• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Manga Maker Comipo

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Faça seu próprio mangá com o ComiPo! Uma nova geração de software de mangá! ComiPo! é um revolucionário novo software que permite qualquer um fazer um quadrinho ou mangá de alta qualidade. Os usuários podem facilmente criar suas próprias histórias e situações escolhendo diferentes poses de personagens em 3D incluídos no programa ComiPo!

O simulador pode ser acessado pela Steam através desse link.

Eu a princípio achei bem bacana, mas estava lendo os comentários e me desanimei um pouco. Parece que a variedade de personagens e ambientes ainda são bem limitados. Para quem tiver curioso, pode dar uma olhada no link acima.

 
mas será que não dá pra importar imagens?
Sim. Está na descrição do simulador.

Background Images
You can import data, such as a picture you took with a camera, and then use it as a background image.

Imagens de Fundo
Você pode importar dados, como uma foto que você tirou com a câmera e, em seguida, usá-lo como uma imagem de fundo.
 
Sim. Está na descrição do simulador.

Background Images
You can import data, such as a picture you took with a camera, and then use it as a background image.

Imagens de Fundo
Você pode importar dados, como uma foto que você tirou com a câmera e, em seguida, usá-lo como uma imagem de fundo.

sim sim, mas tipow, imagens de fundo não é bem o problema, se o pessoal está reclamando que não tem muitas opções de personagens, não teria como importar desenhos de personagens tb? pq daí ctza que o pessoal da net faz mais...
 
sim sim, mas tipow, imagens de fundo não é bem o problema, se o pessoal está reclamando que não tem muitas opções de personagens, não teria como importar desenhos de personagens tb? pq daí ctza que o pessoal da net faz mais...
Parece que não é possível no momento. É obrigatório usar da biblioteca deles.

Eu estava pensando em comprar o jogo, mas estou na dúvida.
 
Há uns 10 anos as empresas divulgavam os comercias das primeiras versões de programas para fazer quadrinhos.

Na época eu participava de um fórum de desenho e uma das coisas que o pessoal falava é que o programa era uma ferramenta voltada apenas para um público bem específico, ficando mais restrita ao aprendizado básico (como um simulador de roteiro) em que um desenhista profissional iria preferir usar apenas alguns pedaços como inspiração ou para ajudar a modelar o próprio traço da estória ou como diversão sem compromisso (enxergando o programa como um jogo passatempo ou para deixar uma idéia mais atraente).

Com a explosão do número de webcomics na net o programa acabava perdendo espaço por causa da falta de opções de customização, apresentando uma aparência "pré-moldada" que tendia a não se destacar na comparação com arte original desenhada a lápis.

Hoje em dia um dos exemplos aparece com "os quadrinhos de memes" que vemos na net que as pessoas cortam e colam imagens prontas e montam uma tirinha para ilustrar uma piada num site de comédia. (que é um público parecido ao desse programa)

Então eu penso que ele foi feito apenas para ilustrações simples de apresentações ou em "webcomics", para ilustrações escolares ou informais que não precisem tanto do elemento "personalidade" no traço (uma vez que não é o autor que desenha). Outro ponto recomendado é que não se use o programa de forma isolada e que a pessoa faça uso conjunto de outras ferramentas de tratamento de imagem antes de publicar como mudar as cores e criar efeitos no Photoshop ou até Corel Draw para dar mais identidade ao quadrinho.

Que são coisas que no desenho feito a mão não precisa já que o autor está com todo controle nas mãos (basta o nanquim + efeitos e preenchimento do photoshop que não precisa ser colorido). Quer dizer, é limitado e voltado a algo informal para ajudar a ensinar a pessoa a disciplinar o traço numa aula de desenho.
 
O programa possui sim várias limitações. Não dá para ser um profissional usando esse programa. Não acho que ele foi criado com esse intuito.

Eu o vejo mais como algo para se divertir. Montar suas histórias e postá-las para o pessoal dar uma olhada. Serve mais para se divertir criando pequenas histórias, até mesmo por conta da limitação do próprio programa.

Se for tentar algo profissional, você precisará aprender a desenhar. Não tem como fugir muito disso.
 
Lembra a proposta de certos softwares de animação doméstica. Na faculdade uma das demandas era por encontrar programas alternativos para o Powerpoint com maior controle sobre as animações (pra dar um "up" nas apresentações) então eles lançavam programas alternativos e na hora do aluno mostrar o seminário o programa deixava "menos entediante" a explicação técnica. Como os livros dessa série:

mangacalculo.gif


http://novatec.com.br/manga.php

Olhando por esse lado os personagens focados em temas escolares parecem ser voltados para ajudar a construir mascotes (tipo cartazes escolares de feiras de ciências) ou quem sabe placas e sinalização como eles costumam fazer no trânsito e em ambientes fechados do Japão.

Quer dizer, pelo que entendi quem compra vai sabendo de antemão que não poderá exigir demais porque o traço é padronizado e tende a ser genérico, feito para incrementar e ser incrementado em trabalhos com foco mais lúdico.
 
Última edição:
Acho que serve mais para a pessoa se familiarizar com uma ferramenta de ilustração e que não seja assustador como como a tela do Photoshop.

Existe um software mais completo, o Clip Studio Paint (aqui é conhecido como Manga Studio EX) que a maioria dos mangakás e estúdios utilizam. Mas é aquele negócio, no Japão existem pranchas e canetas digitais voltadas para desenho virtual a um preço camarada. Objetos estes que não se encontram por aqui e com custos muito elevados, caso a pessoa queira importar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo