• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

22 livros que são diamantes para o cérebro

  • Criador do tópico fcm
  • Data de Criação
F

fcm

Visitante
Mais uma listinha bacaninha.
Livros, bons livros, são verdadeiros diamantes para o cérebro ou, se se quiser, para a alma. Aliás, até maus livros, se bem lidos, se tornam pelo menos uma vistosa bijuteria. Nesta lista, idiossincrática como qualquer outra, menciono livros que, em geral, foram editados no Brasil há alguns anos. Mas poucos estão fora de catálogo. Os que estão podem ser encontrados em sebos — caso da obra-prima “Paradiso”, romance do Lezama Lima. Quando Fidel Castro for um rodapé na história de Cuba, daqui a 55 anos, Lezama Lima permanecerá sendo lido.

1.Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe
2.A Consciência de Zeno, de Italo Svevo
3.Folhas de Relva, de Walt Whitman
4.A Montanha Mágica, de Thomas Mann
5.A Lebre Com Olhos de Âmbar, de Edmund de Waal
6.Guerra e Paz, de Liev Tolstói
7.Paradiso, de Lezama Lima
8.Enquanto Agonizo, de William Faulkner
9.Aquela Confusão Louca da Via Merulana, de Carlo Emilio Gadda
10.Três Tristes Tigres, de Guillermo Cabrera Infante
11.A Branca Voz da Solidão, Emily Dickinson
12.Vida Querida, de Alice Munro
13.Sagarana, de Guimarães Rosa
14.Memorial de Aires, de Machado de Assis
15.Reparação, de Ian McEwan
16.Ulysses, de James Joyce
17.São Bernardo, de Graciliano Ramos
18.Retrato de uma Senhora, de Henry James
19.Conversa no Catedral, de Mario Vargas Llosa
20.Poesia 1930-1962, de Carlos Drummond de Andrade
21.O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzatti
22.Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust


Bom, meu cerébro não está muito lapidado pois ainda não li nessa dessa lista ai. :oops:

fonte
 
da lista já li a consciência d zeno, memorial d aires e s. bernardo e n os indicaria p nenhum dos meus amigos q me pedissem. n mudaram em nada a minha vida. p mim n fedem nem cheiram, como diz minha avó. vai ver oq é diamante p alguns é carvão p outros, e vice-versa.
 
Então meu cérebro ainda não foi muito bem educado, porque eu não li sequer um livro desta lista. Tenho uma péssima relação com listas, mas vou caçar alguns desses títulos. :think:

Da lista completa com os 25 livros, cita um livro de Churchill, já li uma biografia dele, obviamente, não foi a biografia citada, mas apoio a descrição, um homem que vale a pena conhecer é Winston Churchill.


 
Odeio essas listas. ODEIO. Nunca vou ler todos os livros que eu gostaria, e as listas estão aí pra esfregar essa verdade doída na minha cara.
 
A lebre com olhos de âmbar, que eu não conhecia, foi imediatamente encomendada na Cultura.

Tem um personagem judeu, e se não engano húngaro, chamado Pips nesse livro.


4.A Montanha Mágica, de Thomas Mann
5.A Lebre Com Olhos de Âmbar, de Edmund de Waal
6.Guerra e Paz, de Liev Tolstói
8.Enquanto Agonizo, de William Faulkner (não terminei)
13.Sagarana, de Guimarães Rosa (os anos passaram e acho esse um dos mais fracos do Guimarães =/)
16.Ulysses, de James Joyce
22.Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (só li o primeiro volume, no caminho de swann, lançado pela Globo Livros)



Acho que preciso lapidar meu cérebro mais um pouco.
 
Tem um personagem judeu, e se não engano húngaro, chamado Pips nesse livro.


4.A Montanha Mágica, de Thomas Mann
5.A Lebre Com Olhos de Âmbar, de Edmund de Waal
6.Guerra e Paz, de Liev Tolstói
8.Enquanto Agonizo, de William Faulkner (não terminei)
13.Sagarana, de Guimarães Rosa (os anos passaram e acho esse um dos mais fracos do Guimarães =/)
16.Ulysses, de James Joyce
22.Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust (só li o primeiro volume, no caminho de swann, lançado pela Globo Livros)



Acho que preciso lapidar meu cérebro mais um pouco.
e quais desses vc recomendaria?
 
Eita. Só li "São Bernardo" e "O deserto dos tártaros." :dente:

"O deserto dos tártaros" é uma pérola. :joinha:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo