• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Desolação de Smaug-Rosto de Thranduil (contém spoilers)

Glonduil

Quase uma forja de anão
Voltei do cinema com uma dúvida : por que Thranduil aparece com o rosto deformado quando está falando com Thorin sobre as grandes serpentes do Norte ? Ele foi ferido por algum dragão ? Com serpentes do Norte será que ele se referia a orda de Ancalagon ? Seria possivel que Thranduil tivesse lutado na Guerra da Ira ? Não sabemos muito sobre ele. Sabemos que é filho de Oropher e que viveu em Doriath. Quando eu vi a cena me pareceu que era a recordação de uma antiga queimadura que veio a tona, como se ele quisesse mostrar a Thorin os ferimentos que um dia recebera
 
Última edição:
Entendo que depois da Guerra da Ira diversos dragões fugiram para o norte e a região onde permaneceram ficou conhecida como Withered Heath (esqueci o nome em português). Acho que as lutas que Thranduil falou fazem parte das Guerras dos Anões e Dragões. Essas guerras aconteceram depois da Guerra da Ira e envolveram os anões das Montanhas Cinzentas e Montanhas de Ferro contra esses dragões refugiados. Não sei o que ele estava fazendo nessas batalhas, mas foi o que entendi.
 
Bem, a cena se resume ao Thorin falando ao Thranduil que ele não sabe o que é lutar com um dragão, ou algo assim e então o Thranduil o repreende dizendo que ele não sabe o que fala (não exatamente nessas palavras), e ai ele mostra o rosto... Então acho que ele quis dar ao entender que também já lutou contra dragões na vida.

A grande dúvida é: isso realmente aconteceu ou é apenas mais uma invenção do Pj?
 
A grande dúvida é: isso realmente aconteceu ou é apenas mais uma invenção do Pj?

Invenção. Mas ficou massa! Era só pra dizer pro Thorin o quanto ele é badass... e a cena ganhou dramaticidade, afinal, Lee/Thrandy arrasa.
Embora o @Grimnir tenha aventado a hipótese de que ele esconderia aquela queimadura medonha com mágica, eu revi algumas coisas e confirmei que elfos não tem cicatrizes. Ou cura ou morre, pelo que entendi. Então, sabedeus o que é aquilo. Memória do passado, revivida magicamente? Se for, olha, é duca, porque ele parece sentir uma dor horrivel.

Não sei o que ele estava fazendo nessas batalhas, mas foi o que entendi.


Ele nasceu em Doriath, e com esse genio ruim, devia ser um elfo que corria atras de uma confusão. No entanto, pensando nisso que vc escreveu, acho que ele queria dizer:" Olha aqui, little shit, voce acha que eu nunca defendi sua raça do cão? A pinimba é mais antiga que voce, pintor de rodapé!"
 
Última edição por um moderador:
A pinimba é mais antiga que voce, pintor de rodapé!"

a4a.gif
 
Ou cura ou morre... SEM cicatrizes? Sério? Onde viu isso? Achei muito interessante!

Ele nasceu em Doriath, e com esse genio ruim, devia ser um elfo que corria atras de uma confusão. No entanto, pensando nisso que vc escreveu, acho que ele queria dizer:" Olha aqui, little shit, voce acha que eu nunca defendi sua raça do cão? A pinimba é mais antiga que voce, pintor de rodapé!"
Ai, até que enfim alguém que parece que entende que Thranduil não é tudo de mal! Ao contrário da imensa maioria estou mais a favor dele do que contra. Tenho minhas razões e argumentos para acreditar nisso!
Bjs!
 
Última edição por um moderador:
Até pq Doriath tem uma historia de guerras do carilho... provavelmente ele teria sido um dos que fugiu na queda... seria meio q "esperado" que ele ficasse com o coração mais frio, especialmente em relação a... anões...

Rçrçrç.
 
Voltei do cinema com uma dúvida : por que Thranduil aparece com o rosto deformado quando está falando com Thorin sobre as grandes serpentes do Norte ? Ele foi ferido por algum dragão ? Com serpentes do Norte será que ele se referia a orda de Ancalagon ? Seria possivel que Thranduil tivesse lutado na Guerra da Ira ? Não sabemos muito sobre ele. Sabemos que é filho de Oropher e que viveu em Doriath. Quando eu vi a cena me pareceu que era a recordação de uma antiga queimadura que veio a tona, como se ele quisesse mostrar a Thorin os ferimentos que um dia recebera

Thranduil ou Oropher não viveram em Doriath. Ou viveram? Tem tantos anos que li os livros que fiquei na dúvida :think:
 
Ai, até que enfim alguém que parece que entende que Thranduil não é tudo de mal!
Amiga, pra mim, Thranduil é Deus melhorado. Já era antes dos filmes, agora então, nem me diga. Ele não é ruim, ele só faz o que é preciso. No lugar dele, eu faria as mesmas coisas.

Até pq Doriath tem uma historia de guerras do carilho... provavelmente ele teria sido um dos que fugiu na queda... seria meio q "esperado" que ele ficasse com o coração mais frio, especialmente em relação a... anões...

Não há nenhuma menção ou genealogia, mas eu acho que ele só poderia ser parente de Thingol. E deveria sentir saudades de Doriath, já que seus salões são uma miniatura dos salões de lá. E mesmo que não fosse, o que é dificil, convenhamos que, no lugar dele, eu assaria um anão por dia, em fogo brando. (O que não significa que eu odeie anões, acho eles interessantes, mas sou elflover.) E não me diga que Thingol era um motherfuker! Ele era, mas devia ser O SR. motherfuker! In royal level!:rofl:
Não gosto de elfo bonzinho....:devil:
 
Ele nasceu em Doriath

Já que @Éomer falou sobre a obra escrita, vamos aos fatos.

De acordo com o Apêndice B (O Conto dos Anos) de O Senhor dos Anéis:

No início dessa era [Segunda Era], muitos altos elfos ainda permaneciam. A maioria deles morava em Lindon, a oeste de Ered Luin [Montanhas Azuis]; mas antes da construção de Barad-dûr muitos dos sindar foram para o leste, e alguns estabeleceram reinos nas florestas distantes, onde a maior parte do povo se compunha de elfos da Floresta. Thranduil, rei no norte da Grande Floresta, era um destes.

No Apêndice B (Os príncipes Sindarin dos Elfos Silvestres) do capítulo 4 (A História de Galadriel e Celeborn) de Contos Inacabados temos mais informações:

A despeito do desejo dos elfos silvestres de se intrometerem o mínimo possível nos assuntos dos noldor e sindar, ou de quaisquer outros povos, anões homens ou orcs, Oropher [pai de Thranduil] teve a sabedoria de pever que a paz somente voltarua se Sauron fosse derrotado.

Oropher e Thraduinl participaram da Guerra da Última Aliança e:

Oropher foi morto no primeiro ataque a Mordor, precipitando-se à frente de seus guerreiros mais audazes antes que Gil-Galad tivesse dado o sinal para avançar. Seu filho Thranduil sobreviveu; mas quando a guerra terminou e Sauron foi morto (ao que parecia), ele levou de volta para casa menos de um terço do exército que marchara para a guerra.

Fizeram [Oropher e Thranduil] isso [criaram seus salões a exemplo do Rei Thingol de Doriath] deliberadamente, pois eles (e outros aventureiros semelhantes esquecidos nas lendas ou mencionados apenas brevemente) vinham de Doriath após sua ruína e não tinham o desejo de abandonar a Terra-Média...

Enfim, Peter Jackson inventou uma cicatriz maluca que possivelmente tem a ver com uma guerra (anões e dragões) da qual não existe registro algum sobre a participação de Thranduil. Por outro lado, na cena do interrogatório do orc, Thranduil reage na hora quando é fala sobre os orcs servirem "The One". Isso acontece pq ele participou da guerra contra Sauron e como é dito no apêndice de Contos Inacabados:

Mas havia no coração de de Thranduil uma sombra ainda mais profunda. Ele vira o horror de Mordor e não podia esquecê-lo. Todas as vezes que olhava para o sul, essa lembrança obscurecia a luz do Sol, e apensar de ele saber que agora estava destruída e deserta, sob a vigilância dos Reis dos Homens, o temos dizia em seu coração que não estava derrotada para sempre: erguer-se-ia de novo.

Existe uma evidência textual irrefutável sobre o temor de Thranduil que vimos no cinema e espero que PJ saiba usá-la.
 
Última edição:
Para Éomer:

Cara, na boa: me ferve o sangue ver alguém entrar no meio de uma discussão só dar uma de “O senhor da razão e do julgamento a respeito dos outros”. Eu não entro em comentários diretos e não respondo a esse tipo de comentários infelizes... Mas já li muita coisa pouco gentil e negativa em inúmeros posts seus e simplesmente cheguei no meu limite. Talvez eu não tenha o direito de me expressar assim, mas também tenho o direito de argumentar quando acham que uma dúvida minha é tida como ridícula...

Para Grimnir:

Excelente explanação. Acho que você criou um resumo muitíssimo bem elaborado e até imparcial sobre a origem de Thranduil e Oropher dando, sim, oportunidade de conhecermos esses personagens e, assim, entendermos melhor o próprio filme. Eu já conhecia todos esses trechos, mas... reunir todas estas informações foi, no mínimo trabalhoso. Coisa de quem quer mesmo participar e contribuir com essa discussão. MUITO obrigada pela ajuda!

Para Belle Vox (e também para Grimnir):

Todos, salvos muito poucos, classificam a personalidade de Thranduil como arrogante: e falo sobre o livro, portanto, e ainda que não sirva funcionalmente ao Legendárium, penso de outra forma: ele é um Rei: não deve necessariamente ser bonzinho, mas deve proteger e zelar pelo bem estar de seu povo. A relação entre elfos e anões não iam bem desde Thingol. De repente, o Rei da Floresta das Trevas, maior conglomerado de elfos da Terra-média tem mais de uma dezena de anões entrando na sua parte da Floresta e deve fazer o quê? Servir bolinhos com café? E as intervenções no banquete dos elfos na floresta? Por pelo menos três vezes ele deixaram passar. Depois de tudo isso ainda devemos contar que o reino de Thranduil é mais ameaçado devido ás proximidades de Dol Guldur e a tentativa de ascenção de ninguém menos do que Sauron, e é sabido que o Thranduil teve grande recuo de seu reino ao sul devido a isso. Como se não bastasse, ao falar com os anões e interroga-los, o rei élfico é que foi “ofendido”(desafiado, provocado) – dentro de seu próprio palácio – quando não teve respostas a que tinha direito. E ainda mandou servir bem aos seus prisioneiros. Última observação, mas quanto ao filme: os elfos só se interessam por seus próprios assuntos, creio que descrito em SDA:SDA. E falando e “inutilidade” de Thranduil e Legolas: quando as pessoas vão falar de personagens e parar de observar atores? Thranduil e Bard foram os que tentaram deter a loucura de Thorin e não pediram nada mais justo do que uma parte do tesouro que também pertencia a esses dois povos: Smaugh roubava tesouros: apenas aproveitou e juntou tudo com o dos anões. Isso sem contar a destruição da Cidade Lago e da morte de tantas pessoas por causa da ganância de Thorin, observada até pelos seus irmãos de raça. Legolas é tão inútil que um certo professor, chamado Tolkien o criou e colocou entre outros oito componentes para auxiliar no destino de toda a Terra-média. Sua histórias e feitos mostram isso. Uffff!

Meus costumeiros abraços e beijos aos que gostam de colaborar com as discussões.

Carnillë.
 
O problema todo do filme está na abordagem de como Thranduil é retratado; ele tem uma aparência mais sombria e menos infantil do que aquela apresentada n'O Hobbit, sendo que ele é chamado de Rei Elfo.

Então, temos dois públicos distintos, aqueles que estavam familiarizados com O Hobbit e aqueles que estão acostumados a um detalhamento maior dos personagens vistos em SdA, Contos Inacabados e O Silmarillion.

E aquela cicatriz morgul em Thranduil só ajuda a colocar ainda mais confusão no enredo. Só falta aparecer os Nove na Batalha dos Cinco dos Exércitos para a coisa ficar feia.
 
Eu particularmente achei que esse filme tá mais pra uma fanfic do PJ. Tanta coisa fora do enredo original. Se fossem só 1 ou 2, mas foi quase o filme todo... enfim.
 
Para Éomer:

Cara, na boa: me ferve o sangue ver alguém entrar no meio de uma discussão só dar uma de “O senhor da razão e do julgamento a respeito dos outros”. Eu não entro em comentários diretos e não respondo a esse tipo de comentários infelizes... Mas já li muita coisa pouco gentil e negativa em inúmeros posts seus e simplesmente cheguei no meu limite. Talvez eu não tenha o direito de me expressar assim, mas também tenho o direito de argumentar quando acham que uma dúvida minha é tida como ridícula...

Carnillë.

Nossa moça, chupou limão é? Por mim o teu sangue pode ferver e referver. Onde, em algum momento nesse tópico eu menosprezei ou ridicularizei a dúvida de alguém? Só disse que essa personalidade de super elfo fodão foi algo totalmente criado para o filme. E por acaso isso é uma mentira? No Hobbit livro ele sequer é nomeado. E por isso é complicado querer analisar as coisas totalmente criadas para o filme, como o caso do rosto ferido, com base nas obras.
 
Eu particularmente achei que esse filme tá mais pra uma fanfic do PJ. Tanta coisa fora do enredo original. Se fossem só 1 ou 2, mas foi quase o filme todo... enfim.

Pois é, foi o que eu também notei com a relação da Tauriel... A personalidade desafiadora dela me agradou mas quando vemos a hora do triplo romance dá para perceber que os roteiristas forçaram a personagem a se comportar contra si mesma, que foi algo que em um personagem de caráter forte igual a ela precisaria de outra forma de abordagem para se apaixonar, tipo... seria mais crível se o anão, mesmo sendo odiado pelos elfos, salvasse a vida de Legolas, o que marcaria pontos com ela em admiração ao salvar a vida de um elfo que ela admira (Legolas) e que tinha confiança e lealdade. Acho que precisaria de algo forte pra ela se sentir dividida e balançada. Normalmente os personagens fortes precisam de atos de grandeza pra serem tocados.

Teve um crítico de cinema que falou uma vez que se as pessoas pudesse escolher uma emoção durante um filme elas não escolheriam ser assustadas nem rir ou chorar, mas que elas escolheriam ser tocadas em algum nível. Penso que para personagens fortes igual a Tauriel (Legolas precisa de uma elfa forte do lado) o mecanismo é parecido, mas no filme ficou bizarro e artificial (lembrou o amadorismo de fanfic).
 
Thranduil e Bard foram os que tentaram deter a loucura de Thorin e não pediram nada mais justo do que uma parte do tesouro que também pertencia a esses dois povos: Smaugh roubava tesouros: apenas aproveitou e juntou tudo com o dos anões. Isso sem contar a destruição da Cidade Lago e da morte de tantas pessoas por causa da ganância de Thorin, observada até pelos seus irmãos de raça. Legolas é tão inútil que um certo professor, chamado Tolkien o criou e colocou entre outros oito componentes para auxiliar no destino de toda a Terra-média. Sua histórias e feitos mostram isso.

Sempre pensei isso. Thorin foi ajudado pelos homens da Cidade Lago, foi armado, alimentado, encheu a barriga e quando colocou a mão no tesouro de Erebor (unica e exclusivamente porque Bard matou Smaug ...) se negou a ajuda-los. Sabe, é um tanto irônico, o príncipe anão que lutava contra um dragão ganancioso acabou ficando ele mesmo ganancioso. A maldição do ouro ...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo