• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

“Hobbits fazendo selfie”: Estátua pública é retirada após criticas

Lobelia SB

His name was Robert Paulson
Um monumento do Casaquistão foi removido rapidamente após várias criticas comparando a Hobbits fazendo selfie (tirando fotos com celular de si próprios). Na cidade de Ust-Kamenogorsk, foi construído um monumento para homenagear duas grandes personalidades daquela região que viveram no século 19. Abay Kunanbayev, um escritor local e pensador e Yevgeny Mikhaelis, um cientista russo e ativistas pró-democracia que foi exilado para o leste do Cazaquistão. Mas ao ser mostrado para os moradores imediatamente recebeu severas criticas. É que as duas representações se parecem com Hobbits que estão fazendo selfie com um celular. Veja você mesmo:

pamyatnic24061421.jpg


Até mesmo um dos co-autores do monumento, Vladimir Samoylov, admitiu que havia algo errado. Os escultores tiveram pouco tempo para terminar o monumento: “Nós estávamos com uma pressa enorme, e olha o que aconteceu”. Após as críticas, o monumento foi removido em 24 de junho, um dia depois de ter sido erguido. Os escultores foram orientados a corrigir os desvios dentro de um prazo possível. É interessante notar que existem fãs de Tolkien espalhados por todo o mundo, até mesmo no Casaquistão. Se bem que seria legal ter estátuas de hobbits em sua cidade..


FONTE
 
Bem, pessoalmente associo aos anões ao invés de hobbits (Bilbo e Frodo não tem barba nem sapatos pelo menos nos filmes e acho que no desenho animado de SdA também não mostra barba no Frodo nem nos companheiros dele, inclusive em desenhos do livro Russo).

Achei curioso o desenrolar do caso quando fala da razão para os artistas assumirem que havia algo errado. Gostaria de saber um pouco mais das provas diretas da inspiração de Tolkien uma vez que alegaram que foi pela pressa. Em alguns casos o artista não deseja enfrentar a opinião pública e a verdade fica encoberta por medo de sofrer com a campanha contra o projeto da estátua até algo menos premeditado como um zombeteiro que vira febre. O mundo da arte é pantanoso e cheio de sujeira e o público também é uma fonte de porquice.

A parte do "selfie" eu sou cuidadoso na análise porque poderia dizer mais sobre boatos e intrigas populares "da moda" do que sobre arte. Igual aquelas fotos e pinturas em que aparecem pessoas de 1950 para trás segurando uma caixa no ouvido e um engraçado espalha que era um telefone celular sendo usado por um viajante do tempo. E que nas mãos de um engraçadinho qualquer coisa poderia ser ridicularizada a troco de nada e um cubo na mão de uma estátua passa a ser um celular (pela saturação do símbolo que virou o "selfie") e então ao erro da estátua se somam outros erros.

O que significa dizer que os autores erraram nas proporções e as estátuas realmente possuem problemas de relação de tamanho entre cabeça, dos membros e tronco quando se comparados a intenção de ser fiel aos traços das pessoas originais.

Por outro lado também é verdade que diz algo sobre nossos tempos quando as decisões mudam baseadas na imagem e aparência mais do quê por causa do significado ou conteúdo. No pior cenário é uma obra que tende a ser trocada porque "parece com Hobbit tirando selfie e isso se transformou em uma piada nacional, então todos concluem que é ruim pela razão errada" e não porque é uma escultura com problemas técnicos de proporções humanas que foi feita rapidamente no estilo "fast food".
 
Se eles eram pensadores pró-democracia, fizeram muito bem em derrubar. Esse povo acha que todo o planeta se masturba pra esse lixo que Ocidente inventou e exporta para o mundo inteiro como a pica doce e gigante das galáxias, que é a democracia liberal.

Se o intuito da derrubada foi o demonstrar ojeriza ao ativismo dos pensadores (como é o que parece) só posso aplaudir de pé.
 
É tanta viagem que vejo por aí. Esse povo tá viajando? Onde que se parecem com hobbits? O que tá em pé me parece com Karl Marx. E hobbit tem barba? No máximo um anão e nem isso.

Achei idiotice.
 
Se eles eram pensadores pró-democracia, fizeram muito bem em derrubar. Esse povo acha que todo o planeta se masturba pra esse lixo que Ocidente inventou e exporta para o mundo inteiro como a pica doce e gigante das galáxias, que é a democracia liberal.

Se o intuito da derrubada foi o demonstrar ojeriza ao ativismo dos pensadores (como é o que parece) só posso aplaudir de pé.

Aff... Área Tolkien. Zero senso de humor.
 
afinal, o que ele está realmente segurando?

Pela lógica da cena, parece um livro como aqueles que estão no pedestal à direita. E se os fãs do Cazaquistão viram semelhanças com hobbits, qual o problema? Eu imagino hobbits de um jeito, o Morfs de outro e o Paganus de outra forma; afinal, não é porque PJ fez os filmes que o rosto made in Hollywood deve ser o padrão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo