• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vídeo "Dura", de Porta dos Fundos, gera reação indignada em blog ligado à PM do RJ

Éomer

Usuário
Um vídeo do grupo Porta dos Fundos causou revolta em um grupo de policiais militares do Rio de Janeiro, que fizeram ameaças ao humorista Fábio Porchat, um dos principais atores do grupo. O vídeo, intitulado Dura, mostra dois cidadãos comuns dando uma dura em dois policiais militares que estão dormindo dentro de uma viatura.


O Blog do Soldado, que tem links para a página oficial da PM, ameaça Porchat:


“Você não sabe o ódio que despertou em todos nós policiais militares, ao postar essa b… de vídeo. Humilhou a todos os policiais militares e por isso estamos rebatendo sua crítica de mau gosto. Você deveria ter vergonha na cara! Assim como na PM tem gente que realmente não presta, no seu meio, ou seja, no meio artístico, só tem maconheiro e v… safado. Por isso a polícia não presta pra vocês. Você, Fabio Porchat, merece passar por um perrengue e ser salvo por um policial, para aprender a respeitar os milhares de homens e mulheres que compõem a tropa da PM”
escreveu o blogueiro, que não se identifica.


O blog pede ainda que todos os policiais entrem com uma ação na Justiça contra o vídeo.
“Esse m… é só mais um morador da zona sul que quer uma polícia de primeiro mundo, mas, não briga por um policial pago com salário de primeiro mundo, para que preste um bom serviço”. Ele também ameaça Porchat fisicamente. “Não estamos incitando a violência, mas, bem que esse m… do Fabio Porchat deveria levar umas belas de umas porradas por esta humilhação que proferiu contra os policiais militares. Por que não faz o mesmo contra a polícia federal, hein, Fabio Porchat? Na federal também tem corruptos, pow… vamos lá! Por que só atacou a PM?”
, postou.

De acordo com a assessoria do Porta dos Fundos, o vídeo trata apenas de policiais corruptos.

“Nosso vídeo é uma crítica ao policial corrupto e não à Polícia Militar como instituição. A corrupção existe em todas as áreas e temos certeza de que o policial honesto não se ofende com uma “piada denúncia” no vídeo do Porta dos Fundos. Aliás, contamos, inclusive, com a própria polícia para averiguar as ameaças publicadas no blog que, aí sim, mancham a imagem da corporação”
diz a nota.

Fonte
 
Última edição:
Bom, isso poderia ser uma crítica aos policiais corruptos, e demonstrando a ação deles no que foi encenado, aí está a ironia da situação. Mas não vejo a crítica, por ser apenas uma reprodução de como eles agem.

Portas do Fundos tem sacadas geniais, só que desta vez não é o que vejo. Essa reação não seria anormal, para uma classe de trabalhadores que se diz injustiçada e mal paga, apenas diferente da classe de professores que está nessa mesma situação, com a diferença que é acuada e em sua maioria, conformada.
 
Última edição:
Bom, isso poderia ser uma crítica aos policiais corruptos, e demonstrando a ação deles no que foi encenado, aí está a ironia da situação. Mas não vejo a crítica, por ser apenas uma reprodução.

Portas do Fundos tem sacadas geniais, só que desta vez não é o que vejo. Essa reação não seria anormal, para uma classe de trabalhadores que se diz injustiçada e mal paga, apenas diferente da classe de professores que está nessa mesma situação, com a diferença que é acuada e em sua maioria, conformada.

Sei lá, não parece um exagero ameaçar com "tiro de fuzil na cara"?
 
E o que significa uma reação não ser anormal? Pela dupla negação, quer dizer então que é... normal? Normal e exagero são contraditórios. :obiggraz:
 
E o que significa uma reação não ser anormal? Pela dupla negação, quer dizer então que é... normal? Normal e exagero são contraditórios. :obiggraz:
Bingo! :rofl:

Mas então, onde foi que disse que era exagero no primeiro comentário para que soasse contraditório, Grimnir?
 
Olha, eu não sou como esses malucos no estilo do @Morfindel Werwulf Rúnarmo, que coloca todos os policiais no mesmo saco, mas eu arriscaria dizer que uns 70% das abordagens de PMs a cidadãos de menor poder aquisitivo não destoam dessa forma satirizada pelo pessoal do Porta dos Fundos.

Eu simplificaria a questão: existem policiais bons, sim, mas a Corporação em si é corrupta.
 
O pessoal se ofende com tudo, credo. Hoje em dia todo mundo ta muito sensível, qualquer piadinha desperta humilhação, ódio, revolta, etc. Levam tudo a sério...

Se todo mundo percebesse o quanto é insignificante, não ficaria se apegando tanto a piadinhas e perdendo tempo com coisas imbecis.

É só uma piada, mais nada. Não precisa apelar
 
Olha, eu não sou como esses malucos no estilo do @Morfindel Werwulf Rúnarmo, que coloca todos os policiais no mesmo saco, mas eu arriscaria dizer que uns 70% das abordagens de PMs a cidadãos de menor poder aquisitivo não destoam dessa forma satirizada pelo pessoal do Porta dos Fundos.

Todos não. Mas a maioria sim. Ou são corruptos ou são condescendentes com a corrupção alheia.
 
Todos não. Mas a maioria sim. Ou são corruptos ou são condescendentes com a corrupção alheia.

Falar que a maioria de um total de quase 675 mil pessoas são corruptas é de um preconceito (e ignorância) gigantesco, hein? Quantos policiais você conhece? Quantos pais de família que sempre tiveram o sonho de serem policiais você teve o prazer de conhecer, Morfs?

Nem a maioria, nem mesmo a metade é corrupta. É SIM uma pequena minoria. Mas como é uma minoria que integra a maior corporação do Brasil, e que detêm um poder gigantesco, acaba fazendo um bom estrago.

Sobre a forma que policiais abordam, é um assunto extremamente delicado. Sim, são violentos nas periferias, enquanto "amansam" em regiões mais ricas. Mas isso tem várias explicações e pontos de vista. Mais uma vez: Converse com soldados da PM e pergunte como é a rotina de um policial que trabalha em favelas.

Acho muito fácil criticar o trabalho da Polícia da mesa do seu quarto. O cara que segue essa carreira, arriscando a vida todos os dias, em vários casos pior armado que os criminosos, para cumprir a lei não deve ser visto como um inimigo da sociedade. A Polícia é uma instituição que não é vista como merece.

Ah sim: Óbvio que tem corrupção ali. Já ouvi histórias de delegados em Diadema que, ao verem o cabo conseguindo prender um dono de morro, mandou soltar o cara em troca de dinheiro. Fora vários outros casos, em alto e médio escalão. Assim como soldados rasos que exigem dinheiro em troca de segurança, etc...mas isso não representa nem 10% desses 650mil homens não (Aliás, 10% de 650mil já seria 65 mil homens :roll: ).

BTW o vídeo é ótimo. Já fui enquadrado 3x, e em 2 os caras foram malas demais. Ver algo como "O Troco" seria ótimo. :lol:
 
Morfindeu como sempre fazendo afirmacoes categorias com base em porra nenhuma. Preconceito com o opressor pode sim, fica a dica do dollynho.

O pessoal se ofende com tudo, credo. Hoje em dia todo mundo ta muito sensível, qualquer piadinha desperta humilhação, ódio, revolta, etc. Levam tudo a sério...

Se todo mundo percebesse o quanto é insignificante, não ficaria se apegando tanto a piadinhas e perdendo tempo com coisas imbecis.

É só uma piada, mais nada. Não precisa apelar

Luiz, bróder, juro que não entendo teu papo. Já é a segunda vez que você vem com essa história de "somos insignificantes". A questão então é que temos que ignorar tudo pq somos ignoráveis?
 
Última edição por um moderador:
Um amigo de meu pai (que é tenente, se não me engano) falou que uma coisa que ele não gostava é que ele tinha certeza que se me parassem iriam ser brutos comigo por ter cabelo comprido.

Tem como não amar isso?

E não interessa se são 1%. Se a instituição não faz nada pra coibir todos são coniventes. Sei que em todo lugar tem gente boa e gente má. Mas eles tem poder, de fogo inclusive. gente despreparada com poder é perigo certo.
 
Falar que a maioria de um total de quase 675 mil pessoas são corruptas é de um preconceito (e ignorância) gigantesco, hein? Quantos policiais você conhece? Quantos pais de família que sempre tiveram o sonho de serem policiais você teve o prazer de conhecer, Morfs?

Nem a maioria, nem mesmo a metade é corrupta. É SIM uma pequena minoria. Mas como é uma minoria que integra a maior corporação do Brasil, e que detêm um poder gigantesco, acaba fazendo um bom estrago.

Sobre a forma que policiais abordam, é um assunto extremamente delicado. Sim, são violentos nas periferias, enquanto "amansam" em regiões mais ricas. Mas isso tem várias explicações e pontos de vista. Mais uma vez: Converse com soldados da PM e pergunte como é a rotina de um policial que trabalha em favelas.

Acho muito fácil criticar o trabalho da Polícia da mesa do seu quarto. O cara que segue essa carreira, arriscando a vida todos os dias, em vários casos pior armado que os criminosos, para cumprir a lei não deve ser visto como um inimigo da sociedade. A Polícia é uma instituição que não é vista como merece.

Ah sim: Óbvio que tem corrupção ali. Já ouvi histórias de delegados em Diadema que, ao verem o cabo conseguindo prender um dono de morro, mandou soltar o cara em troca de dinheiro. Fora vários outros casos, em alto e médio escalão. Assim como soldados rasos que exigem dinheiro em troca de segurança, etc...mas isso não representa nem 10% desses 650mil homens não (Aliás, 10% de 650mil já seria 65 mil homens :roll: ).

BTW o vídeo é ótimo. Já fui enquadrado 3x, e em 2 os caras foram malas demais. Ver algo como "O Troco" seria ótimo. :lol:

O que eu vejo como problema Neithan, é o formato da polícia que ainda existe no Brasil, que tem muito resquício da era militar. Coisas que eu vejo um policial fazendo hoje em dia, não é nada diferente dos relatos do meu avô, que era policial nos tempos de ferro. Ainda existe aquela ideia que o cidadão é abaixo da polícia, e que um policial não pode ser contestado, qualquer coisa que você faz em sua defesa, quando esta em menor número, é considerado desacato.

- Por exemplo nos protestos, um cara foi reclamar com um policial que tava sentando a surra num doidinho (isso na minha frente), o cara simplesmente disse isso "Pô cara, o cara tá no chão, não precisa disso", e qual foi o resultado? Chegou outros dois, bateram nele e levaram pra delegacia por desacato. Quando conversei com um cabo na mesma noite, que tinha estudado comigo ele disse que o procedimento foi CORRETO, e que um policial tem que fazer valer sua autoridade.

Acredito, que esse formato não condiz com o pensamento das pessoas mais jovens hoje, já as mais velhas aceitam perfeitamente, afinal, elas viveram numa época que isso era totalmente aceitável. Por isso a polícia vem perdendo o da população.


Agora, voltando ao assunto principal, eu detesto esse argumento de "O cara riquinho quer policial do primeiro mundo, mas não briga por salário de primeiro mundo", e sério mesmo isso? Por que então pagar um salário de primeiro mundo para um policial de terceiro? É praticamente o mesmo argumento que um médico e um professor usa, mas todos adoram a estabilidade do funcionarismo público. Salários baixos não é exclusividade de certos funcionários públicos. Eu trabalhei por 2 anos recebendo 1300 reais, com curso superior, inglês avançado, rasgando um alemão e espanhol, e com um certo domínio de HTML5 CSS3 e JavaScript, além de entender de facelets, e tem muitos trabalhando em TI aqui em BH que sabem muito de Java e .NET que mal recebem 2k. Infelizmente o brasileiro em média recebe pouco mesmo, mas isso ão é motivo para ser um mal profissional, não está satisfeito com o que faz? Muda, é o que estou fazendo.

Além do mais, o cara tentou rebater um vídeo com um texto que só reforçou o que o vídeo mostra, pelo menos nos quotes aqui do fórum.
 
Eu já recebi batida da polícia em SP e os caras já chegam intimidando mesmo, dando ordens, xingando, metendo medo, mas essa parte eu nem chego a discordar ou dizer que está errado não. Afinal, os caras mexem grande parte do tempo com bandidos que são muito experientes em enrolá-los. Pensa bem, os caras num frio enorme, 3 da manhã num sábado, tendo que lidar com um bandido em potencial, não tem como chegar todo educado, ele já tem que chegar é presumindo que você é bandido mesmo. Não precisa já bater, nem exigir suborno, mas por mais clichê que possa soar, se colocar no lugar deles é a melhor opção. No caso que eu citei, depois de um tempo eles viram que eu não era bandido e correu tudo bem. Mas se eu fosse causar picuinha, exigir educação e respeito “já que não sou bandido” eu ia era causar uma confusão desnecessária. O trabalho desses policiais de rua é difícil, e se eles chegam em alguém que realmente é bandido com educação e respeito, vão levar a pior sempre, e a sociedade quem mais paga por isso.

Agora, isso que eu falei serve para os não-corruptos. Uma coisa é o cara dar uma batida já assumindo que você é bandido, a outra é ele descobrir que você não é bandido, e mesmo assim continuar com o desrespeito. Sabemos que tem vários desse tipo, mas daí a saber a porcentagem, acho muito difícil.

Luiz, bróder, juro que não entendo teu papo. Já é a segunda vez que você vem com essa história de "somos insignificantes". A questão então é que temos que ignorar tudo pq somos ignoráveis?

Não tão forte assim. Acho que posso tentar explicar a minha reclamação:

No caso em questão, o que me deu raiva são esses policiais. Eles sõ ficaram mordidos porque se acham especiais. Pelo que escreveram, se fosse uma piadinha com estudante de humanas ou com gays, eles estariam rindo e apertando curtir, mas com eles? Aí não é piada, aí é difamação, aí é humilhação. E tudo isso por quê? Porque ele se acha especial demais pra ser vítima de uma piadinha, se acha acima dos outros. É legal xingar um homosexual de viado, mas xingar um policial de corrupto não pode?

Além disso tudo, o cara ainda se acha o suficiente para escrever merda num blog, achando que vai mudar alguma coisa. Não vai mudar nada. O povo riu e gostou do vídeo por um simples motivo: FAZ SENTIDO. Piada sem fundo de verdade, que não faz sentido, não tem graça, simples assim. Quem se identificou com o vídeo gostou, e não vai ser um cara que se sentiu ofendido desferindo xingamentos por um blog sem poder nenhum que vai mudar isso. O cara postou aquilo porque ele se acha especial. Se ele visse que na verdade ele não vai conseguir mudar nada, teria fechado o vídeo e escolhido fazer coisa melhor. Ou talvez ele estava no horário de serviço...

Se ele realmente quisesse fazer a diferença, em vez de postar essas opiniões insignificantes, ele que é da polícia podia tentar dar um jeito de combater a corrupção lá de dentro. Mas não, postar os xiliques dele na internet pq ele se sentiu ofendido é muito melhor. Minha reclamação é só com isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo