• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Seleção Brasileira - 2018

Thor

ἀλήθεια
Já pensando na renovação da Seleção Brasileira para a Copa de 2018, na Rússia, quem vocês acham que poderiam estar nesse time? Quais jogadores novos que já estão despontando e quais veteranos teriam idade para estarem em boa forma daqui a quatro anos?

Essas são as idades que terão os atuais jogadores da seleção na próxima Copa:



No mês passado, a seleção sub 21 ganhou o Torneio de Toulon, aparentemente com boas atuações. A equipe era composta por:

Goleiros: Ederson (Rio Ave, de Portugal); Jacsson (Internacional); Marcos (Fluminense)

Zagueiros: Dória (Botafogo); Jubal (Santos); Marquinhos (PSG, da França); Paulo Ricardo (Santos); Wallace (Cruzeiro)

Laterais: Auro (São Paulo); Douglas Santos (Udinese, da Itália); Gilberto (Internacional); Wendell (Grêmio)

Meio-campistas: Ademílson (São Paulo); Alison (Santos); Jean Deretti (Grêmio); Lucas Evangelista (São Paulo); Lucas Silva (Cruzeiro); Rodrigo Caio (São Paulo)

Atacantes: Alisson (Cruzeiro); Leandro (Palmeiras); Luan (Grêmio); Lucas Piazon (Chelsea, da Inglaterra); Mosquito (Atlético-PR); Thalles (Vasco)

É difícil saber como renovar a seleção, porque hoje não temos promessas extraordinárias como tínhamos há 4 anos. Assim que fomos eliminados na África do Sul, já tínhamos jogadores como Neymar, Ganso, Pato, que achávamos que estariam destruindo agora. Ganso e Pato mascaram, mas o Neymar vingou muito bem.

Acredito que precisaríamos de boas revelações, nomes que nem estão sendo cogitados hoje, para realmente termos uma Seleção encorpada. Fiz um esboço de como a Seleção poderia ser escalada na Copa da Rússia, e senti uma possível carência em determinadas posições. Carência maior ainda do que a que já encontramos hoje:

abHfp2Faf8.png


Da nova geração brasileira que está vindo, eu acredito mesmo no Philippe Coutinho, que já tinha bola para ter vindo em 2014, e também no Lucas Silva, do Cruzeiro, que acho ser um volante realmente diferenciado. O Rafael, do United, provavelmente vai chegar em melhores condições do que todos os laterais direitos que foram sequer cogitados para serem convocados pelo Felipão... Mas não é lá aquela Brastemp.

O Thiago Silva vai chegar já na curva descendente do preparo físico, mas pela técnica pode talvez ainda estar entre as duas melhores opções para a zaga - embora ainda tenhamos o Marquinhos do PSG. David Luiz e Marcelo serão veteranos ainda em boa forma física, provavelmente. Já jogadores como Oscar e Bernard, que vieram bem novos, temos que tomar cuidado para não se apequenarem depois da tragédia do 7 a 1... Mas acredito muito na qualidade do Oscar ainda.

No Pato nem dá pra acreditar mais, mas acho que o Ganso tem demonstrado reação no São Paulo. Só tem que ver se ele vai conseguir se reforçar fisicamente, para ser competitivo em jogos de nível internacional. No Lucas Moura eu acredito bastante. Só tá na hora de evoluir, né? Precisa se tornar titular no PSG e protagonista no Francês e na Champions. E o Neymar tem que ver qual vai ser o patamar mais elevado que ele vai alcançar no futebol. Será que vai chegar como melhor jogador do mundo, ou será que o pico não atingirá o pódio que Messi e Cristiano Ronaldo dividiram sozinhos nesses últimos anos?
 
Última edição:
Dessa seleção, só uns 7 ou 8 devem estar em 18. Neymar, Oscar, a dupla de zaga e talvez Marcelo, Willian e Fernandinho.

Os três goleiros, Maxwell estarão muito velhos. Daniel Alves, além de velho, está queimado demais. Dante não volta por termos zagueiros bons e jovens, como Marquinhos, para tomar a vaga. Fred não preciso nem falar...

Eu arriscaria num time tendo Oscar, Neymar e Coutinho como os pilares ofensivos. O miolo de zaga ainda deve ser Thiago Silva e David Luiz, mais lentos porém experientes. Mas na real só da pra ter uma ideia melhor quando jogarmos o primeiro jogo das eliminatórias.
 
Minha maior preocupação é nos dois extremos: goleiro e centroavante. Claro que podemos jogar sem um 9 tradicional lá na frente, mas pelo menos no banco é preciso ter uma opção com essa característica, e não vejo hoje ninguém com esse potencial. Talvez o Walter, se emagrecer um pouco mais e se mantiver em bom nível nesses próximos anos.

Óbvio que muita gente vai aparecer, sejam revelações ou jogadores que hoje não são lembrados, mas podem arrebentar.

Mas com base no que temos hoje, e torcendo por evoluções de alguns deles, dá pra imaginar o grupo de 2018 com Thiago Silva, David Luiz, Neymar, William e Oscar do grupo atual. Talvez Hulk e Marcelo. Bernard e Paulinho também têm potencial, mas precisam voltar a jogar e bem pelos seus clubes antes de voltarem a ter chances. Ramires e Luiz Gustavo pro futuro são incógnitas pra mim, como Hulk e Marcelo.

Dos que ficaram de fora, acredito que Marquinhos e Dedé possam ser nossa zaga reserva desde já, com Dória correndo por fora no futuro. Phelippe Coutinho pra mim já tem vaga HOJE. Lucas e Ganso, e se bobear até o Pato, ainda podem voltar pra Seleção, só depende deles.
 
Eh engracado que terminamos 2010 considerando terra arrasada e sem legado. E parece que continua a mesma coisa.
Soh da realmente pra enxergar no Neymar um jogador amadurecido e que podera fazer muita diferenca na proxima copa. E talvez a dupla de zaga tambem.
O restante, se aparecer alguem novo, mesmo que seja bom (como Oscar eh bom, como William eh bom, como Bernard eh bom, etc) vai ter que ser na verdade nivel Neymar de bom ou pode acabar sofrendo do mesmo problema da inexperiencia dos jogadores de hoje que me faz ficar com pe atras em confiar num jogador assim.

Neymar jah tinha aparecido em 2009, mas ainda era bem jovem. Mas eh engracado como vai ser a segunda copa em que os nossos olhares estarao em torcer pra que surjam algum bando de grandes jogadores do nada nos proximos 4 anos.
 
Sendo o mais otimista possível acho que o Brasil tende a repetir o que aconteceu no pós-1950, levando pelo menos 8 anos pra formar não apenas um time, mas ter uma geração forte, equilibrada e cascuda capaz de disputar tudo e poder dar a volta por cima com chances reais de título.

Só que a grande diferença é que de 50 pra 58 apareceram Garrincha e Pelé.
 
Triste de 50 alem do Barbosa foi que aquela geracao foi tao execrada que alguns como o Zizinho podiam ter ido pra 54 mas ficaram marcados como perdedores.
Dessa vez nao vai acontecer isso com o Neymar, pelo menos.
 
O Neymar não ficara marcado mas o restante vai sim principalmente pelo baixo desempenho tecnico.
Bernard, Oscar, Paulinho tem uma enorme chance de serem esquecidos definitivamente da seleção.
O Thiago e o David Luiz continuam como a zaga titular mas tem que procurar bons reservas.
No gol da até pra tentar o Rafael ex Santos que é jovem e tem potencial.
 
Talvez essa falta da nova geração seja a atual política brasileira de trazer jogadores estrelas em fim de carreira para atuar no território nacional. Por exemplo o América Mineiro sempre formava bons jogadores, agora ta numa velharia feia.
 
Não é nada fácil fazer uma análise tão a longo prazo, num país como o Brasil.
Em outras seleções tradicionais, me parece que mesmo as derrotas não são assim tão devastadoras para a continuidade de um trabalho.
Eu acredito mesmo que 6 nomes desse time têm grandes chances de retornarem em 2018: Neymar Oscar, Willian, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo.

Sobre o goleiro, mais uma vez nos diferenciamos das demais seleções tradicionais. Por que um goleiro de 35 anos poderia ser considerado velho? Van Der Sar, Kahn, Buffon e muitos outros disputaram Copas acima dos 36 anos de idade. Nos clubes brasileiros, isso acontece também. Clemer jogou até os 40, Ceni idem, Dida tá aí até hoje... A lista é imensa! Por que essa mesma prática não vale para a seleção brasileira? Acho que Vitor e/ou Jéferson poderiam estar nesse nível. Logicamente, a experiência internacional pode lhes faltar, mas isso não foi problema pro Marcos que jogou muito bem em 2002.

Na categoria "estrela do time", Neymar precisará de companhia e há alguns candidatos. Alguns deles poderiam estar nesse grupo de 2014, como Lucas, Coutinho, Ganso e Pato. Se não estiveram, foi por incapacidade deles mesmos. Mas eles ainda podem ser recuperados. A lógica aponta para esse caminho, pois eu penso que produzir essa estrela em apenas 4 anos é praticamente impossível.

Pra finalizar, o centroavante. Acho pouco provável que vejamos um treinador brasileiro de fato inovador a ponto de adotar uma tática sem o 9. A ressalva é se 90% das demais seleções adotarem essa formação. Pensando dessa forma, eu acho que o Jô tá descartado. Ele não volta a jogar em alto nível na Europa e ser artilheiro de Campeonato Brasileiro não vai ajudar muito pra péssima impressão que ele deixou. Damião é outro que provavelmente não tem vez. Acho que vão começar a testar as apostas. Walter e Éderson são nomes interessantes, mas também acho que eles não serão estrelas.
 
Ah sim, isso é vero. Mas aí você está falando do maior e melhor goleiro da história do futebol mundial. :dente:
 
Se esse trio de meias-atacantes evoluir o necessário (e o esperado!) seria um ótimo ataque.
Por enquanto, eles ainda estão na categoria "eternas promessas", pelo menos na seleção.
 
Sinceramente, não vejo condição de o Brasil chegar longe em 2018, ainda mais sendo na Europa (tá, Rússia não é aqueeeela Europa, mas whatever). Muita coisa deve e vai mudar, e isso vai demorar um tempo para surtir efeito.
Sobre os goleiros, Neithan, tá locão que 35 anos é velho pra goleiro? Se bem que isso não importa, 2018 vai ser a Copa de Cássio. :dente:

De toda forma, a ESPN deu 23 possíveis nomes para o futuro da Seleção. Vamos ver o que acontece.

Também tem uma lista de quem ganha e quem perde com a saída do Felipão. Concordo com quase toda ela, só esse Rafael do United que acho meio bosta.
 
Disputar as eliminatórias é excelente para a formação de um time. E safra entre os 20 e 23 anos tem muitos nomes promissores, como mostra a lista que o Celsão postou aí em cima. Jogadores que podem jogar 2018 e 22, inclusive.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo