• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

AD&D Fichas Terra Média - Fëanor

Thor

ἀλήθεια
Fëanor
Fonte: O Silmarillion

Maranith_MagaliVilleneuve.jpg

Raça: Elfo
Classe: Guerreiro Nv.8 / Mago Nv.9
Tendência: Chaotic Neutral ~ Chaotic Evil
  • Força: 16
  • Destreza: 15
  • Constituição: 17
  • Inteligência: 20
  • Sabedoria: 9
  • Carisma: 18
Perícias com Armas
- Espada Longa ++
 
Última edição:
Feanor foi morto por um Balrog, e Gandalf matou um Balrog, mas os stats de força, destreza e constituição estão melhores para Feanor. Apesar de não ser o mesmo balrog, nem a mesma situação, acredito que é uma boa base para comparação.

Vou começar falando da Constituição.

Eu acho que tanto o Gandalf, quanto o Feanor, são personagens de altíssima resistência física, fôlego e durabilidade (Hoje anoite ainda vou postar no tópico principal sobre cada atributo, para deixá-los bem explicados). Por isso coloquei valores altíssimos para os dois em Constituição.

Atribui ao Feanor o valor máximo que um elfo pode atingir neste atributo (17), porque ele resistiu por um bom tempo a um ataque de vários Balrogs. Após uma longa viagem pelas geleiras, ele foi cercado por vários Balrogs logo após chegar em Beleriand - sem tempo de descanso -, e ainda assim resistiu por um bocado... Até que foi ferido mortalmente pelo rei dos Balrogs, o Gothmog. Ainda assim, foi um ataque mortal, mas que não arrancou a vida dele imediatamente. Ele aguentou vivo até que as outras tropas chegassem, e só morreu depois de, fervorosamente, obrigar os seus filhos a fazerem o juramento pelas Silmarils.

O Gandalf sobreviveu ao combate contra um único Balrog. Eu não acredito que o Balrog de Minas Tirith fosse tão poderoso quanto o Gothmog... Me pareceu que fosse do mesmo calibre do que os vários outros que já haviam cercado o Feanor, o que você acha? Mas eu coloquei o alto valor de Constituição para o Gandalf pensando que ele é um viajante incansável. Viaja por toda a Terra Média o tempo todo, e não se cansa. O fato de ter aguentado a um confronto brutal desses contra um Balrog foi algo a mais.
-----

A respeito da Força, acredito que 14 seja um número bem adequado para o Gandalf. A força física, a força muscular do Gandalf nunca foi a sua principal característica. Nesse aspecto, me deu a impressão de que ele é claramente inferior a Aragorn, Boromir e Gimli. Ainda assim, ele é muito mais do que o velho que parece. Ele usa uma espada longa para combater... Só que 14 é suficiente para usar de forma eficiente uma lâmina como essa.

O Feanor, por outro lado, me passou a idéia de que era, dentre os Noldor, um dos guerreiros mais fortes. O Fingolfin é descrito como o "mais forte" dentre os filhos de Finwe, mas a comparação me faz crer que o Feanor fosse forte fisicamente também. Além do mais, ele chegou a ameaçar publicamente o Fingolfin com uma espada. Então me parecia ser um guerreiro muito confiante de suas habilidades marciais. E, claro, voltamos para o episódio em que ele lutou com um bando de Balrogs. Por isso, acho que um 16 seja bem merecido.
------
A respeito da Destreza, o Feanor é um Elfo. E um elfo é naturalmente mais ágil do que as outras espécies. O 15 pode ser uma destreza bem acima da média para as outras raças, mas para um guerreiro Élfico é simplesmente bom. O máximo para um Elfo nesse atributo é 19, enquanto para as outras raças é 18. Coloco 15 para o Feanor, justamente por ele ter aguentado por um bom tempo contra os Balrogs... Ele teve que evitar muitos ataques fatais de Balrogs, até só ser atingido mortalmente pelo Gothmog...

Já o Gandalf, ele nunca se destacou aos meus olhos pela Destreza. Temos as cenas muito mais detalhadas no Hobbit e no Senhor dos Anéis do que no Silmarillion, e acredito que a destreza do Gandalf seja razoavelmente comum.
 
Última edição:
Bem colocado. Não descordo totalmente, mas ao mesmo tempo que tinha só um Balrog contra Galdalf, ele o enfrentou sozinho. Tinham vários contra Feanor (talvez até o mesmo que estava contra Gandalf), mas se me lembro bem, ele não estava sozinho também, então isso poderia se equacionar, mas tudo que dissermos será achismo, não há como saber ao certo.

PS: agora que vi o outro tópico, meu argumento era mais para aumentar o Gandalf do que pra diminuir o Feanor.
 
O pessoal se entusiasmou muito com as discussões na ficha do Sauron e se esqueceu um pouquinho das outras. Vou, então, lançar uma polêmica para que vocês argumentem suas opiniões.

Eu coloquei 23 de Inteligência para o Sauron, que criou o Um Anel, e 20 para o Fëanor, que criou as Silmarils e as Palantiris (que inclusive foi um objeto valioso para o Sauron na Guerra do Anel). Vocês estão de acordo com isso? Se eu dissesse que tenho minhas dúvidas, e que estou indeciso sobre qual deveria ter uma maior Inteligência (raciocínio, engenhosidade, capacidade de memorização e a capacidade de aprender e estudar novos conhecimentos), o que vocês achariam disso?
 
Existe a polêmica de Gandalf (o que será que realmente ocorreu na luta do Balrog pra Gandalf voltar como branco?).

Quando aos pontos do Feanor eu o vejo sendo um pouco inferior na habilidade de Sauron porque as grandes jóias vieram também por causa do conhecimento que foi obtido da tutela dos ferreiros de Aule (seres com nível de forja de Saruman ou Sauron) e também do destino porque ele vivia em Aman nos dias felizes dos elfos. As luzes das Silmarilli, por exemplo, tinham sido originalmente concebidas pelas árvores que foram obras dos Poderes em que a luz de outros fora capturada pelas jóias.

Era como se na competição entre Sauron e Feanor os grandes trabalhos de Feanor dependessem de colaboração entre grandes mentes aliadas que reforçassem o poder umas das outras em obras que fossem meioélficas-meioAinu. Já Sauron não apenas forjava objetos inanimados mas também brincava com organismos vivos e mortos (coisa que parece não ter sido de interesse do elfo mas que era de interesse de Aule ao fazer os anões).

Não obstante, entre os filhos de Eru Feanor era mesmo o maior de todos na forjadura e só lhe faltaria o Status de Ainu para receber permissão de descobrir alguns segredos que só os pupilos diretos de Aule (igual Sauron e Saruman) podiam saber. Nesse ponto eu vejo Feanor como mais distante dos segredos de Aule do que Sauron. Quer dizer, as Silmarilli na minha opinião são melhores e maiores que o Um, mas isso não seria apenas por causa de Feanor, mas porque vários concorreram para a vida dele do mesmo modo que sua mãe fora sugada pelo destino de fogo.
 
Gandalf voltou como branco porque o Balrog dava muito exp, quando ele solou ele, acabou passando de level :p

Como tem inteligência e sabedoria separados, eu colocaria inteligência maior para o Feanor, ou no máximo empatados.
 
Bem... Também acho que a diferença de Inteligência entre eles não seria para tanto quanto estão agora. Tirndo Aule, acho que esses dois são possivelmente os dois seres com os valores mais altos de Inteligência que já pisaram em Arda.

Mas também levo em conta o que o Akira disse. O Feanor realmente tinha uma "oficina" muito melhor do que a do Sauron. Ainda assim, o Sauron provavelmente participou, em conjunto com o Melkor, dos experimentos mais atrozes de todos os tempos (Orcs, Dragões, Lobisomens e etc).

E tem outra coisa... Que agora isso sim será polêmico: Eu acho que o Um Anel foi uma criação mais grandiosa do que as Silmarills :mrgreen:.

Isso é o que está mais pesando no momento, mas já vou reduzir a Inteligência do Sauron para 21. Se vocês apresentarem argumentos fortes o suficiente de que as Silmarils são uma criação mais engenhosa do que o Um Anel, então eu empato a Inteligência dos dois, ou até deixo o Feanor em vantagem.
 
Tirndo Aule, acho que esses dois são possivelmente os dois seres com os valores mais altos de Inteligência que já pisaram em Arda.

Olha, eu votaria em Melkor, empatado ou acima de Aulë como os tops de Arda, pelos anões, orcs, dragões, e etc.

Além disso votaria todos os Valar antes de Sauron e Feanor. Criaram a terra, a água, os ventos, as florestas, montanhas, etc, etc, etc... Apesar de as Silmaril e O Anel serem muito importantes, as árvores Telperion e Laurelin, Sol e Lua, os dois luzeiros, as Taniquetil, eram criações ainda mais grandiosas.

Sobre Anel x Silmaril... é difícil, não sei argumentar pra nenhum dos dois lados. Lendo o Silmarillion eu tenho a interpretação pessoal de que as Silmaril não eram tão poderosas ou úteis, e sim, objeto de desejo e tradução do orgulho. Ou seja, Feanor, seus filhos, Melkor, ou quem quer que seja, não precisavam das Silmaril, nem tinham um uso planejado pra ela, mas a desejavam por inveja, orgulho, vontade de não permitir que elas fossem de outra pessoa, compromisso com o juramento, etc. Melkor as teve por muito tempo e aparentemente não usou em nada. Beren não fez nada com a que ele pegou, senão trocar por um "dote".

Por outro lado, ela tem seus poderes, como visto no que fez com Anfauglith e Vingilot, e é dito que com elas, as árvores poderiam ser revividas.

Já o Anel, foi criado para ser uma "arma de guerra", então nesse aspecto, ele tem um uso muito mais bem definido e fácil de ser percebido: dar poderes ao usuário e controlar os outros anéis. É bom lembrar que em controlar os anéis dos anões o Um Anel falhou, mas foi bem sucedido no caso dos homens.

Agora, decidir qual é mai grandioso, Silmaril ou Anel, eu não sei classificar.
 
Se vocês apresentarem argumentos fortes o suficiente de que as Silmarils são uma criação mais engenhosa do que o Um Anel, então eu empato a Inteligência dos dois, ou até deixo o Feanor em vantagem.

Thor, qualquer argumento vai ser meramente especulativo, lembre-se disso em primeiro lugar.

Dito isso, em algum tópico perguntaram pq o Um Anel só poderia ser destruído pelo calor da Montanha da Perdição. O argumento que usei (puramente especulativo) é que quanto mais poderosa a magia colocada no artefato, mais extremo precisa ser o seu processo de criação. Falo "extremo" do ponto de vista da energia necessária. Os Anéis Menores, por exemplo, possivelmente foram produzidos em forjas simples, bem diferente dos Grandes Anéis. O Um Anel, por sua vez, precisou ser produzido na maior forja existente na Terra-Média.

As Silmarils contém a Luz de Valinor que, teoricamente, é maior do que qualquer energia produzida na Terra-Média. Seria um possível argumento para justificar pq as Silmarils representam uma criação mais poderosa.
 
Acho que pra mim desde que Sauron seja maior em inteligência do que Feanor já está bom.

As Silmarils contém a Luz de Valinor que, teoricamente, é maior do que qualquer energia produzida na Terra-Média. Seria um possível argumento para justificar pq as Silmarils representam uma criação mais poderosa

Apesar de o Um anel ser muito poderoso, pessoalmente essa também é minha opinião do poder entre as jóias. Enquanto o Um anel foi uma jóia as Simarilli eram 3 jóias, enquanto Sauron forjou o Um anel sozinho Feanor reuniu as qualidades de pelo menos 3 Aratar (seres superiores de Arda) em 3 peças com a luz de Varda + Poder de Yavanna das árvores + Uma gema de Aule feita com material especial inexistente na terra média (talvez com origem no reino de Aule, mas certamente de algum reino de um Vala). (lembrando que a luz das árvores nas pedras era de uma qualidade muito superior a do sol e da lua porque a luz do sol e lua vieram de árvores maculadas e moribundas)

O resultado aparece além da fama quando elas superaram o Um anel pois que quanto mais antigo o acontecimento dentro de Arda, mas poderoso ele é e as Silmarilli (na "família das jóias") precediam muito no tempo e na hierarquia do mundo em relação ao anel. De modo que enquanto o Um anel fora forjado para governar as terras mortais as Silmarilli foram consagradas por Varda (não apenas uma Valier mas também um dos Aratar, mais poderosa que Sauron, e o maior terror de Melkor) e se previu que o destino do mundo (não apenas das terras mortais) estaria nelas.

Por exemplo, com o poder do destino do mundo (incluindo da terra dos Valar) dentro de uma delas foi possível furar o cinturão de Melian que Sauron ou Melkor não conseguiram. E o poder era tão grande que segundo o Silma elas eram o tesouro mais valorizado por Melkor em Angband (Morgoth encarou um monstro do porte de Ungoliant para poder ficar com as 3).

Isso me leva a conclusão de que diferente de Sauron que perdeu a jóia em uma guerra, Feanor perdeu as suas jóias porque elas continham um poder que ele mesmo não podia prever nem controlar (ou se controlar) e com o tempo ele vem a perder o direto oficial sobre ela de um jeito ainda mais solene do que o confisco de Isildur com o Um anel (Manwë envia pessoalmente Eonwe a confiscá-las e dizer que o direito se pedera). Quer dizer, apesar de Sauron ser mais inteligente que Feanor ele não teve a chance de viver em um lugar e tempo com tanta riqueza de recursos quanto o noldo em Aman durante o cativeiro de Melkor. O anel, apesar de inferior (até porque o conceito do anel é o de diminuir a expectativa de vida do mundo) podia dominar completamente as terras mortais porque ele visava se tornar o novo Melkor. A tendência seria a de ele ser derrubado diretamente por Eru igual em Númenor.

Existe também a questão da influência... Seres como Bombadil e Manwe não seriam afetados diretamente pelo anel, mas as Simarilli afetavam diretamente a vontade de ambos seres bons e maus tanto pessoas quanto animais (Carcharoth)...

Sabe quando Melkor coloca todo o interesse para realizar a maldição de Húrin? Nós podemos dizer que as Simarilli distorciam o mundo de um modo mais profundo que a maldição de Melkor porque elas estavam no pensamento de todos os grandes seres de Arda incluindo Melkor e o Círculo da Lei. Acho que por isso que elas penetravam as barreiras de Aman e de Melian com tanta facilidade, porque havia nelas um peso e uma gravidade muito maiores que o anel. Pois isso não fora mérito só de Feanor. Segundo o Silma o noldo faz questão de dizer em um discurso que gostava de Aman por causa da luz das árvores de Yavanna e Varda (num indicativo de que as pedras não foram uma criação tão pessoal quanto fora o anel de Sauron).

Resumindo minha idéia do que ocorreu... Com o Um Anel Sauron fez o melhor que podia com recursos inferiores enquanto Feanor fez o melhor que podia com recursos tão bons que ultrapassavam o entendimento dele.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo