• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tirar CNH vai ficar mais caro com obrigatoriedade do uso do simulador

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Quem quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, a partir de agora terá de passar por cinco aulas em um simulador de direção instalado nas autoescolas. A nova regra, que começou a valer na quarta-feira, 1, no país, vai elevar em até 20% o valor gasto na emissão do documento. Antes da mudança, o interessado em obter a permissão para dirigir tinha de desembolsar, em média, R$ 1,2 mil, sendo aprovado no primeiro exame de legislação e de direção. Com a alteração, esse valor subirá em até R$ 250.

Definida por resolução do Conselho Nacional de Trânsito, Contran, a norma para o uso do simulador é válida apenas para a categoria B, habilitação para automóvel. As cinco primeiras aulas no simulador, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do início da parte prática nos carros. As atividades no simulador não diminuem o número mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos.

O problema enfrentado pelos proprietários de autoescolas que querem se adequar a lei e instalar o equipamento é que apenas quatro empresas em todo o país estão habilitadas a fornecer o simulador que custa em média R$ 40 mil e tem mais um custo mensal de manutenção que varia entre R$ 750 e R$ 1,7 mil. “Uma das empresas me pediu 90 dias para entregar o simulador, ainda não sei o que fazer. Mas vou comprar equipamento”, afirmou o proprietário da autoescola Habilitar, Breno Bueno. Ainda segundo o empresário, a aula no simulador vai custar em média R$ 50. “Tem o custo de manutenção e atualização do software além de reposição de peças”, justifica.

As aulas simuladas também não têm caráter eliminatório. A ideia do simulador é permitir que o estudante se familiarize com situações de risco. A cada aula, o aluno vê o nível de dificuldade aumentar. A simulação começa com conceitos básicos e vai incorporando situações de adversidade, como trafegar em vias de grande movimento, em pista escorregadia ou sob neblina intensa. O equipamento é bem parecido com a realidade e tem a estrutura idêntica à do carro.

Fonte

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu até acho interessante o uso do simulador na aprendizagem, mas acho péssimo elevarem ainda mais o custo da habilitação que já é cara.

Na minha opinião , o que se arrecada com multas de trânsito que não é pouco deveria ser mais que suficiente pra bancar o custo dos simuladores e sem impactar no custo da habilitação. O Detran só pensa em ganhar dinheiro!
 
Última edição:
O Detran é uma maquina de dinheiro... lembro da primeira vez que tentei tirar habilitação, já era caro. E eram apenas 15 aulas. Depois em 2012 tentei tirar novamente (foi quando consegui) e estava bem mais caro e com mais aulas (20).

Tudo é motivo pra fazer as coisas ficarem mais caras, e se aproveitam que a demanda pela primeira habilitação é bem grande, todo o ano há diversos jovens completando 18 anos e querendo a sua cnh, etc...

Não sou contra o simulador, mas isso de dar "facada" é realmente complicado.
 
Desnecessário. Até agora, ninguém precisou de simulador pra aprender a dirigir. O problema do trânsito é o cérebro de minhoca das pessoas, e a única coisa a se fazer é endurecer a lei.
 
e a única coisa a se fazer é endurecer a lei.
Ou fazer com que ela seja cumprida. As nossas leis já são bem rígidas.

Mas enfim, mais uma forma de enriquecer os donos de CFCs, pois eu acho totalmente desnecessário o uso de simulador. Se eu tivesse dinheiro iria investir na abertura de um CFC, que mina de dinheiro.
 
É claro que nada substitui totalmente o aprendizado na rua/estrada, mas eu não sou contra o uso do simulador e não acho ele 100% inútil ou desnecessário. Ele é uma ferramenta auxiliar que em algumas situações pra aprendizado inicial, do ponto de vista didático tem sua utilidade, pois permite ao aluno ser submetido pelo examinador logo de cara a algumas situações de maior atenção e alerta onde ali é permitido errar e ser alertado de aonde errou.

E quando ele for dirigir o automóvel na rua/estrada já vai com uma noção razoável do que deve fazer e a partir desse ponto só vai interessar o aprendizado de real de campo.

Mas deixo bem claro que da forma como está sendo proposto eu não apoio uso de simuladores. Somente se fosse totalmente bancado pelos Detran´s que teriam que se virar pra arrumar o equipamento e sem essa de onerar ainda mais quem já tá pagando caro pra conseguir sua primeira habilitação.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo