• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

HPV: A resistência religiosa

ricardo campos

Debochado!
In Memoriam
Apesar do aval de entidades médicas e do Ministério da Saúde, sites religiosos questionam a vacinação contra o vírus causador da doença que atinge 685 mil por ano no país
Maria Luisa Barros

Rio - Apesar de indicada por especialistas em saúde, a campanha nacional de vacinação contra o HPV, lançada pelo governo federal para tentar reduzir a incidência do câncer de colo de útero, vem enfrentando resistência de grupos católicos e evangélicos. Ao defender a castidade como única ‘vacina’ 100% eficaz contra doenças sexualmente transmissíveis, as DSTs, fiéis propõem, através das redes sociais na internet, o boicote à vacinação.

Sites religiosos recorrem a artigos para alertar sobre ‘supostos’ riscos da vacina, como esterilidade e mortes súbitas de mulheres pelo mundo, não confirmada por autoridades. A intenção é contraindicar a imunização de 5,2 milhões de meninas, entre 11 e 13 anos — 400 mil no estado.


No ano passado, cerca de 4,8 mil brasileiras morreram por causa da doença. A principal dificuldade será vencer os argumentos de que a vacinação vai antecipar a vida sexual das adolescentes. Em declaração ao jornal Tribuna de Petrópolis, frei Antônio Moser, considerou a medida prematura. “A vida sexual de meninas e meninos não deve começar aos 11 anos. Abordar de forma tão massiva essa temática é como uma incitação para adiantá-la”, diz o religioso.

Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, tranquiliza os pais. “A expectativa é que essa imunização agora proteja ela, no futuro, quando for iniciar a vida sexual. De forma nenhuma, a vacina vai estimular que inicie mais precocemente a relação sexual”.

Mesmo a favor da vacina e à frente de um grupo de mulheres na Igreja Batista Rancho Novo, em Nova Iguaçu, Patrícia Alencar, afirma que não vacinaria sua filha, já que sua religião prega o resguardo do sexo até o casamento. “Minha filha tem 9 anos, mas se estivesse na idade, não vacinaria. Prezo e educo pelo resguardo”, diz.
A medida polêmica divide opiniões. Líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, o pastor Silas Malafaia acredita que há desinformação. “A vacina é preventiva e não caracteriza promiscuidade. Não há princípio religioso que defenda isso. Pelo contrário, Deus diz que devemos cuidar da saúde e do corpo”, diz.

No Blog da Família, voltado para cristãos e que não retrata a opinião da Igreja Católica, os pais são orientados a investigar os riscos. “Quando suas adolescentes retornarem à escola , será oferecida a vacina do HPV. É necessária a autorização dos pais e oferecida a opção para os pais de se oporem a esta vacina”, informa. Com base no alerta, visto mais de 3 mil vezes, uma mãe desistiu de imunizar a filha de 12 anos. “Senti que seria como se estivesse liberando minha filha para iniciar a vida sexual. Li a orientação e meu coração ficou em paz”, postou.

Muita gente nunca ouviu falar da enfermidade

Apesar da campanha do Ministério da Saúde, ainda há pessoas que nem ouviram falar sobre a vacinação nem sobre a doença. Ontem, na Igreja Pentecostal Deus é Amor, na Gamboa, algumas disseram que não faziam ideia da sigla: “Nunca ouvi falar em HPV. É alguma coisa da Aids?”, questionava a obreira Maria de Lourdes Souza, 55 anos. “Por que as meninas precisam tomar tão cedo? Nem elas sabem o que é isso”, completou Susane de Lima, 27 anos, outra fiel.
Muitos ainda reclamavam da falta de informação. “Deveria haver mais esclarecimento sobre a doença para as meninas. Minha filha de 12 anos nem imagina o que é isso”, comentou Denise Thiago de Medeiros, de 26 anos, que estava na Lapa.

Líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, em São João de Meriti, o pastor Carlinhos também não sabia da vacina ou detalhes sobre a doença. “Sou a favor da fidelidade entre casais acima de tudo, mas preciso entender melhor o que é o HPV antes de dar minha opinião sobre o assunto”, afirmou o religioso, com cautela.

Campanha já passou por 48 unidades de ensino municipais

Na Escola Municipal Bento Ribeiro, no Méier, meninas que esperavam ser vacinadas contra o HPV, ontem, voltaram para casa sem a imunização. Apesar de a direção do colégio ter distribuído o papel de autorização para os pais assinarem e de ter abordado o assunto em reunião com as famílias, a campanha foi suspensa sem explicação, segundo as estudantes.

As alunas do sexto ano, Mayara da Silva e Vitória Michelle da Silva, 11 anos, ficaram surpresas com o cancelamento. “Disseram que a vacinação ia começar hoje, mas não veio ninguém. Foi uma decepção”, comenta Mayara.

Já na Escola Municipal Professor Augusto Paulino Filho, na mesma rua, de 41 meninas, 40 foram vacinadas, segundo o enfermeiro Lúcio Mauro Paranhos, que trabalha na Clínica da Família César Pernetta. “Não tivemos problemas. Com a autorização dos pais, o procedimento foi feito. Só uma menina não foi vacinada, porque ficou muito nervosa”, declarou, confirmando que na Escola Municipal Bento Ribeiro a campanha foi adiada.

Entre as meninas protegidas, estava a neta de Sandra Assumpção, Ana Carolina Silva, 11. A avó, que é dona de casa e acompanha de perto a educação dos netos, autorizou. “Vi na televisão e houve uma reunião de pais, quando a direção explicou a campanha. Fiquei preocupada com uma possível reação, mas correu tudo bem”, disse.

Rosa de Lourdes da Silva, 44, mãe de Larissa da Silva Oliveira, 13, também aprovou a vacinação nas escolas: “Eu achei ótimo ser no próprio colégio, já que no posto sempre tem fila”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma prevê que a Escola Municipal Bento Ribeiro receba as equipes de vacinação hoje e amanhã. A secretaria acredita ter acontecido algum problema de comunicação. A campanha, que começou na segunda-feira, já passou por 48 escolas municipais.
Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-03-12/hpv-a-resistencia-religiosa.html
 
engraçado que as pessoas estão perguntando "por que tão cedo?", mas provavelmente não perguntaram isso quando a filha recém-nascida teve que tomar a BCG.

Mais ou menos isso que eu pensei, não é uma vacina?
A gente não toma tantas vacinas na vida?
Essas mulheres que "educam as filhas para o resguardo" qual a segurança de que as filhas vão mesmo se resguardar até o casamento?
E se elas se casarem, não precisa da vacina? Ou o cara vai ser "puro" também?
E se elas forem forçadas a fazer sexo (aka estupradas) antes do casamento? Ou isso não vai acontecer porque elas têm a proteção "de Deus"?
É muita ignorância, viu, muita dificuldade de enfrentar a realidade. :no:
 
Tive que ler essa notícia algumas vezes para me certificar que não veio de um Onion qualquer. Se eles só negassem a vacina a si próprios eu poderia dizer para deixar na mão de Darwin e pronto mas, como estão expondo crianças à doença, não dá para ser tão cínico -- agora, vocês não acham que seria de uma ironia deliciosa se, daqui a uns anos, esses extremistas religiosos se tornassem o grupo de risco e o maior vetor de propagação de uma DST?
 
e é nessas horas que a gente vê o lado ruim de pais impondo religião para os filhos...

de qualquer forma, fico aqui pensando: se der certo uma vacina contra a aids, qual será o posicionamento dos religiosos sobre isso? será que também vão proibir os filhos de serem vacinados baseando-se na ideia de que eles terão apenas um parceiro sexual na vida?
 
E se elas forem forçadas a fazer sexo (aka estupradas) antes do casamento? Ou isso não vai acontecer porque elas têm a proteção "de Deus"?
Segundo Todd Akin, o corpo feminino consegue impedir a concepção no caso de um estupro legítimo (WTF?!) ... vai que esse mesmo mecanismo impede o contágio? Melhor ainda! Pela lógica desse notório especialista em medicina, biologia, infectologia, patologia, sociologia, ornitologia, e tudo mais, todas só as vítimas que quiserem ser estupradas ficam grávidas e são contaminadas por DSTs!!



(Não dá raiva dividir o planeta com esse tipo de gente?) :puke:
 
de qualquer forma, fico aqui pensando: se der certo uma vacina contra a aids, qual será o posicionamento dos religiosos sobre isso? será que também vão proibir os filhos de serem vacinados baseando-se na ideia de que eles terão apenas um parceiro sexual na vida?
Pensei a mesma coisa, e o dermeister já falou o que pode acontecer:
agora, vocês não acham que seria de uma ironia deliciosa se, daqui a uns anos, esses extremistas religiosos se tornassem o grupo de risco e o maior vetor de propagação de uma DST?
:hihihi:
 
Cara, que absurdo, a pessoa mais sensata na reportagem é o Silas Malafaia. 8O

Brasileiro tem uma resistência natural à vacinas (falo de brasileiro pq sou brasileiro e não tenho acesso a dados de outras populações). Lembra da vacina contra uma gripe ou uma febre ai tempos atras? Que muita gente não queria tomar pq as consequências eram altas? Mas ninguém perguntas as consequências de tomar os remédios indicados por um médico ne? Medicina preventiva é bom e eu apoio, mas a resistência é inevitável, seja ela por qualquer motivo.
 
Sinceramente, essa é a maior palhaçada que eu já ouvi. Até porque você dá conta de você ,não do outro. Se o teu marido for infiel, aconteceu o que? Danação eterna?
Eu conheço algumas meninas que se guardaram até o casamento mas se casaram com caras que já tinham vida sexual ativa. E agora,José?
Isso só envergonha quem acredita em Deus.
E não dá pra pegar isso se o sangue contaminado do outro, passar por uma ferida ou algo assim seu?
 
O mundo pode acabar. O Silas Malafaia e eu estamos do mesmo lado numa discussão.

Que povo retardado!

Pra variar esse rebuliço todo é algo que atinge o corpo feminino, se fosse uma vacina para homens ninguém seria contra.
 
Como é que ficará quando tivermos uma eficiente vacina contra o HIV? Vão querer protestar se a mesma puder ser aplicada em crianças desde cedo? É muita ignorância mesmo.
 
Brasileiro tem uma resistência natural à vacinas (falo de brasileiro pq sou brasileiro e não tenho acesso a dados de outras populações).

não é só no brasil, não. fábio tava comentando hoje comigo que nos estados unidos teve um aumento no caso de crianças com sarampo justamente por causa dos pais que não vacinam os filhos. parece que a justificativa deles é que em algum estudo acharam uma relação entre autismo e a vacina (??????). achei uma notícia do ano passado na cnn que fala sobre isso, mas deve ter informações mais recentes: http://edition.cnn.com/2013/09/12/health/worst-measles-year/

a parte importante:

Nearly two-thirds of the reported cases happened in three outbreaks in communities where many people don't vaccinate their children for religious or philosophical reasons
 
Vamos banir a vacina contra a pólio, pois as crianças vão querer correr e vão se machucar.

Humor negro RULEIA, hein, Morfs??? :rofl:

golfinho-bom-humor-negro-BSC-Bobos-Sem-Corte-toquinho-soldado-amputado5.jpg


Esses pais acham que as filhas terão 11 anos pra sempre.

Séri@s candidat@s vitalíci@s ao Darwin Awards. Who cares?

tumblr_m3tnc7ZBuj1rvzu9do1_500.gif
 
Esses pais acham que as filhas terão 11 anos pra sempre.

Séri@s candidat@s vitalíci@s ao Darwin Awards. Who cares?

tumblr_m3tnc7ZBuj1rvzu9do1_500.gif

infelizmente não, porque para o darwin awards você não pode ter tido filho (a ideia toda é ter feito um bem para a humanidade se retirando do pool genético). e as crianças, coitadas, né. o bom é que quando viram adolescentes muitas já não são bobas e não deixam os pais tomar esse tipo de decisão por elas, o que reduziria um pouco o estrago - mas muitas não significa todas, e pelas que vão seguir a boiada que eu sinto pena de verdade. =/

edit: caramba, que bizarro ler artigo dos gringos anti-vacina:

Children represent a huge market, obviously, for the vaccine industry. The primary means of accessing this market is through school systems.

Like the family in this story, many parents would be surprised to learn that their children under the age of 18 can often be vaccinated at school without their permission. This story takes place in Canada, but the same situation exists in many states in the U.S. California recently passed a bill, for example, allowing school officials to vaccinate girls as young as 12 with the dangerous HPV vaccine.

What is so tragic in this story is that the parents had already lost one child to vaccines and wanted to opt out of them for their other children.

Do your homework! If you have children in school, see if you can file vaccine exemptions (available to some degree in all states) preventing them from vaccinating your child. Educate your child and teach them to ask questions and how to politely refuse, and to be insistent about it if necessary. Also, consider homeschooling.

B.C. family furious teen vaccinated without parental consent
By Natalie Clancy
CBC News

Excerpts:

A B.C. couple are furious after public health nurses vaccinated their teenage daughter at school without parental consent.

Dean Bootsma said his 14-year-old daughter was pulled out of her Grade 9 class and inoculated against tetanus, diphtheria and pertussis (whooping cough) without checking her medical history, calling him or his wife, or having them sign a consent form.

Bootsma’s 14-year-old daughter, who did not want to be named to protect her privacy, told CBC News she was not asked about any medical history of an adverse reaction. Had she been asked, she said, she would have told nurses, “My sister in the past had an allergic reaction to it. So I would have said yes, but they never asked me.”

Bootsma also said his daughter is not mature enough to make medical decisions and was too shy to question nurses.

“I didn’t really know what to do, and she didn’t really give me an option to not get a vaccine,” said the girl.

http://healthimpactnews.com/2014/14...-vaccine-at-school-against-wishes-of-parents/
 
Última edição:
O espírito que motiva essa decisão é belo e moral, mas falta certa visão prática, não?

Agora eu discordo de quem afirma que não se deve educar moral e religiosamente os filhos? Quem vai ensinar religião pras crianças, senão os pais? A escola? Agora, na sociedade moderna só se pode ter uma religião depois de adulto? Que porra é essa? É dever dos pais transmitir sua religião (ou a falta dela) a seus filhos, SIM.

Esse povo falando de 'respeitar a liberdade das crianças', pelo amor de Deus, esse povo come merda? Liberdade é uma coisa que se conquista no combate ascético, é produto de uma batalha. Negar esse dever dos pais a eles é estimular o relativismo moral e religioso mais pernicioso.
 
  • Curtir
Reactions: Tek
hum, achei a fonte sobre a relação da vacina de sarampo com autismo. foi um cara que publicou um artigo e nunca mais ninguém conseguiu comprovar a relação. mesmo assim, aumenta o número de pais que decidem não vacinar os filhos contra o sarampo por acreditarem que a relação existe, usando esse artigo como fonte. na real, a coisa toda é ainda pior, aqui está melhor explicado:

In 1998, Andrew Wakefield released a paper claiming to have linked the measles, mumps, and rubella (MMR) vaccine to the onset of autism. No other scientist was ever able to match Wakefield’s findings, and in the coming years, it became known that Wakefield had a financial conflict of interest. In 2010, an ethics review board found that he had falsified the data in his report, causing an immediate retraction of his original paper and revocation of his medical license. Despite the fact most scientists opposed Wakefield’s “findings” from the start, some were all too eager to jump on the anti-MMR bandwagon.


http://www.iflscience.com/health-and-medicine/one-map-sums-damage-caused-anti-vaccination-movement

e do mesmo site, notícia mais recente sobre o surto de sarampo em nova york

gostei desse link aqui, hehe >> http://howdovaccinescauseautism.com/

e eu estou compartilhando isso tudo porque olha, no post anterior eu linkei um pessoal anti-vacinação falando de riscos da vacina hpv. não vai demorar muito para pais embarcarem nessa sem checar informações, transformando a coisa toda numa história parecida com a do sarampo e o autismo. vão vendo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo