• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 8º Livro: Drácula (Bram Stoker)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Através de enquete, encerrada na ultima terça-feira, o livro escolhido foi Drácula, de Bram Stoker, indicação da *Erendis*.

Começaremos a discussão na próxima sexta-feira 13, que me parece um bom dia pra começar a discutir Drácula! :yep: .

Enquanto isso, estejam livres para postar informações sobre o autor e edições publicadas.
Lembrando que, de acordo com as regras que podem ser lidas aqui, o fórum Valinor não admite posts e/ou links com conteúdo pirata, portanto tomem cuidado com as indicações que fizerem.

Isso posto, todos são bem-vindos para participar do Clube de Leitura, cujas regras estão no tópico Diretrizes e Atualizações .

Cronograma de leitura:

13/06 - I. O Diário de Jonathan Harker
II. O Diário de Jonathan Harker
III. O Diário de Jonathan Harker
IV. O Diário de Jonathan Harker
20/06 - V. Carta da Srta. Mina Murray a Srta. Lucy Westenra
VI. O Diário de Mina Murray
VII. Extraído do Daily Telegraph de 8 de agosto
VIII. O Diário de Mina Murray​

27/06 - IX. Carta de Mina Harker para Lucy Westenra
X. Carta do Dr. Seward para o Honrado Sr. Arthur Holmwood
XI. O Diário de Lucy Westenra​

04/07 - XII. O Diário do Dr. Seward
XIII. O Diário do Dr. Seward
XIV. O Diário de Mina Harker​

11/07 - XV. O Diário do Dr. Seward
XVI. O Diário do Dr. Seward
XVII. O Diário do Dr. Seward
XVIII. O Diário do Dr. Seward​

18/07 - XIX. O Diário de Jonathan Harker
XX. O Diário de Jonathan Harker
XXI. O Diário do Dr. Seward
XXII. O Diário de Jonathan Harker​

25/07 - XXIII. O Diário do Dr. Seward
XXIV. O Diário Gravado do Dr. Seward
XXV. O Diário do Dr. Seward​

01/08 - XXVI. O Diário do Dr. Seward
XXVII. O Diário de Mina Harker​
 
Última edição:
Tem muita coisa na internet sobre vampiros, sobre o Drácula e seu autor. Só fiz uns ctrl+c ctrl+v como resumão da brincadeira.
Sobre o Autor

Bram_Stoker_1906.jpg


Abraham "Bram" Stoker
(Dublin, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde.
Cronologia

1847- Em 8 de novembro, nasce Abraham Stoker, em Dublin, Irlanda.

1863- Ingressa na Trinity College, em Dublin.

1866- É contratado para trabalhar no castelo de Dublin. Escreve o manual Deveres dos Amanuenses e Escrivães nas Audiências para Julgamento de Pequenas Causas e Delitos na Irlanda.

1870- Forma-se em matemática pura com louvor.

1875- Escreve seu primeiro romance: The Primrose Path.

1876- Conhece o ator Henry Irvinge torna-se seu amigo.

1878- Casa-se com Florence Balcombe. Aceita a oferta de Irving para administrar o Royal Lyceum Theatre de Londres.

1879- Nasce Noel, o único filho do casal. Publica seu primeiro livro, The Duties of Clerks of Petty Sessions in Ireland.

1882- Publica Under the Sunset, uma coleção de contos.

1890- Começa a escrever um romance de vampirismo ainda sem título.

1891- Publica o romance O Castelo da Serpente.

1894- Publica The Watter´s Mou e Croken Sands.

1895- Publica The Shoulder of Shasta.

1897- Em 26 de maio publica Drácula.

1898- Publica Miss Betty.

1903- Publica A jóia das sete estrelas.

1904- Publica The Man.

1905- Morre o amigo Henry Irving. Stoker sofre umderrame cerebral.

1906- Publica Personal Reminiscences of Henry Irving.

1909- Publica O Caixão da Mulher-Vampiro.

1911- Publica seu último romance, O Monstro Branco - no Brasil, A toca do Verme branco.

1912- Morre em Londres, em 20 de abril.

1922- Estréia Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, primeiro filme baseado em seu romance Drácula.
O personagem Conde Drácula foi inspirado em referências, durante uma pesquisa no British Museum que o romancista Bram Stoker encontrou o homem que serviria de base perfeita para seu clássico personagem de terror gótico. Vlad Tepes, um príncipedo século XV, que vivia nas montanhas da Europa oriental foi sua inspiração.
real-count-dracula-2.jpg

Relatos da crueldade de Vlad Tepes vêm sendo distorcidos ao longo da história e a adaptação de Stoker parece ter perpetuado esses equívocos. Do pai, Vlad orgulhosamente herdou o nome "Dracul" ("Filho do Dragão"), mas o príncipe passou a ser chamado de "Tepes" ("Empalador") baseado em seu suposto gosto de empalar suas vítimas.

Mas Stoker não se inspirou apenas no nome do príncipe. O reinado de Tepes realmente foi cruel e sangrento. Quando se investiga o sensacionalismo da história, é fácil encontrar relatos extremamente exagerados que obscurecem os fatos, como os de milhares de pessoas torturadas, mutiladas ou mortas por ele ou sob seu comando.

A ficção criada por Bram Stoker quanto ao Vlad Tepes estimulou uma pesquisa que visava mostrar os motivos para os assassinatos cometidos pelo príncipe. Tepes desejava uma Romênia unificada, livre das influências externas da Alemanha, da Hungria e da Turquia.
Histórias de Vampiros

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive se alimentando da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de ser um morto-vivo ou não.

Embora entidades vampíricas tenham sido registradas em várias culturas, possivelmente em tempos tão recuados quanto a pré-história o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoni na Romênia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria coletiva , resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo.

Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do romance de John Polidori The Vampyre, que se estabeleceu o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado; o que pode ser considerado a mais influente obra sobre vampiros do início do século XIX, inspirando obras como Varney the Vampiree eventualmente Drácula.

É, no entanto, o romance de 1897 de Bram Stoker,Drácula, que perdura como a quinta essência da literatura sobre vampiros e que gerou a base da moderna ficção sobre o tema.

Drácula foi inspirado em mitologias anteriores sobre lobisomen se outros demónios lendários semelhantes e "deu voz às ansiedades de uma era" e aos "medos do patriarcadovitoriano"

EDIT: Links interessantes
Dracula's Homepage
Tem várias informações, desde notas do autor até dados interessantes
http://www.ucs.mun.ca/~emiller/vlad_the_impaler.html (inglês)

Como funcionam os vampiros?
Tem um punhado de coisas sobre vampiros!
http://pessoas.hsw.uol.com.br/vampiros.htm

RPG de Vampiro
http://www.devir.com.br/rpg/vamp.php

Uma lista legal de filmes de vampiros (tem outras ai que nem falo nada!!)
http://flavorwire.com/419693/the-20-essential-vampire-movies/20 (inglês)

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bram_Stoker
http://pessoas.hsw.uol.com.br/conde-dracula.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vampiro
 
Última edição:
vai ter cronograma pra leitura?
assim, só pergunto porque eu estou lendo um outro livro (como sempre) e aí vou precisar dar um "pause" nele, pra poder pegar minha ediçãozinha de bolso do Drácula - que eu tenho faz mais de um ano e só agora vou ler porque precisava desse empurrãozinho :grinlove:
 

a kika não curtiu essa tradução:

Parte da culpa advém da minha insatisfação com a tradução. A edição que li, da L&PM e traduzida por Theobaldo de Souza. Alguns parágrafos não faziam muito sentido para mim, então me aventurei no Project Gutenberg (http://www.gutenberg.org/ebooks/345) e acabei descobrindo que ele escolheu traduzir lunch como "lanche" e birthday como aniversário natalício. É uma birra que tenho com tradução de clássicos, principalmente do inglês e francês - idiomas que eu conheço. Eles teimam em deixar a linguagem mais complicada do que é no original. Percebi também que ele pulou frases inteiras, o que deixou alguns textos totalmente sem objetivo.

(citação de um post dela em um tópico sobre o livro)
 
Baixei uma pelo google Books, e estava muito mal traduzida. Será que é esta acima?
 
Como disse no tópico criado pela Kika sobre Drácula de Bram Stoker, eu comprei há muito tempo atrás as três obras clássicas do horror (Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro) e que foram reunidas pela primeira vez em único volume pela editora Ediouro, com prefácio de Stephen King e com tradução para o português feita pela escritora Adriana Lisboa.
595041.jpg

Creio ser uma boa edição.
 
Como disse no tópico criado pela Kika sobre Drácula de Bram Stoker, eu comprei há muito tempo atrás as três obras clássicas do horror (Frankenstein, Drácula e O Médico e o Monstro) e que foram reunidas pela primeira vez em único volume pela editora Ediouro, com prefácio de Stephen King e com tradução para o português feita pela escritora Adriana Lisboa.
595041.jpg

Creio ser uma boa edição.
é a q eu li. e recomendo d olhos fechados. tá esgotada mas acho q ainda tem alguns na EV.
 
Cronograma feito (está no primeiro post, mas eu repito abaixo) usando como base a edição da L&PM (que é uma bosta, não recomendo :no: ) dando uma média de 50 páginas pra cada uma das oito semanas de duração desta edição do Clube.

Cronograma de leitura:

13/06 - I. O Diário de Jonathan Harker
II. O Diário de Jonathan Harker
III. O Diário de Jonathan Harker
IV. O Diário de Jonathan Harker
20/06 - V. Carta da Srta. Mina Murray a Srta. Lucy Westenra
VI. O Diário de Mina Murray
VII. Extraído do Daily Telegraph de 8 de agosto
VIII. O Diário de Mina Murray​

27/06 - IX. Carta de Mina Harker para Lucy Westenra
X. Carta do Dr. Seward para o Honrado Sr. Arthur Holmwood
XI. O Diário de Lucy Westenra​

04/07 - XII. O Diário do Dr. Seward
XIII. O Diário do Dr. Seward
XIV. O Diário de Mina Harker​

11/07 - XV. O Diário do Dr. Seward
XVI. O Diário do Dr. Seward
XVII. O Diário do Dr. Seward
XVIII. O Diário do Dr. Seward​

18/07 - XIX. O Diário de Jonathan Harker
XX. O Diário de Jonathan Harker
XXI. O Diário do Dr. Seward
XXII. O Diário de Jonathan Harker​

25/07 - XXIII. O Diário do Dr. Seward
XXIV. O Diário Gravado do Dr. Seward
XXV. O Diário do Dr. Seward​

01/08 - XXVI. O Diário do Dr. Seward
XXVII. O Diário de Mina Harker​

Como quem tem o livro já reparou, a história é totalmente narrada através de cartas, diários e uma notícia de jornal.
Tentei manter os meios de comunicação mais ou menos juntos em uma semana, para que a gente não se perca e, por exemplo, tenha que interromper a leitura de um diário de uma semana pra outra.

Todo mundo lendo Drácula!!
Muáááááá...

36337-Creeped-Out-Dracula.gif
 
peguei o cronograma, tirei o pó do meu livro e já estou lendo, terminar os 4 primeiros capítulos até amanhã provavelmente, já que sou apressadinha, depois vou fazer uma pausa e ler alguma outra coisa enquanto espero pra ver se leio esse no cronograma dessa vez pra poder discutir melhor :dente:
a minha edição é da Martin Claret - Coleção A Obra Prima de Cada Autor - Série Ouro
2014-06-09 12.27.31.jpg

2014-06-09 12.27.43.jpg
a tradução é de Maria Luisa Lago Bittencourt e por enquanto eu estou achando bem bacana, tem uma introdução com informações diversas sobre o mito dos vampiros que eu achei bem interessante e pra mim é ótimo ser um livrinho pequeno porque fica mais fácil de carregar por aí, já que eu leio no bus e no horário de almoço
 
comecei a ler hoje no busão, estou meio atrasado e com a copa do mundo rolando provavelmente irei ficar ainda mais atrasado!
Pelo pouco que li, o livro parece ser muito bom!
 
Eu já li os 4 primeiros capítulos e fiquei impressionado como o Bram Stoker narra, através do diário do personagem principal, a situação do Jonathan Harker. Até eu me senti preso naquele castelo maligno.
 
A minha tradução não é das melhores, mas nada que me desagrade muito já que optei ler pelo Kobo. No entanto, se gostar, comprarei um livro com uma tradução decente.
Bram Stoker me surpreendeu positivamente em vários sentidos: escrita, narrativa e os próprios personagens. Conforme o @Spartaco disse , a sensação é que realmente estamos presos no castelo.
Imaginava uma narrativa tediosa, por Drácula ser um personagem já "batido". Mas a leitura flui de um modo tão leve que é quase impossível não se prender.
Ainda não sei qual será a minha opinião final já que estou lendo conforme o cronograma para intercalar com outras leituras. Mas creio que será um livro promissor.
 
Não vai ler não, @Clara V. ? :|

Algumas impressões (como sempre) sobre o primeiro capítulo:

- Achei interessante a oposição que Jonathan tenta fazer entre Ocidente e Oriente. No primeiro me pareceu que há uma superioridade da ciência, da razão, da precisão (nos horários dos trens, por exemplo), da lógica, e da lógica financeira. No segundo, uma clara superioridade da superstição, da imprecisão e mistério.

- Tive a impressão de que Drácula foi morar na região mais remota do planeta. As montanhas vão ficando cada vez mais íngremes e as florestas mais selvagens. Onde mais alguém se esconderia das forças dominantes da Modernidade? Nesse sentido, o livro é Romântico, né? A ideia seria que há "algo" no mundo que escapa à lógica etc, mesmo que seja "O" mal.

-A atmosfera criada por Stoker é muito boa, com as palavras jogadas ao acaso associadas ao nome de Drácula ("Satã, inferno, bruxa, lobisomem e vampiro"), as florestas e montanhas cerradas, as "superstições" da população, o sonho e a noite mal dormida de Jonathan...

- O cocheiro (que aparentemente terá um papel na história) é bem ágil, para subir e descer da caleche assim tão facilmente e tantas vezes.

- Achei que há uma associação entre os cavalos e Jonathan no medo (dos lobos?). Um instinto de presas/vítimas?

- O que seriam os fogos azuis na floresta? Fogos-fátuos?

Por enquanto é só para esse primeiro capítulo. Vamos seguindo.
 
Última edição:
Estou lendo novamente, realmente é uma narrativa muito interessante toda por cartas, etc. Quando li a primeira vez fiquei com a sensação de que era tudo real, de que encontrei aquelas cartas em algum baú antigo da casa da minha avó. hehehehe =D
Tbm me identifico com o personagem já que Jonathan é meu nome. =D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo