• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Criptozoologia (ou: Criaturas Estranhas vistas por aí)

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Chupacabras, Monstro do Lago Ness, Abominável Homem das Neves, Fadas, Lobisomens, Dragões...

Segundo a Wikipédia a Criptozoologia:
...é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos. A criptozoologia aborda ainda os seus tópicos de um ponto de vista antropológico, procurando relacionar os mitos de várias culturas com animais extintos ou desconhecidos. O termo foi cunhado sobre as expressões cripto- (do grego kryptós, é, ón 'oculto') e zoologia (o ramo da Ciência que estuda os animais).

Naturalmente a criptozoologia é considerada uma pseudociência por biólogos, zoólogos e cientistas em geral (esses estraga prazeres :gotinha: ) mas quem há de negar o fascínio que existe numa carcaça encontrada na praia que não se parece com nenhum animal conhecido? Ou com uma montagem (mesmo que meia boca) vista nos yutubi da vida, com aquela da sereia de Israel?


Não sei vocês, mas eu acho isso fascinante, muito, muito bacana! :yep:

Então, esse tópico é sobre isso, criaturas estranhas, seres mitológicos que foram (ou dizem que foram) vistos.
Se possível mandem fotos ou vídeos.
E (mostrando que não sou tão trouxa assim) as explicações científicas (biológicas, zoológicas e de fraudes) são muito bem-vindas.
 
Última edição:
Eu amo criptozoologia!

Desde pequena sempre gostei muito de animais, tanto que queria ser veterinária, e a minha infância foi no interiorzíssimo, cheio de mato, mistérios e lendas, então criei a simpatia pelo tema dos animais sobrenaturais. Conforme crescia isso se intensificava, até que um dia sintonizei no Animal Planet e estava passando um programa chamado Animal X (referência ao sucesso da época, Arquivo X), que sempre trazia três mistérios animais e suas provas e depoimentos de vítimas/observadores. Era demais, demais! A abertura era um misto de Glare, do Daita, com uma vibe mistério e me arrepia até hoje.

Depois de muuuito procurar, consegui encontrar os episódios em inglês que, apesar de não terem o impacto da dublagem brasileira, serviram pra matar a saudade e dar um pouquinho daquele cagaço bom da infância.

 
Eu amo criptozoologia!

Desde pequena sempre gostei muito de animais, tanto que queria ser veterinária, e a minha infância foi no interiorzíssimo, cheio de mato, mistérios e lendas, então criei a simpatia pelo tema dos animais sobrenaturais. Conforme crescia isso se intensificava, até que um dia sintonizei no Animal Planet e estava passando um programa chamado Animal X (referência ao sucesso da época, Arquivo X), que sempre trazia três mistérios animais e suas provas e depoimentos de vítimas/observadores. Era demais, demais! A abertura era um misto de Glare, do Daita, com uma vibe mistério e me arrepia até hoje.

Depois de muuuito procurar, consegui encontrar os episódios em inglês que, apesar de não terem o impacto da dublagem brasileira, serviram pra matar a saudade e dar um pouquinho daquele cagaço bom da infância.


Que bacana!
Não conhecia essa série, vou procurar pra assistir. :yep:
 
A Hipótese do Macaco Aquático é famosa mas pouca gente acredita nela...
A hipótese diz que na evolução dos primeiros hominídeos, alguns hominídeos se adaptaram na terra e outros foram para regiões costeiras, se aproximando cada vez mais da água, mergulhando para caçar e enfim, ficando cada vez menos fora da água... é claro, no seu tempo devido..
Alguns argumentos que sustentam essa hipótese (by wikipedia):

Embora o ser humano tenha uma similaridade genética muito grande com outros primatas, ele possui vários caracteres totalmente distintos desses animais, como a redução progressiva dos pêlos do corpo, a postura ereta e a grande quantidade de gordura subcutânea. Entre os caracteres de comportamento se salientam a habilidade natatória e a tendência do ser humano de entrar na água por prazer ou para se refrescar. Embora grande parte dos animais terrestres tenham a capacidade de nadar à superfície da água, poucos são capazes de nadar e mergulhar; o ser humano é uma exceção neste aspecto.

Estes caracteres são realmente pouco usuais para um primata vivendo na savana. O babuíno é um entre vários primatas admiravelmente adaptados a uma vida em campos abertos; porém neste animal (como em um animal típico das savanas) não podemos encontrar nenhum destes caracteres típicamente humano. Porém pode-se explicar a perda de pêlos pela evolução conjunta com o bipedalismo o que auxiliaria uma consequente perda de calor corporal para um primata bípede e ereto, lembrando que pelagem densa aumenta o calor corporal, o que é inviável em uma savana.

Porém foram inicialmente estas características que atraíram a atenção de duas pessoas que sugeriram que o ser humano desenvolveu estes componentes anatômicos e fisiológicos em uma fase semi-aquática na filogenia de nossa espécie.

Surgimento da teoria aquática:
O primeiro autor desta teoria foi um patologista alemão de nome Max Westenhöfer (1871-1957). e o segundo foi o biólogo marinho inglês Alister Hardy (1896-1985), que defendem praticamente a mesma hipótese, sem ter conhecimento do trabalho de Max Westenhöfer. Ele sugeriu que os antepassados do ser humano há milhões de anos iniciaram uma fase semi-aquática, colhendomoluscos e outros animais à beira da praia. Nesta fase semi-aquática os antigos hominídeos se adaptaram ao novo ambiente, perdendo o pêlo (como vários outros animais aquáticos como ogolfinho, o dugongo ou o hipopótamo, mamíferos que se adaptaram a uma vida aquática), desenvolvendo uma camada de gordura para diminuir a perda de calor na água, e desenvolvendo a postura ereta a fim de poder adaptar uma postura hidrodinâmica durante mergulhos em pouca profundidade ou durante natação à superfície da água.

Poucos cientistas prestaram atenção a essas hipóteses. Em 1972 a jornalista inglesa Elaine Morgan publicou um livro sobre esse assunto. O estilo popular e as declarações feministas nesta obra fizeram com que muitas pessoas se interessassem pela teoria, mas tendo uma reação negativa por parte do mundo científico.

Atualmente a Teoria Aquática está sendo defendida por várias pessoas, se destacando entre elas Elaine Morgan, Marc Verhaegen, Renato Bender, Nicole Bender-Oser e Algis Kuliukas.

Já vi vários livros sobre o assunto, alguns disponíveis na versão ebook e de graça (se alguém se interessar, mp-me!:grinlove:)

Se ficou com preguiça de ler e prefere um vídeo:

Algumas "sereias":




E sobre a sereia de Israel:
Na cidade de Kiryat o prefeito está oferecendo 1 milhão de dólares para quem filmar uma sereia...
http://israel21c.org/culture/israels-own-little-mermaid-in-kiryat-yam/

E os "documentários" sobre sereias que passaram no Animal Planet

Comercial

Sereias: The body found
Sereias: Novos Indícios

Bearded%2Bmermaid%2Bfunny%2Bcostumes%2Bpicture.jpg
 
Bacana, Lobélia.
Amanhã assisto todos os vídeos mais longos, durante o dia, porque assistir agora me dá cagaço sono. :dente:

Bearded%2Bmermaid%2Bfunny%2Bcostumes%2Bpicture.jpg
Parece o Hugh Jackman! :rofl:
 
Trecho extraído do site do Animal Planet (onde mais?)

Há múltiplas explicações que justificam a Hipótese do Macaco Aquático, entre elas:

1. O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.

Isso não é prova de nada. Outros mamíferos também não possuem pelos no corpo, porque só "macacos" vieram da água?

2. Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tende a manter essa posição.

Andamos sobre duas "patas" por causa da estrutura óssea de nossos pés. Começamos a andar assim há 4 milhões de anos, se não me engano. Outros primatas também andam sobre duas patas, mas não o tempo todo. Mas isso não é uma boa coisa, nós temos dores na coluna, eles não.

3. A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.

Lontras também fazem isso e não são animais marinhos. São aquáticos, vivem em grande parte do tempo na água, mas o tempo todo passam na superfície. Caçam na superfície. Elas conseguem prender a respiração por 6 minutos, mais ou menos o que um humano consegue com algum treino (somos aparentados às lontras também?)

4. Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.

Ursos também possuem reserva de gordura.

5. As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos segundo os adeptos da teoria.

Isso também não é prova. Só primatas possuem o polegar opositor. Nenhum mamífero marinho possui isso. Outros animais também suam ou lacrimejam. Se tivéssemos vindo da água tão tardiamente não suaríamos. Se viéssemos de um ambiente aquático não precisaríamos suar. Uma baleia morre ao encalhar por desidratação. Cães e elefantes lacrimejam também.

6. Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.

Cães, tigres, ratos e ratazanas, elefantes etc são mamíferos que nadam muito bem.

Sereias existem? O documentário

Como imagino que poucos irão clicar no link:

Meu padrasto é um homem muito inteligente e uma conversa sempre agradável. Parte dessas conversas, pelo menos comigo, tem por enredo documentários que ele adora assistir na TV a cabo. Esses tempos estávamos conversando e ele me contou de um documentário sobre sereias que o deixou muito intrigado.

No filme “Sereias, o corpo encontrado” o biólogo marinho Brian McCormick, funcionário da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), descobre um som diferente, que eles denominam bloop, através de microfones submarinos. Sua equipe sai então em busca de mais evidências quando começa a ter contratempos com a marinha americana em casos de encalhes de baleias. Na África do sul um animal não identificado é encontrado no conteúdo estomacal de um tubarão branco. McCormick não só relaciona esse corpo aos bloops que seu microfone gravou, mas também o identifica como uma sereia, um hominídio semi-aquático produtor de ferramentas e que se comunica usando sons, um canto, inclusive compreensíveis por outros mamíferos aquáticos.
sereianoticia-300x200.jpg


Nunca fui muito fã de documentários de história natural, mas acho que o Discovery Channel exagerou dessa vez. O estilo tem até um nome: Mockumentary, uma fusão das palavras mock (imitar) e documentary (documentário); e não é o primeiro exibido pelo canal que já levou ao ar “Dragões, uma fantasia real”. O próprio canal deveria usar um disclaimer mais enfático avisando ser uma brincadeira (parece que no início do vídeo aparece algo avisando tratar-se de ficção científica). Fiz uma pesquisa mais aprofundada para apresentar a vocês. Vamos às minhas evidências:

1) Não há nenhum artigo científico sobre biologia marinha publicado por Brian McCormick.

2) Também não há nenhum artigo apresentando o Bloop produzido por qualquer mamífero marinho. Mas, como o Willy me alertou, o som existe e pode ser escutado aqui. Obrigado pelo comentário!

3) O IMDb traz a lista de atores que integram o elenco do filme, entre eles Sean Michael no papel de Brian McCormick. O ator também estrelou papéis importantes como o do policial em “Esqueceram de mim 4”!

4) A própria emissora emitiu uma nota de imprensa afirmando que o programa é de ficção científica baseada em alguns eventos reais e hipóteses científicas. A própria NOAA veio a público afirmar que sereias, até o momento, existem apenas no imaginário humano.

Desbancada a farsa, fica meu sentimento de que, com tanta realidade encantadora para descrever nesses canais, para que enganar a audiência? Ainda conhecemos muito pouco dos nossos oceanos e até hoje espécies novas de baleia são descobertas, então não me surpreenderia se um dia descobríssemos sim algo como uma sereia. Que fique claro, no entanto, que até o momento não existe evidência nenhuma da existência desses seres.

Vídeo de sereia capturada viva é exibido no Animal Planet

Trecho de uma gravação mostra o momento em que pescadores capturam um ser que se parece muito com uma sereia. Será verdade?
O filminho não é novo. Surgiu em junho de 2012 e sempre volta a aparecer em blogs e em diversos sites e fóruns de discussão. Nele podemos ver um grupo de pescadores assustados depois de “pescarem” na rede o que parece ser uma sereia!

Assustados, os rapazes jogam o bicho de volta no mar e o vídeo – que exibe em seu topo o logotipo do canal de TV a cabo Animal Planet – é interrompido bruscamente.

sereia0.jpg

Sereia encontrada por pescadores! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/YouTube)


Verdadeiro ou falso?

Muitas pessoas acreditam que o filme possa ser real devido à marca do canal de TV que aparece na lateral superior. Afinal, se uma TV – que é especializada em criar documentários sérios e conceituados – exibe uma cena de uma possível captura de uma sereia, é bem possível que seja verdade

Só que não! O vídeo é falso!

O filme faz parte de um pseudodocumentário chamado “Mermaids: The Body Found” de 2011. Dirigido por Sid Bennett, o filme conta a história de um biólogo que, depois de se deparar com uma gravação de sons subaquáticos misteriosos, se lança em uma investigação científica para descobrir a criatura responsável por aqueles barulhos e acaba se envolvendo em um enorme quebra-cabeça envolvendo teoria da conspiração e muito mistério sobre o mundo das sereias.

O documentário mistura efeitos especiais com computação gráfica e em vários trechos são usados bonecos e outros truques para dar o tom de realismo ao filme.

O Animal Planet exibiu o pseudodocumentário em maio de 2012 sob o aviso de que aquilo era uma obra de ficção e o programa fez enorme sucesso.

Porém, como muita gente desavisada ficou acreditando que o programa havia exibido cenas reais, o governo americano teve que publicar uma nota explicando que sereias (até onde se sabe) não existem!

Conclusão

A cena é falsa! O vídeo da sereia capturada é apenas parte de um pseudodocumentário sobre esses seres míticos e até hoje não há nenhuma prova de que eles existam de fato!
Assim como é impossível existir o Monstro do Lago Ness. Nessie não teria comida o bastante pra se manter naquele lago. Sem contar que pra ela surgir precisaria de outros monstros, mas uma população diminuta iria gerar procriação incestuosa. Prole com tendência a má formação que por sua vez não se reproduziria e que levaria a extinção da espécie. Se Nessia existiu deve ter morrido a muitos séculos.

Sereia encontrada em Kiryat Yam, no Iraque! Verdade ou farsa?

Vídeo mostra uma suposta sereia em uma praia do Iraque. Mas será que essa história é real? Descubra conosco.
O filme de menos de um minuto de duração apareceu na web em maio de 2013 e nele podemos ver o que parece ser um animal com características humanas e com cauda de peixe, em cima de uma rocha. O texto que o acompanha afirma que o fato teria ocorrido em Kiryat Yam, no Iraque.

Quando ele (ou ela) percebe que está sendo filmado(a), sai se arrastando pelas pedras e se joga na água.

sereia_iraque.jpg

Sereia encontrada em praia do Iraque! Verdadeiro ou falso? (Reprodução/YouTube)

O cinegrafista e seu amigo ficam assustados com a cena que acabaram de presenciar. Afinal, eles teriam presenciado (e filmado) uma das lendárias sereias…

Dá uma olhada no vídeo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:


Verdadeiro ou falso?
O vídeo é falso! Ele foi feito pela equipe de produção de um pseudodocumentário produzido para o canal de TV por assinatura Animal Planet.

O “mockumentary” (nome dado aos documentários falsos que são feitos para parecem reais) estreou no canal no dia 26 de maio de 2013 com o nome de “The New Evidence” – uma continuação do falso documentário sobre sereias que foi apresentado em 2012 na mesma emissora e que mostramos aqui no E-farsas há poucos dias.

sereia0.jpg

Outro vídeo de sereia capturada que pesquisamos em maio de 2013. Esse também era um pseudodocumentario do Animal Planet! (Reprodução/YouTube)

Da mesma forma como fizeram no documentário anterior, o New Evidence usou e abusou de efeitos especiais para mostrar o fascínio que muitas pessoas tem pelas sereias.

Recorde de Audiência
De acordo com o jornal Huffington Post, a transmissão do programa foi a mais assistida na história da Animal Planet com cerca de 3,6 milhões de telespectadores!

No vídeo abaixo, um usuário do YouTube analisou as imagens da sereia e encontrou diversos erros que denunciam a fraude como, por exemplo, as sombras da sereia nas pedras. O texto está em inglês, mas dá pra entender alguma coisa:


[Atualização: 08 de junho de 2013]

Como o vídeo acima está afirmando que essa história da sereia é real (mesmo apontando falhas nas sombras e nas luzes), achamos por bem publicar outro filme com outras análises desse mesmo viral.

O texto do vídeo está em espanhol e observa diversas falhas no filme da sereia que vão desde as reações do ator à problemas (propositais) no foco e na qualidade das imagens:


[Atualização 10 de junho de 2013]

Ao contrário do que muitos sites e blogs estão afirmando, conforme observado pelo leitor Newton Silva, nos comentários, Kiryat Yam fica em Israel e não no Iraque.



Conclusão
Não foi dessa vez que foi provada a existência de sereias! O vídeo é falso e foi criado por uma produtora para um documentário de TV.
 
Última edição:
Não sei como que o Morfindéu quer que as crianças gostem dele, já que deve ser do tipo adulto mala que revela todos os truques de coisas que encantam as crianças. :tsc:

"Que Papai Noel que nada, é seu tio Walter com uma barba falsa e travesseiro na barriga!"; "Que coelho da cartola o quê, tem um buraco embaixo da mesa do mágico!".

Esse é o Morfindéu. :no:


==================

Essas sereias estão fakes demais até pra mim, que vejo crioulo de chapeu vermelho na rua e já acho que é saci-pererê.
:batera:

Pim em um momento "danilo gentili". :uhum:
 
Eu acho bacana a existência de um estudo específico pras lendas e mitos. Até os Caçadores de mitos da Discovey (Mythbusters) de vez em quando se aventuram nessa praia.
 
Não sei como que o Morfindéu quer que as crianças gostem dele, já que deve ser do tipo adulto mala que revela todos os truques de coisas que encantam as crianças. :tsc:

Não, eu não estrago os sonhos das crianças. Deixem elas acreditarem nessas histórias enquanto podem. Fantasia faz parte do crescimento.

E eu não disse que não existam tais animais, mas até agora não vi nenhuma prova incontestável. Quando vir passarei a acreditar. Mas até lá é pura fantasia. Assim como os "argumentos" são falsos e falaciosos.
 
Vídeo “prova” que monstro de lago islandês realmente existe
Um vídeo misterioso tem chamado a atenção na Islândia. O lendário monstro do Lago Ness teria sido flagrado por uma câmera de um homem que tenta provar sua real existência.

Diversas histórias sobre a lenda surgiram nos último anos, incluindo registros de pessoas que afirmaram ter visto a criatura. O novo e misterioso incidente chamou a atenção recentemente depois da divulgação de um vídeo caseiro.

As imagens acabaram fazendo com que as autoridades confirmassem a legitimidade da cena. O vídeo mostra o provável Lagarfljótsormurinn, como é chamado o monstro em seu local de origem, aparecendo para o espectador.
Fonte


=================================

Ao que tudo indica as imagens são reais.
Resta saber exatamente o que é isso que foi filmado. :think:
 
Assim, eu JURAVA que o Loch Ness ficava na Escócia, não na Islândia o_O

É babaquice dos que escreveram o texto mesmo.
Todas as reportagens (em português) que achei fazem essa relação entre o monstro do lago Ness e a suposta criatura do lago islandês. :tsc:

Embora as imagens conhecidas de como seria o monstro do Ness sejam bem diferentes, tipo essa:

Hoaxed_photo_of_t.jpg
** Posts duplicados combinados **
De qualquer forma, aqui vai uma reportagem (em inglês) mais completa do monstro que é chamado Lagarfljótsormurinn em islandês.

 
  • Curtir
Reactions: Bel
Eu amo criptozoologia!

Bem, acho que lembro de uma história que combina com o tema(mais ou menos).

Foi assim, no fim dos anos 80 ouvi de um parente já falecido, que contou uma única vez, não para mim mas para meu pai (minha mãe não ficou sabendo e havia apenas eu na sala). Na época ele trabalhava num zoo que ficava perto da estrada aonde havia algumas guaritas. Uma das guaritas tinha 3 vigias.

Quando ele contou para meu pai estava sério e em tom de confidência. Um dia havia chegado cedo ao trabalho e o movimento estava estranho e esquisito. Ao que parece o chefe direto havia pedido para os funcionários abafarem uma estória que os funcionários ficaram sabendo. Durante a madrugada haviam dado entrada no hospital local 2 dos 3 guardas da guarita. A razão, segundo os funcionários contaram, era que dois deles tinham desmaiado de medo durante a madrugada. O terceiro saiu correndo quando viu uma figura forte e escura ou preta muito maior que um macaco aranha ou capelão sair do mato atravessando a rodovia. Segundo contaram aquilo parecia ter um cheiro (ou fedor) bem escabroso também.

Meu pai naquele dia tinha ficado preocupado com o caso e pediu pra ser discreto e ficar atento quando fosse até lá (nenhum dos dois tinha sorrido como no fim de uma piada).

Engraçado que com os índios rola uma história parecida com a versão do pé grande (uma vez o cacique até esqueceu o arco na camionete depois de uma carona). Enfim, tenham um bom Halloween.
 
Bem, acho que lembro de uma história que combina com o tema(mais ou menos).

Foi assim, no fim dos anos 80 ouvi de um parente já falecido, que contou uma única vez, não para mim mas para meu pai (minha mãe não ficou sabendo e havia apenas eu na sala). Na época ele trabalhava num zoo que ficava perto da estrada aonde havia algumas guaritas. Uma das guaritas tinha 3 vigias.

Quando ele contou para meu pai estava sério e em tom de confidência. Um dia havia chegado cedo ao trabalho e o movimento estava estranho e esquisito. Ao que parece o chefe direto havia pedido para os funcionários abafarem uma estória que os funcionários ficaram sabendo. Durante a madrugada haviam dado entrada no hospital local 2 dos 3 guardas da guarita. A razão, segundo os funcionários contaram, era que dois deles tinham desmaiado de medo durante a madrugada. O terceiro saiu correndo quando viu uma figura forte e escura ou preta muito maior que um macaco aranha ou capelão sair do mato atravessando a rodovia. Segundo contaram aquilo parecia ter um cheiro (ou fedor) bem escabroso também.

Meu pai naquele dia tinha ficado preocupado com o caso e pediu pra ser discreto e ficar atento quando fosse até lá (nenhum dos dois tinha sorrido como no fim de uma piada).

Engraçado que com os índios rola uma história parecida com a versão do pé grande (uma vez o cacique até esqueceu o arco na camionete depois de uma carona). Enfim, tenham um bom Halloween.

Será o Mapinguari?

Mapinguari (ou Mapinguary) seria uma criatura coberta de um longo pelo vermelho vivendo na Floresta Amazônica. Segundo povos nativos, quando ele percebe a presença humana fica de pé e alcança facilmente dois metros de altura. Seus pés seriam virados ao contrário, suas mãos possuiriam longas garras e a criatura evitaria a água, tendo uma pele semelhante a de um jacaré. O Mapinguari também possuiria um cheiro horrível, semelhante ao de um gambá. Esse mau cheiro faz com que sua presa fique tonta, o que permite ao bicho apanhá-la com facilidade. A boca do Mapinguari se abre na vertical, e vai do peito até a barriga.
Fonte


2vbo7r4.jpg

mapinguari_by_awvas-d6w0bji.jpg

A segunda ilustração é daqui, AWVAS.http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapinguari
 
^^^^^
Eu também fico pensando. Pelas descrições o cheiro parece ser diferente do fedor das onças (que já é bem forte e dá para sentir de longe dentro do mato).

Na américa do norte há relatos conflitantes de índios lá falam que seria como uma "tribo decaída" tipo um macaco grande carnívoro com canibalismo e tal (explicaria algum fedor, mas não no nível dessa criatura da lenda). Outros relatos vão na linha de que são inteligentes e gentis. Eu já topei com coisas pra lá de estranhas, mas esse sujeito aí de cima ainda não. XD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo