• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alteração do tempo mínimo das sinaleiras causa ''impacto gigantesco'' em PoA

Mellime

ahlalalalalala
Usuário Premium
Começaram os testes nas sinaleiras do Centro de Porto Alegre. Desde a noite dessa segunda-feira, os semáforos para pedestres da região central da cidade tiveram o tempo estendido para 30 segundos. Com mais tempo fechado para os veículos, a travessia dos pedestres pode ser feita com mais calma.

No entanto, a mudança causa transtornos para motoristas e passageiros de ônibus em diversos pontos de Porto Alegre. Entre eles, a Rua Ramiro Barcelos, o Túnel da Conceição, no sentido Centro-Bairro e as avenidas Ipiranga, Azenha, Borges de Medeiros e João Pessoa.

Segundo avaliação preliminar da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os congestionamentos são mais expressivos da manhã desta terça-feira do que nos demais dias, e a causa apontada é justamente o teste nos semáforos. O tempo de percurso dos ônibus está sendo monitorado, mas ainda não há um balanço oficial do impacto da medida no transporte coletivo.


http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/not...-teste-em-sinaleiras-e-espera-veto-98544.html - EPTC (que controla o trânsito de PoA) confirma ''impacto gigantesco'' e atraso significativo nos ônibus.

Por determinação dos vereadores, todas as sinaleiras (ou ''semáforos'', palavra não existente aqui) irão possuir tempo mínimo de 30 segundos para pedestres. Detalhe: milhares de pessoas que dependem de ônibus para ir trabalhar / estudar estão sofrendo as consequencias dessa medida simplista e genérica.

Pelo menos é o que isso me parece. Custava analisar caso a caso quais precisavam de mais tempo? Custa. Por isso trocaram de todas de uma vez só e a cidade parou.

Já pensaram se da noite para o dia resolvem aumentar o tempo de todos os sinais de uma cidade como, p.ex., São Paulo? Vai parar tudo...
 
Engenharia de tráfego pra que, se você pode resolver tudo no "eu acho que 30 segundo no mínimo está bom"?

Isso evidencia um outro problema: vereadores não tem sobre o que legislar. Infelizmente o Portal Excelências não mostra mais as informações sobre as Assembléias Legislativas, mas eu lembro que 90% de toda a produção legislativa era classificada como "inútil" (feriados, nomes de ruas, homenagens e etc).
 
Até nas principais avenidas nos horários de pico? o_O

Imaginei a Ipiranga com sinaleiras de meio minuto no começo da manhã e no fim da tarde.
 
@Éomer , isso foi o que aconteceu hoje pela manhã. A Aureliano (que eu pego no caminho para o trabalho) estava cheia (o que é estranho) e levei 4 abres-e-fechas de sinaleira para passar - normalmente é um só.

E depois peguei todas as outras sinaleiras fechadas também.

Dobrou meu tempo de percurso.

Se eu fosse vereador em PoA, acabaria com a palavra "sinaleira". #voteemgrimnir


Bobo. :nana:
 
Aliás, já que falamos de trânsito e todos estão rindo da linguagem gaudéria destacando as diferenças regionais, como funciona a fiscalização de trânsito por aí?

Aqui temos a carrasca EPTC, uma empresa pública cuja criação e atribuições são altamente duvidosos e que (segundo muitos) funciona na base da ''indústria de multas''.

Só que, para início de conversa, o objeto jurídico dela não é de Empresa Pública, mas de Autarquia. A própria criação dela foi questionável, já que EP devem ser criadas por pelo menos duas pessoas e utilizaram, salvo engano, a prefeitura e um outro orgão daqui que não tinha nada a ver com a finalidade de trânsito... DMLU, acho.

Temo pelo trânsito nos próximos anos.
 
Fui a Gramado em lua-de-mel e digo que se a boa educação no trânsito pessoas de Gramado e Canela foi igual em todo RS, e demais estados do Sul, vocês estão bem!
A gente mal colocou o pé na rua e o cara pára prontamente pro pedestre atravessar. No começo fiquei perdido, não sabia o que estava acontecendo.
 
Fui a Gramado em lua-de-mel e digo que se a boa educação no trânsito pessoas de Gramado e Canela foi igual em todo RS, e demais estados do Sul, vocês estão bem!
A gente mal colocou o pé na rua e o cara pára prontamente pro pedestre atravessar. No começo fiquei perdido, não sabia o que estava acontecendo.
Gramado tem essa cultura de tratar bem o turista. Em Poa o pessoal se puder toca por cima. Mas tem muito pedestre tosco também, que fica comendo mosca na hora de ultrapassar na faixa de segurança e resolve passar bem na hora em que a sinaleira fica verde.
 
Pensei que havia normas para determinar o tempo em que um semáforo para pedestres deve ficar aberto de acordo com a extensão da via e sua localização.

Para maior proveito, em alguns casos (vias com fluxo de pedestres baixo/médio) é passível a implantação do botão que aciona o "timer" do semáforo apenas quando um pedestre o pressiona.

Num outro cenário (semáforo de veículos), o aumento do tempo em que o semáforo fica aberto/fechado no cruzamento, resultou em maior agilidade no trânsito em minha cidade.
 
Pensei que havia normas para determinar o tempo em que um semáforo para pedestres deve ficar aberto de acordo com a extensão da via e sua localização.

Para maior proveito, em alguns casos (vias com fluxo de pedestres baixo/médio) é passível a implantação do botão que aciona o "timer" do semáforo apenas quando um pedestre o pressiona.

Num outro cenário (semáforo de veículos), o aumento do tempo em que o semáforo fica aberto/fechado no cruzamento, resultou em maior agilidade no trânsito em minha cidade.

Eu acho que é justamente para isso que serve a engenharia de tráfego.
 
Na verdade acho que deveria ser só para sinaleiras exclusivas de pedestres essa determinação. Nas vias de grande tráfego coloca um daqueles botões acionados pelo pedestre ou então um tempo bem maior.
 
Aqui no interior de SP o pessoal acha que semáforo de pedestre é só pra enfeite, ninguém respeita. Toda manhã eu me estresso porque paro numa esquina que tem um semáforo super demorado e do lado tem um colégio... Os alunos esperam fechar o semáforo deles e abrir o de carro pra atravessarem a rua. Até eles passarem, o sinal já fechou pra mim de novo :stop: >:( #desabafando
 
no interior não se respeita o semáforo e nem faixa de pedestre.
Aqui em Sampa você acaba se acostumando a atravessar somente na faixa e a respeitar o semáforo para não ser atropelado!
 
Aqui no interior de SP o pessoal acha que semáforo de pedestre é só pra enfeite, ninguém respeita.
no interior não se respeita o semáforo e nem faixa de pedestre.

Aqui em Campo Limpo Pta que já é interior, o respeito dos motoristas com a faixa de pedestre varia de acordo com o bairro. No centro e vias principais da cidade o respeito é grande, mas na periferia onde não há radar infelizmente vale a lei do mais forte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo