• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Daniel Alves ironiza ato racista e come banana jogada por torcida

Turgon

Mugiwara no Ichimi
*Vídeo só no site do UOL.

O lateral brasileiro Daniel Alves foi um dos mais importantes personagens da vitória de virada do Barcelona (3 a 2) sobre o Villarreal neste domingo. O time catalão perdia por 2 a 0 até metade do segundo tempo, quando Alves iniciou a virada.

Primeiro, ele chutou cruzado, a bola desviou no zagueiro Gabriel Paulista e entrou: 2 a 1. Depois, ele cruzou pelo alto e outro zagueiro do Villarreal cabeceou contra a própria meta: 2 a 2.

Durante a partida, o lateral também respondeu com bom humor uma provocação racista da torcida.

Uma banana foi arremessada no campo quando ele ia cobrar um escanteio. O lateral catou a banana do chão, a descascou e a comeu antes de fazer a cobrança.

Na saída do gramado, o lateral comentou seu gesto. "Estou há onze anos na Espanha, e há onze anos é igual... tem que rir desses atrasados."

Fonte: UOL
_________________________

Está cada vez mais comum disso acontecer na Espanha. Engraçado que ninguém toma providência contra esses atos.
 
Gif:

zzz.gif

Melhor resposta possível. :lol:
 
Genial, simplesmente genial. Muito tempo que nao acompanho futebol de perto, mas esse Daniel Alves subiu muito no meu conceito depois dessa (nao que isso valha de alguma coisa... :dente:).

E, cara, eh um absurdo que esse tipo de cena se repita ateh hoje.
 
hashtag #somostodosmacacos em primeiro lugar no tt mundial do twitter

e sim, uma pena que não exista um tipo de punição para isso. é aquela coisa do otário que usa um grupo grande para se esconder, enquanto é "a torcida do villarreal" e não "fulano de tal", não tem punição. porque olha, não acho que "tirar ponto do time" ou punições que afetem só o time bastem, não. não é só sobre o que acontece em campo.
 
Um boicote dos jogadores negros bem que viria a calhar numa hora dessas.

sim, nem que fosse para forçar a criação de uma regra que previsse a punição. do jeito que está (inclusive aqui no brasil isso também acontece) fica cômodo: anônimo joga banana, "foi a torcida do time x", nota de repúdio do time x, ok, volta tudo ao normal. e aí a galera continua repetindo o ciclo porque sabe que bem, "não dá nada".
 
Em relação a punições:

1° Normalmente o que se prioriza e espera é que o clube mandante invista pesado em vigilância e que alguma câmera do seu estádio tenha flagrado facilmente o responsável que fez isso para puni-lo isoladamente, coisa que nem sempre é possível dependendo da quantidade e do alcance do campo de visão das câmeras e se o infrator for hábil em se esconder e se disfarçar (lembrando o caso das manifestações com máscaras aqui do Brasil).

2° Em não conseguindo detectar o infrator, aí procura-se aplicar punição de portões fechados, pois embora saibamos que ela vai prejudicar também o torcedor do bem quem tem bom comportamento ela afeta a todos e trará prejuízo financeiro ao clube que vai ter que se mexer e procurar realizar campanhas educativas em relação a sua torcida.

3° Por último, o clube perder pontos. Essa só acho recomendável quando os incidentes se repetem e o clube não procurou tomar nenhuma atitude em relação a sua torcida
 
Barça publica nota de apoio a Daniel, mas inocenta Villarreal

Nesta segunda-feira, o Barcelona usou seu site oficial para postar mensagem de apoio a Daniel Alves e condenou os atos racistas no estádio El Madrigal. Apesar disso, absolveu o Villarreal, dono do campo, de qualquer responsabilidade, dizendo que a culpa do racismo é dos torcedores.

"O Barcelona quer manifestar seu total apoio e solidariedade ao jogador Dani Alves depois dos insultos recebidos no último domingo, no campo do Villarreal, por parte de algumas pessoas que estavam assistindo à partida entre a equipe anfitriã e nosso time principal", escreveram os catalães.

"O FC Barcelona em nenhum caso relaciona os agressores ao clube local, e valoriza muito positivamente o apoio do Villarreal a nosso jogador. [...] O Barcelona apoia as mensagens de 'Respeito' e 'Não ao racismo' da Uefa e encoraja todos os clubes a seguirem lutando contra essa agressão a qualquer esportista por sua raça", completaram.

http://espn.uol.com.br/noticia/4066...rdiola-elogia-gesto-contra-racismo-fantastico

e é por isso que continuam fazendo esse tipo de coisa....
 
Essas coisas se repetem porque nós somos permissivos!

E se nós, brasileiros e mestiços, o somos, o europeu padrão é ainda mais.
A ironia do Daniel Alves foi sensacional, sim, mas não é suficiente para realmente combater esse tipo de crime.
Muitas vezes, deixamos de nos dar conta que fechar os olhos para um problema é fazer parte dele.

É por isso que eu sou a favor de punições severas, mesmo que não individualizadas. Não havia apenas um racista naquela arquibancada. Ao lado daquele que atirou a banana, outro racista riu, um outro ficou até constrangido, mas não se manifestou, alguém deve ter ficado realmente indignado, porém não denunciou o criminoso. E em responsabilidade solidária, está a instituição Villareal, igualmente racista!

#somostodosmacacos
 
hashtag #somostodosmacacos em primeiro lugar no tt mundial do twitter

#somostodosmacacos foi criado por agência de publicidade

A atitude de Neymar após ato racista contra Daniel Alves foi arquitetada pela Loducca

image_preview

Foto de Neymar foi curtida mais de quinhentas mil vezes​

A hashtag #somostodosmacacos foi criada por uma agência de publicidade, segundo o site Meio e Mensagem. A foto de Neymar no Instagram segurando uma banana, curtida mais de quinhentas mil vezes, foi pensada por uma equipe da agênciaLoducca. Em seguida, a campanha foi repercutida por anônimos, além de figuras mais conhecidas como o apresentador de televisão Luciano Huck e o jornalista Reinaldo Azevedo.

A campanha foi feita após o jogador Daniel Alves comer uma banana atirada em campo por um torcedor durante a partida entre Barcelona e Villareal neste domingo 27. “A melhor maneira de acabar com preconceito é tirar a palavra. E disso veio a ideia de criar um ícone para expressar isso, que é a pessoa comendo a banana”, disse Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca em entrevista ao Meio e Mensagem.

Atualização: A loja de roupas de Luciano Huck na internet começou a vender na tarde desta segunda-feira camisetas com a inscrição #somostodosmacacos por R$ 69.
 
são duas coisas separadas. o luciano huck veio depois do neymar, aproveitando o "sucesso" da hashtag para vender as camisetas. no caso no neymar, aparentemente a agência só queria vender a imagem de bom moço dele, whatever. de qualquer modo: a hashtag foi meio bocó, mas acho que foi algo que só atingiu a proporção que atingiu porque muitas pessoas (comuns, não só celebridades) compartilharam porque sinceramente acreditavam estar passando uma mensagem de igualdade.

em outras notícias, pensando aqui: racismo* não é crime na espanha? porque se identificaram o sujeito, deveriam entregá-lo à polícia, não?

_______
* vi uma guria comentando que o caso não é de racismo mas de injúria racial ou algo que o valha, que legalmente são coisas diferentes, mas enfim, acho que deu para entender a pergunta.
 
Se há diferença legal entre injúria racial e racismo é algo que foge a compreensão de minha mente juridicamente leiga.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo