• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 7º Livro: Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Conforme enquete encerrada, eis o tópico para discussão do livro escolhido para a sétima edição do Clube de Leitura: Um Estudo em Vermelho, de Arthur Conan Doyle, indicação do Spartaco.

A discussão começa na próxima quarta-feira, 16/04/2014.

E aqui, o Cronograma, gentilmente elaborado pela @Lynoka . :yep:

Cronograma:

Primeira semana de 16/04 até 23/04 = Cap. 1 até Cap. 3

Segunda semana de 23/04 até 30/04 = Cap.3 até Cap.7

Terceira semana de 30/04 até 07/05 = (Parte II) Cap. 1 até Cap.3

Quarta semana de 07/05 até 14/05 = Cap. 3 até Cap. 7

Enquanto isso fiquem à vontade para postar dados e curiosidades sobre a obra e o autor.
Nunca, jamais, em tempo algum informem links de conteúdo pirata, uma vez que, de acordo com suas regras, o fórum Valinor não compactua com essa prática. Ok?


Alguns lembretes:

- Todos são bem-vindos para participar das discussões, mesmo os que não indicaram/votaram no livro escolhido;
- Para quem nunca participou do Clube, as regras para participação podem ser lidas aqui neste tópico;
 
Última edição:
Conan_doyle.jpg
O escritor e médico britânico, nascido na Escócia, Sir Arthur Ignatius Conan Doyle (Edimburgo, 22 de maio de 1859 - Crowborough, 7 de julho de 1930) ficou mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal. Ademais, ele foi um escritor prolífico cujos trabalhos incluem histórias de ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção.

Arthur Conan Doyle viveu e escreveu grande parte de suas obras em Southsea, um bairro elegante de Portsmouth.

Origens de Sherlock Holmes
Em 1882, ele se juntou ao seu antigo colega de classe George Budd para formar uma parceria em uma prática médica em Plymouth, mas a relação entre eles provou ser difícil, e, logo, Conan Doyle passou a fazer suas práticas médicas independentemente. Chegando a Portsmouth em junho daquele ano com menos de £10, ele começou a atender em Southsea. Os negócios não tiveram muito sucesso; enquanto aguardava por pacientes, ele voltou a escrever suas histórias. A sua primeira obra notável foi Um Estudo em Vermelho, publicada no Beeton’s Christmas Annual de 1887, e que foi a primeira vez em que SherlockHolmes apareceu. Holmes era parcialmente baseado em seu professor de sua época na universidade, Joseph Bell, a quem Conan Doyle escreveu: "É mais do que certo que é a você a quem eu devo Sherlock Holmes… Com base no centro de dedução, na interferência e na observação que ouvi você inculcar, tentei construir um homem." As futuras histórias a apresentar Sherlock Holmes foram publicadas na inglesa Strand Magazine. O que é interessante é que, mesmo na distante Samoa, Robert Louis Stevenson foi capaz de reconhecer a forte similaridade entre Joseph Bell e Sherlock Holmes. "Meus parabéns às geniais e interessantes aventuras de Sherlock Holmes… Seria este meu velho amigo Joe Bell?" Outros autores ocasionalmente sugerem influências adicionais, como o famoso personagem de Edgar Allan Poe, C. Auguste Dupin.

Curiosidade: Durante sua estadia em Southsea, ele jogou futebol amador no time Portsmouth Association Club, na posição de goleiro, sob o pseudônimo A. C. Smith. (Este clube desapareceu em 1894 e não possui qualquer conexão com o Portsmouth F. C. de hoje, que foi fundado em 1898.) Conan Doyle também era um grande jogador de críquete, e, entre 1899 e 1907, ele jogou dez partidas de primeira classe para o MCC. A sua maior pontuação foi de 43 jogando contra o London County em 1902. Ele jogava boliche ocasionalmente, jogando apenas em uma liga de primeira classe. Além disso, ele era um grande golfista, eleito como capitão do Clube de Golfe de Crowborough Beacon, East Sussex, em 1910.
Contos com Sherlock Holmes
  • 1892 - As Aventuras de Sherlock Holmes
  • 1894 - Memórias de Sherlock Holmes
  • 1905 - A Volta de Sherlock Holmes
  • 1917 - O Último Adeus de Sherlock Holmes
  • 1927 - Histórias de Sherlock Holmes
Romances com Sherlock Holmes
  • 1887 - Um Estudo em Vermelho
  • 1890 - O Signo dos Quatro
  • 1902 - O Cão dos Baskervilles
  • 1915 - O Vale do Medo

Fonte: Wikipedia
 
Morfs fez um tópico sobre o Sir Arthur para o Autor da Semana, dentre as informações mais específicas, sobre o título de Sir.

Homenagem e Título de Sir

Em 1902, o Rei Eduardo VII, da Inglaterra, considerando os grandes serviços prestados por Conan Doyle, a propósito da guerra dos bôers, cogitava de conceder-lhe o título nobiliárquico de Sir. Fiel a seus rígidos princípios, Conan Doyle não se mostrava disposto a aceitar a honraria. Se havia sido útil a seu país, esclarecendo fatos, restabelecendo a verdade, fazendo crítica construtiva, até mesmo a autoridades inglesas; se havia sido útil enfim, cumprira apenas seu dever. Nada mais. Não aceitaria o que considerava condescendência, nem aceitaria vulgares migalhas de uma mesa qualquer - escreveu um de seus biógrafos.

E asseverava Conan Doyle:
"Todo o meu trabalho em favor do Estado se macularia se eu aceitasse uma dessas recompensas. Pode parecer orgulho, pode parecer loucura, mas eu não posso aceitá-la. O título de maior valor que possuo é o de doutor, que devo aos sacrifícios de minha mãe e á sua determinação. Não quero trocar esse título por quaisquer outros."

Apesar de enérgica resistência, Conan Doyle teve que aceitar os pontos de vista de sua mãe, que assim argumentara:
"- Arthur: se queres conservar teus princípios, cometerás uma descortesia com o rei."

Embora contrariado, concordou Arthur Conan Doyle que seu nome figurasse na Lista de Honra dos que seriam contemplados com o título de Sir.
 
vi uma edição ontem na Saraiva muito legal, na qual o Estudo em Vermelho é o 6º livro.
A dúvida é, o correto seria ler os outros 5 antes?
 
vi uma edição ontem na Saraiva muito legal, na qual o Estudo em Vermelho é o 6º livro.
A dúvida é, o correto seria ler os outros 5 antes?

não. na ordem um estudo em vermelho é a primeira história - é quando sherlock e watson se conhecem, o primeiro caso dos dois juntos. foi também a primeira história publicada do conan doyle (1887), então não sei bem qual foi o motivo para colocarem como o sexto livro.
 
vi uma edição ontem na Saraiva muito legal, na qual o Estudo em Vermelho é o 6º livro.
A dúvida é, o correto seria ler os outros 5 antes?

Fiquei curioso, quais são esses cinco?

não. na ordem um estudo em vermelho é a primeira história - é quando sherlock e watson se conhecem, o primeiro caso dos dois juntos. foi também a primeira história publicada do conan doyle (1887), então não sei bem qual foi o motivo para colocarem como o sexto livro.

Como mencionado, Um Estudo em Vermelho é o primeiro livro em que o personagem Sherlock Holmes aparece, como também aquele escrito por Conan Doyle.
 
essa coleção da zahar é bem legal e caprichada mesmo, mas realmente não faz o menor sentido colocar um estudo em vermelho só como sexto volume, até pela cronologia mesmo. dá para ler as histórias de sherlock fora de ordem porque elas são histórias fechadas, mas em alguns casos elas obedecem uma cronologia e aí nos detalhes faz a diferença a ordem que se lê. um estudo em vermelho é onde sherlock e watson se conhecem, o signo dos quatro é a história onde watson conhecerá a futura esposa, tem as histórias do período em que watson está casado com mary, outras de um período em que ele volta a viver com holmes, etc. enfim, estranha essa opção da zahar, ainda mais quando é uma coleção de livros tão cheia de informações extras como essa.
 
Spartaco, dá uma olhada nesse link e veja o número dos volumes, Um Estudo em Vermelho como dito é o sexto, o 1º é As aventuras de Sherlock Holmes , o 2º é As memórias de Sherlock Holmes e por aí vai.

Achei o livro muito legal, tem até ilustrações e tal, só que o preço é salgadão, 46,90!!

Acho que sei qual é a resposta do problema. A editora Zahar não publicou os livros em ordem cronológica; ela lançou primeiramente os cinco volumes de contos em que aparece o nosso famoso personagem (volumes 1 a 5) e, após, os quatro romances (volumes 6 a 9).
 
É tão pequeno que quase vale a pena esperar... Estou só lendo curiosidades sobre a obra e autor por enquanto, pra não sair lendo na frente. rsrs
pois é, resolvi esperar porque já tinha começado a ler um outro livro, aí vou lendo aquele enquanto não sai o cronograma :hihihi:
 
Começa amanhã, Lynoca.
Estou com problemas no computador e só consigo acessar o fórum pelo celular.
Mas ainda hoje vou informar pelo menos a leitura desta semana. =/

Se você precisar de ajuda, me manda MP explicando direitinho que eu ajudo!
 
Então galerinha!

Vamos começar o clube?

O meu livro tá assim: 111 páginas / Parte I com 7 capitulos / Parte II com mais 7 capitulos.
É isso mesmo? Alguém confirma pra mim?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo