• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celular: qual é o melhor custo-benefício?

Tek

Girls tend not to like me
Gente, o Candy Crush Saga está com problema o dia todo! #sofro

--
Cara, é um sofrimento comprar celular nessa era de trambolhões. Pelo menos opinem pra mim: Android ou iOS?
 
Cara, é um sofrimento comprar celular nessa era de trambolhões. Pelo menos opinem pra mim: Android ou iOS?
Se for iOS, compre apenas o iPhone 5, 5c ou 5s. Os outros estão defasados demais e tu vai perceber que a tela fica dando trancaços. O 5s vai te dar o maior tempo de bateria também, e uma vantagem considerável em velocidade (aproximadamente 20%) sobre a concorrência no momento. Piratear aplicativos pra iOS é uma bosta, enquanto pro Android é barbada. Tenha um cartão de crédito para ter aplicativos decentes no iOS.

Se for Android, faça um favor pra ti e não compre celular barato. O sistema Android em si é bom, mas ele é mais pesado que o iOS e gasta mais bateria porque não foi desenhado com um único dispositivo em mente. O meu celular é um Samsung Galaxy Trend (Modelo S7560m*), custa 600 reais para cliente pré-pago da Claro e eu tenho vontade de jogar na parede toda hora. Se eu usar ele regularmente, ele gasta a bateria em 6 horas ou menos, não dá pra sair por muito tempo sem ter de recarregar; toda vez que eu destravo o celular para fazer algo rápido eu não consigo, porque cada aplicativo demora uma semana pra abrir; escutar música enquanto converso no Facebook é um martírio; e eu tive de atribuir a função de “atender telefonema” ao botão Home, porque se eu estou digitando alguma coisa, de vez em quando alguém me liga e o teclado some, ficando na frente dos controles deslizantes de atender ou recusar chamada! Depois de perder 5 ou 6 chamadas por conta desse bug ridículo, que só acontece porque esse celular é uma carroça, eu tive de encontrar esse workaround, porque não existe maneira de solucionar esse problema sem ser através da compra de outro celular. :gotinha:

E Candy Crush? Já perdi as vezes em que eu tive de sair do Candy Crush, porque ele exige tanto do meu celular que ele aquece ao ponto de queimar a minha mão. Eu tive problemas do meu celular reiniciar do nada por conta do calor durante ligações de Skype. Olhar vídeos do YouTube por mais do que 10 minutos é pedir para que a bateria derreta o plástico da tampa traseira. Eu não sei em que mundo a gente vive onde as pessoas cobram 600 reais por um produto bagaceiro desses, mas...

Enfim, a sugestão da @Aninhalopez é provavelmente a melhor no momento: Moto X é também recomendado pela ComputerWorld como o melhor Android do ponto de vista geral. Ele está R$ 1.500,00 no plano pré da Claro, bem mais barato do que os R$ 2.700,00 que tu pagaria por um iPhone 5s com 16 GB de armazenamento — lembrando que tu não pode nem colocar cartão SD no iPhone, então o mínimo que eu recomendaria de comprar é 32GB, o que significa R$ 3.200,00.

* O “m” no fim é sufixo pra “merda”, eu acho.
 
Tenho um galaxy note 2 que é ÓTIMO! Como já existe o 3, o preço deve estar bom, em comparação ao iphone. Mas tem que gostar de tela grande. Acredito que o galaxy s3 é uma boa, pelo mesmo motivo, e por ter sido tão popular que é fácil conseguir acessórios e eventuais peças para conserto.

Essa opinião foi leiga. Para parecer técnico consulte post do slicer :dente:
 
O meu é LG, LG E435 Optimus L3 II. Veio com Android 4.1, comprei a 2 meses. Foi 400 reais e tirando a bateria ser chata por dificilmente durar 1 dia (quando eu uso muito o WhatsApp) ele pra mim é bom.
Foram 400 reais usando pontos, fazendo contrato...? Quais foram as condições?

O Galaxy S3 o meu irmão tem e gosta. Ele conseguiu por 800 reais, o que valeu a pena, porque no pré-pago está R$ 2.000,00 na Claro. Comparado com o Moto X, acho que este último vale mais a pena.

O Galaxy Note 3 está R$ 2.900,00 no pré da Claro. Eu acho que eles costumam chamar esse preço, em termos técnicos, de “caro pra caralho”. Enfim, é basicamente um celular grande, quem usou tanto a versão 1 quanto a 2 gostaram, ele não fica trancando toda hora e é mais ou menos o preço de um iPhone top de linha, só que com 5,7 polegadas de tela com qualidade de imagem normal, contra 4 polegadas do iPhone com qualidade de imagem mais avançada.

Só uma coisa: como consumo de bateria é relativo, seria interessante eu dizer algumas coisas sobre o meu uso do celular, pra julgar o tempo de bateria:
  1. Eu mantenho o celular plugado na tomada o dia inteiro.
  2. Eu uso um aplicativo chamado Greenify para hibernar (“desligar”) todos os aplicativos, exceto o Messenger e o WhatsApp.
  3. Eu uso um aplicativo chamado JuiceDefender, pra gerenciamento mais profundo do consumo da bateria (define intervalo de tempo em que ele vai ligar o 3G, quais aplicativos ligam 3G automático e quais não ligam, entre outras coisas).
  4. Como já disse antes, os únicos aplicativos que ficam verificando a internet constantemente são o Messenger e o WhatsApp. O resto eu uso, saio e hiberno.
  5. Por “outros”, eu digo: PocketCasts (para podcasts), PlayerPro (para música) e Zero Hora (jornal local). Eu mal uso qualquer outro aplicativo, porque o celular é lento, me dá nos nervos e toda vez que eu tento usá-lo para acessar websites eu me frustro.
 
Última edição:
Condições nenhuma. Comprei no Submarino. R$ 404,10 pra ser mais preciso.
Tá R$ 360,00 na Claro pré. Só que, desculpa, 3,2 polegadas é muito pequeno para mim. :sacou: E 512 MB de RAM é muito pouco para mim também. Eu tenho 768 MB e eu estou constantemente lutando com a falta de memória. Se eu tornar o meu telefone virtualmente inútil (sem Face, sem Messenger, sem Whats, etc.) o máximo que eu consigo manter livre são 200 MB, o que já me colocaria acima da capacidade máxima do teu LG.

Claro, o Android vai se adaptando ao ambiente em que ele roda, mas é consideravelmente mais confortável rodá-lo em um celular com mais RAM.

Por fim, queria consertar uma coisinha: Segundo este review, o Note 3 tem sim resolução tão boa quanto ou melhor que o iPhone. Uma última coisa sobre esse comparativo é que embora no papel o Note 3 pareça ter uma performance melhor porque tem uma bateria maior, uma frequência maior de operação do processador e mais RAM, testes especializados como o Geekbench indicam que a performance do iPhone 5s é ligeiramente melhor do que a do Note 3, e isso sem contar que a Samsung trapaceou nesses números — eles veem que o usuário está usando um aplicativo de teste de performance e aumentam em 20% o score deles, forçando o processador a rodar até o talo, o que consumiria a bateria rapidamente. E o tempo de bateria é basicamente o mesmo, apesar da bateria maior do Note.

Pontos a favor do Note? A tela é muito boa, muito ampla, dá pra ver vídeos sem forçar os olhos, ler PDFs com muito mais tranquilidade, a câmera é realmente muito boa (a do Note 2 da @Mellime já é) e ler o fórum sem o Tapatalk deve ser muito mais confortável num Note 3 do que no iPhone (o meu celular tem o mesmo tamanho de tela do iPhone e é muito chato ler o fórum por ele). O Android tem vários aplicativos bons, te permite mais flexibilidade em termos de formatos e maneiras de trazer teus dados para dentro e para fora do celular (o sistema via iTunes da Apple é muito restritivo e incômodo). Para ter um vídeo de um seriado no iPhone, tu precisa converter para um formato específico da Apple; no Android, basta um app que leia MKV ou algo parecido, o que dá pra conseguir até de graça. E o SwiftKey dá de 20 a 0 no teclado do iOS!
 
Última edição:
Tá R$ 360,00 na Claro pré. Só que, desculpa, 3,2 polegadas é muito pequeno para mim. :sacou: E 512 MB de RAM é muito pouco para mim também. Eu tenho 768 MB e eu estou constantemente lutando com a falta de memória. Se eu tornar o meu telefone virtualmente inútil (sem Face, sem Messenger, sem Whats, etc.) o máximo que eu consigo manter livre são 200 MB, o que já me colocaria acima da capacidade máxima do teu LG.

Claro, o Android vai se adaptando ao ambiente em que ele roda, mas é consideravelmente mais confortável rodá-lo em um celular com mais RAM.

Sim, também gostaria de ser um mais rápido, ele é lento às vezes, mas pro uso que dou é bem razoável. Há modelos melhores mas mais caros. Vai de cada usuário.
 
Olha o Moto X é otimo pra quem dirige porque ele.lê suas mensagens ,atende ligações tudo com comando de voz e percebe automaticamente quando você está em alta velocidade. Além de ter uma câmera boa ,um sistema rápido e vários aplicativos disponíveis :)
E tem o 'Ok Google Now' que agrega muuuito valor hahahaha
E agora deve estar mais barato um pouco do que quando eu comprei que foi 1.700
e @Slicer tem razão android é mais easy go :yep:
 
Última edição:
Outro motivo é o preço: me recuso a pagar mais que 400 reais num telefone #mãodevaca
Isso é um erro de avaliação de muita gente. Quando tu compra um smartphone, tu não está comprando um celular, na real; tu está comprando um computador de bolso. É uma outra categoria de dispositivo. Da mesma forma que eu pagaria 3 mil por um computador de mesa, eu pagaria 3 mil por um computador de bolso, se eu tivesse o dinheiro e ele não fosse necessário para prioridades maiores da vida.

Dito isso, eu compreendo totalmente as pessoas que não querem comprar um smartphone por que querem ter um bom motivo para se desconectar de tudo quando estão longe do computador.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Diria que, em matéria de custo-benefício, a linha Lumia da Nokia mata a pau. Infelizmente, como se trata de Windows Phone, alguns aplicativos disponíveis para iOS e Android estão ausentes, o que deve decepcionar quem quer coisas mais recentes e atualizadas.

Fora isso, eu diria que o Moto G é o Android mais equilibrado do mercado. Custando em média uns 700 reais, o dispositivo lida muito bem com praticamente qualquer tarefa e roda joguinhos bem de boa. Já se for entrar no campo dos smartphones de 1200, 1500 reais, melhor comprar logo um Note 2 ou um Galaxy S4, que você já encontra sendo vendido por esse preço facilmente.
 
Diria que, em matéria de custo-benefício, a linha Lumia da Nokia mata a pau. Infelizmente, como se trata de Windows Phone, alguns aplicativos disponíveis para iOS e Android estão ausentes, o que deve decepcionar quem quer coisas mais recentes e atualizadas.
Pois é. A qualidade da fabricação dos Lumia é muito boa, e para quem usa muito documento do Office, a integração nativa com Word, Excel, PowerPoint, etc. vale a pena.
 
Aliás, aproveitando a deixa, aviso que o Wallmart está vendendo o Moto X por 1.099, um ótimo preço levando em consideração o que o aparelho tem a oferecer
 
Se for Android, faça um favor pra ti e não compre celular barato. O sistema Android em si é bom, mas ele é mais pesado que o iOS e gasta mais bateria porque não foi desenhado com um único dispositivo em mente. O meu celular é um Samsung Galaxy Trend (Modelo S7560m*), custa 600 reais para cliente pré-pago da Claro e eu tenho vontade de jogar na parede toda hora. Se eu usar ele regularmente, ele gasta a bateria em 6 horas ou menos, não dá pra sair por muito tempo sem ter de recarregar; toda vez que eu destravo o celular para fazer algo rápido eu não consigo, porque cada aplicativo demora uma semana pra abrir; escutar música enquanto converso no Facebook é um martírio; e eu tive de atribuir a função de “atender telefonema” ao botão Home, porque se eu estou digitando alguma coisa, de vez em quando alguém me liga e o teclado some, ficando na frente dos controles deslizantes de atender ou recusar chamada! Depois de perder 5 ou 6 chamadas por conta desse bug ridículo, que só acontece porque esse celular é uma carroça, eu tive de encontrar esse workaround, porque não existe maneira de solucionar esse problema sem ser através da compra de outro celular. :gotinha:

E Candy Crush? Já perdi as vezes em que eu tive de sair do Candy Crush, porque ele exige tanto do meu celular que ele aquece ao ponto de queimar a minha mão. Eu tive problemas do meu celular reiniciar do nada por conta do calor durante ligações de Skype. Olhar vídeos do YouTube por mais do que 10 minutos é pedir para que a bateria derreta o plástico da tampa traseira. Eu não sei em que mundo a gente vive onde as pessoas cobram 600 reais por um produto bagaceiro desses, mas...

Enfim, a sugestão da @Aninhalopez é provavelmente a melhor no momento: Moto X é também recomendado pela ComputerWorld como o melhor Android do ponto de vista geral. Ele está R$ 1.500,00 no plano pré da Claro, bem mais barato do que os R$ 2.700,00 que tu pagaria por um iPhone 5s com 16 GB de armazenamento — lembrando que tu não pode nem colocar cartão SD no iPhone, então o mínimo que eu recomendaria de comprar é 32GB, o que significa R$ 3.200,00.

* O “m” no fim é sufixo pra “merda”, eu acho.
Pois é! Eu tinha o Samsung Galaxy Pocket e fiquei com ele por um ano. Com uns 2 meses, já começou a travar a tela. Também tinha o problema de esquentar muito quando eu usava certos aplicativos ou quando estava na tomada (mesmo por uma ou duas horas). No menu de SMS, cabiam 5 contatos por página; às vezes eu clicava no primeiro e abria a mensagem do 6º (ou seja, o primeiro da página seguinte). Já mandei fotos nuas mensagem pra pessoa errada por isso. Por fim, ele começou a ocasionalmente não mais responder ao toque na tela, e eu tinha que tirar e recolocar a bateria pra "resolver".

Isso me deixa com receio de apostar de novo no Samsung e mesmo no Android (o @Amon_Gwareth já teve Android e iOS e alega que o problema de travamento é típico do primeiro).
 
Olha @Tek, eu queria simplificar com uma analogia, como eu costumo fazer, mas não encontro uma adequada. Então tu vai ter de suportar o meu tecniquês.

A vantagem da Apple sobre qualquer celular Android é que eles fazem tudo “em casa”. O iPhone e o iOS são feitos pela Apple, enquanto a Google faz o Android e as outras empresas fazem dezenas de celulares diferentes. Isso significa que o Android é feito de uma forma genérica, que possa ser modificada para funcionar com diversas marcas e modelos de processador, receptores de banda EDGE/3G/4G, telas em formatos e tamanhos diferentes (até mesmo relógios hoje em dia), baterias e carregadores em diversas voltagens diferentes, com acoplagens diferentes, etc.

A Apple tem de se concentrar em fazer um celular por ano, e tem de se preocupar em atualizar o iOS uma vez por ano. Ponto. E quando eles fazem a atualização do iOS, eles priorizam o celular top de linha, e dão suporte para os dois modelos anteriores a esse. Ponto. E aí a Apple tem várias outras vantagens:
  • A bateria deles não é de tirar e botar, o que aumenta a eficiência do uso da energia.
  • Eles priorizam o toque da maneira que o usuário segura o telefone, e não da forma que uma máquina de teste diz que há precisão; em outras palavras, eles sabem que seres humanos tocam a tela sempre num ponto diferente do que o que aparece na tela, o que te dá uma maior sensação de precisão do que tu encontra num Android, que tem a tela calibrada para ser tocada exatamente no ponto que aparece na tela (que foi o teu problema com as fotos nuas mensagens para pessoas erradas). Sem contar que eles são muito mais precisos sobre quais tipos de toque foram intencionais e quais foram acidentais. O meu iPod, modelo 2009, ainda é mais preciso do que o meu Galaxy Trend.
  • Eles fazem o design do processador por conta própria, fazendo com que cada processador tenha exatamente a velocidade necessária para atingir os objetivos deles. Ou seja, eles não desperdiçam tempo colocando um motor de Boeing num Cessna, sabendo que o Cessna não tem necessidade de um motor daqueles e nem condições de carregá-lo ou ter combustível para usá-lo. O resultado é uma economia de bateria sem perda de funcionalidade, além de menos calor gerado pelo aparelho.
  • Eles priorizam a experiência humana de uso sobre o desempenho de aplicativos, ou seja, eles se concentram em ter certeza de que a tela vai sempre ser capaz de se mexer a 60 frames por segundo, independente do que tu esteja fazendo no celular, coisa que não acontece no Android. Se eles precisarem deixar alguma coisa dar pau pra que tu mantenha os 60 FPS, eles vão deixar dar pau, priorizando sempre o que está na tela no momento. Isso era uma coisa que acontecia no Macintosh, aliás, só que lá era incômodo, e no iOS é útil, já que tu tem apenas uma janela ativa por vez.
  • Como eles fazem tudo, eles são capazes de deixar funcionalidades importantes para o hardware, o que melhora a experiência do usuário de formas bem óbvias. Se você baixar um podcast e escutar no iOS usando a função de acelerar em 2x a reprodução, vai notar que o celular continua funcionando bem. Se tentar isso no Android, vai ver que o celular está lento. Por quê? Porque o Android precisa acelerar a reprodução via software, o que custa recursos de processador em um ambiente já limitado; enquanto isso, o iPhone processa o áudio através de um chip específico, independente do processador. Por isso que no iPhone a gente consegue reproduzir apenas alguns tipos de áudio e vídeo, e outros não; mas tu ganha no fato de que teu processador não é usado para algo que ele não precisa, ficando disponível para coisas mais importantes, as tuas músicas nunca engasgam no raro evento do celular ficar lento e o teu celular consome menos bateria.
Mas só pra deixar claro: o iPhone tem problemas sim. Eu acho ridículo que o menor tamanho de armazenamento ainda seja 16 GB, já que eu comprei um SD de 16 GB que me custou 50 reais. Isso pode fazer sentido do ponto de vista de que eles têm um estoque de memórias de 16 GB, mas empurrar goela abaixo uma experiência de usuário bagaceira é algo atípico para a Apple. O iOS 7 é ainda melhor que o Android, na minha opinião, mas esses dias o @Beren estava reclamando pra mim que os aplicativos dele simplesmente pararam de funcionar, ao aleatório, e isso era algo que não ocorria antes também. Como eu disse em outra mensagem, as vezes tu quer uma tela maior, e a estratégia da Apple é te fazer comprar um iPad mini ou air se tu quer uma tela maior, coisa que tu pode não estar disposta a fazer (e eu não te culpo). E, claro, qualquer problema que tu encontrar com o dispositivo, vai te forçar a trocar o aparelho por um outro, e eu torço pra que, se acontecer, tu ainda esteja na garantia. Ao menos o 5 e o 5s não são mais feitos de vidro...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo