• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa do Nordeste 2014

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Depois do vexame que os grandes times das capitais nordestinas levaram ano passado e tiveram que assistir pela TV uma final entre ASA x Campinense, agora os grandes se reabilitaram e teremos uma final Sport x Ceará definindo o primeiro representante na Copa Sulamericana.

Pela tradição vou palpitar no Sport que se ganhar mela as pretensões do Ceará que assim como o porkito paulistano vive o ano do seu centenário.
 
Parece que vai dar o leão da ilha, que alem da vantagem conquistada em casa , sofreu um derrota que complicou a vida no estadual, vai com tudo pra garantir o troféu quarta no ceará !
 
E o Sport tem mais é que priorizar mesmo. Não dá pra comparar a visibilidade do pernambucano com a Copa do Nordeste que está sendo transmitida pro país inteiro pelas parabólicas no Canal Esporte Interativo.
 
Levando em conta que num dado momento chegou a estar bem próximo da eliminação o Sport teve uma brilhante reagida e botou água no chopp do centenário do vovô cearense.
 
vendo de longe fica a pergunta, essa copa do nordeste atrapalha os estaduais ai? ou os grandes disputam tudo da mesma forma?
 
vendo de longe fica a pergunta, essa copa do nordeste atrapalha os estaduais ai? ou os grandes disputam tudo da mesma forma?

Ano passado eu passei uns dias em Recife e me lembro que os times pernambucanos que disputaram a Copa do Nordeste só entraram no estadual depois que o torneio terminou. Esse ano já não tá ocorrendo. Espero que seja apenas por causa da Copa do Mundo que pressionou as datas já que o brasileirão também vai começar mais cedo.
 
Em Pernambuco a regra do campeonato estadual é bem estranha, mas apesar do ritmo pesado no final não atrapalha, porque os grandes que foram classificado para a copa do nordeste entram na segunda fase da competição e tem um tempo melhor para se preparar e não chegam tão desgastados.
E a correria é igual a do fim do campeonato brasileiro, com jogos no meio da semana e no fim de semana tambem, e ai os times precisam ter um bom banco de reservas para não serem prejudicados.
 
vendo de longe fica a pergunta, essa copa do nordeste atrapalha os estaduais ai? ou os grandes disputam tudo da mesma forma?
No final das contas, eu acho que o estadual é que atrapalha a Copa do NE.
Mas se excluir totalmente o estadual não dá porque ele é classificatório pro Nordestão do ano seguinte.
Em PE, os times que disputam a Copa do NE entram na segunda fase do estadual (que ao meu ver ainda é muito longa).
O ideal é reduzir ainda mais as datas, pois do jeito que tá, estamos jogando mais que os times dos outros estados.

Ano passado eu passei uns dias em Recife e me lembro que os times pernambucanos que disputaram a Copa do Nordeste só entraram no estadual depois que o torneio terminou. Esse ano já não tá ocorrendo. Espero que seja apenas por causa da Copa do Mundo que pressionou as datas já que o brasileirão também vai começar mais cedo.
Furia, no ano passado, acho que o impacto foi menor porque os times pernambucanos não chegaram muito longe no Nordestão.
Esse ano, o Pernambucano só vai acabar durante o Brasileirão, o que é bastante problemático.
Além disso, houve duas semanas em que o Sport teve de jogar três vezes, em sete dias.
Isso é uma faca de dois gumes: serve de pré-temporada e dá ritmo de jogo.
Mas desgasta os jogadores e desmotiva a torcida para algumas partidas.
 
O jogo que valia o 3° lugar do Pernambucano desse ano e também a terceira vaga do estado pra Copa do NE do ano que vem entre Salgueiro e Santa Cruz foi a altura da importância que o torneio está tendo e o Salgueiro faturou e calou o Arrudão.
 
Já estão articulando a manobra pra botar o santinha no nordestão ano que vem... os diretores são todos coleguinhas e mesmo não sendo tricolor e não concordando com a supreendente conveniência da proposta pra mudar as regras, achei a mudança legal.

mas que tem cara de tapetão isso tem ...
 
Já estão articulando a manobra pra botar o santinha no nordestão ano que vem... os diretores são todos coleguinhas e mesmo não sendo tricolor e não concordando com a supreendente conveniência da proposta pra mudar as regras, achei a mudança legal.

mas que tem cara de tapetão isso tem ...
Na verdade, essa proposta já estava idealizada há algum tempo. Era uma forma de incluir o Maranhão e o Piauí no torneio.
Também queriam garantir a vaga do campeão do ano anterior.
Tudo isso é justo!

Eu só não concordo muito com esse critério ranking da CBF.
A proposta da Copa do NE é incluir os clubes nordestinos em competições que tenham mais visibilidade do que os estaduais, premiando bem e promovendo o futebol da região. Atualmente, são 16 vagas: 3 PE e BA; 2 CE, RN, PB, AL, SE. A proposta é passar pra 20 vagas, mantendo a estrutura anterior, somada a 1 pro campeão, 1 pro MA, 1 pro PI e 1 pro melhor rankeado da CBF. Na minha opinião, essas 4 novas vagas deveriam ficar 2 com o PI e 2 com o MA. O campeão do ano anterior usa uma das vagas de seu estado. Dessa forma, se promove a inclusão igualitária desses estados que têm, sim, um futebol regional muito forte e disputado.
 
Fiquei contente de saber que corrigiram uma distorção antiga que maranhenses e piauienses não pertenciam "futebolísticamente" ao Nordeste.
 
Porem, se o campeão do ano anterior usar essa vaga de seu estado, ano que vem santa cruz não entra na competição. É muito interessante quando as federações e diretorias finalmente resolvem se posicionar e tirar certos projetos do papel. o PI e o MA já se manisfestaram contra essa proposta de uma vaga pra cada um deles e mais as duas com um critério bem esdruxulo. Mas a força do futebol vem das alianças dos cartolas.

Por isso pra mim continua a mesma impressão, tão dando um jeito de botar o santinha no campeonato ano que vem. E acho também que essa regra é um privilégio pra PE, BA e CE, que tem historicamente times mais estruturados, portanto maiores chances de vencer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo