• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre Legolas e o Balrog de Morgoth

Kimberly Raabe

Usuário
Minha dúvida é como Legolas identificou o Balrog...por que ao que parece ele já o viu antes...ou seria apenas por que ele sabia que o Balrog morava ali e um poder tão forte quanto o de um se aproximando fez com que ele percebesse? E como ele saberia? Através dos elfos do seu reino, ou seu pai etc?
 
Última edição:
Realmente Legolas é o primeiro a identificar o inimigo de Moria como um balrog. A explicação mais provável é que Oropher tenha contato sobre os balrogs para Thranduil que contou para Legolas - mas não lembro de nenhuma base textual para essa conclusão.
 
Pergunta difícil. Eu não lembro muito bem da cronologia, mas acredito que no começo da primeira era surgem os balrogs, durante uma batalha contra Fëanor e seus filhos. Nessa época Doriath já existia e sendo Oropher um elfo de Doriath, é plausível que tenha tomado conhecimento dos balrogs.
 
Grimnir está no caminho certo. Os elfos eram peritos na preservação da memória ao longo das gerações. Principalmente Elrond e Galadriel.

No caso específico da comitiva houve um período de planejamento da rota na casa de Elrond e preciso confirmar mas pelo que lembro Aragorn também tinha uma idéia do que os esperava se entrassem em Moria, mas ele ficava com medo e nunca mencionava abertamente o nome para não abalar a moral do grupo. Aragorn fica lamentando que Gandalf devia temer se entrasse em Moria, quer dizer, Legolas devia saber também do que Gandalf e Aragorn estavam pensando desde a partida...

Então existe alta chance de a memória élfica de Légolas ter também sido refrescada durante os preparativos de viagem em Valfenda que por sinal era um verdadeiro museu das eras antigas ao contar a história desde antes da queda de Moria, da vinda dos homens do oeste até a época da Guerra das Jóias em que se conta que Balrogs guardavam as Silmarili.

Particularmente Elrond, havia nascido ainda na época dos filhos de Feanor e dada a apreciação dos elfos Noldorin por trabalhos artísticos devia haver até desenhos deles em obras espalhadas.
 
Porque dizem que ele é o primeiro a identificá-lo? Está escrito no livro assim? Não lembro.

Pra mim o Gandalf já sabia, o Legolas foi só o primeiro a falar em voz alta.
 
Porque dizem que ele é o primeiro a identificá-lo? Está escrito no livro assim? Não lembro.

Pra mim o Gandalf já sabia, o Legolas foi só o primeiro a falar em voz alta.

Legolas é quem fala primeiro, mas obviamente Gandalf já sabia sobre o Balrog. A dúvida do tópico é como Legolas sabia da existência do Balrog.
 
Legolas é quem fala primeiro, mas obviamente Gandalf já sabia sobre o Balrog. A dúvida do tópico é como Legolas sabia da existência do Balrog.

Porque ele viu ué. Leiam a passagem no livro e vocês vão ver que ele só fala o famoso "ai, ai, um Balrog" depois que o mesmo se apresenta a vista de todos. Ele reconheceu pois certamente já havia visto alguma imagem ou ouvido algum descrição. Quanto a Gandalf já saber sobre o Balrog, pela reação dele parece que não:

"Um Balrog! - murmurou Gandalf. - Agora eu entendo. - Perdeu o equilíbrio e se apoiou no cajado. - Que má sorte! E eu já estou exausto!" SDA - A Ponte de Khazad-Dûm, pg 350.
 
Uma possibilidade é que talvez Gandalf ao dizer "Agora eu entendo" estivesse se referindo a história da ruína de Durin que ainda não podia confirmar a identidade mas que pela reação do povo de Lórien (e da floresta) parecia ser uma suspeita conhecida por fama de todos os elfos e que podia ser uma sombra de natureza ainda não revelada mas cuja presença deve ter sido comentada antes da viagem (por causa da queda dos anões de Moria) ou quem sabe estivesse apontado para a conclusão da discussão sobre a liderança da comitiva que tivera com Aragorn que agora finalmente entendia, constatando o que Passolargo queria dizer (o conselho que Gandalf se recusava a ouvir por alguma razão estranha). Se for assim, então as oportunidades para a menção dos males específicos da terra média mudam de lugar.

Nesse caso eu pensaria que Gandalf fora pego surpreendido em uma das poucas vezes de sua vida mas que a razão principal do descuido seria obscura. Eu imagino que ele soubesse o que é um Balrog por meio de seus estudos e contatos mas que pensava que o risco de encontrar um seria baixo de modo que a surpresa deve ter vindo do fato de toparem com um ao invés de ele realmente acreditar na impossibilidade de haver um em seu caminho.
 
Por exemplo, O Conselho de Elrond foi uma oportunidade para Legolas ouvir a citação dos perigos da terra média, incluindo o Balrog. Outra oportunidade poderia ser com Gandalf e seus estudos, outra ainda seria por meio de Thranduil que além de ser pai de Légolas era rei e conhecia a história da tragédia dos anões.

Trocando em miúdos o lugar de maior probabilidade de terem comentado sobre o assunto das minas pela primeira vez com Legolas podia variar dependendo das ações de alguns membros-chave que cruzam o caminho do elfo.
 
Porque ele viu ué. Leiam a passagem no livro e vocês vão ver que ele só fala o famoso "ai, ai, um Balrog" depois que o mesmo se apresenta a vista de todos. Ele reconheceu pois certamente já havia visto alguma imagem ou ouvido algum descrição. Quanto a Gandalf já saber sobre o Balrog, pela reação dele parece que não:

"Um Balrog! - murmurou Gandalf. - Agora eu entendo. - Perdeu o equilíbrio e se apoiou no cajado. - Que má sorte! E eu já estou exausto!" SDA - A Ponte de Khazad-Dûm, pg 350.

Não sei se o ponto é exatamente esse. Alguém sobreviveu ao ataque do Balrog em Moria? Como a notícia chegou aos elfos? De onde veio a descrição do Balrog para que Legolas pudesse reconhece-lo, mesmo sem nunca ter visto um Balrog na vida? Será que Legolas já tinha visto um Balrog na vida?

Enfim, são esses os questionamentos.

De qualquer, eu achei um trecho bem interessante no Tolkien Gateway, mas infelizmente não tenho a fonte:

The Dwarves attempted to fight the Balrog, but its power was far too great. Despite their efforts to hold Khazad-dûm against it, King Náin and many of the Dwarves were killed and the survivors were forced to flee. This disaster appears to have also reached the Silvan Elves of Lothlórien, many of whom also fled the "Nameless Terror" (it was not recognized as a Balrog at the time). The elves began to call the place Moria, "The Black Pit".
 
Alguns trechos interessantes sobre o tema:

The Balrog is a survivor from the Silmarillion and the legends of the First Age. So is Shelob. The Balrogs, of whom the whips were the chief weapons, were primeval spirits of destroying fire, chief servants of the primeval Dark Power of the First Age. They were supposed to have been all destroyed in the overthrow of Thangorodrim, his fortress in the North. But it is here found (there is usually a hang-over especially of evil from one age to another) that one had escaped and taken refuge under the mountains of Hithaeglin (the Misty Mountains). It is observable that only the Elf knows what the thing is – and doubtless Gandalf.

Fonte: Cartas 144.

Nas palavras do próprio Tolkien, Legolas sabe que o inimigo é um balrog. Legolas também mostra, no trecho abaixo, que a história dos balrogs (no plural de propósito) é conhecida pelos elfos:

"It was a Balrog of Morgoth," said Legolas; "of all elf-banes the most deadly, save the One who sits in the Dark Tower."

Fonte: The Fellowship of the Ring, The Mirror of Galadriel

Pode existir alguma evidência de que a existência de um balrog na Terceira Era era conhecida pelos elfos?

Thus they roused from sleep a thing of terror that, flying from Thangorodrim, had lain hidden at the foundations of the earth since the coming of the Host of the West: a Balrog of Morgoth. Durin was slain by it, and the year after Náin I, his son; and then the glory of Moria passed, and its people were destroyed or fled far away.

Fonte: The Return of the King, Apêndices, Dúrin's folk.

Então há anões sobreviventes, de modo que eles poderiam ter passado a história adiante.

Eu li em The Encyclopedia of Arda (e tem a mesma informação no Tolkien Gateway) que:

In the year III 1980, they dug too deep, and unleashed a nameless terror from the depths beneath the city. The creature wreaked dreadful destruction, and in slaying the then King, Durin VI, became known as Durin's Bane. In the following year, Durin's son, Náin I, was also lost, and the Dwarves fled their ancient home. After millennia as one of the richest cities in Middle-earth, Khazad-dûm stood dark and empty, but for the brooding menace the Dwarves had released. In that time it was given a new name, Moria, the Black Pit.

Essa seria uma evidência de que os elfos (em especial de Mirkwood) souberam sobre o balrog através dos anões sobreviventes. Só que eu acho que a informação está errada, já muitos anos antes do despertar do balrog, os elfos fizeram o portão ocidental chamando o local de Moria:

"The words are in the elven-tongue of the West of Middle-earth in the Elder Days," answered Gandalf. 'But they do not say anything of importance to us. They say only: 'The Doors of Durin, Lord of Moria. Speak, friend, and enter'. And underneath small and faint is written: 'I, Narvi, made them. Celebrimbor of Hollin drew these signs.'"

Fonte: The Fellowship of the Ring, A Journey in the Dark

Estranhamente, no entanto, é dito que:

A maior de todas as mansões dos anões era Khazad-dûm, a Mina dos Anões, Hadhodrond no idioma dos elfos, que mais tarde nos seus dias escuros foi chamada de Moria;

Fonte: O Silmarillion, Dos Sindar

Enfim, é possível que:

1) A notícia do balrog de Moria tenha se espalhado pelos anões sobreviventes;
2) Legolas soubesse dos balrogs através das histórias dos Sindar;
3) Legolas tenha visto através da forma física do balrog, reconhecendo um espírito deformado.
 
Não sei se o ponto é exatamente esse. Alguém sobreviveu ao ataque do Balrog em Moria? Como a notícia chegou aos elfos? De onde veio a descrição do Balrog para que Legolas pudesse reconhece-lo, mesmo sem nunca ter visto um Balrog na vida? Será que Legolas já tinha visto um Balrog na vida?

Mas os Balrogs não lutaram direto na TM nos dias antigos? Impossível que não houvesse nenhuma descrição ou até mesmo imagens de Balrogs entre os elfos. Eu achei naquele momento que a certeza do Legolas era tão grande que ou ele já havia visto uma imagem de um Balrog ou já havia escutado uma descrição tão fidedigna que não restaram dúvidas quanto a natureza do ser que ele estava vendo no momento.


edit: não havia lido o teu post seguinte @Grimnir, mas acho que é bem a hipótese que tu colocou no item 2.

Você quer dizer que ele o via como Frodo, os Nazgûl?
Frodo só conseguia ver os Nazgûl em sua verdadeira forma quando usava o um.
 
Última edição:
Você quer dizer que ele o via como Frodo, os Nazgûl?

Eu não sei se exatamente da mesma forma, mas possivelmente de uma forma diferente. Veja a citação abaixo:

Yes, at present, until all else is conquered. The Elves may fear the Dark Lord, and they may fly before him, but never again will they listen to him or serve him. And here in Rivendell there live still some of his chief foes: the Elven-wise, lords of the Eldar from beyond the furthest seas. They do not fear the Ringwraiths, for those who have dwelt in the Blessed Realm live at once in both worlds, and against both the Seen and the Unseen they have great power.

São poucos, portanto, que coexistem no mundo visível e invisível (onde Frodo vê a verdadeira forma dos Nazgûls). Certamente não é o caso de Legolas, já que ele só vai para Valinor na Quarta Era. De qualquer forma, eu tenho a impressão de que ele é um elfo um pouco mais sensível (piada não intencional) dos que os outros.

Only Legolas still stepped as lightly as ever, his feet hardly seeming to press the grass, leaving no footprints as he passed; but in the waybread of the Elves he found all the sustenance that he needed, and he could sleep, if sleep it could be called by Men, resting his mind in the strange paths of elvish dreams, even as he walked open-eyed in the light of this world.
 
if sleep it could be called by Men, resting his mind in the strange paths of elvish dreams, even as he walked open-eyed in the light of this world.

Oque isso significa?


Certamente não é o caso de Legolas, já que ele só vai para Valinor na Quarta Era.

Esqueci disso ...:roll:...


3) Legolas tenha visto através da forma física do balrog, reconhecendo um espírito deformado.

Se ele não podia ver, então não entendi a terceira ainda...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo