegador de carona em livros, cd´s e dvd´s dos outros indiretamente aproveito o máximo o que minha mulher recebe desse benefício aí. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo