• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PC Civilization 5

Grimnir

Well-Known Member
Usuário Premium
Quem mais tem a vida consumida por esse jogo? Jogam qual expansão?
 
:lol: Você tem cara de quem joga. Só gente muito chata joga. Igual eu, @Vëon e @Slicer .

Mas o V não roda no meu micro, então jogo há anos o III mesmo. Play the World. É o jogo que mais joguei nos últimos anos, com quase certeza.

Como enjoiei de jogar no modo "fácil", que é a Corrida Espacial ou Diplomacia pra vencer, tô num cenário com vitória Conquest atualmente. Eu, Romanos e Indianos é tudo o que sobrou de um mapa com 5 civs. Tenho larga vantagem territorial e militar, e estou com uma Aliança junto à Roma pra destruir a India, que é a segunda maior civ da tela. Mas a defesa deles mostrou força, e começaram a contra-atacar Roma. Deverei lançar ICBM e começar logo um caos.

Pra mim, mesmo amando a série Total War, Civilization é o game de estratégia mais perfeito de todos. A complexidade é incrível, a luta por recursos, as formas de governo, gerenciamento de produção, tudo é fantástico. Ficar pensando em estratégias por horas para uma campanha militar bem sucedida é uma delícia.

E mesmo sendo um jogo de turnos, consegue ser extremamente emocionante. Quem nunca jogou e ficou tenso com o turno antes daquela invasão a um continente vizinho, enquanto sua marinha espera para desembarcar? Ou quem nunca ficou puto com uma traição de um aliado naquela sua fronteira mais frágil?
 
O 3 é o que permite conquistar cidades pela cultura? Isso era muito foda. Pena que tiraram no 5 (não joguei o 4).

Fiquei na dúvida se te mandava um lol ou um coração pelo "só gente muito chata joga". :lol:
 
Eu amo aquele jogo. Pensei em comprar no Steam, de tanto que eu curto. Só que nesse jogo, os meus principais defeitos afloram: eu não consigo lidar com um jogo que eu não possa terminar em uma só noite muito bem, eu acabo virando noite; e eu tenho a mania de querer ter a civilização mais organizada e desenvolvida, e não necessariamente vencer o jogo. Isso não me ferra tanto quanto me ferrava no Red Alert, mas...

O que eu mais curtia, na real, era o II. Eu cheguei a estudar muito pra conseguir jogar bem, e algumas estratégias eu acabo usando nos jogos mais novos, como explorar com guerreiro e andar na diagonal, de forma que o máximo de quadros sejam exibidos por vez, e que eu possa atacar o que aparecer pela frente.

E o meu computador sofre pra rodar o V. Mas eu não conseguiria voltar para o III não.
 
O 3 é o que permite conquistar cidades pela cultura? Isso era muito foda. Pena que tiraram no 5 (não joguei o 4).

É o III mesmo. Isso é fantástico. Exemplo: Conquistei 2 cidades assim na tela atual. Porque tanto Roma quanto o finado Japão fundaram cidades no meu continente, mas só uma cada um, e o nível da minha cultura é bem alto. Ambas foram "convertidas"

Isso funciona bem com civs com wonders e uma cultura bem forte.

O problema é que já perdi uma cidade assim. No meio da guerra, uma cidade recém-conquistada abriu as pernas. Tive de retomá-la.

O que eu mais curtia, na real, era o II. Eu cheguei a estudar muito pra conseguir jogar bem, e algumas estratégias eu acabo usando nos jogos mais novos, como explorar com guerreiro e andar na diagonal, de forma que o máximo de quadros sejam exibidos por vez, e que eu possa atacar o que aparecer pela frente.

Ah, Warriors são scouts quase sempre mesmo. E só ando em diagonal explorando também.
 
civ1.png
:rofl:
 
eu tenho o 5,mas sem expansão ainda...
jogo mto viciante mesmo... tem um tempinho que não jogo, mas nem penso em apagar do PC, pq sei que um dia vai bater a vontade de novo...
 
Atualmente eu jogo o 5, com a expansão Gods & Kings. Acompanho a série desde do primeiro jogo, gosto muito. Não joguei o quatro, mas fico impressionado como demorou para que os desenvolvedores entendessem que ranged units tem que atacar a distância. No Civ2 era absurdamente frustrante chegar com uma catapulta ou canhão na cidade vizinha e a unidade morrer no turno seguinte. Aliás, já que o @Slicer falou do Civ2, outra melhoria absurda que vi no Civ5 é o fim do stack infinito de unidades. Eu achava isso ridículo: Uma cidade com 500 unidades fortificadas. Na hora de invadir, eram necessárias outras 500 unidades sobrepostas. O sistema do 5 me parece muito superior.

Esse lance do flip cultural era muito foda, @Neithan. Infelizmente tiraram essa opção do Civ5.

Atualmente estou tentando jogar no modo King (acho que é o hard), mas tá foda.
 
Aliás, já que o @Slicer falou do Civ2, outra melhoria absurda que vi no Civ5 é o fim do stack infinito de unidades. Eu achava isso ridículo: Uma cidade com 500 unidades fortificadas. Na hora de invadir, eram necessárias outras 500 unidades sobrepostas. O sistema do 5 me parece muito superior.
Te lembra que no II tinha sistemas de governo que te davam ordem se tu tivesse unidades fortificadas nas cidades, mas outras que ter mais de uma ou mais de duas causava desordem? Era muito binário, e fora da realidade.
 
O mais bizarro do sistema de governo é que um dos melhores era o Fundamentalismo. Pelo menos para fazer conquista de mapa. :lol:
No fundamentalismo nunca tinha unhappiness nas cidade.
 
Quais são as formas de governo que vocês mais usam? Sempre usei Democracia, mas só rola com Civs Industrialistas, IMO.
 
Quais são as formas de governo que vocês mais usam? Sempre usei Democracia, mas só rola com Civs Industrialistas, IMO.
É meio estranho, mas eu não consigo usar outra rota que não seja Despotismo > Monarquia > República > Democracia! Eu me sinto mal de usar uma forma de governo que eu não concordo na vida real, apesar de ser só um jogo. :lol:
 
:lol: Porra Slicer!

Nunca vou pra Monarquia antes de República. Me irrita a troca de governos. Aí, com Industriais, faço: Despotismo > República > Democracia.

Ou Despotismo > Monarquia > Comunismo, depende da Civ.
 
Não lembro muita coisa do Civ2, mas sei que tinham umas wonders muito apeladas e que definitivamente valiam a pena contruir. Eu sempre corria pra fazer a Great Library e Leonardo's Workshop.
 
Não lembro muita coisa do Civ2, mas sei que tinham umas wonders muito apeladas e que definitivamente valiam a pena contruir. Eu sempre corria pra fazer a Great Library e Leonardo's Workshop.
A Leonardo's Workshop tinha o negócio estúpido de atualizar todas as unidades para a mais avançada possível naquele momento do jogo. Aquele Warrior, que sobreviveu desde o primeiro turno? Virou mosqueteiro!

A mais importante, na verdade, eram as Pirâmides, que criavam um granário em cada cidade, o que faz com que tu cresça a população com metade da comida que as cidades que não têm. A Grande Muralha era útil, já que criava city walls em cada cidade, mas nem de perto tão crucial.
 
Nao entendi. Qual o prob de dar upgrade no warrior?

--

@Slicer, ou você diz que é "estúpido" pq é muito apelado e overpowered?

@Olórin of Lórien, a gold edition vem com qual expansão? Gods and Kings ou Brave New World?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo