• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lava azul garante incrível espetáculo da natureza na Indonésia

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Vulcões em erupção, apesar de todos os riscos, são capazes de proporcionar um grande espetáculo da natureza. Na Indonésia, a montanha Kawa Ijen vai além, transformando a paisagem local em cenário de outro planeta.

Clicadas pelo fotógrafo Olivier Grunewald e seu amigo Régis Etienne, a dupla visitou a região algumas vezes para registrar o fenômeno protagonizado pela lava azul brilhante. A montanha, que durante o dia funciona como uma mina para os trabalhadores da região, à noite testemunha este incrível evento digno de uma obra surrealista.

Além das imagens, o trabalho também rendeu um documentário a respeito do tema.

Lava_1.jpg

Lava_2.jpg


Lava_3.jpg


Lava_4.jpg


Lava_5-399x600.jpg


Lava_6.jpg


lava_7.jpg


Lava_8.jpg


Lava_9.jpg


Fonte
 
Pra quem viu o desenho, o cenário da mansão do submundo do Hades, da Disney, brilha numa paleta de cores com esses tons de azul ao roxo (contraste com a lava laranja) com a presença de enxofre. Inclusive essa bocarra deve ter um cheiro bem forte.

363708_1265761761796_432_347.jpg
 
Última edição:
Tem coisas que só acontecem no famoso anel de fogo do Pacífico, principalmente na Indonésia, um dos lugares com maior instabilidade geológica do mundo. Visualmente é muito bonito. Só não teria coragem de chegar perto.
 
a explicação está certa (gás de enxofre sendo queimado em contato com o ar em temperaturas superiores a 360º), mas viu, só corrigindo, não é lava azul. é chama azul. são coisas diferentes. a lava do vulcão tem a mesma cor que todas as lavas, mas o gás de enxofre queimando se sobressai e acaba dando a impressão de que é lava azul. tem explicação sobre isso aqui >> http://www.smithsonianmag.com/scien...an-volcano-burn-bright-blue-180949576/?no-ist

mas para quem ficar com preguiça de clicar, a parte mais importante:

Exposed to the oxygen present in air and sparked by lava, the sulfur burns readily, and its flames are bright blue. There's so much sulfur, Grunewald says, that at times it flows down the rock face as it burns, making it seem as though blue lava is spilling down the mountainside. But because only the flames are blue, rather than the lava itself, the effect is only visible at night—during daytime, the volcano looks like roughly any other.

edit: o que não tira a beleza do evento noturno e das fotografias, é óbvio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo